20110807

Os sete sinais de morte na vida do crente. 1Co 15:26; Fl 1:21 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 08/08/11

Os sete sinais de morte na vida do crente. Texto 1Co 15:26; Fl 1:21.

“O último inimigo a ser destruído é a morte.” I Co 15:26

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Fl 1:21

Viver para Cristo tendo uma vida cristã sadia é viver entusiasmado com a vida sendo fervoroso no fogo do Espírito. Todo cristão declara estar vivendo para ou em Cristo, mas sabemos que muitos são frios, apáticos e indiferentes. O que está acontecendo com o povo de Deus?

Existe uma grande quantidade de crentes enfraquecidos, desanimados e sem fé, alguns destes irmãos tornaram-se até mesmo tolerantes com o pecado. Não se preocupam com a vida espiritual e sente no coração o desejo de abraçar as coisas do mundo, junto com as coisas da igreja. Isso é muito ruim! Jesus nos advertiu que ninguém pode servir a dois senhores. Mt 6:24

A vida cristã de muitos se resume a irem para a igreja somente aos domingos e para a célula durante a semana, e ainda assim não conseguem prestar culto com o coração inteiramente voltado para o Senhor. A verdade é que estes estão morrendo lentamente! No sentido espiritual a morte avança quando aos poucos nos afastamos de Deus.

A orientação de Deus para seus filhos continuarem firmes na fé é:

Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.” Tg 4:8

“Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Pv 4:27

Não temos a real percepção dos muitos caminhos que andamos, e às vezes achamos que estamos bem, mas a Bíblia diz que: Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.” Pv 14:12

Infelizmente hoje, muitas pessoas já não lutam por uma vida espiritual avivada, nem tampouco se importam em melhorar o seu relacionamento com Deus. Falam mentiras, palavras torpes, não querem abandonar os costumes deste mundo, já não são mais misericordiosos e nem benignos, não se envolvem com o trabalho da igreja. Nem percebem que o tempo para se conquistar nosso galardão está se esvaindo, pois o próprio Jesus disse: Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.” Ap 22:12

Uma das promessas que evidenciariam o retorno de Cristo é a de que nos últimos dias, o amor de muitos se esfriaria. e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mt 24:12

Mas se descobrirmos alguns sinais de morte em nossas vidas, podemos buscar a cura para voltarmos ao primeiro amor. A Bíblia nos fala de muitos sinais de Morte Espiritual; hoje eu gostaria de mencionar 7 deles.

Vejamos então quais são esses sinais:

OS SETE SINAIS DA MORTE NA VIDA DO CRENTE

1º - O SILÊNCIO. At 1:8

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.” At 1:8

Apocalipse 4:8 nos fala de anjos que estão adorando o Senhor de dia e de noite dizendo: “Santo, Santo, Santo.”

“...no sepulcro (silêncio), quem te dará louvor? Salmos 6:5

No céu não há silêncio. Aquele que está vivo não deve se cansar de glorificar a Deus, pois como nós vemos, no céu existe adoração constante de dia e de noite. Somos seres relacionais, e quando há silêncio duradouro entre o homem e Deus e entre os irmãos, então há de fato um sinal de morte. Glorificar a Deus e bradar seu Santo e Poderoso nome é um sinal de vida.

O silêncio também pode se manifestar te impedindo de compartilhar a vida de Deus aos perdidos e oprimidos do diabo. Não compartilhar com seus líderes ou irmãos das dificuldades se isolando é também igualmente perigoso e certamente têm levado muitos à morte.

Veja o que diz Tiago: Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.” Tg 5:16

Maridos que silenciam diante de suas esposas estão introduzindo morte em seus casamentos. Uma pesquisa descobriu que casais bem sucedidos em seus casamentos gastam pelo menos 7 horas de diálogo por semana.

O primeiro sinal de vida percebido por Ezequiel no vale de ossos secos foi um ruído. “Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso.” Ez 37:7

2º - A FRIEZA Rm 12:11 -

“não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor...” Rm 12:11

“Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mt 6:21

Este sinal de morte na vida do crente pode ser também chamado de indiferença. Os cultos, células, eventos como encontro com Deus e outros, já não entusiasmam mais o crente que está frio. As mensagens que você ouve, já não são mais guardadas no coração. A frieza também pode ser percebida quando as coisas referentes a Deus e a igreja são menos importantes que as coisas do mundo. Muita disposição para o futebol e entretenimento, mas pouca ênfase nos cultos e eventos da igreja. Se a sua fome por Deus tem diminuído no decorrer dos dias, meses ou anos, isso é um sinal que frieza tem aumentado em sua vida.

Jesus disse que onde está teu tesouro, lá está também o teu coração, o teu fervor!

A nossa vida espiritual precisa ser alimentada. Ninguém vive sem comer, então muito cuidado com o que você se alimenta. Comer é um princípio espiritual. Você se alimenta daquilo que você valoriza, investe e aplica o coração. O teu tesouro fala da tua fome, das tuas prioridades. Quais são elas?

Um dos símbolos que a Bíblia utiliza para o Espírito Santo é o Fogo, por isso o crente tem de ser quente. Nem frio, nem morno, mas quente!!! pois o nosso Deus é um fogo consumidor.” Hb 12:29

3º - A ESTAGNAÇÃO. At 1:8

“e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.”

Isso é quando tudo vira mesmice. Um sinal de que alguém morreu é ausência de crescimento. A vida cristã sadia é sempre progressiva, nunca estagnada, muito menos regressiva. Um sinal de vida é o crescimento, mas um sinal de morte é a estagnação.

A estagnação evidencia-se na pouca participação nas coisas que dizem respeito ao Reino de Deus. Não foi assim no começo, mas conforme o tempo passou, o que era prazer virou fardo porque a morte entrou. Se você tem diminuído sua participação nos eventos da igreja, você pode estar sendo enredado pela morte através da estagnação. Todo membro parado atrofia e adoece. Ficar parado nos leva a estagnação e nos priva de experimentarmos crescimento. A estagnação sempre vem com a finalidade de paralisar o crente por completo.

Você precisa crescer em todas as áreas da sua vida!

4º - O ENDURECIMENTO OU INFLEXIBILIDADE. Ez 11:19-20

Quando uma pessoa está morrendo espiritualmente, os seus membros de enrijecem, endurecem. Não muda de opinião mesmo sabendo que estão errado, se enche de orgulho e soberba ao ponto de dizer: “Não mudo e pronto!”. São duros como uma chapa de ferro, quando deveriam ser maleáveis como a argila. Só se dobrarão na pancada!

Não aceita ser confrontado ou discipulado, pois prefere o isolamento. Não se abrir com os irmãos, especialmente com sua liderança, é sinal de enrijecimento, dureza, e conseqüentemente a morte espiritual já tomou conta da sua vida.

“19 E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, 20 para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”

5º - O ISOLAMENTO Gn 3:8-9

“E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?”

O pecado produz isolamento, enquanto que a santidade produz comunhão. Uma pessoa morta deve ser enterrada e isolada do convívio social, isto é, isolada daqueles que estão vivos. Quando um crente se isola é sinal que a morte está avançando. O pecado tem a tendência de esconder o homem levá-lo às escuras, mas a verdade é que de Deus não se esconde nada.

Quando Adão pecou, ele se escondeu tentando se isolar de Deus. Por que ele fez isso? Porque essa é a reação de todo crente quando a morte entra. Quando erramos não queremos ser vistos, não queremos conversar, muito menos ser confrontados. Quando fazemos isso a morte avança ainda mais. Você já encontrou algum irmão desviado dos caminhos do Senhor? Geralmente eles se escondem, fogem.

6º - OLHOS FECHADOS (CEGUEIRA) Mt 5:14

“Vós sois a luz do mundo.” Mt 5:14

Quando um crente está morrendo ele vai perdendo a visão. Só fala de coisas naturais. Não tem revelação. Sua alma é vazia. Não tem mais a visão que quanto mais vida em Deus, mais luz, mais clareza, mais revelação, mais comunhão, mais visão.

Visão nos fala de enxergar o Senhor em todas as circunstâncias da vida. Veja as palavras do apóstolo Paulo:
sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28

Os olhos são a lâmpada do corpo nos ensina Jesus. Mt 6:22-23

Aqueles que estão morrendo são naturais, só enxergam as circunstâncias e não Deus através das circunstâncias. Para os carnais, as circunstâncias são muralhas intransponíveis, mas para os espirituais; são lentes de aumento que nos permitem ver Deus mais de perto. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”. Sl 34:18

Pessoas que estão com olhos fechados, não enxergam mais com benignidade e amor, mas com desconfiança e medo. A igreja, os irmãos, os pastores são sinônimos de cobrança, fardo e perigo. Isso é sinal de morte.

7º - TRISTEZA

Quando um crente é contaminado pela morte espiritual, perde a alegria, a fé, o ânimo, o vigor então começa a diminuir. Um dos sinais da morte na vida do crente é o cansaço da alma. O cansaço físico tem relação com o corpo e mente, mas o cansaço da alma é um sinal da morte espiritual. O desânimo para com tudo e a apatia são evidências que a morte está inundando a nossa alma.

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” Fl 4:4

“Alegrai-vos com os que se alegram...” Rm 12:15

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5:22

Motivos para se alegrar – verdade da Salvação

Alegria traz saúde e prosperidade

Você movimenta 26 musculos do rosto para sorrir e movimenta 60 musculos do rosto para se fechar

Igrejas risonhas crescem mais

15 minutos de risadas por dia, traz mais saúde

CONCLUSÃO

Hoje o Senhor te pergunta: como anda sua vida espiritual? Há algum sinal de morte? O que você precisa é do fogo de Deus. Seja ousado para pedir a Deus mais fogo em sua vida. A melhor maneira de não morrermos, é conhecer mais a Deus e gastar nosso tempo na sua presença. A Bíblia nos fala que quanto maior for o nosso interesse em aproximarmos D’Ele, mais Ele se aproximará de nós.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros.” Tg 4:8

Todo aquele que se aproximar de Deus, com o coração sincero, será bem recebido e a morte espiritual vai passar longe de você. Portanto vença os sete sinais que querem matar a sua vida com Deus.

Supere a sua vontade natural, e para superar, é preciso uma certa força, para que através de ouvir a Palavra venha a fé, e através da fé o Senhor Jesus, e através D’Ele você possa conseguir sair vitorioso contra a morte espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...