20150326

Atos, uma história inacabada! Parte 1 - Atos 28:30-31. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 22/03/15

O Livro de Atos termina de uma forma intrigante.  Não existe uma conclusão, um epílogo, uma saudação final.  Simplesmente, a narrativa é interrompida com a informação de que havendo chegado a Roma, Paulo instalou-se numa casa alugada, onde esteve confinado num tipo de “prisão domiciliar”, ficando permanentemente vigiado pela guarda imperial, por um período de dois anos.
Simplesmente, a história de Atos não tem um final. Sendo o ministério do apóstolo Paulo de levar o Evangelho do Reino para outras regiões geográficas fora da Palestina, a narrativa é suspensa quando da chegada de Paulo à capital do Império Romano.  Por que razão Lucas, o médico missionário e autor deste livro, suspendeu a narrativa desta forma?

·         Há quem opine com a teoria de que Lucas tencionou escrever um terceiro volume, o que não se consumou.
·         Outros pensam que é proposital este final e que Lucas teria querido omitir o martírio sofrido pelo apóstolo quando da perseguição empreendida pelo imperador Nero.
·         Há uma outra teoria que supõe que o apóstolo Paulo foi liberto após os dois anos de confinamento, que prosseguiu sua obra missionária, inclusive chegando até a Espanha.

Diante das suposições uma coisa é certa; o livro de Atos não cessou no capítulo 28, mas está sendo escrito até nos dias de hoje por cada um de nós discípulos do Senhor. Nós somos um capítulo vivo deste inacabado livro. Os capítulos de Atos 29, 30, 31, 32, 33, etc, está sendo escrito nos dias de hoje. Obviamente, nossas histórias não farão parte do cânon bíblico porque é a parte da história que nós estamos escrevendo com nossa participação na pregação e na conquista das vidas para o Reino do Messias. É para esse grupo de pessoas que estão escrevendo a continuação do livro de Atos que Jesus garantiu: as portas do Inferno não poderão vence-la”. Mt 16:18

Entendemos assim, que a forma como o Livro de Atos termina é proposital para nos mostrar que a história da igreja não está encerrada.  Nós somos a continuação do livro de Atos, essa é a nossa responsabilidade.

Como já falamos, Atos é o único livro da Bíblia que não foi concluído. Entender com clareza o livro de Atos é uma chave para resgatar os valores da igreja do primeiro século e alcançando assim o nosso êxito como igreja.

Podemos dizer que esse livro é um divisor de moveres, pois está entre os evangelhos e as epístolas paulinas. É o primeiro livro após os evangelhos e precede as epístolas paulinas. É como um divisor de moveres e está entre o Jesus Emanuel e o Jesus ressurreto. Atos dos apóstolos é a confirmação de tudo o que Jesus prometeu aos seus discípulos.

Vemos no desenvolvimento do livro de Atos, as promessas de Jesus se cumprindo na vida dos discípulos.

Como você vê a igreja hoje em relação à igreja descrita no livro de Atos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...