20160328

Vencendo a maldição da DEGENERAÇÃO! Jr 2:21; Pv 27:23-24. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 27/03/16

“Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste uma planta degenerada, como de vide brava?” Jr 2:21
23 Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos, 24 porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração.” Pv 27:23-24
 “23 As riquezas não duram para sempre. A coroa do rei não permanece eternamente na família real. Por isso, cuide sempre de seus negócios, procure saber como andam suas ovelhas e em que condição estão os seus rebanhos.” Pv 27:23-24 (Bíblia VIVA)

Introdução

Ao longo da vida cristã precisamos aprender a lidar com certas leis estabelecidas na terra hoje. Por exemplo, a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que o homem semear certamente irá colher. Essa é uma lei universal.
Outra lei é a lei dos instintos básicos que sustentam a vida de todo ser humano. Três instintos básicos nos fazem viver nessa terra, são eles:
1.      Instinto de defesa.
2.      Instinto sexual.
3.      instinto de sobrevivência.
Uma outra lei é a lei da DEGENERAÇÃO, e quer gostemos ou não, ela está agindo na terra. Toda natureza está debaixo dessa lei da degeneração.
O que é e como funciona a lei da degeneração?
Degenerar significa tornar-se gradualmente, paulatinamente decaído. É cair gradualmente em uma forma inferior de desenvolvimento. Mudar para um estado pior, decair, declinar.
Tudo que nasce, tudo que criamos começa a decair por causa da degeneração logo em seguida. É uma Lei inexorável, que não cede ou se abala diante de súplicas e rogos. É uma lei inflexível e implacável, cujo rigor e severidade não pode ser amenizado.
Essa lei funciona assim: Nós nascemos, crescemos, ficamos maduros, envelhecemos e morremos. Essa é uma Lei Imutável.
Todo ser humano nasce cresce e se desenvolve até os 25 ou 30 anos, a partir desse momento as pessoas envelhessem. Isso é degenerar
Com as coisas que criamos, edificamos, realizamos não é diferente, pois todas as coisas estão sujeitas à Lei da Degeneração!
Casamento
A degeneração acontece no casamento quando não existe mais entusiasmo em estar com o cônjuge. Quando não há mais prazer em conversar e expressar carinho como foi um dia no início do relacionamento.
Profissão
No trabalho ou na vida profissional, a degeneração acontece quando não há mais disposição para aprender. Quando os sonhos de empreender já não existem mais ou a disposição se vai por conta das dificuldades.
Condicionamento físico
Escola de música
Ministério
Com a Igreja e a nossa fé não é diferente porque todos estamos sob a Lei da Degeneração! Jesus disse que chegaria um tempo onde o amor de muitos se esfriaria. É triste saber que muitos começaram entusiasmados e motivados, mas desanimaram no meio caminho. A degeneração ministerial é evidenciada quando já não há um esforço pra estarmos juntos. Quando as reuniões já não são mais importantes ou quando as atividades dos trabalhos da igreja local já não são mais tão importantes.
Na semana passada, nós fomos tomados por uma poderosa unção e entusiasmo, entretanto, quantos ainda estão firmados nessa unção? A degeneração está ativa fazendo diminuir a sua intensidade até a acabar.
Minha decisão diária é escolher “...o caminho da fidelidade (Lealdade); coloquei tuas ordenanças diante de mim” Sl 119:30 (Almeida XXI)
Esse é o meu grande desafio!!! Amar a igreja todos os dias, amar e respeitar minha esposa, meus filhos, meus discípulos, etc.
Não há remédio para evitar a degeneração física!
Não há remédio que possa conter ou sanar o problema da degeneração física, essa é uma sentença que nos foi dada por causa do pecado original. O salário do pecado é a morte.
Todavia, não podemos decair espiritualmente. A Lei da Degeneração está tornando os zelosos, menos zelosos, está trabalhando nos cristãos que oram fazendo com que percam o interesse pela oração. Essa lei maldita está fazendo com que líderes aplicados desanimem de sua célula. Talvez algumas pessoas que me ouvem estão aos poucos desistindo de seus sonhos. Deus plantou um desejo santo de você ser um empreendedor, mas parece que aos poucos isso está morrendo. 
Com certeza, a Lei da Degeneração está em plena atividade e funcionamento no nosso meio. Veja que de alguma forma ela afeta a todos nós. Então a pergunta que nos cabe fazer é: Como lutar para não degenerar na vida cristã? O que fazer para não desistir da vida e dos sonhos que o Senhor plantou no nosso coração?
Antes de falar sobre como evitar a degeneração espiritual, deixe-me dizer por quê você não pode esfriar...
11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.” Lucas 17:11-14 (Almeida Revista e Atualizada)
O texto diz que os leprosos foram curados enquanto caminhavam.
Outro exemplo que nos motiva a continuar é o texto de
“Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” Ex 14:15
Neste contexto, Israel estava sendo perseguido pelo exército de Faraó e os hebreus estavam precionando Moisés. Então quando Moisés ora, o Senhor responde dizendo para que o povo continuasse caminhando.
Agora sim, vejamos o que fazer para não degenerar sua vida espiritual...

1. Evite as más companhias

Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.” 1Co 15:33 (RC)

Os estudiosos modernos da área da educação dizem que tanto a formação do nosso caráter quanto a expressão da nossa personalidade ocorrem por meio da socialização. Eles ensinam que uma pessoa aprende atitudes, emoções e valores sendo socializada em uma cultura. Porém, muito antes dos estudiosos, a Bíblia já ensinava que a aprendizagem se dá por meio de contato e convivência com os outros “andando pelo caminho” (Dt 6.7; Pv 4.3-4). Mas ela vai além, quando afirma que a influência das pessoas umas sobre as outras é uma força poderosa, que atinge a todos. Uma mente forte pode tornar-se impotente diante dessa pressão. Até mesmo o individualista mais convicto, em alguns casos, ajusta-se ao estilo de vida dos outros.

A exortação de Paulo é para não tomarmos a forma do mundo (Rm 12:2)

É isso o que as Escrituras nos dizem. Ou como J.B. Philips parafraseia: “Não deixe o mundo à sua volta moldá-lo, e, sim, que Deus transforme você de tal modo que toda a sua atitude mental seja modificada”.

Nossos relacionamentos podem cooperar ou atrapalhar nosso compromisso com Deus e sua igreja. Dependendo das pessoas ou ambiente onde você passa o seu tempo, sua espiritualidade pode ser diminuída.

No Salmo de número 1, podemos ler que: 1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” Sl 1:1-6

Bem-aventurado o homem que:

1.      Não anda no conselho dos ímpios... Isso fala de termos um comportamento diferente dos ímpios.
2.      Não se detém no caminho dos pecadores... Isso fala de termos um comportamento diferente dos ímpios. Se o ímpio fala palavrão, o crente não fala. Se o ímpio não respeita o seu próximo, o crente respeita.  
3.      Nem se assenta na roda dos escarnecedores... Esse alerta é para termos vigilância redobrada com o que falamos e principalmente com o que ouvimos. Nós devemos tomar muito cuidado com as palavras que conversamos. As nossas conversas expressam o que vai no coração. Devemos sempre estar atentos com o que falamos e principalmente com o que ouvimos, porque a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17). Nossa boca precisa ser manancial de vida para aqueles que nos ouvem e nossos ouvidos precisam de filtros para discernirmos o que pode nos fazer mal.

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda no seu caminho. Sl 128:1

2. Comprometa-se com a edificação da igreja

“18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.” Mt 16:18-19
“Se não fosse a igreja local, Satanás já teria transformado este mundo em um inferno”. Paul Bilheimar
Existem bênçãos que só virão dos céus para nos alcançar quando estivermos ativos e participantes nos trabalhos da igreja. Quando a igreja está se movendo, a vida de Deus está sendo liberada e os membros ativos estão se beneficiando dessa vida em comum.
As obras do diabo só podem ser desfeitas pela igreja!
Jesus se manifestou para desfazer as obras do Diabo e assim Ele o fez. Hoje, os seus discípulos devem fazer o mesmo através da igreja. Cristãos autênticos vencem o poder do diabo e de seus demônios através da igreja. O próprio Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja (MT 16:18). Individualmente, no nome de Jesus, podemos resistir aos demônios e até principados, mas para destruir as obras do inferno, precisamos fazer isso através da igreja. Por essa razão Jesus consagrou-se totalmente à obra de edificar a sua igreja. Foi pela Igreja que Jesus derramou seu sangue na cruz do calvário, para santificá-la. Jesus viveu uma vida sem pecado, tornando-se exemplo e modelo para seus discípulos fazerem o mesmo pela igreja. Na grande comissão, Jesus envia seus discípulos para irem e plantarem igrejas em todo o mundo. E como sabemos, Jesus em breve arrebatará a sua igreja, Ele voltará para buscar a sua noiva.
Não podemos perder a oportunidade de estarmos envolvidos com a igreja e com a célula
ESTAR ENVOLVIDO COM A IGREJA E A CÉLULA É ESTAR ENVOLVIDO COM PESSOAS!!!
Relacionar com os irmãos é a chave para a manifestação poderosa de Deus
A igreja é uma cerca que te protege dos ataques da degeneração espiritual. A vida está se manifestando no corpo

3. Sirva mais o seu próximo

“Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Mt 10:45
Hoje em dia está na moda dizer que somos servos de Deus.
Uma coisa é alguém dizer que é servo, outra é se dispor a servir. Jesus Cristo, o homem mais poderoso que já andou na face da terra, foi também o mais humilde servo que aqui viveu. Sua filosofia de trabalho nunca foi promover a si mesmo, mas agradar ao Pai por meio do amor e do serviço prestado aos outros. A encarnação de Jesus foi, em si mesma, um ato tremendo de humildade, e mais ainda podemos dizer de sua morte na cruz.
“1 Desta maneira, que um homem nos conte como servidores de Cristo e servos distribuidores dos mistérios de Deus. 2 Além disso, é requerido nos servos distribuidores que cada um deles seja achado fiel.” 1Co 4:1-2 (LTTA)
Devemos ser encontrados fieis no serviço!
Existem 25 mandamentos da mutualidade no novo testamento. São ordenanças que devemos praticar uns para com os outros.

4.Seja cheio do Espírito Santo em todo o tempo.
18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo...” Ef 5:18-20
É importante saber que você é instruído pela Palavra de Deus a se “deixar encher” pelo Espírito – isto é, ser cheio do Espírito o tempo todo.
Para fazer isso, é necessário dar a Ele o primeiro lugar em nossa vida. Em geral isso requer disciplina, porque muitas outras coisas exigem nosso tempo e atenção. Há muitas coisas que queremos e precisamos, mas nada é mais importante do que Deus. Buscar a Deus diariamente através de Sua Palavra e passar tempo com Ele é a chave para permanecer cheio com Sua presença. Uma atitude de gratidão também é muito útil, assim como proteger os nossos pensamentos com cuidado.
O Espírito Santo nunca vai embora; quando fixa residência, Ele se instala e recusa a sair. Mas é importante nos mantermos inflamados pelas coisas espirituais. Qualquer coisa que esteja quente pode esfriar se o fogo apagar.
Certa vez, durante um período de seis meses, Deus me proibiu de pedir qualquer coisa a não ser mais Dele. Foi uma ótima disciplina para me aproximar mais de Deus em um nível profundo de intimidade que eu jamais havia conhecido. Eu começava dizendo: “Deus, preciso de ___”, então parava ao me lembrar das Suas instruções. Eu terminava a frase com “mais do Senhor”.
Deus nos dá tudo que precisamos; e Ele sabe o que precisamos antes de pedirmos. Se tivermos prazer Nele e tivermos um ardente anseio por Ele, Deus também nos dará o que o nosso coração deseja. Eu o encorajo, hoje e todos os dias, a se manter cheio do Espírito Santo e a querer mais de Deus do que qualquer outra coisa. Ele cuidará do resto.

Assegure-se de estar sempre “cheio” do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...