20081222

Edicação da Semana...

Os Sinais dos que Amam a Deus.

“Amaras o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Mt 22:37

Quando declaramos o nosso amor por alguém, verbalizamos o que sentimos. Mas somente por meio de nosso comportamento podemos confirmar o que sentimos, pois este sentimento pode ser notado por sinais, “Os Sinais dos que amam”. Nosso comportamento expressa muitos sinais a respeito do que nós sentimos. Amor é um sentimento que é manifestado por sinais. Quais são os sinais dos que amam a Deus?

Manifestar sinais que amam a Deus depende de como está o seu coração, pois onde estiver o teu coração, ali estará também o teu tesouro. Se queremos herdar o reino, precisamos amar a Deus de todo o nosso coração pois é isso que nos ensina a palavra. Eu não posso me conformar em ser um crente comum, mas devo desejar fazer a diferença.
Os sinais dos amam a Deus:

1. “Repúdio ou desprezo pelo mundanismo”
“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” 1Jo 2:15
A ordem bíblica é: Não ame o mundo! Lembra do começo desta palavra, o amor evidencía-se na prática. Se alguém ama o mundo, ainda vive nas práticas mundanas. Certamente porque ainda não provou o amor de Deus. O amor de Deus nos atrai. Alguém só pode ser puro diante de Deus se amá-lo de todo o coração.

2. “Amor incondicional pelo nosso irmão”
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual vê, não pode amar a Deus, a quem não ê.” 1Jo 4:20
Como eu posso saber se amo a Deus? João diz que haverá um profundo sentimento de amor pelos irmãos naqueles que amam a Deus. Amor pelos irmãos é um sinal de quem ama a Deus. Jesus, o nosso irmão maior, o primogênito intercedeu para que Deus nos perdoasse. Qual é a nossa atitude diante dos nossos irmãos? Quando estes erram e nos entristecem qual é a nossa atitude? 1Jo 3:7-12.

“Mas se andamos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros...” 1Jo 1:7

3. “Guardam os seus mandamentos”
"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;” 1Jo 5:2-3
Se amamos a Deus guardamos os seus mandamentos, e praticamos a sua palavra.
Guardar aqui tem o mesmo sentido de esconder. Quem ama a Deus manifesta cuidado e zelo pela palavra, guardando-a em seu coração.

4. “Convicção profunda de que tudo coopera para o bem”
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Rm 8:28
Aqui não fala daqueles que crêem muito, ou dos que vem todo domingo no culto ou em todas as células. Todas as circunstâncias, por mais adversas que sejam, podem cooperar para o bem do crente que ama a Deus. Josué e Calebe sabiam disso, e tinham convicção de que os seus inimigos seriam vencidos. Davi amava a Deus e estava convicto de que Golias não cooperava para o bem de Israel. Mas agora é bom dizer que algumas coisas são prejuízo mesmo! Pois alguns não amam a Deus e não podem viver essas promessas. Amar a Deus é ter segurança para ver o livramento em qualquer situação! Não amar a Deus é ter prejuízo!

5. “Alegria e felicidade por receber a coroa da vida”
“Bem aventurado o homem que suporta a provação, porque depois de ter passado na prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” Tg 1:12
Quem recebeu a Jesus recebeu a salvação, mas a coroa da vida só recebe quem ama a Deus.

6. “Disposição de cuidar de outras pessoas”
15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.
16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.
17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Jo 21:15-17

Neste texto fica claro que um dos sinais dos que amam a Deus é a disposição de cuidar das pessoas que o Senhor nos confia. Todas as vezes que renunciamos este chamado, estamos dizendo que não amamos a Deus. As pessoas dizem: “Pouco me importa a vida dessas pessoas, eu já tenho problemas demais, o que importa é a minha salvação.” E continuam dizendo: “Eu não me sinto capaz, eu não nasci para isto, eu não sei fazer isso, eu não tenho paciência, eu não dou conta disso, eu não tenho essa obrigação!”

Realmente estes não tem tal obrigação, este encargo é só para os que amam a Deus!

7. “Colocar o Senhor em primazia”
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama o seu filho ou filha mais do que a mim, não é digno de mim.” Mt 10:37
O amor a Deus vem antes de tudo, dos nossos sonhos, dos nossos filhos, do nosso cônjuge, ele deve ter a primazia, ser o primeiro. Israel voltou-se para Deus enquanto estavam presos, mas no deserto queriam voltar atrás, cuidado para não voltar para o Egito, priorize o Senhor.

Nós vamos ler uma palavra que está no verso de 1Co 16:22:

“Se alguém não ama o Senhor seja anátema, maranata.”

Maldito é todo aquele que não ama o Senhor, é o que diz o texto. Não foi para isto que o Senhor nos chamou. A Bíblia diz que temos o chamado de Abraão, e neste chamado ele nos diz:

“Sê tu uma bênção.”

Não fomos chamados para a maldição, mas para a bênção! Por isso o Senhor nos convida para amá-lo!
“A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.” Ef 6:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...