20160118

Oportunidades, como perder, jogar fora, e Ganhar. Disc. André Queiróz - Culto de Celebração - 17/01/16

45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. 47 Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. 48 Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se,
49 e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, 50 virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe 51 e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes. Mt 24:45-51

Introdução

Começamos o ano com diversos planos e propósitos, comprar um novo carro, sair do aluguel, Casar-se, ter um ou mais filhos, etc. Porém tudo isso ocorre em nossas vidas mediante a vontade de Deus e por muitas vezes por nossa vontade. De fato tudo isso pode ocorrer mediante as oportunidades que nos aparece, seja ela para nos edificar ou nos prejudicar oportunidades estão sempre batendo a nossa porta.

Neste ano de 2016 desfrutaremos da provisão completa, esta é a oportunidade que Deus esta nos dando para que possamos desfrutar de tudo isso. Em uma breve pesquisa a definição de pesquisa mais cabível para este momento é: Oportunidades servem para definir o momento ou ocasião propicia para fazer ou aproveitar alguma coisa.

Diante de nossa realidade temos inúmeras oportunidades em nossa vida, no texto lido nos deparamos com uma ocasião dentre inúmeras na Bíblia referente  a este assunto, mas para que isso fique claro devemos entender que as oportunidades tem características, meios ou caminhos na qual elas se manifestam.

Algumas características a respeito de oportunidades:

·      Toda Oportunidade não é estática, elas não duram para sempre, as oportunidades tem uma velocidade e com isso as pessoas se acomodam e as perdem.
·      Oportunidade não aparecem toda hora.
·      Quanto maior e melhor for a oportunidade, mais rara ela é; ou seja dificilmente elas aparecem.
·      Muitas oportunidades existem mas estão ocultas e precisam ser descobertas, trazidas para o visível.
·      Oportunidades se oferecem
·      Oportunidades se criam com atitudes.
·      Toda oportunidade tem uma etiqueta de preço.

Diante dessas características identifiquei 3 ocasiões na qual as lhe damos com oportunidades

Como Perder as oportunidades

1.      Precipitação – Querer fazer algo que não esta preparado para fazer.
Ex: Saul que ofereceu holocausto no momento de pressão, em seguida o profeta Samuel se apresenta diante dele e informa que ele tinha perdido reinado. 1 Sm 13:8-13

Seguindo as instruções de Samuel, Saul esperou sete dias, mas Samuel não foi até lá. E o povo começou a abandonar Saul e sair dali. Então Saul lhes disse: – Tragam os animais para o sacrifício que é completamente queimado e para as ofertas de paz. Ele ofereceu o sacrifício, 10 e, quando estava terminando, Samuel chegou. Saul foi ao encontro dele, para o cumprimentar, 11 mas Samuel disse: – O que foi que você fez? Saul respondeu: – Eu percebi que o povo estava me abandonando e indo embora. Você também não veio como havia prometido, e os filisteus já estavam reunidos em Micmás. 12 Aí eu pensei: “Os filisteus vão descer a Gilgal para me atacar, e eu ainda não tentei conseguir a ajuda de Deus, o SENHOR.” Então achei que tinha de oferecer o sacrifício. 13 – O que você fez foi uma loucura! – respondeu Samuel. – Você não obedeceu à ordem do SENHOR, nosso Deus. Se tivesse obedecido, ele teria deixado que você e os seus descendentes governassem o povo de Israel para sempre. 1Sm 13:8-13

Neste exemplo ele perdeu a oportunidade de edificar seu reino para sempre, naquela época era proibido o Rei oferecer holocausto  e por precipitação perdeu seu reinado. Devemos saber das nossas capacidades e limites, uma precipitação pode colocar a perder anos de dedicação e trabalho.

2.      Não estando preparado. Na parábola das 10 virgens as 5 néciais (loucas) não estavam preparadas para o encontro com o noivo. Mateus 25.
Como queremos uma oportunidade se não estamos preparados para ela? Acredite não como Deus te dar uma oportunidade sem que você esteja preparado, Deus não está louco de confiar algo desse tipo em suas mãos!

3.       Negligência e Infidelidade. Fazer as coisas de qualquer jeito sem se preocupar com as consequências, no texto que lemos no inicio vemos que o mal servo teve esse tipo de comportamento.

4.      Covarde e Medroso “Não vai dar Não”. Juízes 7:3 o Senhor eliminou toda a covardia do exercito  e apenas ficaram 300, quando dependemos de Deus ele elimina toda capacidade humana. No Cap 8 v26 eles receberam os despojos 1700 ciclos de ouro (21kg) porque não se acovardaram.
O covarde e medroso perde a oportunidade que Deus te confiou mas não tomaram posse.

5.      Não ouça pessoas erradas. 10 Espias e a terra prometida Números 13:1-14, porque não ouviram as pessoas erradas tiveram acesso a terra prometida.

6.      Duvidando de Deus. O que eu não posso fazer o Deus do Impossível faz por mim!
2Rs 7:1-2 O capitão duvidou de Deus e sua promessa, teve um fim trágico e acabou sendo atropelado e morto pela multidão.

“13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” Isaias 43:12

Como Jogar fora as Oportunidades

1.      Não Dando Valor. HB 12:16 Esaú não deu valor a sua primogenitura almejando outra coisa “é melhor ser Funcionário empregado, do que gerente desempregado”
Existem oportunidades em nossas vidas que não damos valor, sua célula, seu líder, seu pastor, o emprego que temos, a quem nós servimos. Todas estas áreas e pessoas são oportunidades.
Certa vez em uma das reuniões com o Pastor Edenir ele me disse algo que me marcou:
“Ninguém pode receber aquilo que rejeita!”

Esta frase relata que nós podemos sim alcançar nossos objetivos, porém se não dermos valor é praticamente impossível receber algo.

2.     Cobiça. Ez 28:12 Querubim Ungido, servia o Senhor no trono, Aferidor de medida (sabedoria, riqueza e poder) quis o lugar de Deus e perdeu sua hierarquia.
É melhor ser um funcionário empregado do que um gerente desempregado, é melhor ser um Gerente empregado que um Diretor desempregado!

3.     Traição e Ganância. O exemplo de Judas tipifica a traição, ele era um dos 12, sentava em lugar de destaque .

21 E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.
22 E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? 23 E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. Mt 26:21-23

Neste texto vemos o lugar de Judas e mesmo assim o traiu e perdeu sua oportunidade!

4.     Desobedecendo. Líder, Pastor, Patrão, Chefe, Encarregado...
Adão e Eva perderam uma grande oportunidade porque desobedeceram foram tratados por Deus.

Como Ganhar a oportunidade

1.      Coragem Ousadia e Discernimento. Davi ao encarar Golias teve a oportunidade. Teve coragem e ousadia para enfrentar os problemas e conquistou sua oportunidade.

2.      Ser Fiel e Prudente. FIEL: Aquele que cumpre aquele que se obriga. PRUDENTE: Pessoa que busca evitar erro ou dano.

No texto lido o servo foi fiel e prudente tomava conta de um pequeno grupo, e por assumir este comportamento passou a tomar conta de tudo.
Não adianta quereremos sonhar com ima imensa igreja, se não tivermos prudência com aquilo que o Senhor esta nos confiando NUNCA alcançaremos algo maior.

3.      Esforço. Devemos empregar uma energia alem do normal para que possamos conquistar nossas oportunidades. Como nos comportamos em situações que exigem seu esforço, horário de saída de trabalho?

4.      Submissão. Nossa realidade hoje esta envolvida na seguinte ordem, “não quero obedecer a direção de meu superior”, a porta.

A submissão de Josué deu a ele o acesso a terra prometida. A porta para sua oportunidade chama-se SUBMISSÃO. A primeira vez que Josué é mencionado na Biblie é em Exodo Cap 17 e é mencionado servindo Moisés, no Capítulo 23 Josué é chamado e sua marca qual é???
SERVIDOR DE MOISÉS!
POR SUBMISSÃO SUBSTITUIU MOISÉS!

Conclusão:

O que faremos diante de nossas oportunidades, elas estão disponíveis e com tempo e modo para acessa-las como nessas palavras, vamos conquistar as nossas oportunidades!


Um comentário:

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...