20120418

Condições para o milagre. Mt 14:13-21 - Pr.Edenir Araújo - Culto de Celebração - 15/04/12

Condições para o milagre. Mt 14:13-21

13 Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra. 14 Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. 15 Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. 16 Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. 17 Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. 18 Então, ele disse: Trazei-mos. 19 E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. 20 Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. 21 E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.

Assim como Jesus operou o milagre da multiplicação dos pães e peixes, Ele deseja operar um grande milagre nas nossas vidas. Isso pode ser confirmado pela própria palavra de Deus quando lemos que Jesus é o mesmo hoje, ontem e será para todo sempre. Podemos crer também que se Ele não mudou ele está compadecido dos aflitos.

Essa palavra sobre o milagre da multiplicação dos pães e peixes é oportuna pois estamos vivendo um tempo de multiplicação, e hoje é o tempo de multiplicar nossas células e igrejas.

O que precisamos observar nas entrellinhas do texto são algumas condições do a realização do milagre. Que condições são essas?

1. O milagre acontece num ambiente de amor e compaixão. v. 14

"Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos." v.14

As pessoas entendem o amor pelo menos de duas formas:

a. Atenção

b. Afirmação

Jesus sabia enxergar o melhor nas pessoas. Ele sempre despertava o desejo nas pessoas de acreditarem em si mesmas. Em seu primeiro sermão, Jesus chama seus ouvintes de sal da terra e luz do mundo, mas esses mesmos ouvintes ainda não eram sal da terra e luz do mundo. Ele acreditou, profetizou, motivou seus ouvintes e por isso manifestou tantos milagres.

Compaixão é colocar-se no lugar de seu próximo. Não é ser simpático, mas empático.

2. O milagre acontece quando somos graciosos. v. 15 e 16

"Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer." v. 15-16

Isso nos fala de assumirmos a responsabilidade de servirmos aos irmãos. Jesus disse, "dai-lhes, vós mesmos, de comer".

E a palavra dai-lhes nos fala de dar literalmente, sem esperar nada em troca! O apóstolo Paulo nos chama de "despenseiros" em 1Co 4:1-2.

"Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel." 1Co 4:1-2

3. O milagre acontece quando deixamos de ser naturais. V. 15

O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. V. 15

A milagre obedece regras de outro reino. Se a nossa visão é comprar pães estamos sendo apenas naturais. Muitos desejam multiplicar a sua célula por meios naturais, mas a verdadeira multiplicaçao não pode ser feita por homens, antes é um milagre de Deus.

4. O milagre acontece quando renunciamos a nós mesmos. V. 17-18

"Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. 17 Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. 18 Então, ele disse: Trazei-mos

Para que houvesse multiplicação foi necessário que eles semeassem os pães que tinham. A realização de milagres, tem tudo hever com a disposição de investir. Isso é fruto da semeadura e colheita. Existem três leis básicas de semeadura:

• A primeira lei é que cada semente gera de acordo com a sua espécie.

• A segunda lei é que nunca colhemos o mesmo tanto que semeamos.

• A terceira lei é que nunca colhemos na mesma hora em que semeamos. Ex: Milho, café, jabuticaba.

5. O milagre acontece quando a causa está nas mãos do Senhor - v. 18

"Então, ele disse: Trazei-mos". V. 18

Trazer ao Senhor significa entrega e consagração. O grão de trigo que se preserva fica só, mas o grão que se dispõe a morrer se multiplica em multidões.

6. O milagre acontece quando está de acordo com a vontade e a bênção de Deus. v. 19

"E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões." v. 19

Deus somente abençoa aquilo que está em linha com com o seu propósito. Deus valoriza o acordo entre os irmãos, alguns pensam em receberem milagres, mas de maneira individual. Outros oram e buscam direções próprias, ignoram a ordenação de autoridade na Igreja, se ajimos assim, saímos fora da posição da bênção.

7. A milagre acontece onde há gratidão e contentamento – Jo 6:11

"o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;" Mt 6:11

Contentamento é diferente de satisfação.

Contentamento é fruto de gratidão. Quando somos contentes com a célula que temos, então o senhor nos dá muitas outras. Quando nos contentamos com nossa casa, família, líderes, igreja. Seus sempre acrescenta sobre nós.

8. O milagre acontece num ambiente de organização e ordem - Mc. 6:39-40

"Então, Jesus lhes ordenou que todos se assentassem, em grupos, sobre a relva verde. 40 E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinqüenta em cinqüenta." Mc 6:39-40

Não há multiplicação onde não há compreensão da ordenação de Deus. Jesus multiplica, mas são os discípulos que distribuem. Muitos querem receber diretamente de Deus, mas Deus deseja usar os seus servos como instrumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...