20100103

Ação de graças, atitude que precede a bênção de Deus. Sl 100:1-5; 1Ts 5:18 - Culto de celebração 03/01/10

"1Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra. 2 Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico. 3 Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto. 4 Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. 5 Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração." Sl 100:1-5

“Perseverai na oração, velando nela com ações de graças...” Cl 4:2

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1Ts 5:18

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças...” Fl 4:6

Introdução
Há alguns dias estive conversando com uma vizinha, e fiquei um pouco preocupado com o que ouvi, perguntando a ela sobre como foi o ano de 2009, ouvi a seguinte resposta: “Foi horrível, muito ruim. Nada de bom me aconteceu neste ano!”. Fiquei chocado com essa resposta, por entender que é impossível para um ser humano agüentar tantas frustrações durante todo o ano e ainda continuar vivendo. Será que existem crentes assim??? Espero que não, pois por mais difícil que tenha sido este ano, podemos dizer como disse o salmista no Salmo 100, “...dai-lhe graças e bendizei o seu nome... Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.

Em tudo devemos dar graças...
Pois a vontade de Deus é que tenhamos um coração grato diante dele. Saber que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” é o segredo da vitória em Cristo.

A palavra graça referindo-se à gratidão ocorre 66 vezes no Novo Testamento, sendo:

· 17 vezes nos evangelhos
· 45 vezes nas epístolas paulinas
· 1 vez em Tiago
· 3 vezes em Apocalipse

Não sou numerólogo, mas acho que existem razões para os números na forma como são expostos na Bíblia. O número 66 é um número que aponta para o homem:

1. o homem foi criado no sexto dia
2. a Bíblia tem 66 livros escritos para o homem
3. 666 em Apocalipse é o número da besta, porque faz do homem e seu ego o centro das atenções.

Penso que se podemos ver a palavra “graça” 66 vezes no Novo Testamento referindo-se à gratidão, isso acontece porque Deus está querendo dizer ao homem: “Em tudo seja grato”! 66 é a inteireza da Palavra de Deus escrita para o homem.

A gratidão produz louvor. No céu, a "língua oficial" será o louvor e as ações de graças, disse Marcos Witt, em seu livro “Adoremos”.

Veja que dar graças para alguns é um ato que se pratica somente na alegria ou bonança, mas quantos estão dispostos a dar graças na tristeza e nas lutas, tribulações ou adversidades. Você consegue agradecer...

· por neste ano não ter se casado com quem você queria
· por não ter multiplicado sua célula
· por ter perdido um ente querido
· por ter terminando o ano insatisfeito com seu cônjuge
· por estar aqui neste lugar enfermo
· por não ter atingido seus objetivos
· por ter sido vítima de uma intriga
· por estar liderando uma célula tão complicada
· por não ter recebido aquele aumento
· pelas coisas pequenas

O espírito de gratidão está se apagando dentro da igreja porque não conseguimos ver Deus nas pequenas coisas, e muito menos nas tribulações desta vida. Em tudo daí graças!!!

Porque devemos ser gratos a Deus?

1. Devemos agradecer em reconhecimento por aquilo que Deus fez. Sl 9:1-4

"1Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas (gratidão). 2 Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 3 porquanto os meus inimigos retrocedem, caem e perecem diante de ti. 4 Sustentaste o meu direito e a minha causa." Sl 9:1-4

Reconhecermos seus favores, sua graça derramada não somente durante este ano, mas durante sua vida. De onde Deus te tirou? Agradeça pelo dia da sua conversão. Desde 2005 Deus só tem acrescentado sobre nós. Você antes era tabernáculo das trevas, mas hoje você templo do Espírito Santo, pelo Batismo no Espírito, pelo enchimento do Espírito, Pela Palavra de Deus, etc.

2. Devemos agradecer pelo cuidado de Deus. Sl 22:4; 54:7; 56:13

“Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.” Sl 22:4
“Porque tu me livraste de toda a angústia; e os meus olhos viram a ruína dos meus inimigos.” Sl 54:7
“Pois tu livraste a minha alma da morte. Não livraste também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida?” Sl 56:13

Deus a todo instante nos tem livrado.
· Perigos biológicos (gripe suína).
· Segundo o Ministério da Saúde existem 150 mil motoristas embriagados dirigindo todos os dias no brasil. Sl 91:5
· Perigos psicológicos (depressão). enfermidades

3. Devemos agradecer a Deus porque a gratidão trás contentamento. Sl 126:3

“Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós (gratidão), e por isso estamos alegres (contentamento) .” Sl 126:3

As pessoas mais gratas são as mais felizes. Eu sei que existem motivos para você se entristecer com pessoas e situações, mas será que você pode agradecer por alguma virtude. Tem gente que só reclama e nunca agradece, por isso são pessoas doentes e mal humoradas.
Reclamam da casa, carro, marido, esposa, igreja, célula, pastor, líder, chuva, sol, vento, escasses.
Estes se esquecem que a vida é cíclica. Haverá situações difíceis, desemprego, doença, conflito, “alegrai-vos no Senhor, outra vez te digo alegrai-vos!!! Fl 4:4

Muitas pessoas já fazem parte do plano da salvação de Cristo, mas estão longe de participarem de seu reino “porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo.” Romanos 14.17

A ingratidão tem tornado essas pessoas infelizes, e no Reino de Deus não há lugar para os ingratos, pois a ingratidão é desconsideração pelo que foi feito!!!

As pessoas mais tristes geralmente são as mais ingratas!!!
As pessoas mais contentes são as pessoas mais gratas!!!

4. Devemos agradecer a Deus pois gratidão muda circunstâncias. Jo 6:11; 11:41

“Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos que estavam reclinados; e de igual modo os peixes, quanto eles queriam.” Jo 6:11
“Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste.” Jo 11:41

Deixe-me dizer: A gratidão não pode ser circunstancial, pois na circunstância adversa geralmente não temos disposição para agradecer a Deus.

A Bíblia mostra muitos exemplos onde a gratidão mudou circunstâncias.

· Jesus agradeceu pelos cinco pães e dois peixes. Jo 6:11
· Jesus agradeceu por Jo 11:41

É tempo de agradecer a Deus por tudo o que ele já fez e se preparar para as grandes coisas que estão por vir!

Um comentário:

  1. Paz seja contigo

    A gratidão deve sim fazer parte de nossa vida diarai e em todos os momentos e circunstâncias.

    Excelente exposição sobre o assunto e que possamos ser ainda mais exercitados na gratidão ao nosso maravilhoso Deus.

    Permaneça na Graça e nela frutifiquem

    Seja bemvindo em meu blog e que possa ser edificado na Palavra.

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    nicodemos

    ResponderExcluir

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...