20120507

De casa em casa. At 20:17-21 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 06/05/12

"17 De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja. 18 E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, 19 servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram, 20 jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, 21 testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]." Atos 20:17-21

Aqui neste texto o Apóstolo Paulo fala sobre os três anos que desenvolveu seu ministério na Asia, especialmente na cidade de Éfeso. O relatório de Paulo consistia em que ele havia pregado toda a palavra de Deus publicamente e de casa em casa.

Eu quero dar ênfase no termo de casa em casa, porque esta foi uma marca dos primeiros cristãos, cultuar a Deus, ter comunhão e pregar o evangelho de casa em casa era um costume dos primeiros cristãos. Os doze apóstolos ou discípulos viveram dessa forma, tendo comunhão e pregando de casa em casa. Os cristãos que vieram depois, fizeram o mesmo, tinham comunhão e pregaram o evangelho de casa em casa.

Podemos perceber que a igreja que funcionava de casa em casa atendia plenamente esse objetivo. A casa era o local onde essas três necessidades dos crentes do primeiro século eram atendidas. Se alguém naquela época, a procura de uma igreja cristã perguntasse onde havia uma igreja, a resposta seria: Na casa do irmão João, na casa do irmão Pedro, na casa da irmã Maria. Vejamos então no livro de Atos, algumas citações da igreja cristã funcionando nas casas.

· Atos capítulo 2 nos mostra a igreja recebendo o batismo no Espírito Santo, reunida em uma casa. Eles estavam em uma casa e não em um prédio ou templo. "de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. Atos 2:2

Jesus escolheu uma casa para ser o marco zero do agir do Espírito Santo. A igreja não nasceu no dia do Pentecoste, mas teve seu start no Espírito Santo para alcançar o mundo a partir deste dia, e o mais importante, a partir de uma casa.

· Atos 2:46 nos fala dos cristãos perseverando na fé, "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração..." Atos 2:46

· Em Atos 8:3 Saulo de Tarso ainda servindo a Roma, perseguindo a igreja, entrando pelas casas, porque os crentes estavam fazendo igreja em casa, os encerravam na prisão. "Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere." Atos 8:3

· Atos 9:3-11 fala sobre o encontro de Saulo de Tarso com Jesus, na estrada que conduzia a Damasco. Logo após o encontro, Saulo vai para a casa de Judas e fica lá durante três dias, ele não vai para um templo ou prédio, ou para um centro de reabilitação. Nesta mesma casa, Saulo aguarda até Ananias ir visitá-lo e orar por ele.

· Em Atos 11, Pedro estando em Jope, é chamado por Cornélio para ir a sua casa em Cesaréia. Já na casa de Cornélio, Pedro começa a falar e o Espírito Santo desce sobre aqueles homens. "Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio." Atos 11:15

· At 12:12 diz que depois de Pedro e Tiago ser milagrosamente livre da prisão por um anjo, este vai a casa de Maria mãe de João marcos, onde muitos irmãos estavam orando. O texto diz: "Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam." Atos12:12

· At 16:14-15 Quando Paulo e seus companheiros de viagem estão nos arredores de Filipos, encontram Lidia que depois de ser batizada convida o apóstolo Paulo entrar em sua casa. Paulo é constrangido e entra na casa daquela mulher. "14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso."

· At 16:34 conta que Paulo e Silas logo que sairam da prisão, foram convidados pelo carcereiro a irem para a sua casa terem comunhão. "Então, levando- os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus. At 16:34

· At 18:7 Fala de Paulo indo na casa de Tito ou Tício o justo que morava ao lado de uma sinagoga. "Saindo dali, entrou na casa de um homem chamado Tício Justo, que era temente a Deus; a casa era contígua à sinagoga." Atos 18:7

· At 20:20 como já lemos, Paulo está em Mileto falando sobre como evangelizou e fortaleceu a fé dos irmãos em Éfeso de casa em casa. "Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa..." At 20:20

· At 21:8-9 Paulo vai a casa de Filipe e encontra suas filhas profetizas e nesta casa está estabelecida uma igreja. "8 No dia seguinte, partimos e fomos para Cesaréia; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9 Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam." Atos 21:8-9. O texto não diz que essas filhas eram profetizas, mas que estavam profetizando, e profetizando naquela casa.

· Em sua saudação aos Romanos, Paulo escreve no capítulo16 verso 5: "saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles (Áquila e Priscila). Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo." Rm 16:5

· Já na saudação aos Corintios, Áquila e Priscila aparecem novamente com uma igreja em sua casa. "As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles." 1Co 16:19

· Cl 4:14-15 Paulo está saudando a igreja que está em Colossos, 14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas. 15 Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa." Cl 4:14:15

· Fm 1:1-2 Paulo saúda Filemom, Áfia e Arquipo e a igreja que está em sua casa. 1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, 2 e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa..."

Fazendo uma panorâmica do livro de Atos e da igreja primitiva, no tocante ao estilo de vida dos crentes daquela época, aprendemos que aqueles homens tinham três práticas como alicerce da igreja:

1. Culto a Deus

2. Relacionamento e comunhão com os irmãos

3. Evangelismo

Fica claro no ministério do apóstolo Paulo, Pedro e dos tantos crentes dos primeiros três séculos que o ponto focal do culto a Deus, da comunhão e evangelismo eram as casas e não os templos ou os grandes ajuntamentos. As casas eram as igrejas onde a unção e o poder de Deus se manifestava. Até o terceiro século a igreja não se reunia em templos, somente nas casas em grupos pequenos. Esse período foi onde a igreja mais cresceu, e foi também onde os irmãos mais experimentaram milagres.

Mas esse mover começou a ser paralisado por ocasião da conversão de um imperador chamado Constantino no ano de 325 DC, a igreja passou a se reunir em grandes templos. A idéia deste imperador que de bobo não tinha nada, pelo que dizem alguns estudiosos foi a seguinte: Já que eu não consigo conter o crescimento dos cristãos, vou me converter e promover a religião cristã como a religião oficial do império.

Voltemos aos primórdios da fé cristã que praticavam igreja de casa em casa e vejamos que a igreja estabelecida por Jesus está bem definida em 1Co 14:26. Paulo escreveu: Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. 1Co 14:26

Essa igreja não tinha palco, não tinha púlpito, não tinha luzes, não tinha banda, não tinha dança, não tinha salas de aula, não tinha departamentos, não tinha encontros com Deus (evento), não tinha clero, não tinha teologia, não tinha endereço fixo, era a igreja que funcionava de casa em casa, onde dois ou três estavam reunidos.

Nesses últimos dias Deus esta tendo uma conversa séria conosco para nos corrigir, porque no reino de Deus as coisas não terminam em pizza. Ler as palavras de Jesus dizendo que os últimos serão os primeiros também nos fala de nós que somos os últimos a experimentarmos o mover dos primeiros crentes da igreja primitiva.

Estranhamente perdemos o foco de casa em casa e nos confinamos nos prédios ou templos e alguns dos muitos irmãos que conheço ao invés de viverem a igreja de casa em casa estão de templo em templo. Isso conspira contra o espírito da nossa fé em Jesus Cristo que diz que onde estão dois ou três reunidos em nome de Jesus ele se faz presente.

O que estamos fazendo aqui agora não é o melhor para nós, pode ser bom, mas não é o melhor. O lugar da igreja é para ser nas casas ao redor da mesa e da ceia como foi na época de Jesus e como foi na época dos primeiros discípulos. No templo somos uma somatória de indivíduos que adoram individualmente no mesmo lugar que é diferente de uma comunhão de pessoas que se conhecem umas às outras e tem comunhão íntima nas casas ao redor da mesa.

Glória Deus porque estamos nos corrigindo para estabelecer nossa confissão de missão e visão na prática. De casa em casa os crentes funcionavam, de casa em casa os crentes cresciam, de casa em casa a igreja se parece mais com Cristo. No templo os crentes foram paralisados, no templo os crentes não crescem, no templo os crentes viram religiosos.

Lc 10:1 diz que Jesus deu a ordem aos seus discípulos para que estes fossem às cidades e aldeias entrar nas casas. 35 equipes de dois em dois deveriam ir pelas cidades e aldeias e entrar nas casas e fazer igrejas naquelas casas.

Jesus está dizendo para nós Ide, e na maioria das vezes nos estamos dizendo para as pessoas: Venham! A igreja que foi criada para ir de casa em casa, hoje vive insistindo na contra mão dizendo venham. Você e eu fomos designados para ir, apenas ir e nada mais do que ir e ir de casa em casa.

Quero fazer menção de dois textos que nos remetem ao coração de Deus no tocante a vida prática da igreja. Primeiro podemos ler o que diz Jo 4:19-24: 19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. 20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo 4:19-24

Veja a pergunta dessa mulher: Onde devemos adorar, no monte ou em Jerusalém??? Jesus então responde com muita objetividade: Devemos adorar em espírito e em verdade, porque Deus é Espírito e importa que o adoremos no espírito. Trocando em miúdos, Jesus diz: Nem no monte, nem em Jerusalém, mas em Espírito e em verdade.

A outra passagem que gostaria de compartilhar é a Jo 13:34-35: "34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." Jo 13:34-35

No texto acima, na ocasião da última ceia Jesus está dizendo que nós seremos reconhecidos como uma autêntica igreja Cristã, quando manifestarmos amor uns pelos outros. A pergunta que deixo a você é a seguinte: Em qual estrutura e espaço, dinâmica de atividade, condição de auditório, fica mais fácil a prática de cultuar a Deus, amar e ter comunhão com os irmãos e evangelizar os perdidos???

No templo ou nas casas???

Jesus visitou várias casas durante seu ministério por vários motivos:

· A casa de Zaqueu para trazer salvação.

· A casa de Simão Pedro para curar sua sogra.

· Na casa em Caná da Galiléia para levar alegria a um casamento.

· Na casa de Marta e Maria, para repousar e ser adorado, nesta casa foi cuidado em sua essência humana e honrado em sua essência divina.

· Na casa de Jairo para trazer vida à sua filha.

Eu gostaria de fazer um apelo para os crentes dessa igreja que entenderam que foram chamados para fazerem igreja de casa em casa. Para os crentes que entenderam que foram chamados para fazerem parte de uma célula, de um grupo pequeno. Meu apelo é para você cumprir o propósito de Deus nesses últimos dias. Lembre-se que Jesus disse que os últimos seriam os primeiros. (Mt 20:16)

"Assim, os últimos serão primeiros..." Mt 20:16a

A interpretação mais comum é que os últimos por estarem no primeiro amor seriam os primeiros a serem achados na volta de Cristo, mas seria arrado interpretar esse texto crendo que os últimos também serão os primeiros por que esses estão praticando as obras dos primeiros, saindo dos templos e voltando para as casas?

Devemos hoje, repensar a maneira como estamos vivendo a igreja na prática. Deus nos deu a oportunidade de trazermos a igreja para as nossas casas através das células ou casa de milagres.

Eu quero terminar essa palavra compartilhando uma experiência de um pastor amigo. Um dia este pastor terminou seu devocional pela manhã e foi para o seu escritório, pois estava muito cansado de tantos problemas que estava enfrentando em sua igreja. Enquanto cochilava debruçado em sua mesa, percebeu que um homem sentou-se adiante dele. Quando este pastor amigo ergueu sua cabeça, viu um homem formoso, vestido de branco, com uma aparência de quem tinha muito poder. Mas uma coisa que chamou a atenção deste pastor é que nos olhos deste homem havia trevas. Então o homem começou a questionar o pastor sobre o porquê do pastor querer sair do estilo de trabalho tradicional e migrar para a visão de igreja nas casas (células). Quando o pastor decidiu que não iria mais trabalhar em função do prédio e iria focar no trabalho junto as famílias de casa em casa, esse espírito desapareceu como fumaça. Então numa visão gloriosa este pastor viu a Jesus dizendo de maneira clara. Minha igreja começou nas casas e vai terminar nas casas, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela... Mt 16:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...