20090810

Culto de Celebração 09/08/09

JEJUM DE PALAVRAS NEGATIVAS
Pr. Edenir Araújo

“Põe guarda Senhor à minha boca, e vigia a porta dos meus lábios.”

Muitas pessoas ignoram completamente o poder das palavras. Mas a Bíblia mostra que tudo o que Deus fez ele fez pela sua palavra. Deus criou todas as coisas pelo poder da palavra.
Ele disse: “haja luz e ouve luz”. Ele continuou dizendo e todas as coisas passaram a existir. Jesus era a palavra e fez muitas coisas pela palavra.
Ele ressuscitou um homem morto dizendo: Lázaro, sai para fora desse sepulcro.
Curou o paralítico dizendo: “Eu quero que você seja limpo!”.
Jesus acalmou a tempestade dizendo: “Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança.”
Pela palavra Jesus também amaldiçoou a figueira de Betânia.
Pela palavra multiplicou pães e peixes dizendo: “Pai graças te dou por esse alimento”.
Também pela palavra Jesus expulsou demônios, perdoou pecados.

Muitas coisas estão acontecendo por conseqüência do que você fala, mas por outro lado muitas coisas não estão acontecendo por que muitas coisas você tem deixado de falar. O objetivo deste tempo de jejum é moldar o nosso falar de acordo com Deus.

A seguir estão algumas orientações a respeito deste tempo de Jejum. No que consiste o jejum de palavras:

1º Não murmurar
“E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.” 1Co 10:10

Observe que a murmuração atrai um demônio chamado destruidor. Nm 21:4-6

Quem murmura atrai demônios para si. Os demônios entram quando começamos a murmurar.
Quando você murmura contra o seu cônjuge, demônios entram no seu relacionamento. Quando você murmura contra o seu patrão, os demônios entram no seu trabalho. Quando você murmura contra seu líder, os demônios entram no seu ministério. Diga ao seu irmão serão trinta dias de jejum sem murmuração.

2º Não criticar.
“completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.” Fl 2:2

Você fica mais motivado com a crítica ou com o elogio? È claro que o elogio motiva muito mais do que a crítica. Qual a diferença da crítica construtiva e destrutiva? A crítica construtiva é aquela que você faz, enquanto que a destrutiva é a que você recebe.

3º Não amaldiçoar.
“abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis”. Rm 12:14

Abençoar é o papel do crente, somos abençoador de vidas. Rm 12:17-21. A maneira de curar um mal que alguém te fez é pagar com o bem.

4º Não falar palavras torpes.
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.” Ef 4:29

Essa palavra torpe, é “sapri” no grego, que significa “carne de peixe estragada”. Imagine você estragando seus relacionamentos com palavras torpes.

5º Não difamar.
1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte? 2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; 3 que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; Sl 15:1-3

O texto quase que dispensa explicação. Não podemos propagar coisas negativas.

6º Não falar palavras de incredulidade.
“Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos” 2Co 4:13
A palavra da fé é contrária a palavra de incredulidade (Pv 18:21). O incrédulo é um pessimista, pois este sempre vai enxergar e enaltecer o problema. Se temos fé temos de expressá-la por palavras.

7º Ser mensageiro de boas notícias. Is 61:1

Somos portadores de boas novas. Fomos chamados para dar boas noticias, falar sobre o plano de Deus para o homem caído. Atos 1: 8 nos fala disso, sobre sermos testemunhas das bênçãos de Deus.

“Põe guarda Senhor à minha boca, e vigia a porta dos meus lábios.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...