20120411

A geografia da bênção. Át. 17:26 - Pr.Edenir Araújo - Culto de Celebração - 08/04/12

A geografia da bênção. At 17:26

"de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação..." At 17:26

"De fruto onde Deus semear você", foi o título que o pastor Caio Fábio deu a um livrete que eu li a mais de doze anos. Esse livro na verdade falava das viagens do apóstolo Paulo por lugares onde ele teve a oportunidade de evangelizar, mas também de lugares onde o próprio Espírito Santo o impediu de estar para pregar o evangelho. isso por que existe um lugar preparado para a bênção de Deus se manifestar, enquanto que em outros lugares a bênção de Deus não se manifestará.

Eu gostaria hoje de falar sobre o lugar da bênção, pois nosso milagre ou bênção, está diretamente ligado a um lugar. Eu não falo não de regiões celestiais, mas de lugares geográficos mesmo.

Li na internet esse dias "Não importa o lugar se contigo o Senhor está". Eu até entendo esse tipo de expressão pois se somos templo do Espírito Santo, certamente o Senhor estará conosco, mas isso não significa que a bênção se manifestará.

Presença de Deus é diferente de manifestação de poder.

A presença de Deus está em nós por meio do Espírito Santo, enquanto que a sua bênção está no cumprimento de sua vontade.

É como a frase de um louvor muito conhecido que diz: "Por onde eu for a sua bênção me seguirá...".

Me parece que embora isso seja uma expressão de fé ma palavra de Deus, essas palavras não expressam numa totalidade a vontade de Deus com relação a bênção.

É por isso que eu quero falar sobre um princípio muito importante na Palavra de Deus que eu quero chamar de "o princípio do lugar da bênção". Esse princípío nos mostra a importância do lugar no cumprimento das bênçãos ou milagres de Deus. Algumas pessoas pensam que podem escolher o lugar onde Deus manifestará o milagre. É comum estes irmãos viverem fazendo planos sobre receber algo da parte de Deus considerando apenas a promessa.

Podemos ver na palavra de Deus que a bênção começa com uma promessa, passa pelo tempo e se cumpre em um lugar específico.

"de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação..." At 17:26

"Por onde eu for a tua bênção me seguirá..." soa bem e nós tendemos a acreditar que seja assim, mas, na realidade, as bênçãos de Deus não acontecem onde nós escolhemos, mas em um lugar determinado pelo próprio Deus.

Vamos entender contexto de onde foi tirada a idéia sobre ser abençoado por todo os lugares.

"6 Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres. 7 O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. 8 O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus." Dt 28:6-8

Deus não vai abençoar-nos em qualquer lugar que estejamos. Existirá sempre o lugar da bênção.

Mesmo procurando servir a Deus, com um desejo legítimo, se o fazemos fora do lugar preparado por Deus, não teremos a sua bênção.

Gênesis 2:15 diz que o Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar.

1. Deus mesmo preparou o lugar para Adão
2. Deus o colocou no lugar determinado
3. Naquele lugar Deus deu o abençoou e deu um propósito ao homem.

Gênesis 2:8 diz que: “plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden (lugar da bênção), na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado”. Depois de criar o jardim e colocar o homem no Édem, ouvimos Deus dizer: "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai- vos, enchei a terra e sujeitai- a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." Gn 1:28

Deus preparou o Édem e plantou o homem lá, e enquanto o homem não havia pecado, este pode desfrutar da bênção de Deus.

Em Amós 9:15 lemos: "Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o SENHOR, teu Deus."

Deus prepara os lugares e nos dá a direção da bênção. Estar no lugar certo nos qualificará para receber as bênçãos de Deus em nossas vidas. Somos chamados, escolhidos e enviados numa determinada direção, para um local específico.

Seu milagre, a sua bênção sempre envolve um lugar, perceber o lugar da bênção é necessário para receber de Deus.

Sua bênção está diretamente ligada a um lugar. Fazer essa conexão ou link da bênção com o lugar onde Deus realizará o milagre é muito importante. O lugar que você está importa tanto quanto o que você espera receber de Deus. Se você fizer a coisa certa e estiver no lugar certo, a sua provisão financeira será garantida, a capacitação para liderar será experimentada, seu casamento será transformado, você será bem aventurado.

O exemplo de Josué. Js 1:3-4

Quando o Senhor deu ordens a Josué para conquistar a terra ele deixou claro qual era o território do povo de Israel.

"Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Js. 1:3

O exemplo de Abraão - Gn 12:1-7

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 5b ...Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. 6 Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. 7 Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra." Gn 12:1-7

Para que Abrão pudesse experimentar a bênção de Deus e ser uma bênção ele deveria ir para uma determinada terra que o Senhor lhe mostraria. Abrão só poderia ser uma bênção se ele estivesse no lugar determinado.

O exemplo de Noemi - Rute 1:1-5

"Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. 3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. 5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido." Rute 1:1-5

Enquanto estava na terra de Moabe ela só experimentou derrota e fracasso, mas quando resolveu voltar para Israel a bênção voltou sobre ela.

O exemplo de Paulo

Atos 16:6-9 é um exemplo poderoso da necessidade de estarmos no lugar certo na hora certa. Paulo queria ir para a Ásia mas Deus disse que deveria ir para Filipos. Milagres acontecem no lugar que já está definido.

"E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho." Atos 16:6-10

O exemplo do Pentecostes

Em Atos 1:4, Jesus pede aos seus discípulos para ficarem em Jerusalém, pois aquele lugar foi o lugar da bênção.

"E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes." At 1:4

Atos 2:1 diz que “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”. Existe uma bênção que será realizada em um tempo e lugar. Fora do tempo e fora do lugar não temos coisa alguma. Datas são de Deus, há um tempo para todo propósito debaixo do céu. Veja com mais cuidado sobre o cumprimento da promessa ou milagre.

1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. At 1:1-4

Certamente haviam muito mais do que 120 cristãos naqueles dias, mas por que só os 120 reunidos no cenáculo receberam o enchimento ou batismo com o Espírito Santo? Certamente por que a bênção era só para os que estavam no cenáculo.

Seu sucesso está ligado a um lugar, o lugar que Deus lhe determinou.

Como saber e chegar a esse lugar é uma outra história.

Veja que a bênção está ligada ao tempo e principalmente ao lugar preestabelecido por Deus.

O exemplo de Isaias

"Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis- me aqui, envia- me a mim." Is 6:8

"de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação..." At 17:26

O exemplo de Maria - Lucas 1:26-38; 2:1-7

Não bastava estar grávida de Jesus, ela precisava estar em um lugar. Engraçado é que ela e José nào sabiam disso. Mas veja o que o profeta Miqueias disse quase 700 anos antes desse episódio: "E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Mq 5:2

Deus moveu em Cezar o desejo de fazer um rescenceamento. josé e Maria não eram de Nazaré então tiveram de voltar para Belém, levando-os para o lugar da bênção.

a. Maria tinha uma promessa e um propósito, mas ela também tinha o lugar. Para chegar a esta promessa ela tinha que ir para um lugar determinado. Maria sabia o poder que poderia trazer essa promessa à existência, mas deveria estar em um lugar específico. Agora veja que ir para esse lugar não foi algo muito confortante para Maria. Ela estava grávida, prestes a dar a luz. Viajar no lombo de um animal, com uma criança prestes a nascer. Isso requerem de Mari não somente fé, mas principalmente muita disposição. Veja e faça uma analise, as pessoas mais abençoadas, são as mais disponíveis, são as pessoas que tem disposiçào para se dispo arem para o lugar da bênção.

Vez ou outra ouvímos pessoas que dizem: "Eu não fui na conferência, mas eu estava presente em espírito, pela fé."

O lugar é tão importante como a promessa.

Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias. Lucas 2:6

Era o lugar determinado por Deus, mas era um lugar:

a. Desconfortável para chegar e não agradável para se estar.

Eu penso que esse é um dos maiores problemas que enfrentamos, pois sempre priorizamos o conforto e o bem estar. O mundo funciona para isso, para nos proporcionar conforto e bem estar. Deus não trabalha nesse rumo. O agir de Deus é para nos trazer desconforto, Ele deseja nos exercitar e isso é que nos fortalece e nos faz crescer.

Eles tiveram de fazer uma viagem já no fim da gravidez.

b. Desconhecido

Provavelmente ela nunca tinha ido a aquele lugar antes. Somente haviam nascidos e não tinham mais parentes estabelecidos naquele lugar. Isso fica confirmado quando eles vão para o estábulo, pois se tivessem parentes naquele lugar, certamente seriam acomodados em alguma casa.

Isso nos fala de dependermos totalmente de Deus e sua palavra. A palavra dorofeta Miqueias deveria ser suficiente. A palavra de Deus para nós deve ser suficiente. A palavra dos nossos pastores e líderes devem ser suficientes para o nosso convencimento, pois é a direção de Deus para nos levar ao lugar da bênção.

c. Onde aparentemente houve resistência e dificuldade

Não havia lugar na estalagem. Não tiveram nenhuma porta aberta e por essa razão foram para estalagem.

O lugar da sua bênção está prédefinido, isso você já sabe, agora como estar no lugar certo na hora da bênção. Eu acredito que a melhor maneira de se descobrir o lugar da nossa bênção é observar o movimento da igreja. Para onde a igreja está indo, é o que devemos sempre perguntar.

A célula é o lugar da sua bênção pelo menos uma vez por semana. O culto de celebração também é o lugar da sua bênção. No último feriado de carnaval onde foi o lugar do mllagre??? Do dia 4 ao dia 25 onde Deus te pediu para estar??? Nunca houve um tempo de tantas bênçãos e milagres como nessa campanha.

Na Terça-feira tivemos uma reunião para falar sobre milagres, 33 pessoas estiveram presentes, e os demais???

A Casa de Milagres será o lugar onde você deverá estar nas próximas semanas.

Ninguém tem dificuldade com chamado ou promessa, mas quanto ao ligar, devemos crescer muito ainda, Deus quer nos usar no lugar da bênção.

Estamos vivendo um tempo onde o lugar da bênção é na casa de milagres, e quem não estiver no lugar da bênção certamente deixará de receber a sua porção.

Como saber exatamente o lugar da bênção???

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mt 16:18

"Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser- lhes- á concedida por meu Pai, que está nos céus." Mt 18:19

O lugar da bênção é na igreja, na célula, casa de milagres, etc. A bênção está onde a igreja se reúne!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...