20120306

Por que minha montanha não se move? Mc 11:22-23 - Pr. Edenir Araújo - Culto de celebração - 04/03/12

Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Mc. 11:22-23

Frequentemente encontro irmãos passando por uma grande aflição. Em tempos assim as pessoas se enchem de questionamentos sobre sua fé. E uma pergunta que sempre fazem é essa: “porque minha montanha não está se movendo?”

A resposta a essa questão é extremamente importante. Na Bíblia podemos aprender que...

· Existem montanhas que deverão ser escaladas, pela força do combate espiritual. A essas montanhas você simplesmente não poderá ordenar que sejam lançadas fora, mas você terá de lutar para subir ao seu topo, isso para estar mais perto de Deus.

· Existem também as montanhas que você não poderá escalar, mas elas deverão ser conquistadas.

· E por fim existem montanhas em sua vida que você as comandará e elas serão lançadas no mar.

Saber que tipo de Montanha você está enfrentando é fundamental para determinar a sua atitude diante dela.

É certo que nesses dias há uma montanha diante de você. Que o Senhor lhe dê sabedoria para enfrentar corretamente ao monte que se colocou na sua vida.

As montanhas nas escrituras falam de desafios, obstáculos e também de lugares de uma comunhão íntima e especial com Deus. A verdade é que geralmente as montanhas nos falam sobre as nossas dificuldades, obstruções e barreiras.

Mas graças a Deus, que nos prometeu fazer os nossos pés como os da corça e nos fazer caminhar nas nossas maiores alturas. "ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas". Sl 18:33

A respeito das montanhas que encontramos no nosso caminho devemos entender que:

1. Algumas montanhas devem ser escaladas

O primeiro aspecto que quero compartilhar é que existem montanhas na vida que não são para serem comandadas e nem escaladas, mas devem ser escaladas um passo de cada vez.

O monte Sinai ou Horebe, como também é chamado nas Escrituras é o lugar onde Deus deu a Moisés os Dez mandamentos. Foi para lá também que Elias fugiu quando fugia de Jezabel. Há um concenso entre os teólogos que o Sinai aponta para um lugar de se ouvir e falar com Deus de se ter comunhão com Deus. O percurso para se escalar o Sinai é de quase 4.000 metros a partir da base até o cume; é um pico de quase 3 mil metros de altura. Peregrinos no local são avisados de que eles devem tomar bastante água durante a caminhada que dura cerca de três horas e é sempre feita a noite.

Agora pense por um momento o que deve ter sido para Moisés escalar o Monte Sinai. Lembre-se que ele tinha 80 anos, e não existia uma escada esculpida na rocha para que ele pudesse escalar.

A viagem provavelmente envolveu em muitos momentos suas mãos e joelhos.

Deus poderia ter falado com Moisés onde ele estava, mas o Senhor em vez disso disse a ele: “sobe para cá!” (Ex 24:12). Isso nos mostra o princípio espiritual de que todas as coisas de Deus nos são dadas pela graça, mas todas elas envolvem um trabalho com Deus em perseverança.

Se este monte Sinai nos fala de comunhão com Deus, entendemos que a oração pode ser comparada ao trabalho de escalar uma montanha. Para ouvir e receber de Deus Moisés precisou escalar a montanha. Para ouvirmos e recebermos de Deus, precisamos orar.

A subida de Moisés ao monte é um símbolo da oração. Para a sua subida não havia escadas, nem corrimão, nem elevador, nem atalhos e nenhuma maneira fácil de chegar até em cima. Isso nos ilustra pelo menos três princípios sobre a oração:

a. Não há nenhum substituto para a oração

Nós somos a geração dos substitutos. Temos um substituto para o sal, açúcar, manteiga, leite e também temos um substituto para os dentes, cabelo, para a visão ruim e audição ruim. Mas não há absolutamente nenhum substituto no mundo para a oração! Jesus disse em Mateus 17:21 que certas castas de demônios somente saem pela oração e o jejum.

Deus não aceita oferta de dinheiro como um substituto para a oração. Deus não aceita participar do culto da igreja como um substituto para a oração. Deus não aceita a empatia para com as pessoas como um substituto para orar por elas.

O fato é que se Moisés não tivesse escalado o Monte Sinai, ele não teria recebido tudo o que Deus tinha para ele. Não havia outro caminho para Moisés receber de Deus as suas promessas. Ele tinha de obedecer e subir o monte. Da mesma forma simplesmente não há outra forma de obter nosso milagre a não ser por meio de oração. Há algumas coisas na vida que simplesmente não vão mudar até que você suba ao monte para ter comunhão com o Senhor.

Ore e ore até que algo aconteça.

b. Não há nenhum atalho para a oração

A oração é uma montanha na vida para a qual não existe atalhos. Eu desejaria poder dizer que nunca tive dificuldade para orar, mas a luta é real. Parece que nunca tenho o momento apropriado para orar, minha mente vagueia, sinto-me indisposto e às vezes a oração me parece um verdadeiro fardo. Algumas vezes a oração flui facilmente, mas quase sempre a oração exige disciplina e perseverança semelhante a uma subida à montanha. A oração é um trabalho com Deus que grande parte das vezes será exaustivo e extenuante.

Para mim, os primeiros cinco minutos de oração são os mais difíceis. É como se eu tivesse que romper para um nível mais elevado antes que eu sinta maior liberdade na oração. Moisés, porém, deve ter achado a sua escalada mais difícil quanto mais perto do cume ele chegava. De qualquer maneira esta é a analogia: Deus não falou a Moisés até que ele tivesse terminado a sua escalada. Às vezes, temos de insistir diante de Deus, antes de percebermos o testificar da sua resposta.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Tiago 5:16 diz: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” A palavra grega traduzida por “eficaz” nesse versículo é “energeo” de onde provem a palavra energia. A oração simplesmente libera a energia celestial do trono de Deus.

Muitos sonham com a possibilidade de existir um botão para se apertar e facilmente se ligar e desligar as coisas. Mas com relação a oração não existe tal botão fácil. A bênção porém é que quanto mais você ora, mais fácil e agradável a oração vai se tornando. Quanto mais vezes subimos a montanha, mais fácil se torna a escalada.

c. Não há recompensa fácil, mas os que oram recebem

A montanha pode ser difícil de escalar, mas o topo da montanha é um lugar de recompensa. Somos recompensados com as respostas às nossas orações, mas melhor ainda somos recompensados com a comunhão com o Pai.

Alguém disse que: "Quando o homem trabalha, o homem trabalha; mas quando o homem ora, Deus trabalha".

O pastor Ed Rene Kivtz disse que a medida da estatura de um homem de Deus é do Joelho para cima, ou seja, é quando ele está de joelhos que de fato é reconhecido como um homem de Deus.

Ao orar junto com outros irmãos, você aumenta seu “poder de fogo” contra o inimigo, pois no reino de Deus, quando dois ou três se reúnem em nome de Jesus, o efeito não é de soma, mas de multiplicação.

Quando D. L. Moody (famoso evangelista americano que "ganhou" aproximadamente 1.000.000 de almas para Cristo) viajou 4.000 milhas para ouvir Spurgeon, ele refletiu desta forma – "O que mais me impressionou não foi o louvor, apesar de que acredito nunca ter ouvido tão grande cântico congregacional; não foi a exposição do Sr. Spurgeon , apesar da excelência da mesma, nem mesmo foi o seu sermão que mais me impressionou; mas foi a sua oração. Ele parecia ter tão grande acesso a Deus que podia trazer para baixo o poder do céu; este foi o grande segredo de sua influência e de seu sucesso."

2. Algumas montanhas devem ser conquistadas

· Nós gostamos quando, pela graça de Deus, estamos autorizados a subir o monte e desfrutar de comunhão em sua presença.

· Mas existem montanhas que você deve conquistar. São montanhas que lhe foram dadas por Deus, mas ainda assim você precisa conquistá-las.

Não adianta tentar evitar essas montanhas. Se foi Deus quem a colocou para ser conquistada e nos desviamos dela, lá na frente o Senhor a calocará novamente em nosso caminho.

Calebe disse a Josué: “dá-me a minha montanha”. Se você tentar falar a uma montanha que deve ser conquistada, nada irá acontecer.

Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Js 14:12

Calebe tomou posso da palavra e da promessa de Deus, mas os anaquins eram gigantes que viviam em cidades fortificadas na montanha. Quando os espias viram aqueles homens o coração deles derreteu de medo.

Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. Nm 13:33

Calebe, porém, era um homem cheio da visão celestial. Ele viu o impossível e creu que o Senhor poderia lhe dar a montanha. Ele não considerou nem por um instante a possibilidade de seguir o caminho mais fácil.

Algumas coisas na vida simplesmente nunca serão nossas se não pagarmos o preço. Mesmo que sejam coisas que o Senhor já nos deu, existe uma conquista a ser feita. A terra de Canaã foi dada ao povo de Deus, mas eles deveriam se apropriar dela enfrentando cada inimigo e derrotando-os.

Eu sempre gosto de dizer que:

A parte de Deus é dar, mas a nossa parte é apropriar.

Muitos têm recebido bênçãos tremendas de Deus, mas não tiveram fé e ousadia para se apropriarem delas ou simplesmente esperavam que elas não envolvessem esforço algum.

A Palavra de Deus diz que o Senhor enviou vespas para expulsar alguns dos inimigos que habitavam Canaã, mas muitos outros foram deixados para que Israel exercitasse fé para se apropriar da herança (Ex. 23:28).

A triste verdade, porém, pode ser vista no livro de Juízes. Os filhos de Israel não expulsaram os inimigos como o Senhor já lhes havia advertido que deveriam fazê-lo.

Porém, se não desapossardes de diante de vós os moradores da terra, então, os que deixardes ficar ser-vos-ão como espinhos nos vossos olhos e como aguilhões nas vossas ilhargas e vos perturbarão na terra em que habitardes. Nm 33:55

Muitos cristãos guardam lugares no seu coração de onde eles nunca expulsaram o inimigo, e o resultado são problemas constantes. Normalmente permitimos áreas não conquistadas em nossas vidas por causa de desculpas incrédulas que damos a nós mesmos.

Quando entraram em Canaã a tribo de Efraim procurou a Josué dizendo que precisavam de mais espaço, pois eram numerosos. Josué mandou que eles conquistassem mais território, mas a postura deles era de tomar algo que já tivesse sido conquistado.

"Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado? Disse-lhe Josué: Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais. Então, disseram os filhos de José: A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel. Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas; porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes." Js 17:14-18

A tribo de Efraim reclamou que eles não tinham espaço suficiente. Josué lhes responde, dizendo para conquistarem a montanha. Eles, porém, tinham uma desculpa: “mas eles têm carros de ferro!” Todos nós temos em nossa estante uma coleção de desculpas que usamos quando queremos explicar o nosso fracasso em conquistar nossa montanha pessoal.

O problema é que essas desculpas só funcionam com outros que também gostam de usá-las. Com Josué as coisas foram diferentes.

Josué em um momento de inspiração pastoral lhes diz: “vocês são um grande povo, com grande poder. Vocês podem estender as suas fronteiras e vão expulsá-los, mesmo que eles sejam fortes e tenham carros de ferro.”

Não sei se aquela tribo queria um território mais fácil ou se queria que Josué fosse lutar por eles. Mas Josué não tirou deles a responsabilidade nem por um instante. Nós também não podemos nos eximir, pois temos uma palavra: “Maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo” (I Jo 4:4).

Enquanto você se concentra nos carros de ferro, você vai caminhar em derrota. Mas quando você se volta para Cristo que está em nós, você experimentará a vitória.

Há momentos em que Deus sobrenaturalmente lida com os nossos problemas, outras vezes ele é o nosso líder de torcida nos dizendo para sermos ousados e fortes no Senhor. Ele nos observa para ver o que faremos.

O Senhor quer nos ensinar a pelejar, por isso ele permite que haja diante de nós montanhas dominadas pelo inimigo. As montanhas são nossas, mas precisamos tomá-la das mãos do adversário. Isso certamente é um teste para todos nós.

É um fato de que quando nascemos de novo fomos feitos nova criatura, mas também é um fato que estamo sendo transformados pela renovação da mente. Há uma medida que é realizada unicamente pelo Senhor, mas há uma grande parte que exige a nossa cooperação. O Senhor já nos deu a montanha, mas precisamos subir e conquistá-la.

Deus permite que alguns problemas e lutas continuem em sua vida para testá-lo.

Não perca tempo esperando que o Senhor os livre deles, mas posicione-se agora mesmo, pague o preço e os expulse para fora da sua montanha.

História do Zé muxoxo

Havia, numa pequena cidade, um homem chamado Zé Muxoxo. Era uma figura folclórica, conhecido por todos pelo seu desânimo, suas murmurações constantes, seu pessimismo e sua crônica falta de energia. Ele vivia desalentado com a vida, sempre achando tudo muito custoso, muito difícil. Por fim, decidiu que seria melhor e mais fácil morrer do que continuar vivendo. Entrou num caixão e pediu que o levassem para o cemitério. A cidadezinha parou para assistir a um enterro tão inusitado! Logo formou-se um grande cortejo atrás do defunto vivo; uns penalizados, outros revoltados, a maioria simplesmente curiosa. Um conhecido seu, avisado daquele absurdo, correu ao seu encontro e pediu aos que levavam o caixão que parassem. "Zé, não faça isso", disse-lhe. "Tanta gente querendo viver, esforçando-se para isso, e você desistindo da vida? Tire essa idéia louca da cabeça, rapaz!" O homem abriu a tampa do caixão e retrucou: "Não adianta. Não quero mais viver. Estou cansado de ter de lutar para sustentar a minha casa, ter de trabalhar para ganhar a minha comida. Eu desisto". "Não seja por isso, Zé!" tornou o amigo, querendo animá-lo. "Olhe, eu dou duzentos quilos de arroz para você, de graça. Tão cedo você não vai precisar trabalhar para se manter". Zé Muxoxo revirou os olhos, coçou o queixo, pensou, refletiu... e depois perguntou: "O arroz já está limpo ou terei de limpar?" o amigo respondeu, "vai ter de limpar!" O Zé fechou a tampa do caixão e gritou para os que o carregavam: "Toca pro cemitério!"

Esse caso pode ser engraçado, mas nos tornamos assim quando nos entregamos ao desânimo: derrotados, pessimistas. Achamos que tudo muito árduo, muito difícil. Enxergamos problema em tudo. Desprezamos todas as ofertas de ajuda.

Da próxima vez que você sentir vontade de dizer: “Deus se tu me amas expulse esse inimigo daqui!” Lembre-se que Ele pode estar dizendo: “Se você me ama, lute e conquiste esta montanha!”

Quero que você receba as palavras de Josué para si: “você é um grande povo". Você pode despojar os seus inimigos. Você pode perdoar quando é difícil. Você pode ofertar e ser fiel nas finanças. Você pode perder peso. Você pode parar de fumar. Você pode ter um casamento melhor. Você pode vencer as opressões do inferno!” A montanha já lhe foi dada! Conquiste-a!

3. Algumas montanhas devem ser comandadas

Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá. Mt 21:21

A verdade que o Senhor nos ensina claramente nesse texto é que podemos ordenar que montanhas sejam lançadas no mar.

Evidentemente este versículo não é um cheque em branco para cumprir todos os nossos desejos carnais, mas é uma visão da maneira de como Deus quer que as coisas sejam feitas.

Muitos ensinam que há poder em nossas palavras, mas eu não creio que nossas palavras tenham algum poder, eu creio que a Palavra de Deus tem poder. E quando a Palavra de Deus está em nossos lábios, montanhas podem ser lançadas ao mar.

Existem montanhas que devem ser escaladas e outras conquistadas, mas há outras montanhas que devem ser ordenadas para que saiam de sua frente.

Precisamos ordenar ao monte. Em Marcos 11 o Senhor disse: “Tende fé em Deus, porque se alguém disse a esse monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”.

Essas palavras não são uma oração comum. Não diz a Deus: “ó Deus, por favor, tira esta montanha e lança-a no mar.” Mas o que diz ele, realmente? Diz: “Se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te ao mar”.

Aqui o Senhor Jesus não nos manda falar com Deus; mas nos instrui a dar ordens ao monte. Não um falar com Deus, mas um ordenar ao monte: “Ergue-te e lança-te no mar”. Falar ao monte ordenando-lhe que se lance no mar é um tipo de oração que chamamos de oração de fé ou oração de autoridade. Oração de autoridade não é pedir algo a Deus, mas usar a autoridade de Deus a fim de lidar diretamente com os problemas. Tal oração precisa ser aprendida por cada vencedor. Todos os vencedores precisam aprender a falar ao monte.

Qual é o significado de um “monte”? Monte pode representar a dificuldade que se põe em nosso caminho; é tudo o que bloqueia a nossa vida de modo que não podemos prosseguir. Quando você e eu encontramos um monte, que fazemos com ele? Muitos, quando o encontram em suas vidas ou trabalhos, começam a orar, pedindo que Deus o remova. Contudo, Deus mesmo nos ensina que nós devemos falar ao monte. É preciso ordenarmos ao monte: “Ergue-te e lança-te no mar”.

Pedir a Deus que remova o monte e ordenar ao próprio monte que se mova são duas coisas inteiramente diferentes. Vir a Deus e pedir-lhe que aja, é uma coisa; comandar diretamente o monte, para que se retire, é completamente outra. Você não deve ignorar essa palavra de ordem. Use a autoridade de Deus e fale diretamente à dificuldade, dizendo:

“Em nome do Senhor Jesus, eu lhe ordeno que me deixe” ou “Não permitirei que continue na minha vida”. Você pode usar a oração de autoridade contra tudo o que o atrapalhe dizendo: “Sai da minha vida!” Você pode, por exemplo, falar ao seu mau humor assim: “Sai da minha vida agora”; ou ordenar à doença: “Sai de mim, pois pela vida do Senhor eu me levantarei”. Não é falar a Deus, mas ao monte que o atrapalha, declarando: “Ergue-te e lança-te no mar”. Isto é oração de fé e autoridade.

O que capacita você a fazer a oração de autoridade é a completa fé sem duvidar de que o que faz está de acordo com a vontade de Deus. Sempre que não sabemos a vontade de Deus, somos incapazes de ter fé. Assim a oração de autoridade está baseada no conhecimento claro da perfeita vontade de Deus que enche o nosso coração de fé.

Tenho visto carros quebrados funcionarem, dinheiro aparecer, pessoas serem curadas e milagres acontecerem. Às vezes preferimos orar sobre os problemas, mas há problemas a respeito dos quais precisamos ordenar que saiam. A menos que você faça as coisas do jeito de Deus, você não vai obter resultados de Deus. Existe uma estratégia diferente para lidar com cada tipo de montanha.

Apelo:

Formar grupos de cinco pessoas colocar um irmão sentado no centro com uma cadeira e orar profetizando com imposicao de mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...