20200304

Levante os seus olhos e veja! Gn 13:14-17. Pr. Edenir Araújo. Culto de Celebração - 01/03/20


“28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; 29 até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. 30 Mostrarei prodígios...” Jl 2:28-29

Todos os estudiosos da Bíblia concordam que o derramamento do Espírito Santo foi uma promessa feita pelo profeta Joel que se cumpriu no Pentecostes (At 2). Um dos resultados desse derramamento é que aqueles que fossem cheios do Espírito Santo, teriam sonhos e visões, teriam seus olhos abertos para as realidades espirituais.

“1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” At 2:1-4

Quando Deus nos chama ele nos mostra algo

“14 Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; 15 porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. 16 Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. 17 Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.” Gn 13:14-17

Quando o Senhor falou esta palavra a Abraão, ele estava correndo um sério risco de acomodar-se. Ele havia se convertido ao Senhor, deixado à velha vida de idolatria para trás, mas, além disso, nada de muito extraordinário acontecera com ele. Ao contrário, Abrão descobriu que andar com Deus nem sempre seria um “mar de rosas”. No capítulo 12 lemos que, depois de ter assumido a fé, ele foi para a terra que Deus lhe mostrou, mas ao chegar lá, encontrou fome. Teve que rumar para o Egito e lá, por medo, quase perdeu sua esposa para o Faraó da época. Voltou a Canaã e, no começo do capítulo 13, sofreu uma nova decepção. Seu sobrinho Ló, que ele amava com a um filho, brigou com ele e o deixou. Tudo isso, além do tempo que estava passando sem grandes conquistas, podia levar este homem abrir mão de uma vida extraordinária, para se acomodar à insignificância, mesmo que não abandonasse o Senhor. Foi então que Deus veio ao seu encontro para despertá-lo, dizendo: “Ergue os olhos e veja!”

A fé pressupõe visões

Deus não nos pode dar o que não vemos. Nós fomos chamados para viver pela fé e a fé pressupõe visões. Aquele que diz que tem fé na verdade tem uma visão da parte de Deus. Fé é a capacidade de ver o invisível!

Deus quer abrir nossos olhos espirituais, quer fazer cair as escamas que nos impedem de avançarmos.

“1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote 2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. 3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. 7 Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. 8 Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.” 9 Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.

10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! 11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando 12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. 13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. 15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. 17 Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. 18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.” At 9:1-18

Jesus afirmou que para experimentarmos a glória de Deus, precisamos crer.

“Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” Jo 11:40

Creres é Pisteuo: pensar que é verdade, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança em. Crer nada mais é do que ter uma imagem clara de algo que se espera.

Moisés envia os espias para enxergarem a boa terra

Quando Moisés estava liderando o povo para introduzi-los na Terra prometida, o mesmo enviou 12 espias para “espiar” a boa terra. Moisés fez dessa forma porque quando temos uma visão clara do que queremos, do que nos espera, ficamos mais motivados.

“25 Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, 26 caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27 Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. 30 Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. 31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” Nm 13:25-33

“6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes 7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.” Nm 14:6-9

10 dos 12 espias decidiram olhar para o tamanho do problema em vez de continuarem enxergando as recompensas da terra prometida. No fim da história, os únicos que entraram na terra prometida foram Josué, Calebe e suas gerações, pelo simples fato de que eles continuaram olhando para a bênção.

Pedro vê Jesus e experimenta um grande milagre

“22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32 Subindo ambos para o barco, cessou o vento.” Mt 14:22-32

Uma preciosa lição nesse texto é que não deveríamos fazer nada sem que antes tivéssemos o aval do Senhor. Não é sensato tomarmos decisões importantes sem antes orarmos e ouvirmos de Deus. Pedro somente decidiu caminhar sobre as águas depois de ouvir o “vem” de Jesus.

Aprendemos que milagres tem prazo de validade. “Milagre validado somente enquanto o foco for Cristo”. Somente poderemos experimentar milagres enquanto continuarmos olhando para Cristo.

“1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 OLHANDO FIRMEMENTE para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hb 12:1-2

O diabo sempre tentará ofuscar sua visão mostrando a você os problemas, o caos, as suas limitações.

“4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” 2Co 4:4

Foi assim com Davi. Diante da afronta do gigante, Davi não olhou para as circunstâncias e nem para o tamanho do seu oponente, ele fitou os olhos na recompensa. Se vencesse o gigante, ganharia a mão da filha do rei em casamento e sua família não mais pagaria impostos e Israel. O que você está enxergando?

A saúde de seus olhos determinarão seus resultados

“22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mt 6:22-23

Já ouviu o ditado popular: “A maldade está nos olhos de quem vê”? Baseado no que acabei de compartilhar, posso assegurar você de que você não vê as coisas como elas são, você vê as coisas como você é. Shakespeare disse: “As coisas raramente são boas ou más, nossos olhos é que as fazem assim”. Portanto, sábio é aquele que encara as situações do dia-a-dia de maneira positiva”. Alguém disse que “Tudo é puro para os puros e tudo é impuro para os impuros de coração”.

Acredite: Você enxerga a partir de suas próprias experiências e imagens mentais. Você vê com as lentes dos pensamentos impregnados na sua mente inconsciente ou mente subjetiva. Essa cultura mental foi e continua sendo formada pelas pessoas com quem você relaciona, músicas que você ouve, filmes que assisti e livros que lê.

É triste, mas muitas pessoas enxergam a vida pelos óculos das suas feridas

Tudo o que elas veem tem como filtro a sua dor, decepção, sua miséria mental. A traição e frustração que sofreram as aprisionam num tempo e num espaço de um trauma. Essa prisão mental as impedem de enxergar as cores da vida, a beleza da criação e a bondade de Deus.
Os olhos mentais são poderosos, eles definem o que vamos enxergar definem se seremos prósperos ou miseráveis. Nosso mundo interior sempre virá para fora e manifestará o que oculto está na nossa mente. Seria esse também o sentido de Jesus dizer:

“Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.” Mc 4:22

O que está oculto na profundidade da mente humana é revelado e cada olhar. Toda vez que alguém fita seus olhos em algo ou alguém, coloca pra fora suas crenças e paradigmas, conceitos e preconceitos. O que enxergamos no mundo exterior correspondente àquilo que já existe dentro de nós. Seja o que estiver escondido dentro da mente, vai irradiar e aparecer, sair pelo seus poros.

Você não vê com os olhos, vê com o coração, com a mente. É por isso que afirmamos que o nosso destino começa em nosso coração. Se você prosperar em seu coração sua vida irá prosperar. Muitas mentes turvas e poluídas pelo kosmos (sistema que rege o mundo), não veem Jesus caminhando sobre as águas, só veem fantasmas.

O principal trabalho do nosso inimigo é ofuscar a nossa visão mental.

O caminho da renovação e purificação da mente

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Mt 5:8

Segundo o dicionário Strong, coração no texto citado denota o centro de toda a vida física e espiritual. É o centro, vigor e sentido da vida. O lugar da vida espiritual, alma ou mente, como fonte e lugar dos pensamentos, paixões, desejos, apetites, afeições, propósitos, esforços. É a faculdade e o lugar da inteligência, da vontade e do caráter. Como é bom saber que podemos purificar nossas mentes e assim ver Deus em sua plenitude.

Purificar a mente é um mandamento! Transformai-vos! Pois só uma mente renovada e pura enxerga Deus. Mas como purificar a mente? Essa também foi a pergunta de Davi.

“9 Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra (Vendo com os olhos da palavra). 10 De todo o meu coração (mente) te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. 11 Escondi a tua palavra no meu coração (mente), para eu não pecar contra ti.” Sl 119:11

O Salmista disse que a maneira de purificar o coração (mente) é impregnando a mesma com a Palavra de Deus. Devemos esconder na mente a Palavra e vontade de Deus, assim, conseguiremos enxergar amor, bondade, fidelidade, cura, prosperidade e graça em todas as circunstâncias.

Precisamos de unção para ter clareza!

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”. Mt 5:14

A unção trás luz. Somente o óleo do Espírito derramado sobre nós poderá nos fazer enxergar as grandezas de Deus. Jesus Cristo disse em Mateus 5 que nõs somos a luz do mundo, mas poderá uma lamparina acender e permanecer acesa sem óleo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...