20120423

Os improváveis de Deus. 1Co 1:26-29. Pr. Edenir4 Araújo - Culto de Celebração - 22/04/12

"26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." 1Co 1:26-29

A Bíblia está cheia de relatos extraordinários que foram realizados por pessoas simples e comuns. Pessoas que não tinham nada de extraordinário, mas que foram instrumentos nas mãos de Deus para realizarem feitos que nunca haviam acontecido.

A pergunta que surge é: Por que Deus age desta forma? Porque Deus se utiliza de pessoas simples, de pessoas fracas? A resposta é simples e direta:

Deus gosta de usar pessoas improváveis...

Geralmente as pessoas que Deus chama para realizarem grandes feitos, são pessoas que aparentam defeitos ou fraquezas.

Na verdade todo mundo tem fraquezas ou defeitos, pois neste mundo não existe ninguém perfeito, por isso mesmo Paulo deixou claro que todo homem está sujeito a quedas por suas próprias debilidades. Ele disse:

"Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." 1Co 10:12

Todos nós temos debilidades em nossa vida, seja ela de ordem física, emocional, intelectual ou mesmo espiritual.

· Defeitos de ordem física: Nariz ou orelha grande, perna de alicate, joanete, estrabismo, gagueira, surdez, mudez, corcunda, etc...

· Defeitos de ordem emocional: Solidão, medo, melindre, amargura, ciúmes, inveja, ódio, tristeza, etc...

· Defeitos de ordem intelectual: Dificuldade para aprender, para memorizar, raciocinar etc.

· Defeitos de ordem espiritual: Perturbação, opressão, depressão etc.

Veja que todos nós, temos algum defeito ou problema, e normalmente, negamos nossas fraquezas, as defendemos, damos desculpas, escondemos, não queremos que ninguém saiba, pois, achamos que o fato dos outros saberem sobre isso nos deixará muito vulneráveis e não seremos bem aceitos na sociedade e nem mesmo na igreja.

Todavia, Deus tem uma perspectiva totalmente diferente de nossa fraqueza. Enquanto imaginamos que Deus quer usar somente nossos pontos fortes, ignoramos que Ele quer usar também nossos pontos fracos para a Sua glória.

Nossas fraquezas não são um acidente, foi Deus que permitiu que fossemos criados assim, a fim de demonstrar o Seu poder através de cada um de nós. Aliás, Deus nunca fica impressionado com a força e auto-suficiência, pelo contrario, Ele é atraído por pessoas que são fracas e que principalmente admitem isso.

Deus é bem diferente de nós, pois somos atraídos por pessoas que manifestam qualidades e virtudes. Deus por outro lado é atraído por pessoas fracas, debilitadas, desprovidas de qualidades. Veja o caso da escolha de Davi quando foi escolhido para ser Rei em Israel. Samuel procurava alguém formoso e com qualidades exteriores, mas Deus escolheu um menino ruivo e franzino.

Deus é atraído nas nossas fraquezas, pois quando reconhecemos as nossas fraquezas, Deus pode nos substituir e agir por nós.

Deus quer usar pessoas improváveis!

Vejamos na Bíblia alguns improváveis que Deus escolheu para realizar seus feitos.

1. Moisés (Ex 3:10-11)

"10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. 11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?" Ex 3:10-11

Este homem foi escolhido por Deus para ser o libertador de Israel. Mas ele era fraco, e sua primeira fraqueza era seu complexo de inferioridade, pois quando Deus o chamou (v. 10), Moisés respondeu: "Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?". A outra fraqueza de Moisés era o seu temperamento. Antes de ter uma experiência pessoal com Deus; Moisés demonstrou braveza, impaciência e teimosia. Quando ainda estava no Egito, ao sair para visitar os seus irmãos; na primeira visita matou um egípcio Ex 2:11-12. Na segunda visita tenta fazer um acerto entre dois hebreus e é repreendido pelos mesmos, e sabendo que os egípcios descobriram o homicídio que ele havia praticado, fugiu do Egito Ex 2:13-15. Chegando a Midiã, lutou com os pastores Ex 2:15-17.

Veja que Deus deixou claro a Moisés que estaria com ele independente de qualquer coisa.

"Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei." Ex 3:12

Depois disso, Deus tratou desta fraqueza e ele foi usado tremendamente como um grande líder.

2. Gideão (Jz 6:11-16)

"11 Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. 12 Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. 13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. 14 Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? 15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. 16 Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem." Jz 6:11-16

Gideão era filho de Joás da tribo de Manassés, Jz 6:11. Em seus dias, o povo de Israel abandonara a Deus e estava numa condição muito debilitada, atemorizado por ladrões midianitas, que saqueavam o país e faziam a vida intolerável, Jz 6:1-5. Um profeta foi enviado para repreender ao povo pecador, e Gideão foi escolhido pelo Senhor para libertar o povo. Jz 6:11-12. Este sabendo que fora escolhido se desculpou dizendo que o Senhor havia abandonado a Israel (Jz 6:13), e falou sobre a sua própria inaptidão ou incapacidade (fraqueza) para o cumprimento da tarefa (Jz 6:15). Diante do desafio Gideão disse:

"Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai."

Veja que a atitude de Gideão foi muito parecida com a de Moisés. Mesmo assim, é-lhe assegurado como no caso de Moisés, que a presença divina estaria com ele, dando-lhe a certeza do êxito e também um sinal sobrenatural para aumentar-lhe a fé.

"14 Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? 16 Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem." Jz 6:14-16

As fraquezas de Gideão eram a baixa auto-estima e sua profunda insegurança, mas Deus o transformou em um poderoso homem de valor. E o resultado é conhecido de todos, apesar de uma batalha desigual, Deus deu a vitória para o seu povo. Isso é uma prova de como Deus usa pessoas imperfeitas, improváveis e ordinárias para realizar coisas extraordinárias apesar de todas as suas debilidades.

Gideão será lembrado eternamente como exemplo de fé (veja Hebreus 11:32). A grandeza desse homem não se encontra na sua força física, nem na sua inteligência, nem na sua auto-confiança. A Bíblia não comenta sobre sua aparência física nem sobre seu jeito de falar. Gideão se destacou na História, não por ser um grande homem, mas por ter um grande Deus. Deus é capaz de transformar os fracos, os tímidos e os abatidos para dar grandes vitórias ao seu povo. Como Gideão disse: "O Senhor vos dominará" (Juízes 8:23).

3. Davi (1Sm 16:6-7)

"6 Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. 7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração."

Depois de uma sucessão de erros de Saul (Rei de Israel na época de Davi), Deus então o destitui de seu trono e envia Samuel a casa de Jessé para ungir um de seus filhos como Rei em Israel. Quando Samuel chega na casa de Jessé, este vai a procura de seu ungido, mas com olhos naturais não consegue discernir quem deveria ser o futuro Rei. Na verdade Samuel vê em Eliabe o futuro rei de Israel, ele mesmo disse: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido. V.6. Mas de pronto Deus se encarrega de abrir os olhos de Samuel dizendo: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor o coração. Na verdade, Davi nem estava presente na casa. Seu pai Jessé nem fez questão que Davi participasse de um momento tão especial, isso porque Davi era o improvável. Talvez um dos filhos de Jessé tenha dito: Papai, vou chamar Davi para participar da reunião conosco, afinal de contas, o profeta Samuel virá aqui em casa. Talvez a resposta de Jessé tenha sido: Não precisa, Davi é muito jovem para estar aqui, certamente ele não fará falta. Que ironia pensar assim, pois foi exatamente o improvável Davi que Deus escolheu.

Este texto deixa claro que a ótica de Deus não é a nossa, Deus vê de uma forma completamente diferente de nós. Deus imputa valor onde o homem não vê valor. Deus valoriza o que o homem não consegue enxergar, que é o coração.

O Missionário Hudson Taylor disse:"Todos os gigantes de Deus são pessoas pequenas e fracas.

4. Os quatro leprosos. 2Re 7:3-9

"3 Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos? 4 Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos. 5 Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém. 6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós. 7 Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida. 8 Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam. 9 Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei."

Em quarto lugar encontramos em 2Re 7 uma história no mínimo incoerente aos nossos olhos. Esse relato bíblico fala de uma das maiores dificuldades enfrentadas por Israel. Samaria, uma cidade habitada por Israel foi sitiada pelo Rei Bem-Hadade e seu exército. Veja que as cidades naquela época eram muradas para proteção de seu território. E durante as guerras as cidades ficavam fechadas. Nesse caso Samaria ficou isolada, ninguém entrava ou saia. A sua economia não suportou muito tempo, e um estado de calamidade pública se instalou sobre o povo. a calamidade era tamanha que algumas mulheres estavam dispostas a comer seus prórpios filhos.

Deus então decide usar como instrumento de libertação, quatro homens leprosos que estavam à porta da cidade. Deus poderia ter usado o rei de Israel ou seu exército para libertar seu povo, mas usou os 4 leprosos improváveis.

5. Os discípulos de Jesus

Veja que já no Novo Testamento, Jesus tinha seus discípulos, e eles foram escolhidos fora dos critérios de escolha que geralmente nós usamos. Estes homens não eram super homens, eram pessoas sem virtudes. Eram homens que cuidavam dos negócios da família, como Pedro, André, Tiago e João, que eram pescadores, ou se dedicavam a outras atividades, como Mateus, que era cobrador de impostos.

Você já parou para pensar na célula de Jesus? De fato essa célula foi uma célula de improváveis. Eles não eram pessoas compromissadas. Veja o perfil dos discípulos de Jesus.

Cada um tinha formação diferente: Um era analfabeto, rude e vivia da pesca. Outro era um ocupadíssimo funcionário do governo. E outro ainda era uma espécie de petista xiita que queria a todo o custo assumir o governo e fazer justiça social. Havia um que era tão novo e inexperiente que quase não conseguia falar de tão tímido. Outro era um experiente profissional, com muitos anos no seu ramo. Tinham personalidades variadas: Um era falante e impulsivo, outro era malicioso e traidor. E espiritualmente então, era uma loucura: Havia um entre eles que tinha umas tiradas de fé surpreendentes, mas oscilava muito. Outro só cria depois que via. Nas reuniões de oração, até os mais espirituais cochilavam. Além disso, os membros disputavam uns com os outros e queriam ter a primazia. Não poupando esforços para conseguí-la, envolveram a própria mãe nos seus caprichos pessoais.

Mesmo sendo improváveis, Deus os escolheu, os separmês para propagarem o seu Evangelho até nós.

Saulo

Este homem foi um perseguidor de crentes, alguém que na nossa visão jamais seria escolhido pelo Senhor. Este sim seria no ranking dos improváveis, este seria o número 1. Em Atos 9, Ananias, um crente fiel, foi orientado a orar por Saulo para que este fosse curado, mas de pronto este disse a Jesus:

13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. At 9:13-14

"Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel." At 9:15

Deus é especialista em usar pessoas improváveis! Não diga: eu não posso..., isso não é para mim..., me sinto fraco para esta tarefa....

Deus é especialista em transformar fraqueza em força. Ele quer pegar suas debilidades e fraquezas para transformá-las para que seu poder possa fluir.

Deus não é de confusão para os seus filhos, mas adora confundir os incrédulos!

27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes..." 1 Coríntios 1:27

"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte." 2Co 12:10

São nas nossas fraquezas que Deus opera, pois quando somos fracos é que Deus nos faz fortes. Saiba que os fracos são amparados pelo Senhor.

Como Deus pode me usar com todas as minhas fraquezas?

1° Admita as suas fraquezas

Precisamos ser honestos conosco admitindo nossas fraquezas, em vez de ficarmos dando desculpas e nos recusando a aceitar.

2° Alegre-se na sua fraqueza (2Co 12:10-11)

Parece uma coisa sem sentido se alegrar com as fraquezas, mas Paulo nos dá algumas razões: nossas fraquezas nos fazem depender mais de Deus; nossas fraquezas nos fazem mais humildes; nossas fraquezas nos fazem buscar comunhão com os irmãos.

3° Compartilhe suas fraquezas (Tg 5:17)

O ministério bem sucedido começa com a vulnerabilidade. Quanto mais você conta as suas lutas, mais Deus poderá usá-lo para servir os outros.

Deus escolheu você para provocar, para produzir um grande milagre. Creia nisso e seja grandemente abençoado por Deus!!!

A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus. Ninguém é forte o bastante para resolver seus próprios problemas sozinho, especialmente quando falamos sobre nosso problema principal: o pecado. Dependemos de Deus e de sua graça (Efésios 2:8-9). Paulo disse: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Os homens valentes, hoje em dia, são aqueles que confiam no Senhor.

Um comentário:

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...