20101227

Finanças à luz da Bíblia. Ml 3:6-10 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 26/12/2010

6.Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 7.Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 8.Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9.Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. 10.Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. 11.E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12.E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. Ml 3:6-10

Existem muitos irmãos novos entre nós e por isso precisamos sempre falar e reciclar alguns assuntos. No mês de Dezembro estamos ministrando sobre finanças à luz da Bíblia. Alguém pode pensar: “Se os pastores estão falando sobre dinheiro, certamente irão pedir oferta, Dízimo, ou algum voto especial.” Veja bem, quando um pastor prega sobre o Espírito Santo, é normal que se faça um apelo para as pessoas receberem o Espírito Santo. Se alguém prega sobre salvação, faz-se o apelo para que as pessoas sejam salvas.

Sendo assim, queremos fazer um apelo a você que crê na palavra viva de Deus, para que você faça uma oferta especial de início de ano. No segundo domingo de Janeiro, dia 08, nós estaremos entregando a nossa oferta sacrificial. Essa oferta será uma semeadura oferta baseada em Mc 4:20 que diz:

“Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.” Mc 4:20

Por que falar sobre dinheiro agora?

Devemos falar sobre o assunto dinheiro pois é uma necessidade coletiva. Precisamos falar de finanças à luz da Bíblia pois precisamos de resposta nessa área. Precisamos falar de finanças também porque pra fazer a obra do Senhor precisamos de recursos e os recursos estão nas nossas mãos.

Por isso Deus disse a Moisés:

“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.” Ex 25:1-2

Ao ministrar pra você hoje eu me sinto a vontade, pois a vontade de Deus tem se manifestado aqui.

Alguns ainda não tiveram entendimento sobre sua responsabilidade. A maior parte da igreja não tem encargo financeiro, pois em média 1/3 dos irmãos são cooperadores de fato no que diz respeito a dinheiro.

A maior parte das pessoas está com seus olhos fechados e ouvidos tapados para a verdade da palavra a respeito de suas finanças. Pra você ter uma idéia, um de nossos líderes esse dias me procurou para perguntar se o dízimo é do líquido ou do bruto.

O Dízimo (10%), é de tudo, é deve ser devolvido ao Senhor. Não é dar e nem pagar, mas sim devolver. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.” Lv 27:32

“Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos.”Pv 3:9

Eu devolvo 10% para Deus e Ele me confia os outros 90% para que eu administre.

Quando fazemos isso, a bênção de Deus vem sobre nós. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Bênção é aquilo que vem de Deus para nós. É Deus trabalhando em nosso favor. Quando não agimos assim somos amaldiçoados, “Com maldição sois amaldiçoados” e por mais que você trabalhe, ganhe dinheiro, sempre estará apertado. “Se o Senhor não edificar a casa em vão vigia a sentinela.” Sl 127

A vontade de Deus é que seus filhos sejam abençoados. E eu pergunto a você: todos os Crentes são abençoados financeiramente? Seguramente todos crentes são abençoados financeiramente. O problema é que alguns crentes saem da posição da bênção e entram na posição da maldição.

10% nas mãos de Deus é bênção sobre os outros 90%.

10% na mão do infiel é maldição sobre os outros 90%.

Alguns dizem: Se eu der esses 10% vai me faltar, mas continuam apertados, com restrição no nome, comprando e financiando em nome de terceiros.

Para você que não tem dizimado, o dízimo não é um pedido e sim um mandamento. Se você crer nessa palavra você verá um milagre de Deus nas suas finanças.

Se estiver disposto a obedecer, não importa qual a missão que o Senhor lhe confiar, você conhecerá no dia-a-dia a sua provisão. Sua vida terá um novo "gerente financeiro", o mais leal e competente que se poderia desejar.

Se você crer em Deus e tornar-se fiel, saiba que Deus nos dará experiências tremendas.

O dízimo é diferente da oferta.

Dízimo é proteção contra o devorador, é um seguro do céu. Todavia, isso não significa que você não sofrerá ataques do diabo. Caso isso aconteça, fique tranqüilo pois o Salmista disse: Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.” Sl 37:25

Se o dízimo é para proteção, a oferta é para prosperidade. Quem devolve o dízimo não da nada, pois o dízimo é do Senhor, mas quem oferta dá ou investe de si mesmo para colheita.

Dízimo é lei, temor e mandamento, oferta é graça, amor e relacionamento.

O dízimo mostra a nossa fidelidade, mas nossa oferta manifesta o nosso amor. O dizimo é lei a oferta é amor

O dízimo é responsabilidade e oferta semeadura (2Co 9:6), por tanto a oferta deveria ser maior do que o dizimo.

Não podemos semear dízimo e nem devolver oferta. Alguns têm colhido pouco porque só dizimam.

Porque devemos devolver o dízimo.

1º Porque Deus ordena. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.” Lv 27:32

Na época do velho e novo testamento a sociedade vivia basicamente da agricultura e pecuária. Hoje somos uma sociedade industrial e comercial. Porque somos obedientes devolvemos o dízimo do Senhor.

2º Jesus era dizimista. Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Mt 5:17

Ele veio para cumprir a lei e cumpriu toda a lei, então ele dizimou.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.Mt 23:23

Jesus não reprime o dizimista mas repreende a omissão misericórdia. É estranho dizer que o dizimo não é do Novo Testamento.

3º O dízimo me lembra que tudo que tenho foi dado por Deus. “Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. Dt 8:18”

Deus é quem nos dá força para adquirir riquezas. Antes de fazer algo é Deus quem prepara.

4º O dízimo expressa gratidão a Deus. “Cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido.” Dt 16:17

“Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?” Sl 116:12.

5º Deixar de dar o dizimo é roubar a Deus. Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.” Ml 3:8

Se alguém pede oração por sua empresa, mas não dizima, prefiro orar para que esse empresário se converta. Não adianta orar pelo ladrão, pois quanto mais ele enriquece mais a margem do agir de Deus ele estará. Sempre será um marginal na fé. O verbo roubar conjugado em Ml 3:8 é o mesmo de Jo 10:10 (O ladrão veio para roubar...)

6º o dízimo libera bênção sem medida. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Ml 3:10

7º o dizimo é proteção contra o diabo. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Ml 3:11

Não adianta orar para o espírito devorador sair de sua vida, ele só sairá quando você dizimar.

Joel profetizou numa época de grande devastação em toda a terra de Judá. Uma enorme praga de gafanhotos havia arruinado a zona rural de toda a vegetação, destruindo até as pastagens tanto das ovelhas como do gado, até mesmo tirando a casca das árvores de figo. “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” Jl 1:4

Essa praga de gafanhotos são tipos de demônios divididos em quatro 4 grupos: Cortadores, Migradores, Devoradores, Destruidores.

Agora veja duas coisas interessantes:

1º Deus enviou a praga de gafanhotos. “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.” Jl 2:25

2º Na promessa de restituição, Deus não impede a ação do devorador, pois ele só sairá com a devolução do dízimo.

Desculpas pra não entregar o dízimo.

1ª O dinheiro é meu. “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” Sl 24:1

2ª Dizimo do meu jeito. Essa é a desculpa de alguns irmãos que gostam de dizimo no anonimato. Nossa vida tem de ser testemunhal. Quem quer privacidade demais tem coisa pra esconder. Jesus orou com discípulos e orou em secreto. Se você quer crescer não se esconda, não faça nada anonimamente, pois o anônimo não exerce influência e fomos chamados para influênciar. Ex: Quando compramos um carro ou uma casa estamos investindo em bens e queremos mostrar o que Deus está fazendo, porque em relação ao dízimo queremos ficar escondidos.

Por isso temos uma lista de dizimistas no quadro de avisos e também envelopes identificados com os nomes dos dizimistas.

3ª Deus ama quem dá com alegria, como eu não me sinto alegre prefiro não dar.

A obediência não está relacionada a sentimentos emocionais, mas a decisão decorrente de fé. Quem age assim é do tipo: Se estou chateado não vou pro culto. Se me frustrei com determinada pessoa não lidero mais a célula. Se meu líder pisou na bola, não ando mais com ele.

4ª Eu não confio na honestidade dos pastores por isso eu não contribuo.

Existem muitas pessoas fazendo coisas erradas, estamos cientes disso. Os governantes por exemplo, muitos são desonestos, mas ainda assim você continua pagando seus impostos. Isso não tem haver com a autoridade e sim com a consciência. Você não dá pra homem e sim para Deus.

Outra coisa, quem é desconfiado não é confiável. Você sempre julga os outros tomando a si próprio por base. Os justos são mais facilmente enganados, enquanto que ímpios são mais prudentes. Lembre-se é melhor ser vítima do que vilão. Ande com coração desarmado e seja abençoado.

5ª Eu gostaria de ofertar mas eu não tenho dinheiro.

Ofertar é luxo pro rico mas é previlégio para o pobre. Para o rico dar uma oferta é coisa pouca, mas para o pobre é sacrifício e isso atrai os céus. São os pobres que tem oportunidade de manifestar a é. É mais fácio um camelo passar no fundo de uma agulha...

Muitos dizem que não podem dar, mas isso é que eles não conseguem dar confortavelmente. Oferta genuína implica em algum desconforto. Quanto mais dolorida a oferta maior a recompensa. Se você está no nível de suar sangue na hora de ofertar, tenha certeza grande é o vosso galardão. A medida da glória depende da medida do desconforto.

6ª Eu estou cheio de dívidas por isso não posso dizimar ou ofertar.

Eu sei que você está acostumado a dizer: É melhor dever pra Deus do que pra homens. Mas a verdade é que os homens não tem muitos meios para cobrar mas Deus sempre recebe aquilo que lhe pertence. O dízimo que você não devolve, é subtraído no acidente de carro, aumento de contas de luz ou água, enfermidades etc.

7ª Eu quero ofertar mas meu orçamento está apertado. 2Co 8 Irmãos da macedônia.

Eu sou jovem e não trabalho. Mas é privilégio de todo filho de Deus não depende de idade e renda. O jovem entregou cinco Paes e dois peixes. Os maiores exemplos de generosidade é de ente pobre

8ª O dízimo é para os judeus porque faz parte da lei.

Abraão entregou o dízimo a melquizedeque, isso foi antes da lei (Hb 7:8). Jesus disse que não veio revogar alei mas para cumpri-la.

O padrão da graça é mais excelente doq eu o da lei.

Lc 3:11 – João batista requereu 50% “Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo.” Lc 3:11

Jesus requereu 100% do jovem rico. “E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. “ Mc 10:21

Os cristão estão debaixo da graça e não da lei. A graça existe para nos capacitar a cumprir a lei. Graça não é provisão para desobedecer

9ª Deus não precisa de dinheiro.

É verdade, mas sua obra aqui na terra, sua igreja e ministros sim. Além do mais, Deus te da oportunidade de ser abençoado.

10ª Cada um deve cumprir segundo propôs no coração

Isso não dá margem para a negligência, avareza e egoísmo.

Algumas orientações

1º Não guarde o seu dízimo.

2º Não administre o seu dizimo devolvendo em qualquer lugar. Devolva seu dízimo em sua igreja local. Fazer parte de uma congregação e não dizimar na mesma, é como um homem casado que da dinheiro para outras mulheres.

3º Dê o dizimo antes de fazer qualquer pagamento.

4º O dízimo tem de ser de tudo.

5º Se você parou de dar o dízimo acerte a sua vida.

6º Nunca venha de mão vazias diante de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...