20160628

Oração em línguas, uma manifestação da graça e poder ! Atos 1:1-8; 2:1-4. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 26/06/16

1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar 2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. 3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1:1-8

1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” Atos 2:1-4

Introdução

Hoje eu quero compartilhar uma palavra sobre o poder de Deus. E a importância de falarmos sobre isso é porque se queremos um mover de Deus duradouro entre nós, precisamos de poder. Sim! Poder de Deus para um avivamento contínuo.

De acordo com alguns estudiosos, um dos maiores avivamentos do século passado aconteceu no País de Gales, um minúsculo território da Grã-Bretanha, e ocorreu entre os anos de 1904 à 1905. Este foi um dos maiores avivamentos na história, dado o curto tempo de duração (9 meses) e o impacto que causou, não só nas regiões circunvizinhas, mas através do mundo inteiro.

Outro poderoso avivamento foi o da Rua Azuza, e aconteceu no início do século passado nos Estados Unidos. 
Sua duração foi de dois anos, de 1906 à 1908. Esse poderoso mover foi o meio pelo qual o movimento Pentecostal passou a existir, movimento esse que hoje é o maior segmento da igreja evangélica.
Mas, cabe aqui uma pergunta: Por que geralmente os avivamentos duram tão pouco tempo? Antes de responder a essa pergunta, perceba que o que aconteceu com os grandes avivamentos, geralmente acontece com os pequenos avivamentos. Assim é com os crentes individualmente. Algumas pessoas são tão cheias do Espírito em alguns momentos e tão vazias em outros.

A leitura que eu faço sobre isso é que parece que o mover de Deus é cíclico, acontece entre intervalos regulares. Acontece de tempos em tempos.

O que pode sustentar um avivamento, fazendo-o continuar?

Certamente é o poder de Deus!

Deus pode enquanto há poder!

A palavra Dunamis em muitos lugares do novo testamento é milagre. Os milagres acontecem pelo poder.
Foi por isso que Jesus disse para aqueles homens que eles deveriam ficar em Jerusalém para serem revestidos de poder para então incendiarem aqueles e outros lugares.

Que poder é esse mencionado em Atos 1:8?

Segundo o texto original de atos 1:8, “poder” é “Dunamis” é um poder miraculoso.
1) poder, força, habilidade. 1a) poder inerente, poder que reside numa coisa pela virtude de sua natureza, ou que uma pessoa ou coisa mostra e desenvolve. 1b) poder para realizar milagres. 1c) poder moral e excelência de alma. 1d) poder e influência própria dos ricos e afortunados. 1e) poder e riquezas que crescem pelos números. 1f) poder que consiste em ou basea-se em exércitos, forças, multidões.
Esse é o poder da graça. Sim! Porque nos foi dado de graça.

Pelo poder seremos transformados em testemunhas

Por esse poder, não só daremos o testemunho de Cristo, mas seremos suas testemunhas. Ser é mais importante do que fazer. Alguém pode fazer, mas se não é, sua obra está incompleta. Por exemplo, alguém pode saber dirigir um automóvel, mas se não tem a carteira de habilitação não pode ser reconhecido como um motorista. Outro alguém pode conhecer tudo sobre leis, mas se não é reconhecido pela OAB, não é legitimamente um advogado.

Se perguntarmos para todas as pessoas por esse Brasil afora se elas conhecem a Jesus, certamente todas elas dirão algo a respeito, darão o seu testemunho. Todavia, isso não quer dizer que são testemunhas. Só quem recebe o poder do alto pode SER uma testemunha viva de Cristo!

O poder do Espírito é o que nos faz SER testemunhas.

Como perceber se sou batizado no Espírito Santo?

Pela evidência do falar em línguas podemos saber se somos batizados porque uma experiência de ser batizado afeta a nossa boca. Por isso eles começaram a falar em outras línguas. A primeira coisa que o Espírito fez foi controlar a língua dos crentes.

Muitas mudanças acontecem na vida de alguém que foi batizado no Espírito, mas a primeira e mais provável mudança é no seu falar. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” At 2:4
Isso está de acordo com o que Jesus disse, pois a boca fala do que está cheio o coração.

Você foi batizado não para ser espiritual num primeiro momento, mas para ter seu falar afetado. Isso acontece para que após mudarmos nosso falar, as outras coisas sejam afetadas e mudadas.

Eles decidiram falar e isso é importante. Você ativa esse dom!!! Falar em línguas é para todos!

Todos os crentes precisam orar em línguas para a edificação. 1 Co 14 diz que precisamos orar para a edificação. Todos os que estão aqui ouvindo essa palavra precisam de edificação. Então por que muitos não oram em línguas? Talvez por que não sejam batizados no espírito. Então por que não buscam o batismo no espírito?

Se queremos um resultado sobrenatural de milagres, precisamos orar e orar muito em outras línguas!!!

Ser salvo é como beber água, ser batizado é como mergulhar nas águas. A experiência do novo nascimento fez do espírito santo um residente em você. A experiência do Batismo faz do Espírito Santo um presidente sobre você.

O batismo no Espírito com a evidência de orar em outras línguas vai engrandecer a Deus em sua vida.

A mensagem da graça é o meio para que o Espírito Santo batize os crentes!

Pedro pregando na casa de Cornélio

38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; 39 e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. 40 A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, 41 não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; 42 e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos. 43 Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados. 44 Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; 46 pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus.” At 10:38-46

(A mensagem da graça é a chave para o batismo no Espírito Santo Como temos falado muito sobre a graça o espírito está sendo avivado no nosso meio e muitas pessoas estão ativando os dons do Espírito)
O batismo é sempre seguido de línguas!

pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus!” Atos 10:46

Uma experiência com o Espírito Santo afeta a sua boca. Em Efésios 5:18-20 podemos ler: 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo...”

Falar, entoar, louvar, agradecer são todas expressões verbais decorrentes do enchimento com o espírito.

Ser cheio do Espírito Santo VAI AFETAR O SEU FALAR!!!

Meu objetivo e alvo hoje é falar sobre a importância de orar e orar em outras línguas

A oração em línguas é uma porta que se abre para manifestação dos outros dons...

1 Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, depois de ter atravessado o planalto, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos  2 e perguntou lhes "Recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?" Eles responderam: "Mas nem ouvimos dizer que haja um Espírito Santo". 3 E ele: "Em que batismo fostes então batizados?" E responderam: "No batismo de João". 4 Paulo então explicou: "João batizou com um batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que viria após ele, a saber, em Jesus". 5 Tendo ouvido 
isto, receberam o batismo em nome do Senhor Jesus. 6 E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles: puseram se então a falar em línguas e a profetizar.” At 19:1-6
pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus!” Atos 10:46
“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” Atos 2:3-4

25 Então, o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram...” Nm 11:25

Quero te dar motivos para orar e orar muito em outras línguas:

             1.     É um sinal dos que creem! Mc 16:17.

A presença e manifestação desse dom é sinal para os que creem e a ausência também pode ser um sinal de incredulidade. Isso mesmo! Se você não crê, não ora, e se não ora é porque não crê. Não crê em que? No evangelho da graça!

              2.     Paulo orava em línguas e orava muito! 1Co 14:4

Aquele que fala em línguas edifica a si mesmo...”. 1Co14:4

14 Se oro em línguas, o meu espírito está em oração, mas a minha inteligência nenhum fruto colhe.
15 Que fazer, pois? Orarei com o meu espírito, mas hei de orar também com a minha inteligência. Cantarei com o meu espírito, mas cantarei também com a minha inteligência. 1Co 14:14-15

Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vós. “ 1Co 14:18

Alguns estudiosos pentecostais atribuem o nível elevado de revelação que Paulo tinha a seu hábito de orar em outras línguas. EU CREIO NISSO!!!

O que você acha que vai acontecer se você orar muito em línguas? Por exemplo se você orar 10000 palavras em outras línguas, você vai discutir menos com sua esposa, as poucas palavras que saírem dos seus lábios serão suficientes para pacificar seus conflitos conjugais. Líder se você orar muito em outras línguas, seus aconselhamentos serão mais curtos e eficazes. Se você orar mais em outras línguas, sua percepção de Deus e de sua vontade serão mais apuradas e consequentemente você será mais bem sucedido em tudo o que você empreender.

3.     Orar em línguas nos trará revelação sobre Deus e seu propósito

“Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios” 1Co 14:2

Mas que mistérios são esses? São as verdades de Deus que estiveram ocultas dos homens desde a fundação do mundo. As verdades que você seria incapaz de compreender com a mente natural.

No grego: “Musterion” - Algo escondido e secreto, não obvio ao entendimento.
conselhos secretos com os quais Deus lida com os justos, ocultos aos descrentes e perversos, mas manifesto aos crentes.

Quanto mais oramos em outras línguas mais o nosso espírito estará pronto para receber no íntimo os mistérios e a verdade de Deus para nossas vidas.

             4.     Orar em línguas vai ativar a nossa fé

Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo...” Jd 1:20

A oração no Espírito em conjunto com a Palavra ativa a nossa fé nos levando a um outro nível fé intrepidez e ousadia.
Repare neste ato de fé: vou fazer isso simplesmente porque está escrito. Em outras palavras, se eu orar em línguas, ou ORAR NO ESPÍRITO SANTO, eu vou edificar a minha santíssima fé.

5.     Orar em línguas vai gerar descanso

11 Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo, 12 ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigéri...” Is 28: 11-12

Um dos resultados imediatos do tempo a sós com Deus orando em línguas e aten­tando para Deus no íntimo é a paz que inunda o coração. Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou" (João 14:27). A profunda paz e a tranqüilidade de espírito é uma das conseqüências mais importantes da oração em línguas, pois a paz e a fé operam conjuntamente. E é maravilhoso quando a paz domina a sua mente. Mas... Quando a Paz de Deus domina em sua vida, o Espírito Santo tem muita facilidade para restaurar em você à condição de comunhão com Deus.  Meu sincero conselho é: aprenda a orar bastante no Espírito Santo:

O profeta Isaías descreve o falar em línguas como “descanso” e “refrigério” (Isaías 28:11-12). No Novo Testamento, o apóstolo Paulo nos diz que o crente que fala em línguas “edifica a si mesmo”. A palavra  “edificar” aqui é “oikodomeo”, o que significa “construir, restaurar e reparar”.

Quando oramos estamos construindo, reparando e restaurando-nos por inteiro! Espírito, alma e corpo!

Passar longos períodos, orando no Espírito Santo pode te fazer descansar no espírito e no corpo também.

“Aquele que fala em línguas edifica a si mesmo...” por inteiro!

Quem crê que o espírito apenas está sendo edificado está manifestando apenas 1/3 da fé.

A Bíblia não diz que quem ora em línguas somente edifica o seu espírito. Definitivamente não! Paulo diz que quem ora em línguas “edifica a si mesmo” (1 Coríntios 14:4) . Isso significa que todo o seu espírito, alma e corpo, estão envolvidos no processo, pois você tem que falar, envolve sua boca que é parte de seu corpo físico, envolve sua fala que é parte de sua alma, porém ela não entende, e envolve seu espírito. Então, aquele que fala em línguas edifica o seu espírito, alma e corpo.

Orar em línguas tem um fator terapêutico

No hospital da Universidade Oral Roberts, um neurologista chamado Roy Peterson e alguns outros especialistas na área estudaram as atividades cerebrais de algumas pessoas enquanto desenvolviam suas atividades do cotidiano. E depois de submeterem alguns cristãos orando em outras línguas a esse testes descobriram que o cérebro libera comandos que produzem algumas substâncias benéficas para o organismo. Uma delas é a endorfina.

ENDORFINA é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise. O que se sabe, com certeza é que a endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando as algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal e determinando o humor. Elas podem também regular a liberação de outros hormônios.

Provavelmente parte da capacidade da acupuntura em aliviar a dor seja devida ao estímulo da liberação de endorfinas. Uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos ("pontos") é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico na região cerebral. Além disso, ocorre liberação de endorfina no local inflamado.

Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. É o que leva ao momento de tranquilidade e paz que os atletas encontram após as atividades físicas.

Por ser um “analgésico natural" leva a uma sensação de bem-estar e tranquilidade podendo inibir o estresse. 

O sistema imunológico é fortalecido de 30 a 50% quando oramos em outras línguas

Isso inclui a construção de seu sistema imunológico? Sim, é verdade!


Um membro da igreja de 74 anos de idade decidiu construir o seu sistema imunológico contra mais problemas cardíacos. Duas de suas artérias eram 70 por cento, assim, durante um culto na igreja , quando eu perguntei quem queria ser curado de problemas cardíacos a se levantar, ele levantou-se, colocou a mão sobre o coração e orou em línguas. Quando ele foi para o seu check-up médico, o cirurgião descobriu que todos os bloqueios em seus vasos sanguíneos se foram! A sua operação relacionada com o coração que estava  programada foi cancelada porque não havia mais necessidade para isso. Na verdade, ele era uma pessoa diferente. Ele, literalmente, teve uma mudança de coração, um coração novo de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...