Pular para o conteúdo principal

Palavra do culto de celebração - 06/09/09 - Pr. Edenir Araújo



Vencendo o ego andando na cruz. Fl 2:8

Muitas pessoas quando ouvem falar da cruz, logo pensam na cruscificação do filme paixão de Cristo de Mel Gibson. Mas veja que a cruz na vida de Jesus não se deu somente na crucificação, mas em todo o seu viver, Jesus viveu uma vida de cruz.

Veja que aos filipenses Paulo escreveu:
“E tendo-se achado na condição de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.” Fl 2:8

O que podemos entender com isso é que Jesus durante toda a sua vida como homem, negou-se a si mesmo. 33 anos de renúncia e obediência para o cumprimento do propósito de Deus. Jesus disse: “...eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (Jo 10:10)
Mas ele também disse:
“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” Jo 12:24

Onde estava a vida de Jesus? Na sua morte!

Então lembre-se: Se queremos ver a vida de Deus manifestada em nosso meio, devemos morrer para nós mesmos. Esse é o papel de todo discípulo de Cristo. “Aquele que quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Mt 16:24

Compreendendo o Principio da Cruz

A Cruz é o que vem antes de tudo, inclusive da Crucificação. O Cordeiro de Deus foi imolado antes da criação ser conhecida pelo homem. Pedro diz que fomos comprados pelo sangue antes da fundação do mundo.
“Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”. (1Pedro 1:19-20)
Nós cristãos pensamos que nossa salvação veio do sofrimento de Jesus por nós! Sofrimento não salva, apenas mata!
Nossa salvação não vem da Crucificação, mas da Cruz! A Crucificação é um cenário! A Cruz é o sacrifício eterno que teve na Crucificação apenas o seu cenário histórico e conclusivo!
Quando Paulo diz que só se gloriava na Cruz, ele não nos aponta um espetáculo histórico, o qual ele nunca nem perdeu tempo em “descrever” como evento martirizante e agonizante.
Para ele a Cruz era “o mistério outrora oculto e agora revelado” — com todas as implicações da Graça em nosso favor.

A diferença da Cruz, todavia, é infinitamente maior que a Crucificação. O Sangue que purifica de todo pecado não um líquido; é uma oferta de amor perdoador que existiu como tal ainda antes que qualquer forma de sangue tivesse sido criada. A Crucificação é o Cenário exterior! A Cruz tem que ser a Realidade interior!

A Crucificação revela a maldade humana! A Cruz revela a salvação de Deus!

Quem crê é Justificado e tem paz com Deus. Além disso, já passou da morte para a vida!
Por isso a vida somente se manifesta através da morte, ou seja através da cruz. Se queremos liberar a vida de Deus em nossa própria vida e na vida das pessoas que amamos temos que ter revelação do principio da cruz. O Apóstolo dos gentios teve revelação desta verdade espiritual e diz:
“Levando sempre no corpo o morrer de Jesus (o princípio da cruz Mt 16:24), para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. (2Co 4:10-11)

Qual é a manifestação mais evidente de que a pessoa não está na cruz?
A manifestação do ego é a prova mais latente que a pessoa não está na cruz, ou desceu dela.
O nosso ego é o maior impedimento da vida de Deus se manifestar e de liberar a vida de Deus sobre as pessoas.

Nosso ego soberbo e orgulhoso é também o maior entrave de nosso crescimento espiritual.

Seis Manifestações do Ego


1º O individualismo. Primeiramente o egoísta se manifesta no seu mais evi­dente comportamento, o individualismo. Não podemos ser indivi­dualistas e ainda desejar manifestar a vida de Deus. Precisamos ser solidários com nosso próximo principalmente com aqueles que não conhecem o Senhor. Deus é Pai, é Filho, é Espírito Santo. Veja que Deus sempre nos orienta em sua palavra a viver a vida coletiva e não de maneira individual. Mt 18:20; Sl 133:1.
Exemplos práticos do individualista:
Ø Não presta conta
Ø Vive a margem do mover e agir de Deus
Ø Não relaciona com os irmãos da igreja
Ø Não tem um discipulador
Ø Não tem um discípulo


2º Obstinação. O segundo aspecto do ego é ser obstinado. Obstinação é teimosia. A obstinação nos leva a ter opinião sobre tudo apenas para mostrar que não somos levados por ninguém. O alvo do obstinado não é contribuir com uma opinião, mas apenas deixar claro que ele não aceita aos demais. Isso é ser antagônico.


3º Dominação. A terceira expressão do ego é desejo de dominar sobre os outros, é ser ditatorial. Não tentamos fazer prevalecer nossa opinião nem subjugamos os outros, antes nos sujeitamos a eles em amor. Isso acontece muito na vida de alguns líderes.
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” 1Pe 5:2-3


4º Incapacidade de receber Críticas. A quarta expressão do ego é a incapacidade de receber críticas e tolerar pontos de vista diferentes. Se tenho orgulho de minha opinião eu considero um insulto alguém atrever-se a questiona­-Ia, isso faz com que o egocêntrico seja muito sensível e melin­droso.


5º Atitude interesseira. A quinta expressão do ego é a atitude interesseira. A lei de Gerson, levar vantagem em tudo. É tão preocupado consigo mesmo que nunca tem um momento para as outras pessoas. O egocêntrico é desinteressado e não se preocupa com a situação, a necessidade, com os desejos ou o bem-estar dos ou­tros. Você sabe que tem gente que está na igreja só por conta de seus interesses. Está dentro da igreja porque precisa de alguma coisa, ou porque quer ser beneficiado de alguma forma.


6º Ameaçar Renúncia. A última expressão do ego que gostaria de mencionar é a atitu­de de sempre ameaçar renunciar. Se não ouvem o que ele diz e não dão valor ao que ele pensa, então ele vai partir, vai renunciar. (pessoas que acham que não tem reconhecimento). Muitas pessoas vivem mudando de igreja porque são confrontadas, estão sempre "caindo fora".
Renunciar a essas manifestações é uma maneira de ser cheio do Espírito Santo. Não dá para ser cheio do Espírito se esta­mos cheios de nós mesmos, cheios do ego.


Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder de crer e confessar. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Entendendo a fé...
1. A fé é um espírito (2Co 4:13)
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13
Veja que a fé não é questão de fórmula, mas de espírito. Paulo diz que temos o mesmo espírito de fé de Abraão, Moisés ou Davi. Sendo a fé um espírito, ela é contagiosa e por isso pode se espalhar. Você deve se lembrar do dia em que os doze espias foram enviados para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, eles voltaram e dez deles disseram:
“Não podemos conquistar essa terra. As muralhas são muito largas, os gigantes, muito altos, e nós somos muito pequenos”. Mas dois deles, Josué e Calebe, disseram: “Vamos conquistar a terra, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. Nm 14:9
Toda a nação acreditou nos dez espias e, por causa disso, morreram no deserto; mas, a respeito de Calebe, o Senhor disse que nele havia um espírito difer…

Destruindo os inimigos das nossas orações. Dn 10:12-13. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/08/16

"12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Dn 10:12-13
Por que temos tanta dificuldade para orar?
Eu creio que todos temos ideia de quanto a oração é importante pelo grau de dificuldade que sempre enfrentamos para orar. O nosso inimigo vai lutar de todas as formas para impedir que nossas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que vão tentar invalidar nossas orações, para que a nossa oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover então essas barreiras para o êxito na nossa oração.
Guarde essa verdade: O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você, pois sabem melhor d…

Ore até que algo aconteça! Is 62:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 24/07/16

“6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”  Is 62:6,7
Introdução
Toda ação sobrenatural de Deus é precedida de oração. As chuvas de bênçãos não caem sem que antes nossos joelhos se dobrem. Deus não sarará a nossa terra sem que primeiro seu povo se humilhe e ore fervorosa e perseverantemente. (2Cro 7:14)
Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento disse: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo.”
Muitos cristãos estão vivendo tempos de estiagem e sequidão, porque não oram. Alguém me disse: Pastor Edenir, em minha igreja a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Os irmãos andam muito ocupados para ocupar-se com Deus em oração.
Não pode…