7b Hoje, se ouvirdes a sua voz, não
endureçais o vosso coração. 9 Portanto, resta um repouso para o povo de
Deus. 10 Porque aquele que entrou no
descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.”
Hb 4:5-10
Introdução
A obra de Deus é toda feita pelo próprio Deus. Quando
decidiu criar o homem, primeiro Ele criou todas as coisas e depois plantou o
jardim do Éden. Quando tudo já estava pronto, somente a partir dai, Adão
foi criado. O homem foi criado no sexto dia. Isso indica que o primeiro
dia do homem foi o sétimo de Deus, ou seja, o dia do descanso. Depois da obra
concluída e consumada, o homem é convidado a participar da obra de Deus entrando
em seu descanso. Como Adão, nós apenas cultivamos o que Deus já plantou, apenas
participamos do descanso de Deus.
Isso certamente aponta para um princípio espiritual de
que toda a obra de Deus em nós depende de aprendermos a entrar no Seu descanso.
O princípio do descanso em Canaã
Quando Deus livrou o povo de Israel da escravidão do
Egito e os conduziu a Canaã, ele fez questão de mencionar que o povo não teria
de fazer coisa alguma. Eles entrariam em casas que não tinham construído,
poços que não tinham cavado e plantações que não tinham semeado. Eles iriam
participar da bênção da obra completa de Deus, da obra consumada.
“Havendo-te,
pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a
teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te
daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o
que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e
olivais, que não plantaste.” Dt 6:10-11
O princípio do descanso na obra de Cristo
O mesmo princípio se aplica à obra de Cristo. Se Adão
já recebeu o jardim do Édem pronto e o povo de Israel herdou uma nação pronta,
nós também recebemos uma salvação completa. Temos salvação quando descansamos no que Deus já fez por meio
de Cristo. A maior de todas as bênçãos
que recebemos é a salvação e ela é recebida quando descansamos.
Como você recebeu a Cristo?
Pela fé! Se a salvação é recebida assim, por que as
outras bênçãos nos seriam dadas de outra forma? Todas as bênçãos são recebidas
pelo descanso da fé. Deus deseja que vivamos no descanso porque a fé é o
descanso.
Sem fé é impossível agradar a Deus! “De fato, sem fé
é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima
de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hb
11:6
Em Colossenses 2:6, Paulo diz: “Ora, como recebestes Cristo
Jesus, o Senhor, assim andai nele”. Cl 2:6
Descanso é a principal evidência da fé
autêntica
Quando cremos ou manifestamos a nossa fé, entramos no
descanso de Deus. A fé possui muitas
expressões (ousadia, intrepidez, coragem),
mas a mais poderosa manifestação da fé é o descanso. Sabemos que uma pessoa tem
fé quando em meio às circunstâncias adversas, em meio aos mais pavorosos
problemas, a pessoa descansa.
Eu me lembro do dia em que depois de receber um
diagnóstico negativo, nossa amada irmã Léia disse: “Hummmm... que vontade de comer
coxinha e tomar café com leite.” A fé provoca o descanso. A fé é o próprio descanso,
é a segurança.
Deus sempre vai se manifestar no descanso, nunca na
confusão. “porque Deus não é de confusão, e sim de paz.” 1Co 14:33
Quando descansamos, estamos declarando que realmente
cremos na promessa de Deus e na verdade de que tudo já está consumado.
A orientação de Pedro para não perdermos a fé
(descanso) é sempre lançar as nossas ansiedades sobre o Senhor. 1Pe 5:6
“6 Humilhai-vos,
portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos
exalte, 7 lançando sobre ele toda a
vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1Pe 5:6-7
“Portanto, contentem-se com o que são e não empinem o
nariz. A mão de Deus é forte e está sobre vocês. Ele os exaltará no tempo
certo. Vivam livres de preocupação na
presença de Deus: ele toma conta de vocês.” 1Pe 5:6-7 (A Mensagem)
Jesus quer carregar o nosso fardo pesado! E o apelo é
esse: “28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e
sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mt 11:28
Se não entramos no descanso, não temos como receber e
desfrutar de todas as bênçãos de Deus, pois Deus não opera na ansiedade.
Salmo 23 – O Salmo do descanso
No Salmo 23, por exemplo, a primeira coisa que o
Senhor faz é nos levar para repousar em pastos verdejantes e descansar junto às
águas tranquilas. Assim, a primeira condição para termos a provisão de Deus é o
descanso. O suprimento só flui quando descansamos em Deus.
O Salmo 23 é
conhecido como o Salmo do bom pastor, mas deveria ser chamado de Salmo do
descanso.
“1 O Senhor é o
meu pastor; nada me faltará.
2 Ele me faz repousar
em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me
a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 A inda que eu
ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum (descansarei), porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu
cajado me consolam. 5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus
adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 6 Bondade (favor de Deus) e misericórdia
certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para
todo o sempre.” Sl 23.1-6
Somente depois que repousamos nos pastos verdejantes e
bebemos das águas de descanso, é que podemos desfrutar da bênção de ter uma
mesa colocada diante de nossos inimigos, ter nossa cabeça ungida pelo óleo do
Espírito e ter um cálice transbordante de toda sorte de bênçãos. Sem cumprirmos
a condição do descanso, deixaremos de desfrutar de todas essas bênçãos.
Salmo 91 - O Salmo do descanso
Podemos ver o mesmo princípio no Salmo 91. Todas as
bênçãos que o salmista descreve estão disponíveis somente para aquele que está
descansando na sombra do Onipotente. Esta é a condição colocada logo no início,
precisamos descansar na sombra do Onipotente.
O Salmo 91 é conhecido como um Salmo de livramento,
mas poderia ser chamado de Salmo de descanso.
“1 Aquele
que habita no esconderijo do
Altíssimo, à sombra do
Onipotente descansará. 2 Direi
do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio,
a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 Porque
ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Ele
te cobrirá com as suas penas,
e debaixo das suas asas estarás seguro;
a sua verdade é escudo e broquel. 5 Não temerás espanto noturno,
nem seta que voe de dia, 6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao
meio-dia. 7
Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. 8 Somente
com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. 9 Porque
tu, ó SENHOR, és o meu refúgio!
O Altíssimo é a tua habitação. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga
alguma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordem a
teu respeito, para te guardarem em
todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos,
para que não tropeces com o teu pé em pedra. 13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás
aos pés o filho do leão e a serpente. 14 Pois que tão encarecidamente me
amou, também eu o livrarei;
pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. 15 Ele
me invocará, e eu lhe responderei; estarei
com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei. 16 Dar-lhe-ei
abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.” Sl 91.1-11
Todo livramento virá depois do descanso
O descanso vem primeiro e depois uma série de bênçãos
nos serão acrescentadas. Uma vez que descansamos na sombra do Onipotente,
seremos:
· Livrados do laço do passarinheiro e da peste
perniciosa.
· Não nos assustaremos por causa da peste que se propaga
nas trevas, nem por causa da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao
nosso lado, e dez mil, à nossa direita, mas não seremos atingidos. Tudo isso
será assim porque estamos no descanso.
· Nenhum mal nos sucederá e praga nenhuma chegará à
nossa tenda.
Temos muita dificuldade de entrar no
descanso por parecer um ato de irresponsabilidade.
Talvez por causa de nossos temores em relação à
opinião dos outros sobre nós. O descanso pode ser interpretado por alguns como
um tipo de irresponsabilidade, e nós
não queremos que nos vejam assim. Dessa forma, nos sobrecarregamos de
preocupações e problemas somente para passar a impressão de que somos muito
responsáveis. Mas, fazendo assim, perdemos o desfrute da bênção.
O exemplo de Marta e Maria
“38 Indo
eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta,
hospedou-o na sua casa. 39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se (descansava)
assentada aos pés do Senhor a
ouvir-lhe os ensinamentos. 40 Marta agitava-se de um lado para
outro, ocupada em muitos
serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique
a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41 Respondeu-lhe
o Senhor: Marta! Marta! Andas
inquieta e te preocupas com muitas coisas (Descanse). 42 Entretanto, pouco é necessário (Pouca
fé) ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta
não lhe será tirada.” Lc 10:38-42
“1 Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da
aldeia de Maria e de sua irmã Marta. 2 Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava
enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. 3 Mandaram, pois,
as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. 4 Ao
receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a
glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. 5 Ora,
amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. 6 Quando, pois, soube que Lázaro
estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava. 7 Depois, disse aos seus discípulos:
Vamos outra vez para a Judéia.” Jo 11:1-6
“17 Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias. 18 Ora, Betânia estava cerca de quinze
estádios perto de Jerusalém. 19 Muitos
dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a
respeito de seu irmão. 20 Marta, quando soube que vinha
Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém,
ficou sentada em casa. 21
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido
meu irmão. 22 Mas também sei que,
mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. 23 Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de
ressurgir. 24 Eu sei, replicou
Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a
ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim não
morrerá, eternamente. Crês isto? 27 Sim,
Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que
devia vir ao mundo. 28 Tendo dito
isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre
chegou e te chama. 29 Ela,
ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele, 30 pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia
onde Marta se avistara com ele. 31 Os
judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se
depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar. 32 Quando
Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. 33 Jesus,
vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito
e comoveu-se. 34 E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor,
vem e vê! 35
Jesus chorou. 36 Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. 37 Mas
alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não
morresse? 38
Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era
este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra. 39 Então, ordenou Jesus: Tirai a
pedra. Disse-lhe Marta, irmã do
morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. 40 Respondeu-lhe
Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? 41 Tiraram,
então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te
dou porque me ouviste. 42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa
da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. 43 E,
tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 Saiu
aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o
rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. 45 Muitos,
pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera
Jesus, creram nele.” Jo 11:17-45
Outros pensam que o descanso pode ser mal
interpretado como sendo preguiça ou
passividade.
Por isso, se enchem de atividades muitas vezes
desnecessárias. Alguns acreditam mesmo que ficar preocupado é um tipo de
expressão de cuidado e amor. Quantas esposas não dizem ao seu marido: “Como
você pode ir dormir se seu filho ainda não chegou em casa?” “Mas eu sei que ele
está bem! Já até orei por ele! Agora eu vou dormir!” Mas, para aquela mãe, o
pai ama menos o filho, e ela certamente não se permitirá descansar porque ama o
filho, mas também porque se sentirá culpada se for dormir. Afinal, uma
preocupação ansiosa é o que se espera de uma boa mãe, imagina. Como posso dizer
que amo se não fico preocupado? É como aquele que vai ao velório e chora muito,
mas não de tristeza, apenas para que ninguém diga que ele não gostava do
falecido.
Não por força e nem por poder humano, mas pelo
descanso!
O suprimento de Deus está disponível para aquele que
descansa no Seu poder. Em Zacarias 4, o profeta teve uma visão onde tubos de
ouro vertendo azeite dourado supriam o povo de Deus.
“E me
perguntou: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso
de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das
lâmpadas que estão em cima do candelabro. Junto a este, duas oliveiras, uma à
direita do vaso de azeite, e a outra à sua esquerda. Então, perguntei ao anjo
que falava comigo: meu senhor, que é isto? Respondeu-me o anjo que falava
comigo: Não sabes tu que é isto? Respondi: não, meu senhor. Prosseguiu ele e me
disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos
Exércitos.” Zc 4.2-6
No Novo Testamento, o Senhor Jesus disse que o
candelabro é a igreja. Hoje, há uma botija com sete bocas despejando azeite
sobre cada haste do candelabro. Cada haste pode ser interpretada como áreas
distintas de nossas vidas. Todo o azeite de ouro está fluindo sobre as
diferentes áreas de nossas vidas. O óleo de suprimento está constantemente
fluindo e nunca cessa. Há óleo fluindo para nossa vida financeira, nossa vida
familiar, nossa vida de santidade e tudo o mais. Mas, quando ficamos preocupados e ansiosos, fechamos a boca do tubo
e cessamos o suprimento. Quando, porém, descansamos e relaxamos, nós liberamos
o fluir da unção. Normalmente,
as áreas em que temos problemas hoje são justamente aquelas com as quais estávamos
preocupados ontem.
Veja que o Senhor diz ao profeta que a vitória não será por força e nem
por poder humano. O poder de Deus é liberado quando entramos no
descanso. O descanso é a expressão mais poderosa de fé.
“Porque assim
diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes,
está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não
o quisestes.” Is 30:15
Eu aprendi pela experiência que a prosperidade e o
sucesso vêm quando temos grandes ideias, e as novas ideias fluem quando estamos
relaxados. A visão e os sonhos se renovam quando entramos no descanso.
Nunca pense, porém, que o descanso de Deus é o mesmo
que passividade. Há uma grande diferença entre descanso e passividade. Podemos
ver claramente essa diferença no exemplo da luta do povo de Israel contra
Amaleque, em Êxodo 17. No verso 8, lemos: “Então, veio
Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim”.
Porque Amaleque veio guerrear contra Israel justamente
em Refidim? A palavra
“Refidim” significa “lugar de descanso”. Amaleque sempre vem para lutar
contra você no seu lugar de descanso. A palavra “Amaleque” vem de uma outra
palavra hebraica, emal, que significa “dor, fardo pesado e trabalho árduo”.
Veja que isso é exatamente o oposto de descanso.
Como Israel venceu Amaleque? Diz a Palavra de Deus que
Moisés subiu ao monte junto com Arão e Hur, enquanto Josué desceu ao vale com o
exército para lutar contra os amalequitas. A Palavra de Deus diz que, quando
Moisés erguia as mãos, Israel prevalecia, e quando ele abaixava as mãos,
Amaleque prevalecia. Acontece que as mãos de Moisés eram pesadas e ele não
conseguia ficar muito tempo com elas erguidas. Assim, Arão e Hur seguravam suas
mãos.
O que significa isso? Arão era sacerdote, por isso ele
simboliza o sacerdócio. Hur era príncipe da tribo de Judá, a tribo dos reis,
por isso simboliza a realeza. Isso indica que a nossa vitória é sustentada pelo
sacerdócio e pela realeza. Outra aplicação prática é que todo líder precisa de
irmãos ao seu lado para prevalecer contra os inimigos.
Uma vez que Arão e Hur seguraram a mão de Moisés,
então Josué podia prevalecer contra Amaleque. Diante disso, eu pergunto: se
Moisés não levantasse as mãos, Josué poderia ter vencido? Certamente não. E se
não houvesse Josué lutando no vale, será que Moisés sozinho no monte venceria o
inimigo? Eu creio que não. Então, é preciso haver oração e trabalho. Descanso nunca pode significar
inatividade ou passividade.
Se estou desempregado e creio que vou conseguir um
emprego, eu preciso primeiro entrar no quarto e orar, como fez Moisés, mas
depois é preciso sair e vencer lá no campo, como fez Josué. O descanso de
Deus é sempre um descanso ativo. Deus disse que haveria guerra permanente
contra Amaleque. Isso significa que essa é a única guerra para a qual somos
chamados: a guerra do descanso. É a guerra para vencer a tentação de fazer
as coisas em nossa própria força sem depender do poder de Deus.
Nós devemos, sim, lutar pelas almas dos homens,
pelejar pela nossa casa, pela nossa família, pelos nossos filhos e cônjuge, mas
essa luta precisa ser no descanso de quem sabe que a obra já foi completada.
Em Mateus 12.43, Jesus disse que, quando um demônio
sai de uma pessoa, ele procura um
lugar
para descansar. Isso significa que o diabo não tem descanso e seu
alvo é fazer com que vivamos em preocupação, medo e angústia em todo o tempo.
Eu sei que essa é uma afirmação séria, mas eu creio que os demônios não têm
descanso, e quando nós mesmos vivemos atribulados e sem descanso, estamos
vivendo como um demônio. O lugar que damos ao diabo é justamente uma alma que
não descansa em Deus. Mas, quando entramos no descanso, nós retiramos todo
espaço do diabo em nós. O inimigo não pode entrar onde existe o descanso de
Deus.
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