Pular para o conteúdo principal

Praticas Devocionais. Disc. Vinicius Cano. 23-01-2011

“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.”

(Romanos 8:13)

Introdução

O que é na verdade o significado da expressão, prática devocional?

Prática Devocional é o exercício e a manutenção de uma vida espiritual saudável.

A Bíblia esta repleta de histórias de pessoas que caminharam com o Senhor e fizeram a Sua vontade. São homens e mulheres de todos os tipos: jovens e velhos, ricos e pobres, importantes e simples... Enfim, pessoas como cada um de nós, que fizeram uma grande diferença e por isso tiveram suas histórias registradas na Palavra de Deus, para as gerações vindouras.

O que estas pessoas fizeram para conquistar tanto?

Qual o segredo para conhecer Deus tão profundamente?

Como fazer para mudar o curso da história ao seu redor, para a Glória de Deus?

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”

(Jeremias 29:13)

A chave para ter experiências tremendas e sobrenaturais, na presença do Senhor Jesus, é uma vida devotada à Deus.

Muitos homens que andaram com Deus servem de exemplo pra nós, mas quero citar um só.

Enoque

“Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.” (Gênesis 5:22-24)

Enoque é o exemplo de comportamento que devemos ter, alguém que gasta sua vida toda pra um único propósito, servir e agradar o Senhor.

E a Palavra diz que ele conseguiu agradar a Deus a ponto de ser separado pra Deus.

Gostaria de falar sobre dois Benefícios de se ter praticas devocionais.

1. A conquista da Disciplina. (1 Corínthios 9:24)

· A conquista da disciplina espiritual é fruto de praticas devocionais.

“Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o premio.” (1 Corínthios 9:24)

· Você não conseguir ler a bíblia ou ler um livro mostra que é alguém indisciplinado.

· Não tenho tempo, trabalho, estudo, tenho filhos...

· Acaba colocando tudo como desculpa pela indisciplina.

2. Crescimento e amadurecimento espiritual. (Hebreus 5:12)

· Muitos cristãos vivem uma vida medíocre.

“Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da Palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!” (Hebreus 5:12)

· O crescimento é natural em tudo que Deus criou.

Quais são estas práticas devocionais?

São quatro as mais importantes.

1. Congregar.

· A forma correta de se congregar é com ALEGRIA e JUBILO!!!

“Alegrei-me com os que disseram: ‘Vamos á casa do Senhor’!” (Salmos 122:1)

· Não existe melhor lugar no mundo do que estar entre os irmãos congregando!!!

“Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar á porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.” (Salmos 84:10)

· A principal razão pra nós congregarmos é a manifestação da presença de Deus entre nós.

“Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18:20)

Precisamos congregar!!!

2. Leitura da Palavra.

· A Leitura da Palavra de Deus pra vida espiritual do crente é tão importante quanto o comer, o beber e o descansar o são pro corpo físico.

“Jesus respondeu:’Esta escrito:’Nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’.” (Mateus 4:4)

· A Palavra de Deus é muito útil.

“Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

3. A Oração.

· A oração tem que ser um costume diário do crente.

“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças , diante do seu Deus, como costumava fazer.” (Daniel 6:10)

4. O Jejum.

· O jejum bíblico é como este de Moisés, sem comer e sem beber.

“Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.” (Êxodo 34:28)

· Jesus jejuou 40 dias e 40 noites também.

· Ele tinha um propósito assim como Moisés tinha no monte.

· Era ouvir a voz de Deus.

Conclusão.

Precisamos regrar nossas vidas, disciplinar nosso dia a dia.

Se fossemos resumir as praticas devocionais e sua importância em poucas palavras, diríamos que essas praticas são um poderoso exercício espiritual que aproxima, quem as realiza de Deus.

É tempo de mudar de vida!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder de crer e confessar. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Entendendo a fé...
1. A fé é um espírito (2Co 4:13)
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13
Veja que a fé não é questão de fórmula, mas de espírito. Paulo diz que temos o mesmo espírito de fé de Abraão, Moisés ou Davi. Sendo a fé um espírito, ela é contagiosa e por isso pode se espalhar. Você deve se lembrar do dia em que os doze espias foram enviados para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, eles voltaram e dez deles disseram:
“Não podemos conquistar essa terra. As muralhas são muito largas, os gigantes, muito altos, e nós somos muito pequenos”. Mas dois deles, Josué e Calebe, disseram: “Vamos conquistar a terra, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. Nm 14:9
Toda a nação acreditou nos dez espias e, por causa disso, morreram no deserto; mas, a respeito de Calebe, o Senhor disse que nele havia um espírito difer…

Destruindo os inimigos das nossas orações. Dn 10:12-13. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/08/16

"12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Dn 10:12-13
Por que temos tanta dificuldade para orar?
Eu creio que todos temos ideia de quanto a oração é importante pelo grau de dificuldade que sempre enfrentamos para orar. O nosso inimigo vai lutar de todas as formas para impedir que nossas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que vão tentar invalidar nossas orações, para que a nossa oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover então essas barreiras para o êxito na nossa oração.
Guarde essa verdade: O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você, pois sabem melhor d…

Ore até que algo aconteça! Is 62:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 24/07/16

“6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”  Is 62:6,7
Introdução
Toda ação sobrenatural de Deus é precedida de oração. As chuvas de bênçãos não caem sem que antes nossos joelhos se dobrem. Deus não sarará a nossa terra sem que primeiro seu povo se humilhe e ore fervorosa e perseverantemente. (2Cro 7:14)
Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento disse: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo.”
Muitos cristãos estão vivendo tempos de estiagem e sequidão, porque não oram. Alguém me disse: Pastor Edenir, em minha igreja a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Os irmãos andam muito ocupados para ocupar-se com Deus em oração.
Não pode…