20110701

O diabo como guia turístico. Disc. Vinicius Cano - Culto de Celebração - 26/06/11


O diabo o levou a um monte muito alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e seu esplendor” (Mateus 4:8)

Introdução

Se há um guia turístico que não merece a menor confiança, este não é outro senão o diabo.

Ele mostra o que quer mostrar. O que é de seu interesse. O que lhe traz vantagem pessoal. O diabo sabe desconversar, sabe despistar, sabe desnortear.

Segundo a palavra ele é até capaz de cegar “o entendimento dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4).

Gostaria de compartilhar algumas coisas que o diabo faz questão de nos apresentar e esconder as conseqüências das nossas decisões.

1. O enganador mostra a árvore do conhecimento do bem e do mal.

· Aponta para o seu fruto, mas tira da memória a palavra anteriormente proferida por Deus, de que se o homem comesse aquele fruto certamente morreria (Gn 2.16-17; 3.1-7).

· Talvez Deus te falou algo e você entrou por outro caminho.

2. O enganador mostra a Davi, num relance, a esposa de um general.

· Ele mostra ela nuazinha, tomando banho, e desperta nele uma vontade incontrolável de se deitar com ela, mas esconde do pobre homem o grande sofrimento e o arrependimento que o rei teria em seguida (2Sm 11.1-12.25).

· O enganador mostra ao jovem carente de juízo, a cama arrumada e perfumada da linda mulher adúltera cujo o marido está viajando, mas não deixa o rapaz saber que ele é “como o boi que vai para o matadouro” ou “como a corsa que corre para a rede até que a flecha lhe atravesse o coração” (Pv 7.1-27).

3. O enganador mostra o argueiro que está no olho do outro.

· Mas não deixa você ver a trave que está em seu próprio olho (Mt 7.3).

4. O enganador mostra a porta larga e o caminho espaçoso.

· A quantidade enorme de pessoas que entram por ela e a pesquisa de opinião pública que é favorável a esta via, de forma esmagadoramente contrária à porta estreita e ao caminho apertado, mas não revela que o caminho espaçoso conduz à perdição total e irreversível (Mt 7.13-14).

5. O enganador mostra que não compensa guardar puro o coração.

· Porque os maus prosperam mais do que os bons, mas faz segredo da justiça de Deus que, se não galardoa o justo nesta vida, há de dar-lhe salvação eterna e galardão eterno (Sl 73 1-28).

6. O enganador mostra a leve e momentânea tribulação a que estão sujeitos os seguidores de Jesus.

· Mas nem sequer faz referência ao eterno peso de glória, acima de toda a comparação que lhes há de acompanhar (2Co 4.17).

Conclusão

Jesus disse a esse guia maligno:

“Retira-te satanás,” Mateus 4:10

Em sua peregrinação por este mundo, tome cuidado para não contratar o pior guia turístico de todos os tempos. Jesus mandou que ele se retirasse de sua frente.

Faça você o mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...