20090208

Edificação da Semana...

As 10 mentiras que falamos para nós mesmos. Jo 8:31-44; Tg 4:7-10.

Precisamos considerar neste texto o fato de que o homem que não conhece a verdade é escravo da mentira. A mentira tem o poder de fazer do homem um escravo. A verdade veio para libertar o homem.
Alguns judeus da época de Jesus não criam que eram escravos das mentiras de satanás, e por isso recusavam os ensinos de Jesus. Eles achavam que eram filhos do “Pai Abraão”, mas Jesus retrucou dizendo que as obras destes homem eram contrárias aos ensinos de Abraão. V. 39-40

Eles foram enganados pelas mentiras de satanás (2Co 4:4), da mesma maneira hoje muitos estão enganados por tantas outras mentiras. O inimigo das nossas almas não mudou e a sua essência destrutiva se repete. Sua estratégia para desviar o homem do caminho santo que é Jesus é a mesma; a mentira.

“Ele foi homicida desde o princípio (o que ele fez no céu com os anjos, com Eva e Adão no paraíso, Ele está fazendo hoje), não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira.” Jo 8:44b

A maneira mais comum do diabo atacar o homem é falando mentira, ele é chamado de “pai da mentira”. Este foi mentiroso desde o princípio, e não vai mudar a sua essência, da mesma maneira que ele agiu com Eva, ele está agindo hoje.

Agora como o diabo vai falar mentiras ao homem?

O diabo é espírito e a palavra para espírito na Bíblia é sopro ou como um vento. Este vento são as setas que o diabo lança nos nossos ouvidos. Isso é falado pelo diabo sempre na primeira pessoa para que nós pensemos que somos o responsável por estes pensamentos.

(Projeção Rebeca Brow)

Nós podemos vencer o diabo se seguirmos as orientações de Tiago 4:7, “resisti ao diabo e ele fugirá de vós.”

Mentiras que o diabo diz

1ª Eu não tenho tempo...

O tempo é um talento que Deus deu a todos os homens.

Sempre ouvimos isso das pessoas, elas falam que não tem tempo para orar e estudar e nem para gastar com Deus. Não posso ir a célula porque eu não tenho tempo. Veja o que Mt 16:26 diz: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.”

De que adianta fazer tantas coisas importantes, mas perder a alma. Que adianta fazer tudo o que tem que fazer e perder a sua alma.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Temos tempo para tantas coisas mas não gastamos nosso precioso tempo com Deus.” Mt 6:33

É errado dizer: “eu não tenho tempo”, o melhor é dizer: “Como fazer para administrar melhor meu tempo?”

Geralmente quando alguém diz que não tem tempo para fazer algo, de pronto refazemos sua agenda e logo fica claro que a falta de tempo, é mesmo falta de administração.

“Antes, exortai-vos, uns aos outros, todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça, pelo engano do pecado.” Hb 3:13

2ª Eu tenho tempo sobrando...

Isso parece estranho, mas veja que neste caso ele trabalha no oposto. O diabo diz: “Para que servir a Deus hoje se eu tenho todo o tempo.” Para os jovens ele diz: “Você tem todo tempo, então deixe para servir a Deus na sua velhice.” Muitos pais querem que seus filhos tirem todo proveito do mundo porque são jovens. Eles dizem: “você tem todo o tempo do mundo, quando você casar ou ficar mais velho, você vai para a igreja.”

Não seja um tirano, prepotente, arrogante para querer determinar a sua vida sem consultar a Deus!

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a nossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece...” Tg 4:14

“Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor...” 1pe 1:24

“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1Jo 2:17

Para os jovens que dizem: “eu tenho tempo sobrando”

“LEMBRA-TE do teu Criador, nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos, dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.”
Ec12:1

A nossa Bíblia começou a ser inscrita no ano de 1400 antes de Cristo e foi concluída por João mais ou menos no ano 100 da era cristã. Embora seja antiga as escrituras essa palavra não passa.

O tempo de servir a Deus é hoje.

3ª Ninguém vai me ver...

Muitos tem dito: “ninguém vai me ver neste lugar, aqui na internet, neste hotel, aqui nessa casa.”

A palavra diz no Salmo 139:7-12:

7. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8. Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12. Nem ainda as trevas me escondem de ti: mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

2Cro 16:9 diz que os olhos do Senhor passam por toda a terra.

Talvez você pense que esta sozinho, mas a Bíblia diz que ninguém está sozinho, pois não há privacidade no reino do espírito. Tanto Deus quanto os demônios estão nos observando durante todo o tempo. Hb 12:1-2 diz a todo momento, nós estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas.

Se queremos ser vencedores precisamos fazer certo quando “ninguém” está vendo!
(Ex: a experiência de Davi 2Sm 11)

4ª Deus sabe que eu sou assim, pois ele me fez assim...

Até que ponto isso é verdade?

Algumas pessoas querem justificar os seus erros dizendo: “Deus me fez assim!” Vamos entender as implicações desta frase olhando para o exemplo de lúcifer. Este foi criado perfeito (Is 28:14-15), mas fez a sua opção pela rebeldia e pelo pecado. Da mesma forma que Deus criou lúcifer perfeito, também criou o homem perfeito (Gn 1:26).

Veja o que diz a Bíblia a respeito de lúcifer: “Perfeito eras nos teus caminhos”. Da mesma maneira nós éramos perfeitos, Deus nos fez perfeitos, mas a decisão de pecar nos fez assim. Uns dizem Deus sabe que eu sou nervoso pois foi ele que me fez assim. Outros dizem: “Deus sabe que eu sou mulherengo, ele me fez assim.”

Ao invés de tentar justificar o erro colocando a culpa em Deus, devemos nos arrepender! Mt 3:2

Arrepender = Mudar de intenção e direção. Endireitar as veredas! Mt 3:3b

5ª Eu posso fazer o que eu quiser, pois Deus é misericordioso...

“O pecado na vida do crente tem de ser só por acidente.”

Hb 10:26-30 diz:

26. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
27. Mas uma certa expectação horrível do juízo, e ardor de fogo, que há-de devorar os adversários.
28. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre, sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
29. De quanto maior castigo, cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
30. Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E, também: O Senhor julgará o seu povo.

Muitos estão ultrajando o espírito da graça, pois não estão obedecendo. Quando erramos porque caímos no embaraço, ainda resta a misericórdia. Mas o que está reservado para os rebeldes?

O Senhor julgará o seu povo e horrível coisa é cair nas mãos do Deus. Não preocupa porque depois é só pedir perdão

6ª Se as minhas intenções são boas está tudo bem...

Cuidado que esta mentira está matando muitos crentes. Vejamos a história de Davi quando quis levar a arca para Jerusalém.

1Cro 13:1-14

5. Ajuntou, pois, Davi, a todo o Israel, desde Síor do Egpto até chegar a Hamath, para trazer a arca de Deus de Kiriath-jearim.
6. E então Davi, com todo o Israel, subiu a Baala e dali a Kiriath-jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor, que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome.
7. E levaram a arca de Deus sobre um carro novo, da casa de Abinadab: e Uza e Aio guiavam o carro.
8. E Davi, e todo o Israel, alegravam-se perante Deus, com toda a sua força, em cânticos, e com harpas, e com alaúdes, e com tamboris, e com címbalos, e com trombetas.
9. E, chegando à eira de Chidon, estendeu Uza a sua mão, para ter mão na arca; porque os bois tropeçavam.
10. Então se acendeu a ira do Senhor contra Uza, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca: e morreu ali perante Deus.
11. E Davi se encheu de tristeza de que o Senhor houvesse aberto brecha em Uza; pelo que, chamou àquele lugar Perez-uza, até ao dia de hoje.
12. E naquele dia temeu Davi ao Senhor, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?
13. Pelo que, Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi: porém a fez retirar à casa de Obed-edom, o geteu
14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obed-edom, três meses, em sua casa: e o Senhor abençoou a casa de Obed-edom, e tudo quanto tinha.

Aqui Davi quis trazer a arca para Jerusalém e tinha uma boa intenção, mas essa não era a vontade de Deus para aquele tempo.

Mas Davi estava bem intencionado, alguém poderia dizer, mas a intenção sem unção é morte. Davi consultou a todos os homens, menos a Deus.

Cuidado com as boas intenções, pois Jeremias 17 nos fala sobre intenções. Jr 17:9-10

Boa intenção ou sinceridade não é suficiente, é preciso conhecer a vontade de Deus.

7ª A maioria das pessoas faz assim...

Só vocês que são diferentes, é melhor ser como os outras são. Ninguém prega isso, porque ser assim, ninguém é assim! O que dizer de Noé.

“Não seguirás a multidão para fazerdes o mal...” Ex 23:2

Não importa se o mundo está dizendo ou se estão fazendo determinada coisa, o cristão precisa fazer o que Jesus quer que seja feito. A quem devemos seguir, Jesus, a multidão, ou o mundo.

Cuidado com a voz da multidão que grita: ”solta Barrabás e crucifica Jesus”.

Nós somos cidadãos do céu e isso é como uma embaixada aqui no Brasil. As leis que vigoram nas embaixadas são as leis de seus países de origem. Eles estão aqui no Brasil, mas vivem as leis de seus países. Nós estamos neste mundo, mas vivemos as leis de uma outra terra. Afinal somos embaixadores de Cristo e estamos representando a embaixada de Cristo.

Vejamos o caso de Elias quando não quis adorar a Baal:

“Vendo-lhe disse: És tu ó perturbador de Israel” 1Re 18:17
Este era o título de Elias. Todo mundo adora Baal, mas você quer ser diferente Elias. Nós somos perturbadores de pessoas.

8ª Sou muito Jovem pra me envolver com coisas tão sérias...

Algumas pessoas dizem: “Cuidado ao falar com os jovens sobre a Bíblia, pois você vai afastá-los da igreja. Isso é normal, essa rebeldia...”

Pra mim, rebeldia não é normal, é anomalia (desvio do padrão ou deformidade). Adolescente não pode viver no padrão do mundo.

“Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. 1Jo 2:13

Pra estes jovens João disse, vocês tem vencido o malígno. Isso quer dizer que os Jovens estão vencendo o diabo se estão em santidade.

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” 1Tm 4:12

Porque muitos jovens estão perdidos, sem norte?

Estão na verdade desprezando a promessa de Joel 2:28:

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Jl 2:28

9ª Eu já sou velho e já fiz a minha parte...

Talvez você já tenha ouvido algo parecido com isso: “Esse negócio de liderar célula é para os jovens, eu não posso pois não tenho condições.”

Ao invés de dizer sou velho demais diga, sou experiente!

3. “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem,
4. Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem os seus maridos, a amarem os seus filhos,
5. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas aos seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” Tt 2:3-5

Quem dirigia a Igreja primitiva nos tempos dos primeiros apóstolos?

“Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões de entre eles e enviá-los, com Paulo e Barnabé, a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos.” At 15:22

Porque dizer os jovens são as colunas da igreja. Coluna na igreja são os mais velhos.

10ª Não adianta pregar pra ele...

Essa mentira tem impedido muitos de serem libertos. A libertação vem pelo conhecimento da palavra e esta tem de ser pregada a qualquer custo. É a liberação da palavra que muda circunstâncias, eu e você precisamos falar ainda que sejamos cansativos. Precisamos pregar, é melhor ser chato e fazer a vontade de Deus do que ser negligente e desagradá-lo.

“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” Lc 1:37

7. “Não sabeis que os injustos não hão-de herdar o reino de Deus?
8. Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores, herdarão o reino de Deus.
9. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados, em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.1Co 6:7-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...