20160310

os danos da deslealdade. Gl 2:18. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 06/03/16

“Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.” Gl 2:18

Introdução

É muito importante tratar sobre esse assunto nos dias de hoje para um resgate de valores esquecidos ou desconhecidos de muitas pessoas. Eu vejo que falar sobre lealdade e deslealdade é uma maneira de alinhar nossos corações com a visão e o propósito de Deus para a edificação da igreja.
De Gênesis ao Apocalipse, a lealdade sempre foi um valor inegociável para os que querem a aprovação de Deus.
Os desleais sempre foram tratados com muita severidade pelo Senhor. No Antigo Testamento vemos Miriam, Coré, Datã e Abirão e mais 250 homens sendo severamente tratados pelo Senhor por conta da deslealdade. No Novo Testamento, Ananias e Safira são exemplos de como ser desleal era e é perigoso. Paulo foi muito duro com João Marcos por uma atitude de deslealdade cometida por esse jovem numa antiga viajem missionária.
O que é a deslealdade?
A deslealdade é um ato de traição, é um ato de infidelidade. A origem da deslealdade está em Lúcifer e a traição está na base de todos os pecados. Por conta da deslealdade, casamentos e famílias estão se desfazendo, empresas estão falindo, ministérios se dividem e o pior disso tudo é que igrejas cada vez mais se enfraquecem.
A doença da deslealdade
A deslealdade é uma doença, é como um tumor, que precisa ser contido antes de se transformar em uma metástase (processo em que o tumor primário se separa de seu lugar de origem e se espalha pelo corpo). O próprio nome deslealdade denota uma anormalidade ou anomalia no corpo de um indivíduo. 
Des-lealdade
O prefixo “dês” tem história e uso interessantes. Provém do latim “dis”, e tem a sua raiz na antiga palavra grega “dus”, que significa “ruim” ou “maligno”. “Dis” é comumente usado em termos relacionados com a medicina, para descrever algo que sai errado, ou onde há uma doença; dispepsia (digestão perturbada, indigestão); dislexia (impedimento da capacidade de ler); distrofia como em “distrofia muscular” (atrofiamento dos músculos).
Este prefixo “dês” é mais claramente entendido no termo disfunção, que significa o funcionamento desordenado ou prejudicado de qualquer sistema.
Portanto, deslealdade é uma distorção de modo que produz o oposto do originalmente desejado.
Todos nós temos esse vírus da deslealdade incubado
TODOS OS SERES HUMANOS ESTÃO INFECTADOS COM O VPIRUS DA DESLEALDADE, INCLUSIVE OS CRENTES!
“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” 1Co 10:12

Por que as pessoas são tão desleais?
Há de fato uma cegueira generalizada no que se refere a infidelidade
“...o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que  não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” 2Co 4:4
Geralmente os desleais pensam que estão certos.
“Há um caminho que ao homem parece ser bom, mas que no fim conduz a morte.” Pv 14:12

A lealdade é construtiva; a deslealdade é destrutiva. A lealdade estimula a vida e produz saudável crescimento da personalidade e do caráter; a deslealdade prejudica a vida e produz crescimento maligno da personalidade. O que acontece quando aquilo que Deus designou para ser instrumento de desenvolvimento e de crescimento coletivo se transforma em instrumento de prejuízo e de disfunção? Acontece exatamente o oposto. Em vez de ajudar a preparar a igreja para novas experiências de crescimento e multiplicação, a deslealdade torna-se um obstáculo ao cumprimento do propósito. Os fundamentos necessários para as relações interpessoais são assentados na base da lealdade.

A deslealdade é uma anomalia no meio da igreja. Segundo o dicionário da língua portuguesa uma anomalia é uma: Aberração; irregularidade; anormalidade. Satanás é “expert” em provocar anomalias. Ele transformou o ato sexual em lascívia, prostituição, fornicação, adultério e pornografia. Ele transformou o ato de se alimentar, que é uma parte do instinto básico de sobrevivência em glutonaria e bebedices. Ele também transformou em anomalia o instinto de defesa que temos em agressão e violência contra o nosso próximo.
A deslealdade é uma anomalia que caminha na contramão do céu, é uma condição vinda do próprio diabo que é pai da mentira e traição. A Noiva de Cristo precisa de cuidados e adornos especiais. Ela não deve ser maculada.
A deslealdade troca a nossa filiação. Nas bem aventuranças, a única bem aventurança que nos qualifica e identifica como discípulos de Jesus e filhos de Deus é a pacificação. “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” Mt 5:9
Jo 8:44 diz que o diabo é o pai da mentira e os que estão na pratica do engano são semelhantes a ele.

Uma pessoa desleal acentua diferenças e promove discórdias. Essa mesma pessoa, pode ser um filho gerado de Deus se recebeu Cristo como seu salvador, mas não pode ser visto e nem chamado, ou reconhecido como filho se está na prática da deslealdade.

Pessoas desleais determinam a sua paternidade, ainda são filhos de Deus, mas foram adotados pelo diabo. Carregam em si mesmas a natureza divina sufocada pela natureza luciferiana da infidelidade.

A deslealdade deixa sempre um rastro de morte e destruição por onde passa. Casamentos, famílias, negócios, empresas, ministérios e igrejas são destruídos por causa da deslealdade. A deslealdade é a principal causa de todos os males do universo. Como você acha que começou os males do mundo? Através da deslealdade e infidelidade de Lúcifer. Da mesma forma que a deslealdade de lúcifer o transformou em satanás, anjos de Deus em demônios, hoje tem transformado filhos da luz em filhos das trevas, homens de Deus em inimigos de Deus e dos homens. Ninguém está livre desse tipo de doença. Lúcifer que era querubim ungido, portador da luz se corrompeu e nós também podemos ser enganados por esse espírito.

A deslealdade faz cessar o poder da cruz.
 “37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” Mt 22:37-40

A deslealdade trás opróbrio duradouro
32 No entanto o homem que comete adultério não tem juízo; ele está se destruindo a si mesmo. 33 Passará vergonha, levará uma surra e ficará desmoralizado para sempre... Pv 6:32-33 (HTLH)

32 Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. 33 Sofrerá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará... (NVI)

32-33Mas o que comete adultério está louco - está a arruinar a sua própria alma! Chagas e uma vida desgraçada é que ganha com isso, como recompensas, além de uma vergonha que nunca se apagará. Pv 6:32-33 (O Pastor)
O desleal sempre será rotulado de infiel.
A deslealdade faz o homem viver na esfera terrena do pecado e do juízo.
“15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.”

Todo desleal está sentenciado a viver na superfície da terra. Vivera naturalmente e não desfrutará do maná que vem do alto. O caminho do desleal é para baixo e nunca para cima. A não ser que se arrependa e confesse seus pecados sempre cairá.    

As principais características de Jesus são fidelidade e lealdade.

Como podemos edificar tendo Jesus como nosso alicerce? Agindo na base da lealdade como Jesus agiu.

11.       Jesus foi leal até a morte.
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.” Jo 13:1

“...e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente (leal) até à morte e morte de cruz.” Fl 2:8
“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” 2Tm 4:7
Lealdade não é para 5 dias ou 5 anos, não é para 10 anos e nem para 30 anos, é para toda vida!
“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Ap 2:10
Eu conheço muitas pessoas que começam caminhando com um determinado líder de célula e depois de algumas semanas ou meses procuram seus pastores de rede para pedir uma permissão para mudarem. Quando fazem isso, interrompem o processo e deixam uma obra inacabada para começarem outra. Assim acontece com muitas pessoas que vivem trocando de cônjuge, de empresa e de igreja.
É na atitude e ação de obediência que seremos curados e venceremos.
“11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.” Lc 17:11-14

22.       Jesus foi leal em todas as suas palavras
“Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” Mt 5:37

“Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” Jr 1:12

Dinâmica da nova maneira como nos apresentamos os nossos visitantes. 

33.       Jesus sempre discernia quem de fato era seu inimigo!

“Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa.” Mc 3:27

A deslealdade é um espírito e não pessoas.
Como lidar com o espírito da desleldade?
Toda a ação do diabo é para dividir, separar, espalhar, etc. Toda a ação de Deus é para juntar, fortalecer, restaurar, reconciliar, promover perdão e unidade.
Devemos sempre tirar os nossos olhos das pessoas e dos eventos, sim, o nosso problema são pessoas e eventos.
Se não temos a visão espiritual da luta que temos de lutar, estaremos amargurados enxergando no próximo o nosso inimigo. Não deve ser assim. A amargura não é condição de Deus para o homem.
A exortação do escritor aos Hebreus é tende cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, pois brotando e vós uma raiz de amargura vos perturbe e por ela muitos sejam contaminados.” Hb 12:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...