20101122

Uma Geração de Loucos Profetas. 2 Reis 9:11 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 21/11/10

E, saindo Jeú aos servos de seu senhor, disseram-lhe: Vai tudo bem? Por que veio a ti este louco? E ele lhes disse; Bem conheceis o homem e o seu falar.

Introdução

Se nós somos cristãos e cremos que fomos chamados para anunciar o reino de Deus podemos dizer que somos profetas do Senhor para este tempo. Os profetas são levantados para servirem à sua geração, pois quem profetiza faz isso para outros. O nosso chamado é este: Ser bênção na vida de outros! Todos nós temos um chamado profético para abençoar o nosso próximo.

“Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mc 10:45

Essa mesma unção que estava sobre Jesus, também esteve sobre Isaias, podemos ler em Isaias 61:1-2:

“1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes.” Is 61:1-2

Essa unção está sobre nós nestes dias! Como Deus usou profetas nos tempos passados, Deus também está chamando profetas nos dias de hoje, mesmo porque nossos dias se parecem muitos com os dias passados de Israel.

O desejo de Deus sempre foi de abençoar o seu povo, embora este raramente reconhecesse isto. Para expressar a sua vontade no meio de um povo rebelde e incrédulo Deus sempre levantou os seus profetas. É sobre isso que trata o texto de 2Re 9 compartilhado agora a pouco.

A condição de Israel

Houve uma época em que o povo de Israel foi castigado duramente pela sua desobediência. Isso por que um rei chamado Acabe (oitavo rei de Israel) fez aliança com o pecado casando-se com uma mulher chamada Jezabel (princesa pagã, filha de Etbaal, o rei dos sidónios). Essa mulher era a personificação do pecado que se manifestava por meio da rebelião, prostituição, idolatria e feitiçaria. Devido ao pecado de Acabe, Deus permitiu que a Síria cativasse Israel. Este cativeiro trouxe desgraça e fome ao ponto de mães comerem os seus próprios filhos por causa da escassez instalada no meio do povo.

Deus tinha falado com Elias (Profeta da época) que os cães lamberiam o sangue de Jezabel, e o culto a Baal (deus pagão adorado em Israel) seria findado. A palavra dada a Elias dizia que após a morte de Acabe o reinado de Jorão seu filho terminaria. Após isso seria levantado um rei chamado Jeú que exterminaria com toda influência e prática de pecado trazido por Jezabel.

Pra você se inteirar sobre como essa mulher influenciou Israel, Jezabel personifica a Rebeldia, prostituição, idolatria e feitiçaria.

Todas as vezes que você ouvir este nome Jezabel, poderá entender como: Rebeldia, prostituição, idolatria e feitiçaria.

A rebeldia trazia todo tipo de pecado sobre o homem. A rebeldia foi a origem do pecado e derrubou satanás trazendo sobre ele e os seus anjos toda sorte de maldição.

23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. 1Sm 15:23

Quais são os maiores pecados na geração de homens, mulheres e jovens nos dias de hoje?

Rebeldia, prostituição, idolatria e feitiçaria!

Ainda assim Deus decidiu restaurar seu povo, mas todo este processo de restauração não poderia realizar-se sem a cooperação dos profetas.

Porque Deus se manifesta na terra por meio de seus profetas.

A palavra profeta significa “Porta voz”. Nós hoje somos os porta-vozes de Deus. Somos os embaixadores do reino de Deus que vamos destronar Jezabel nos dias de hoje. (Mt 5:9)

Como eu disse a pouco, na época de Acabe e Jezabel, Elias deveria cooperar com Deus, pois recebeu do Senhor a responsabilidade de ungir Elizeu como discípulo e profeta, Hazael como rei da Síria e Jeú rei sobre Israel. 1Re 19:15-16

15 Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria. 16 E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar.

Jeú seria o futuro rei de Israel que representaria a nova geração de adoradores que Deus estava levantando que não faria aliança com o pecado. Podemos dizer que essa geração somos nós!

Deus quer levantar “Jeús” nos dias de Hoje!

Elias não pode cumprir todo o propósito!

Elias ungiu Eliseu (1Re 19:19), mas não fez tudo o que Deus pediu, e Eliseu também não completou essa obra. Mas este mandou que um jovem profeta ungisse Jeú.

Aprendemos aqui uma grande lição: Precisamos fazer discípulos para que continuem o que começamos! Não sabemos até onde iremos, mas sabemos que outros podem continuar esta obra. São os nossos discípulos! São os profetas de amanhã! Você tem um discípulo? Qual é o nome dele?

“Ide e fazei discípulo...” (Mt 28:19)

Talvez você ainda não tenha um discípulo, e isso talvez seja uma conseqüência de você próprio não ser um discípulo, não ter um discipulador, um profeta sobre você.

Você é um discípulo de profeta? Só pode fazer discípulos quem é discípulo.

Elias e Eliseu não conseguiram cumprir toda orientação de Deus, mas Eliseu enviou um discípulo filho de profeta, e este completou a obra de Deus.

Para saber se somos ou se temos características de um discípulo de profeta leiamos o texto de 2Re 9:1:13

Como era o nome deste jovem profeta? A Bíblia não diz o nome deste jovem profeta para que você o nomeie com o seu nome. Nós somos a geração de adoradores que vai levantar “Jeús” para destruir Jezabel e o seu reinado de pecado. Observe bem, este jovem profeta não tinha nome mas tinha algumas características. Essas características precisam ser tomadas como exemplo por cada um de nós.

Vamos ler o texto de 2 Reis 9:1-13 para entendermos melhor as atitudes deste jovem:

1.ENTÃO o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas e lhe disse: Cinge os teus lombos, e toma esta almotolia (vasilha) de azeite na tua mão, e vai-te a Ramote-Gileade; 2. E, chegando lá, vê onde está Jeú, filho de Josafa, filho de Nimsi: e entra, e faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o à câmara interior. 3. E toma a almotolia de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, e foge, e não te detenhas. 4. Foi, pois, o mancebo, o jovem profeta, a Ramote- Gileade. 5. E, entrando ele, eis que os capitães do exército estavam assentados ali; e disse: Capitão, tenho uma palavra que te dizer. E disse Jeú: A qual de todos nós? E disse: A ti, capitão! 6. Então se levantou, e entrou na casa, e derramou o azeite sobre a sua cabeça, e lhe disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel. 7. E ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue o sangue dos meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor, da mão de Jezabel. 8. E toda a casa de Acabe perecerá. Destruirei de Acabe todo o varão, tanto o encerrado como o livre em Israel. 9. Porque, à casa de Acabe, hei-de-fazer como à casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como à casa de Baása, filho de Aías. 10. E os cães comerão a Jezabel, no pedaço de campo de Jezreel; não haverá quem a enterre. Então abriu a porta e fugiu. 11. E, saindo Jeú aos servos de seu senhor, disseram-lhe: Vai tudo bem? Por que veio a ti este louco? E ele lhes disse; Bem conheceis o homem e o seu falar. 12. Mas eles disseram: É mentira; agora faze-no-lo saber. E disse: Assim e assim me falou, dizendo: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. 13. Então se apressaram, e tomou cada um o seu vestido, e o pôs debaixo dele, no mais alto degrau: e tocaram a buzina, e disseram: Jeú reina!

Este profeta não tinha nome, mas foi chamado de louco, vejamos esntão algumas características desse Louco Profeta:

1. O louco profeta era um discípulo. (v. 1-4)

“Depois o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos, toma na mão este vaso de azeite e vai a Ramote-Gileade; 2 quando lá chegares, procura a Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi; entra, faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o para uma câmara interior. 3 Toma, então, o vaso de azeite, derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, foge e não te detenhas. 4. Foi, pois, o mancebo, o jovem profeta, a Ramote- Gileade.

Você é um discípulo? Tem cobertura de um discipulador. Quem é o seu manto profético. Se você quer ungir Jeú, você precisa entender que você precisa de um manto profético. Eliseu deu uma ordem e esta ordem foi seguida a risca. Mas antes como já vimos, Eliseu foi discípulo de Elias. Até que ponto você está disposto a seguir a ordem do seu manto profético. Para ser um “Louco Profeta” você tem de estar debaixo da cobertura de um profeta. A rebeldia e independência não permite que o homem seja um verdadeiro profeta.

Cuidado com os passos de independência. Eliseu, Josué, Pedro, Tiago, João, Paulo, só fizeram a diferença onde viveram porque foram discípulos.

2. O louco profeta Cingiu os lombos. (v.1b)

Cinge os teus lombos...”

Efésios 6:14 diz: “14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”. Sem verdade você não pode levantar “Jeús” nos dias de Hoje. Verdade fala de transparência. Saiba de uma coisa não podemos esconder nada do Senhor nem dos nossos irmãos. Leia 2Cr 16:9, Sl 33:18; 139:1-16, Tg 5:16

Transparência, luz. Até que ponto você está vivendo em clareza???

Vista-se com a verdade! Quem é a verdade? Jesus! (Jo 14:6) A verdade e você se misturam? Você é um com Jesus? Se você é uma pessoa mentirosa ou de meias verdades, cuidado! A sua farsa pode estar chegando ao fim! Sua filiação está prestes a ser descoberta. (Jo 8:44)

Não podemos servir a Deus com meias verdades!

Pessoas que tentaram servir a Deus com meias verdades:

Ananias e safira. (At 5:1-11); Sansão (Jz 16:1-22); Davi (2Sm 12:1-12); Saul (1Sm 15:1-23).

3. O louco profeta levou consigo o Azeite. V1c

e toma esta almotolia (vasilha) de azeite na tua mão...”

“Não vos embriagueis com o vinho onde há devassidão mas enchei-vos do Espírito (óleo).” (Ef 5:18)

Antes de cumprir a ordenança de evangelizar o mundo, Jesus deu ordem aos discípulos para que ficassem em Jerusalém para receber o azeite o Espírito Santo. O óleo também fala de cura, pois este era uma das finalidades do óleo. A palavra que sai da tua boca é uma palavra ungida ou sua palavra é seca, desprovida de vida? Suas obras são de fato obras ungidas? Ou tudo o que você faz é viver em atrito com as pessoas. Tem gente que sempre está se metendo em confusões, sempre está em atrito com alguém, sempre se arranhando com outros. Falta óleo!

“Bem-aventurados os pacificadores os cheios de óleo, porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mt 5:9

Quem vai com o Espírito Santo, segue adiante e não se deixa levar por confusões, desânimos e assolações. Não se preocupa com o complexo de inferioridade ou melindre. Veja a vida de Jefte, filho de uma prostituta. Deixado pelos seus irmãos tinha tudo para desistir da vida. Este foi alguém que lutou e foi adiante na libertação de Israel. Nós somos um tipo de Jabez que orou e pediu a misericórdia de Deus e recebeu o que pediu.

“Em todo o tempo sejam alvos os teus vestidos (Ef 6:11a), e nunca falte o óleo (Espírito Santo) sobre a tua cabeça.” (Ec 9:8)

Roupas brancas sujam com facilidade. Qualquer mancha se percebe ao longe. Dá mesmo a impressão que não há asseio. Entretanto a recomendação é para que em todo o tempo nossas roupas sejam brancas. É a condição de vida, comportamento da pessoa neste mundo. Qualquer ação que denigra os bons costumes, induzam ao pecado ou comprometa sua condição de gente de bem. Essas coisas mancham a roupa branca! Como passar por esta vida sem manchar a roupa? Impossível! Mas ao manchá-las, deve levá-las a "lavanderia". Jesus é o lavandeiro que tira todas as manchas e marcas perdoando pecados de um comportamento inadequado.

O profeta que de fato está pronto para a tarefa de profetizar está com sua cabeça cheia de óleo. Seus pés tocam essa terra poeirenta, mas sua cabeça está no céu.

Honre a unção de Deus que está sobre a sua vida e use-a para edificar o Reino proclamando sobre os “Jeús” dessa Terra! O óleo, a unção, te capacita a fazer a obra de Deus. Ela te enche de autoridade para ministrar e para exercer o seu ministério! Não confie nos seus dons e talentos, confie na unção de Deus que está sobre a sua vida! Siga como um louco profeta cheio da unção de Deus, cheio do óleo do Espírito Santo e que “nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

4. O louco profeta enxerga o potencial e investe em homens comuns. V5

E, entrando ele, eis que os capitães do exército estavam assentados ali; e disse: Capitão, tenho uma palavra que te dizer. E disse Jeú: A qual de todos nós? E disse: A ti, capitão!

Jeú estava como todos os demais capitães, e o Profeta Louco levantou um homem comum para mudar o rumo daquela nação. Jeú estava lá como todos os demais. A Bíblia não fala que Jeú era o mais bonito ou capaz, por essa razão, os comuns da sua célula, da sua família, na sua escola ou trabalho estão esperando um “Profeta Louco” para profetizar sobre eles. Muitos “Jeús” estão escondidos debaixo do caos esperando um “Profeta Louco” para se levantarem.

Antes do profeta chegar Jeú era só um entre os demais, mas agora depois da visita do profeta, Jeú tornou-se um rei para a libertação de toda uma nação.

Veja o que diz Isaias 65:8:

“Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele; assim farei, por amor dos meus servos, para que os não destrua a todos.” Is 65:8

O SENHOR diz: “Quando alguém encontra algumas uvas cheias de suco numa parreira, diz: ‘Não vamos destruí-las, pois o vinho que fizermos com elas será uma bênção para nós.’ Assim também, por amor dos meus servos, eu não destruirei todo o meu povo. L.H.

Assim diz o Senhor: "Quando ainda se acha suco num cacho de uvas, os homens dizem: ‘Não o destruam, pois ainda há algo bom; assim farei em favor dos meus servos; não os destruirei totalmente. NVI

Alguns produtores de vinho produzem vinhos caros que pode chegar a R$ 20,000.00 a garrafa. Isso tudo a partir de um cacho de uva comum.

Deus enxergou valor em você, e quando você era ainda uma pessoa comum. Nós precisamos ver os Jeús de nossos dias.

Davi enxergou um grande exercito em homens comuns e problemáticos. (1Sm 22:1-2), por Ter essa visão conseguiu adiante e livrar a Queila, uma cidade de Judá. (1Sm 23:5). Davi conseguiu enxergar em um monte de homens problemáticos grandes guerreiros, Sinceros (1Sm 23:3) e fiéis.

Ananias não quis ver em Saulo um grande homem (At 9:13), mas Deus abriu a sua visão. Para muitos, Saulo era um farizeu perseguidor, mas para alguém possuidor de uma visão transformadora Paulo era um vaso escolhido! (At 9:15)

Paulo enxergou em Timóteo o seu “filho na fé”, um grande discípulo e companheiro que posteriormente morreria como mártir em Éfeso.

Jesus enxergou em Maria Madalena uma grande evangelista. Uma entre as demais prostitutas, endemoninhadas. Ela foi onde os discípulos não foram. Quem falou da ressurreição para os discípulos?

E você? Está enxergando o vinho novo nos que andam com você?

Não olhe as aparências, pois Deus vai levantar “Jeús” no nosso meio. (1Sm 16:7)

5. Os louco profeta fugiu do padrão da normalidade v.11

Por que veio a ti este louco? v.11

“Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.” 1Co 1:27

Loucura é fazer aquilo que foge do padrão de normalidade, se todos penteiam o cabelo para baixo, o louco penteia para cima. Anda na contra mão do mundo. Rm 12:1-2

Uma das definições da palavra loucura é “grande extravagância”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...