20200213

Vencendo a síndrome do Catastrofismo. Mt 6:25-34; Fl 4:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/02/2020


“25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mt 6:25-34

“6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Fl 4:6-7

Certamente uma grande fonte de pressão em nossa vida é o medo e a preocupação, e a fonte básica do medo é o pensamento errado, é o pensamento catastrosfista.

O que é catastrofismo?

Catastrofismo é a atitude de sempre acreditar no pior, sempre enxergar as circunstâncias de maneira pessimista. É quando o desastre sempre parece iminente. A tendência natural da nossa mente é sempre o pessimismo e nunca o otimismo. Catastrofismo é a má notícia trazida pelo inferno.

Exemplo: Quando você recebe uma carta da receita federal qual é a sua atitude? Maravilha! Mal posso esperar para abri-la deve ser o comunicado de que tenho uma grande restituição a receber. Ou será que você logo pensa: Vish, será que eu caí na malha fina. No caso de um pastor ou líder, se um membro diz que precisa falar urgentemente com ele, sua tendência é concluir que o membro deseja sair da Igreja. Você fica sabendo que a empresa onde você trabalha está passando por uma crise, e seu gerente te chama para uma conversa, o que você pensa? Você ouve os noticiários e percebe que o índice de violência aumentou, como você se sente?

E assim ficamos o tempo inteiro angustiados por coisas que às vezes nem vão acontecer.
O maior problema da mente catastrófica é que você atrai o que teme.

“25 Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. 26 Não tenho descanso, nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação.” Jo 3:25-26

A tendência de pensar no pior acaba fazendo com que o pior – ou algo tão ruim quanto – de fato aconteça.

“Não temas” é uma promessa constantemente pronunciada por Deus ao seu povo.

“não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” Is 41:10

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” 2Tm 1:7

A lei da probabilidade pode acabar com a síndrome do catastrofismo.

Na semana passada, comentei que em média, que 80% das nossas preocupações não darão em nada. Nessa semana li que esse percentual é mais alto ainda podendo chegar a 99%. Isso quer dizer que a preocupação é desnecessária.

A lei da probabilidade diz que:

As chances de ser atingido por um raio é de uma em 350 mil.
As chances de você ser enterrado vivo é de uma em dez milhões.
As chances de você morrer com câncer é de uma em 22. Isso diminui se você manter uma vida sadia e uma atitude preventiva.
As chances de você morrer numa queda de avião é de uma em 11 milhões. E se seu avião cair, de acordo com dados, 95,7% dos passageiros que estão em um voo que sofre algum tipo de acidente sobrevivem ao episódio.
As chances de você ser atingido em terra por um avião são de uma em 40 milhões.
As chances de você ganhar na supersena com a aposta mínima é de uma em 10 milhões.
As chances de você morrer num acidente doméstico é de uma em 1 milhão.
As chances do seu casamento terminar em divórcio são de quatro em 10.

Por que você acha que as companhias de seguro são as empresas mais rentáveis e que mais crescem? As seguradoras crescem tanto porque exploram o medo e a preocupação. Sempre trazem a possibilidade de algo dar errado em sua vida.

Aja de acordo com a verdade e não de acordo com suas suposições

Eu tenho falado repetidas vezes que suposições são na maior parte das vezes fantasmas em sua mente, sombras desprovidas de realidade. Portanto, podemos dizer que nosso maior inimigo está em nós, na nossa natureza caída.

“23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. 24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” Mt 16:23-24

Phroneo - Pensar

Onde estava o maior inimigo de Pedro? Estava na mente dele! Cogitando das coisas caídas.

Nossos maiores inimigos são interiores e precisam ser resistidos a partir dos pensamentos errados de preocupação e ansiedade.


Há 19 séculos Epileto, o grande filósofo estoico advertiu que “devemos nos preocupar mais em afastar da mente os maus pensamentos do que remover espinhas do rosto”.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pv 4:23

A palavra “coração” de Provérbios 4:23, no hebraico é “Leb” que significa: “ser interior, mente, vontade, coração, inteligência”.

A preocupação corrompe a mente, faz-nos perder o foco e concentração no presente e torna nossa vida doente e improdutiva.

Controle a preocupação ou ela te controlará

Uma história a respeito de John Wesley, diz que o mesmo estava longe de sua casa, quando alguém veio correndo ofegante em sua direção, repetindo monotonamente: “Sua casa foi destruída por um incêndio! Sua casa foi destruída por um incêndio!”. Wesley, entretanto, respondeu: “Não, não foi; pela simples razão que não tenho casa nenhuma. Aquela em que eu tenho morado já há muito tempo pertence ao Senhor, e se ela pegou fogo, é uma coisa a menos para eu me preocupar!”. Você acha isso Radical? Mas é exatamente esse o espírito das palavras de Jesus ao denunciar a preocupação como um pecado.

“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mt 6:34

Jesus tratou bem do assunto ansiedade no sermão da Montanha. Vemos neste texto uma insistência bíblica em se abordar o tema preocupação, o que faz do assunto algo muito importante a ser tratado.

Devemos resistir o espírito da ansiedade e preocupação

A preocupação é cega, porque ela não vê o cuidado de Deus demonstrado no amor de Jesus por nós. A guerra contra a preocupação mental é dura e tem deixado muitos mortos e feridos. Não é por acaso que existe uma vasta quantidade de versículos e passagens nas escrituras sobre o tema, comecemos pelo apóstolo Paulo.

“6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Fl 4:6-7

Paulo, o apóstolo, encontrou um jeito de extravasar seus medos, fobias e anseios, de entregar o controle de tudo ao Senhor, ele decidiu orar sobre tudo, entregar tudo ao Senhor.

A preocupação é como um sapato apertado machucando o nosso pé. Vencê-la é uma escolha necessária, e deve ser feita diariamente. Não existe um comprimido, um livro, uma receita, somente uma atitude; a atitude consiste em confiar sem reservas no cuidado e bondade de Deus.

Certo homem, dirigindo a sua carroça passou ao lado de um viajante, que a pé carregava um pesado saco sobre os ombros. O carroceiro ofereceu-lhe uma carona. Depois de certo tempo notou que o homem, apesar de estar na carroça, ainda segurava o fardo nas costas. Perguntou o carroceiro: “Por que o senhor não coloca a bolsa no fundo da carroça?”. “Bem”, respondeu o caroneiro: “O senhor já é tão bondoso em me levar que não quero lhe dar este incômodo de levar este saco”. O carroceiro então disse: “Amigo, quando eu decidi levar você, também decidi carregar e sua pesada bagagem”.

Querido irmão, quantas vezes fazemos exatamente assim com Jesus? Cremos que Ele carregou nos Seus ombros a pesada cruz em nosso lugar. Cremos que Ele leva diariamente a nossa alma a salvo para o Lar Celestial, mas achamos que nós mesmos temos que carregar os fardos de nossas preocupações e ansiedades diárias, sejam elas grandes ou pequenas. Como é maravilhoso saber que podemos entregar a Jesus, cada dia, todos os nossos problemas e preocupações. Nada é tão pesado que Cristo não possa carregar, e nada é tão pequeno que não O possa fazer se interessar por nós. Sigamos o conselho de Pedro:

“6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1Pe 5:6-7

Pedro estava decidido a lançar fora o fardo pesado da ansiedade.

Lançar é uma palavra agressiva. É como se Pedro estivesse visualizando Jesus crucificado, levando sobre Si todas as nossas ansiedades. Pedro está falando algo sobre descarregar, despejar, soltar, liberar. Essa é uma decisão e uma disposição forte para algo e não simplesmente uma inclinação passiva para lidar com problema. É preciso tirar os sapatos que apertam os pés e relaxar, na verdade tem que jogar o sapato fora, pois a ansiedade é inútil, imprestável, improdutiva, irracional e prejudicial. Ela é uma “batata quente” que temos que jogar fora o mais longe possível. Quando estamos ansiosos, não alteramos coisa alguma a respeito do que já passou, não podemos controlar o que vai acontecer no futuro, e simplesmente estragamos o nosso presente.

Deus não nos pede para carregarmos os pesos de amanhã com a força de hoje. Jesus disse:

“Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mt 6:34

Por fim, alguém deu-nos o sábio conselho dizendo o seguinte: A maneira de não se preocupar com nada é orar sobre tudo.

“6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Fl 4:6-7 (NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...