20110711

3 razões porque é pecado ficar ofendido. Rm 13:8; Hb 12:1. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 10/07/11

“A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” Rm 13:8

“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem...” Hb 12:15

A ofensa é algo com o qual nós vamos ter que lidar durante toda a nossa vida até Jesus voltar. O próprio Jesus diz que: É impossível que não venham tropeços (escândalos), mas ai daquele por quem vierem!” Lucas 17:1

Ou seja, Jesus está dizendo que tanto a pessoa que se deixa ofender como aquele que ofende, os dois estão agindo de maneira errada. O que se deixa ofender ficou amarrado pelo diabo, e aquele que ofende fez o papel do verdugo ou carrasco do diabo.

As ofensas fazem parte da vida de todo homem e a questão não é se você foi ofendido ou se não foi ofendido, se uns foram mais ou menos ofendidos que outros, a questão não está ai, a questão é: O que é que você vai fazer numa situação dessas.

Porque todos sofrem esse tipo de ataque, todos enfrentam mal entendidos, emoções feridas acontecem com toda a gente, mas a questão é: O que é que você vai fazer num momento desses. Sua atitude fará a diferença entre a vitória e o fracasso, entre ficar amargurado ou ficar livre das ataduras de satanás. Porque a ofensa é uma armadilha de satanás para nos amarrar.

Quando as nossas emoções são feridas, a ofensa vem bater à porta e nunca vem sozinha, traz toda a sua trupe. Traz a mágoa, traz o rancor o ressentimento e a murmuração. Murmuração por quê? Porque a pessoa ofendida não fica calada; a pessoa ofendida perde o controle da sua língua; a pessoa ofendida fica privada da graça de Deus; a pessoa ofendida fica impedida de receber de Deus e é ai que o diabo a quer colocar. A pessoa ofendida geralmente é uma pessoa que ainda não perdoou. E se ainda não perdoou não pode receber perdão, não está em posição de receber de Deus.

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” Mt 6:14-15

Existem muitas situações que nos ofendem ou nos fazem sentir ofendidos. Uma delas é quando somos exortados. Um exemplo disso é o que nos escreve o escritor aos Hebreus. Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza...” Hb 12:11ª

Outra situação é quando somos caluniados, difamados, perseguidos. Quanto a essas situações, Jesus disse que elas devem nos alegrar, pois nos servem para o nosso crescimento.

A falta de reconhecimento, também nos soa como ofensa. Às vezes pensamos... “Porque minha esposa não me comunicou sobre tal decisão?”, “Como ele pode decidir sem falar nada comigo?”, “depois de tudo o que eu fiz...”

Independente das razões que você tenha guarde essa verdade: Ficar ofendido é pecado!

Americanos abrem mão da ofensa

Nos Estados Unidos é uma virtude muito grande perdoar e não ficar ofendido. No meio dos americanos ficar ofendido é uma atitude reprovada, e os que assim se comportam são vistos como pessoas imaturas. Aqui no Brasil parece que é ao contrário, as pessoas enxergam como virtude ficar ofendido. Os adeptos do “ofendismo” dizem: “Eu não posso aceitar isso!”, “Isso não vai ficar assim!”.

Precisamos aprender que a cultura certa é a cultura Bíblica.

Outras razões porque as pessoas se ofendem?

· Por não serem ouvidas;

· Por não serem reconhecidas;

· Por não serem participadas;

· Por se sentirem injustiçadas;

· Por se sentirem humilhadas;

· Por serem traídas;

· Por não serem valorizadas;

· Por não serem consultadas;

Mas principalmente por serem ingratas. Deixe-me explicar: Se você for ofendido por um estranho, isso vai te deixar triste? Dificilmente. Quando alguém que você nunca viu ou ouviu falar te calunia, você fica chateado? Claro que não. Agora veja que as pessoas que nos conseguem chatear e ofender são os mais íntimos, geralmente são as pessoas com quem caminhamos, e veja bem; quantas alegrias essa pessoa já te proporcionou? Quantos momentos de bênção você já viveu com essa pessoa? Agora os praticantes do ofendismo são ingratos e apagam tudo de bom que já aconteceu. A ingratidão é uma arma contra as nossas vidas. Precisamos aprender com Jesus a lidar com a ofensa.

Dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, discutiram e um deu uma bofetada no outro. O outro, ofendido, sem nada poder fazer, escreveu na areia: "Hoje, meu melhor amigo me deu uma bofetada no rosto." Seguiram adiante, e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado e ofendido começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um canivete e escreveu em uma pedra: "Hoje, meu melhor amigo salvou minha vida." Intrigado, o amigo perguntou: Por que, depois que te ofendi, escreveu na areia, e agora, que te salvei, escreve na pedra? Sorrindo, o amigo respondeu: Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever onde o vento do esquecimento e o perdão se encarreguem de apagar. Quando nos acontece algo grandioso, devemos gravar isso na pedra da memória do coração onde vento nenhum, em todo o mundo, poderá sequer borrá-lo. Onde você tem gravado as suas frases?

O comportamento errado ou as ofensas dos outros não devem ficar retidas em nosso coração. Aquilo que o ofende somente o enfraquece. Se estiver procurando ocasiões para ficar ofendido, você as encontrará a cada oportunidade. Este é o seu ego operando, convencendo-o de que o mundo não deveria ser assim.

Ofensa retida, contamina outros!

Quando nós somos ofendidos, geralmente levamos essa ofensa a mais alguém, não queremos carregá-la sozinho. Queremos que os outros sejam solidários com o nosso ponto de vista. E procuramos agregar adeptos ao “ofendismo”, associados do nosso lado que nos defendam, que nos dêem as pancadinhas nas costas e digam: "Pois é, realmente o outro foi injusto, malvado... você é que tem razão...”

Mas olhe o que eu lhe vou dizer: As pancadinhas nas costas e a concordância dos outros com a nossa ofensa não curam as nossas feridas.

É muito importante compartilhar suas dores para oração e cura, mas publicar isso com espírito de melindre a auto-comiseração é uma grande armadilha.

“O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afastam amigos íntimos.” Pv 17:9

A ofensa nos coloca em uma Prisão

Continua...


Um comentário:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...