20120320

Como ter uma santa expectativa. Mt 9:29 - Pr.Edenir Araújo - culto de Celebração - 18/03/12

Como ter uma santa expectativa. Mt 9:29

Jesus disse em Mateus 9:29, Faça-se-vos conforme a vossa fé. O que você espera que Deus faça na sua vida? Esta é a lei da expectativa. Nós tendemos a conseguir o que esperamos da vida. Tendemos a ver o que esperamos ver. Tendemos a ouvir o que esperamos ouvir. E somente realizamos o que cremos que vamos realizar. Esta é

a lei da fé. Porque segundo a vossa fé é que vos será feito.

Outro verso importantes sobre a fé na Bíblia é Hebreus 11:6. Sem fé é impossível agradar a Deus." Somente a fé honra a Deus. Quando não cremos chamamos Deus de mentiroso.

Tudo o que não vem de fé”, diz Romanos 14:23, “é pecado.

A fé é a coluna vertebral de nossa vida cristã. Por isso precisamos aprender a crescer em fé.

Em Lucas 17:5, os discípulos pediram a Jesus: Senhor aumenta-nos a fé. Como a nossa fé pode crescer? Aqui está o segredo. Deus edifica a nossa fé, testando-a. Ele faz com que a nossa fé cresça colocando-a à prova. A fé é como um músculo que quando é exercitado se desenvolve.

Na hora das lutas e tribulações a palavra de Deus nos é exposta, e essa exposição da palavra aumentará a nossa fé.

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Rm 10:17

Tiago 1:3-4 diz: Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

O objetivo dos testes e provas é fazer com que a nossa fé cresça até sermos maduros e completos. Jó 7:17-18 diz:

Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado, e cada manhã o visites, e cada momento o ponhas à prova?

Deus está nos provando a cada momento. A cada momento do dia a nossa fé é testada. A cada dia Deus nos dá oportunidades de edificar a nossa fé. O problema é que nós não reconhecemos quando estamos sendo testados. Nós somos reprovados no teste porque nem sequer percebemos que era um teste e que Deus estava tentando nos levar a crescer. Deus edifica a nossa fé testando-a e a pergunta natural é: Como Ele faz isso? Deus testa a nossa fé através das dificuldades.

"Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo." 1Pe 1:6-7

As provas, os problemas e as dificuldades vêem na sua vida para testar e provar a sua fé. Nada acontece por acaso na vida de um discípulo. Tudo está no controle do Pai. Eu não estou dizendo que Deus planeja todas as coisas ruins que acontecem com você. Vivemos em um mundo caído. Existe uma série de problemas que trazemos sobre nós mesmos e há outros problemas que outras pessoas trazem sobre nós, para não mencionar os ataques do maligno.

O que estou dizendo é que nada acontece em sua vida sem a permissão de Deus. Não há acasos na vida cristã. Não existem coincidências, mas "Jesuscidência". Deus permite os problemas para ensinar-lhe a fé, para testá-lo. Se a vida fosse fácil, então não exigiria nenhuma fé. Se você pudesse sentir Deus o tempo todo, então você viveria por seus sentimentos. Às vezes Deus retira a sensação de Sua presença apenas para que você aprenda a confiar n'Ele no meio das dificuldades.

Eis que te purifiquei, mas não como a prata; provei-te na fornalha da aflição. Isaías 48:10 (RC)

A Bíblia freqüentemente compara os nossos problemas e dificuldades a uma fornalha. A fornalha do ourives, que purifica o ouro e a prata eliminando as impurezas.

Certa vez perguntaram a um ourives idoso: Como você sabe que as impurezas são queimadas e removidas da prata? Ele disse: Quando eu posso ver meu reflexo na prata.

Quando Deus pode ver seu reflexo em você então, ele sabe que as impurezas de sua vida foram retiradas. Isso é um teste. Então o que devo fazer quando eu estou passando pelo teste das dificuldades? Como devo responder?

"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança." Tiago 1:2-3

Quando os problemas vêm para testar a sua fé você deve se encher de fé e alegria. Você deve reconhecer e declarar que o problema veio para que você veja a glória de Deus na sua vida. O problema é uma oportunidade de ver o milagre de Deus. A primeira condição para que aconteça um milagre é justamente a existência de um problema.

Quando os problemas são insolúveis e estão além de nossa capacidade, temos a oportunidade de buscar pelo milagre. A promessa do Senhor é clara: Faça-se conforme a sua fé. (Mateus 9:29). Em nossa vida tudo reflete o nosso nível de fé. É de acordo com a fé que os milagres acontecem. A chave que desbloqueia tudo o que Deus quer fazer em sua vida é realmente simples: a fé. A maioria das pessoas nunca desfruta dos recursos abundantes de Deus. Efésios 3:20 na versão Amplificada diz: Deus é capaz de fazer superabundantemente, muito acima e além, de tudo o que ousamos pedir ou pensar. Infinitamente além de nossas mais ambiciosas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos.

Nós não tocamos nem uma gota dos tremendos recursos que Deus disponibilizou para nós.

A nossa necessidade é um conta-gotas, mas o suprimento de Deus é um oceano inteiro.

A Lei das Expectativas diz basicamente que temos o que esperamos receber de Deus na vida. Nós tendemos a ver aquilo que esperamos ver, nós tendemos a sentir o que esperamos sentir, tendemos a agir de acordo com as nossas expectativas, e, eventualmente, tendemos a conseguir o que esperamos alcançar. Suas expectativas influenciam a sua felicidade, que influenciam a sua saúde. Suas expectativas influenciam seus relacionamentos e também a sua fé.

Existem duas maneiras de viver, existem duas abordagens para a vida e você terá de escolher uma delas.

· Você pode escolher viver pelo medo

· Ou você pode escolher viver pela fé.

Você pode ser um otimista, ou você pode ser um pessimista. Pode andar baseado na fé ou no medo. Jó parece que tinha uma atitude pessimista. Em Jó 3:25, ele diz: Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.

Você conhece pessoas assim? Eles se concentram naquilo que elas não querem, não no que desejam.

Paulo, por outro lado, era um homem cheio de fé e otimismo. Em Filipenses 1:20, ele diz: segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.

Ele era cheio de fé e otimismo. Ele podia estar alegre, mesmo quando parecia não haver motivo de alegria. Quando você espera o melhor, você está honrando a Deus. Quando você espera o melhor você demonstra crer na graça de Deus. Uma boa expectativa em Deus também aumenta sua fé.

Todo atleta sabe que a diferença entre a vitória e a derrota é a atitude. Você sabe que Mohammed Ali perdeu apenas duas lutas em sua vida? E ambas as lutas tinham uma coisa em comum diferente de todas as outras lutas: em uma conferência de imprensa antes da luta, ele disse: Agora, se eu perder essa luta ... Foi a única vez que ele disse isso, e perdeu a ambas.

Davi saiu para lutar contra Golias e levou algumas pedras consigo. Cheio de fé e de confiança! Todo mundo estava dizendo: Ele é muito grande! Não podemos matá-lo." Mas Davi quando estava diante do gigante, disse: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado .

Espere o melhor. Não apenas por causa de si mesmo, mas por que quando esperamos o melhor de Deus, isso incentiva outros. A fé é contagiante.

Como ter uma santa expectativa?

Como você se mantém cheio de fé quando tudo parece estar dando errado? Deixe-me dar-lhe seis passos simples:

1. Sempre comece o seu dia com Fé

A fim de permanecer positivo quando tudo parecer estar indo mal, quer seja no trabalho ou na família, quer seja em suas finanças ou com os seus relacionamentos, comece o dia com fé. Estudos mostraram que os primeiros dez minutos do seu dia dão o tom para o resto do dia.

O Salmo 5:3, De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando. Comece o seu dia com fé. Não comece o seu dia lendo as notícias, mas comece com poderosas declarações de fé.

Mas o que você deve confessar ? Há uma maneira bem simples de memorizarmos o que devemos estar constantemente confessando : Eu devo confessar:

O que Deus diz que é.

O que Deus diz que tem.

O que Deus diz que faz.

O que Deus diz que sou.

O que Deus diz que tenho.

O que Deus diz que faço.

A base da nossa fé é aquilo que Deus diz. A palavra é o trilho do qual nós andamos. Aprenda tudo aquilo que Deus diz que é, e confesse constantemente, você vai perceber que a sua fé gradualmente vai se fortificar e crescer.

2. Olhe para as circunstâncias de forma positiva

Nem tudo é bom, mas olhe para as situações procurando algo de bom. Romanos 8:28 Diz: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Deus é especialista em extrair o bem do mal.

Quando Thomas Edison estava com sessenta e sete anos, um grande incêndio destruiu seu laboratório. Ele não só perdeu vários milhões de dólares em equipamentos, ele também perdeu todos os registro e dados de suas experiência. Na manhã seguinte, ele caminhou entre as brasas carbonizados e disse o seguinte: Existe um grande valor num incêndio. Todos os nossos erros também são queimados.

Graças a Deus podemos começar de novo. Ele transformou uma pedra de tropeço em uma pedra de edificação. Olhe sempre procurando o melhor da situação. O Senhor fecha uma porta para você hoje, para amanhã,

abrir uma maior ainda. Muitas, se abrirão, porque o Senhor o conduz de glória em glória. Não desanime se porventura uma porta se fechou.

Estas coisas, diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” (v. 7).

Isso é maravilhoso! É o que a Palavra de Deus diz. Ninguém pode fechar a porta que Ele abre. Se Deus nos colocou

numa posição, só sairemos dali quando Ele quiser.

Conta-se que, certa vez, um homem estava viajando no mar quando o seu barco naufragou, e só ele escapou. Ele foi então parar numa ilha deserta. Ali, tentando sobreviver debaixo de chuva e sol, clamou a Deus, e pediu forças para poder construir uma choupana para se abrigar dos elementos da natureza. O Senhor o capacitou e ele construiu uma choupana. E lá vivia com tranqüilidade, mas o seu desejo era ir embora. Até que um dia ele orou ao Senhor pedindo-O que enviasse alguém para resgatá-lo. Numa manhã, ele estava na praia e começou a chover, quando de repente um raio caiu em cima da sua choupana incendiando-a. Aquilo o deixou desolado e chateado com Deus. Primeiro, o barco afundara e agora a choupana tinha sido destruída. Numa ilha tão grande o raio tinha que cair justamente em cima da minha choupana? Lamentava ele. Parado na praia, se martirizando vendo a choupana pegando fogo, percebeu que um navio vinha em sua direção. Finalmente seria resgatado. Depois de subir no navio, perguntou ao comandante: como é que vocês descobriram que eu estava perdido aqui? O comandante respondeu: nós não sabíamos, mas de longe vimos uma choupana queimando e imaginamos que fosse o sinal de alguém pedindo socorro. Às vezes, para o barco da salvação chegar, Deus tem de queimar sua choupana. Esse incêndio é só um sinal de que algo maior está vindo lá do mar.

O Senhor tem as chaves

3. Entregue seus problemas ao Senhor

Então, o que devo fazer quando a situação parece impossível? Leia II Cor. 1:8-11:

Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos.

Entregue a Deus o seu problema. Quando tudo parecer que está fora de seu controle, você deve se entregar a Deus.

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. I Pe. 5:7

4. Elimine as palavras negativas

A Bíblia tem muito a dizer sobre isso. Efésios 4:29 diz:

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

Não use palavras venenosas em seu falar. Use somente palavras que edificam. O tipo que traz riqueza espiritual. Agora, o texto diz unicamente. Circule esta palavra. Use unicamente palavras que edificam. Isso significa que você não deve ter palavras negativas em seu vocabulário. Tiago 3:5 diz que a língua é um órgão pequeno, mas que pode fazer um grande estrago. A Bíblia diz que a língua é como um leme de um navio. É pequeno, mas define o rumo da sua vida. Pare de falar e se concentrar no que você não quer que aconteça e se concentre naquilo que você busca.

5. Ande com pessoas de fé

É muito importante que em tempo de luta e tribulação, você se junte a pessoas cheias de fé e de esperança. Essa é uma das razões pelas quais é tão importante participar de uma igreja acolhedora e familiar. Somente permita ao seu redor pessoas positivas. I Coríntios 15:33 diz: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

Se você quiser voar com as águias, não ande com as galinhas.

Assim como a fé é contagiante, o pessimismo pode rapidamente nos contaminar.

Se a sua atitude é positiva ao olhar para as circunstâncias,você terá condições de ministrar fé para vê-las sendo transformadas. Não basta porém uma atitude positiva, é preciso ter uma atitude de fé.

Havia três homens num barco: um pessimista, um otimista e um homem de fé. De repente, o vento mudou e se tornou contrário. O pessimista disse: Para mim é sempre assim, nada dá certo. Olha só! Saí para velejar e agora o vento está contrário. O otimista que sentou-se no barco e disse: Tenho certeza que esse vento vai mudar. Vou sentar e esperar, pois ele mudará”. Mas o homem de fé se levantou e posicionou as velas para aproveitar o vento, seja ele um vento a favor ou um contrário.

Ser pessimista é algo muito ruim, mas ser otimista apenas não resolve, precisamos ser homens e mulheres de fé. Crer é muito mais que repetir para si mesmo que uma hora dessas o vento muda. Otimista qualquer um pode ser, mas homens de fé são somente aqueles que receberam a vida de Deus dentro de si. Aquele que está cheio do Espírito não olha as circunstâncias como os outros olham, ele não vê os problemas como os outros vêem, mas procura enxergar tudo na ótica de Deus. Por isso ele vê aquilo que os outros não vêem, contempla o que os outros nem vislumbram. Esse é o homem de fé.

6. Lembre-se do seu futuro

Quando você estiver desanimado e quiser mudar o ambiente, lembre-se do seu futuro. A Bíblia chama o nosso futuro

de bendita esperança. Se você é crente, e você colocou a sua fé em Cristo, o capítulo final de sua vida ainda não está escrito. Esta vida não é o fim. A sua verdadeira vida ainda está por começar quando o Senhor Jesus voltar.

Não conhecemos o que o futuro nos reserva, mas conhecemos quem dirige o futuro.

Há uma história sobre um velho casal de missionários que tinha trabalhado na África durante anos e estavam retornando a Nova York para se aposentar. Eles não tinham nenhuma pensão; sua saúde estava ruim e eles se sentiam desanimados e com medo. Eles descobriram que tinham sido colocados no mesmo navio como o presidente Theodore Roosevelt, que estava retornando de um de suas grandes expedições. Quando o navio chegou não havia ninguém esperando por eles, mas uma grande fanfarra veio para recepcionar a comitiva do presidente. O prefeito e outros dignitários estavam lá.Os jornais estavam cheios de notícias da chegada do presidente, mas ninguém percebeu o casal de missionários. Eles saíram do navio e foram para um apartamento barato, esperando o dia seguinte para ver o que se poderia fazer para ganhar a vida na cidade.

Naquela noite, o espírito do homem se abateu. Ele disse à sua esposa: Eu não aguento isso, eu sinto que toda essa situação não é justa. Sua esposa respondeu: Por que você não vai ao quarto e diz isso para o Senhor?

Pouco tempo depois ele saiu do quarto, mas agora seu rosto estava completamente diferente. Sua esposa perguntou:

Querido, o que aconteceu? Ele respondeu: eu disse ao Senhor como eu estava triste com a tremenda recepção que o presidente recebeu enquanto ninguém nos recepcionou em nossa volta para casa. Quando eu terminei parece que o Senhor pôs o braço no meu ombro e disse amorosamente: Mas filho, você não chegou em casa ainda! Você deveria dizer: Por que eu fico desanimado quando eu sei o que está por vir? Eu deveria servir mais, contribuir mais, orar mais e ser mais o que Deus deseja que eu seja. Você não chegou em casa ainda. Lembre-se do seu futuro.

Agora leia novamente este verso em Efésios 3:20: Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. Ele pode fazer infinitamente além de nossas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos. Isso é quase como um cheque em branco! De acordo com a sua fé, isso será feito para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...