Pular para o conteúdo principal

A unção de ANAGKAZO. Lc 14:15-23. Pr. Edenir Araújo. Culto de Celebração - 20/03/16

“15 Ora, ouvindo tais palavras, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. 16 Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. 17 À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. 18 Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se (dar desculpas). Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. 19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. 20 E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. 21 Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. 22 Depois, lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. 23 Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e OBRIGA (anagkazo) a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa.” Lc 14:15-23
Introdução
Muitas coisas me chamam a atenção nesse texto, por exemplo:
Primeiro
V. 16. Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. Esse texto nos fala sobre o Senhor e Sua bondade de nos convidar para essa grande festa.
Segundo
V. 17. Vinde, porque tudo já está preparado.  Deus já preparou todas as coisas! Tudo já está consumado, concluído e finalizado pela graça de Deus.
Terceiro
As desculpas esfarrapadas que os convidados deram para se ausentarem.
V. 18. Comprei um campo e preciso ir vê-lo...
V. 19. Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las...
V. 20. Casei-me e, por isso, não posso ir...
Quarto
O desejo incontido e a perseverança da parte de Deus de salvar os homens através do Ide.
V. 21. Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos...
Quinto
Essas são algumas coisas que me chamam a atenção nesse texto, mas o que realmente me cativou o coração e mente é a expressão “OBRIGA” no verso 23.
V. 23. Sai pelos caminhos e atalhos e OBRIGA (anagkazo) a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa.

A palavra grega para “OBRIGA” é ANAGKAZO.
“ANAGKAZO” palavra grega que significa:
Forçar – Obrigar – Ameaçar – Compelir – Influênciar – Empenho total – Um comportamento diferenciado – Um incrível poder de convencimento.
– No texto referido, Jesus usa a palavra “ANAGKAZO” para influenciar através do evangelismo. É como se o senhor daquela festa dissesse: Eu estou te dando uma autoridade especial para convencer todas as pessoas com quem você conversar. Estou te dando sabedoria para convencer todas as pessoas com quem você relacionar. Estou te dando intrepidez, ousadia, coragem, força, vigor, disposição física e mental para conquistar o coração das pessoas e também para conquistar coisas e riquezas. Ou seja, não haverá limites que impedirão a realização da minha vontade se você se apoderar do ANAGKAZO!
ANAGKAZO é convencimento a qualquer custo.
Jesus não aceita a sua casa vazia! É essa unção que precisamos para trazer visitantes para as nossas células, para os nossos cultos de celebração e encontros.
ANAGKAZO:
1) É uma visão sobrenatural!
2) Um comportamento forte!
3) Um comportamento determinante!
4) Uma atitude decisiva!
5) Uma unção que produz resultados!
6) Uma capacidade de realização sobrenatural!
7) Uma forma de chegar aos objetivos!
8) Um poder de realização inexplicável!
9) Uma arrancada violenta!
10) Uma forma de agir diferenciada!
11) Determinação plena no que faz!
12) Poder para resolver casos difíceis!
13) Poder de exercer influência!
14) Capacidade de influênciar pessoas!
15) Poder de convencer pessoas a te ajudar nos seus projetos!
16) “não perder vendas”!

Essa unção de conquista é uma consequência de perseverança e constância. Sim! Só os que persistem focados em seus objetivos focados são de fato os ungidos com ANAGKAZO!
Isso não significa que não vamos fracassar em alguns projetos, mas sim que não vamos desistir em meio às resistências.

Veja o que aconteceu no caso do Senhor de Lucas.
Primeira tentativa: Fracasso total. Convidados deram uma desculpa. (NÃO FOI NINGUÉM) V. 18-20
Segunda tentativa: Fracasso médio. Convida os mendigos, cegos e coxos. (SÓ ALGUNS VÃO) V. 22
Terceira tentativa: Sucesso total. ANAGKAZO, ou seja, ele chama os discípulos e determina que eles obrigassem as pessoas a entrar na casa dele PARA QUE ELA FICASSE CHEIA. V. 23
ANAGKAZO é uma unção – É uma força divina que entra dentro de você e faz você perseverar até o fim.
Resumo da historia de Abraham Lincoln
Abraham Lincoln nasceu pobre ,em 1809,e ao logo de toda a vida se defrontou com dificuldades e derrotas. Fracassou duas vezes nos negócios, perdeu oito eleições e sofreu um colapso nervoso.
A derrota e o fracasso o convidavam a desistir, mas ele recusou o convite. Sua historia é a de um espírito extraordinariamente perseverante, como deixa claro o seguinte resumo da sua vida:
Em 1819, a família de Lincoln foi despejada da casa onde morava e ele foi obrigado a trabalhar para sustentá-la.
Em 1831 fracassou nos negócios.
Em 1832 concorreu à câmara de deputados de Illinois e perdeu.
Em 1832 perdeu o emprego. Mais tarde, nesse mesmo ano, decidiu estudar direito, mais teve sua inscrição rejeitada.
Em 1833 pediu dinheiro emprestado a um amigo para comercializar um negócio, mas no fim do ano foi à bancarrota. Passou os 17 anos seguinte pagando a divida.
Em 1834 concorreu novamente à câmara estadual e perdeu.
Em 1835 ficou noivo, mas a morte da noiva o deixou desconsolado.
Em 1836 sofreu um colapso nervoso total que o deixou preso à cama por seis meses.
Em 1838 concorreu à presidência da câmara e foi derrotado.
Em 1840 tentou uma vaga no colégio eleitoral e perdeu.
Em 1843 concorreu ao congresso e perdeu.
Em 1846 concorreu ao congresso outra vez; desta vez venceu, abrindo finalmente o caminho para Washington.
Em 1848 disputou a reeleição para o congresso e perdeu.
Em 1849 tentou um emprego no cadastro público de terras e foi recusado.
Em 1854 concorreu ao senado dos Estados Unidos e perdeu.
Em 1856 candidatou-se à indicação para vice-presidente na convenção nacional de seu partido e perdeu, tendo recebido menos de 100 votos.
Em 1860 decidiu disputar a presidência... Lincoln venceu e se tornou um dos maiores presidentes da historia dos Estados Unidos e um dos mais extraordinários lideres dos tempos modernos.
Num discurso, após a sua posse como presidente dos Estados Unidos, ele disse: “O caminho foi irregular e acidentado. Escorreguei, atrapalhei-me com minhas próprias pernas, mas me equilibrei e disse a mim mesmo: ‘Isso foi um escorregão, não uma queda’.”
É preciso sonhar. O mundo, a igreja está carente de homens, mulheres, jovens que sonham. Vamos começar a sonhar a partir de hoje?Eu quero e você? Não tenha medo de sonhar.

Exemplos bíblicos da manifestação do “ANAGKAZO” para alcançar seus objetivos.
1) “Jacó disse:  EU NÃO TE LARGO ENQUANTO NÃO ME ABENÇOARES” – Gênesis 32:26
2) “O reino dos céus é tomando por esforço, e os que se esforçam, se apoderam dele.” – Mateus 11:12

UNIVERSIDADE DE CHICAGO:
Pesquisa: 5 anos –  Quem foram as pessoas que mais atingiram seus alvos, fizeram mais sucesso:
1) Pessoas determinadas e obstinadas!
2) Pessoas que exerceram empenho total no que faziam!
3) Pessoas que tinham desejos, objetivos, sonhos!
4) Pessoas que focaram em seus objetivos!
MILHARES DE PESSOAS ESTÃO CONFORMADAS COM A DESGRAÇA, COM O FRACASSO, COM A POBREZA E COM A MISÉRIA.

Deus sempre encorajou seus filhos para a conquista
“5 Ninguém poderá te resistir todos os dias da tua vida. Como estive com Moisés, assim estarei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Esforça-te e sê corajoso, porque farás este povo herdar a terra que jurei dar a seus pais. 7 Apenas esforça-te e sê corajoso, cuidando de obedecer a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda; assim serás bem-sucedido por onde quer que andares.” Jo 1:5-7
E, desde os dias de João Batista até agora, o reino do céu é tomado à força, e os que se utilizam da força apoderam-se dele.” Mt 11:12


35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma..” Hebreus 10:35-39

Apelo:

Que hoje seja o seu dia de receber a unção do ANAGKAZO!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder de crer e confessar. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Entendendo a fé...
1. A fé é um espírito (2Co 4:13)
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13
Veja que a fé não é questão de fórmula, mas de espírito. Paulo diz que temos o mesmo espírito de fé de Abraão, Moisés ou Davi. Sendo a fé um espírito, ela é contagiosa e por isso pode se espalhar. Você deve se lembrar do dia em que os doze espias foram enviados para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, eles voltaram e dez deles disseram:
“Não podemos conquistar essa terra. As muralhas são muito largas, os gigantes, muito altos, e nós somos muito pequenos”. Mas dois deles, Josué e Calebe, disseram: “Vamos conquistar a terra, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. Nm 14:9
Toda a nação acreditou nos dez espias e, por causa disso, morreram no deserto; mas, a respeito de Calebe, o Senhor disse que nele havia um espírito difer…

Destruindo os inimigos das nossas orações. Dn 10:12-13. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/08/16

"12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Dn 10:12-13
Por que temos tanta dificuldade para orar?
Eu creio que todos temos ideia de quanto a oração é importante pelo grau de dificuldade que sempre enfrentamos para orar. O nosso inimigo vai lutar de todas as formas para impedir que nossas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que vão tentar invalidar nossas orações, para que a nossa oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover então essas barreiras para o êxito na nossa oração.
Guarde essa verdade: O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você, pois sabem melhor d…

Ore até que algo aconteça! Is 62:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 24/07/16

“6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”  Is 62:6,7
Introdução
Toda ação sobrenatural de Deus é precedida de oração. As chuvas de bênçãos não caem sem que antes nossos joelhos se dobrem. Deus não sarará a nossa terra sem que primeiro seu povo se humilhe e ore fervorosa e perseverantemente. (2Cro 7:14)
Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento disse: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo.”
Muitos cristãos estão vivendo tempos de estiagem e sequidão, porque não oram. Alguém me disse: Pastor Edenir, em minha igreja a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Os irmãos andam muito ocupados para ocupar-se com Deus em oração.
Não pode…