20170906

Apesar das suas limitações, fraquezas e imperfeições, Deus quer usar você! Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Introdução

É comum quando evangelizamos e falamos do amor de Jesus para as pessoas, ouvirmos das mesmas: “Eu não posso ser crente ou cristão, pois eu tenho muitas faltas, falhas, imperfeições. Eu preciso melhorar primeiro para me tornar digno de receber algo de Deus”. Sempre quando ouvimos isso das pessoas para quem nós pregamos o evangelho, nós mencionamos o texto de Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mt 11:28

O cansaço, a sobrecarga, são causados pelo peso da acusação, do pecado da condenação e também das fraquezas, limitações e imperfeições.
Com relação as pessoas que não conhecem Jesus, pode-se esperar esse tipo de comportamento. Todavia, no nosso meio, existem muitas pessoas que se sentem desqualificadas por conta das suas fraquezas, limitações e imperfeições.
Dias atrás, alguém me disse: “Pastor Edenir, eu não posso ser usado por Deus, tenho muitas fraquezas, limitações e imperfeições”. Então eu respondi: “Quem não as tem?”.
Existe um tendência nos crentes de acharem que Deus não vai usa-los por conta das suas limitações ou fraquezas.

Deus pode usar você do jeito que você é!

Tomemos a vida de Pedro como exemplo. Num momento de desequilíbrio emocional, querendo proteger Jesus, Pedro com sua espada corta a orelha de um soldado Romano chamado Malco. O mesmo Pedro chega ao ponto de mentir e negar Jesus três vezes diante de uma serva. Todavia, é esse homem que prega em Atos 2 e três mil pessoas se convertem a Jesus.
Deus não enxerga as nossas fraquezas, incapacidades ou limitações como impedimento para o seu agir, Deus enxerga o nosso coração. Ele quer encontrar fé em nosso coração. Ele não vê como vê o homem.

Veja o que a Bíblia diz com relação as suas fraquezas:

“7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. 8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” 2Co 12:7-10

Paulo foi o apóstolo mais usado nas primeiras décadas da igreja de Jesus. Veja o que ele mesmo diz a seu respeito: Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” 1Tm 1:15

Você se sente impossibilitado de ser usado pelo Senhor para promover algo significante, relevante? Sente-se incapaz por não ser perfeito? Tem adiado decisões e compromissos por não achar-se preparado?

Deixe-me te dizer algo; Moisés era gago, Abraão era muito velho, Sara era impaciente, Jacó foi um trapaceiro, Davi tinha uma amante, Noé se embebedava, Jonas fugiu de Deus, Gideão era inseguro, Miriam e Arão eram fofoqueiros, Maria era reclamava demais, Tomé era desconfiado, Elias era mau humorado, Zaqueu era pequeno e Lazaro estava morto.
Qual desculpa você vai querer dar para não ser usado por Deus? Por que Deus não pode te usar?
Se Deus usou todos esses homens com suas tantas limitações, o que te faz pensar que ele não te usará?

Sua desculpa talvez seja: Temperamento, cultura, família, geografia, vícios, etc. Nenhuma dessas coisas podem impedir você de ser usado por Deus se você crer.

Deus não quer saber do seu auto-inventário negativo, Deus quer saber se você tem fé n’Ele para tranformar tudo isso em bênçãos!

Nós temos um sério problema de constantemente fazermos um inventário de todas as nossas falhas. Comece a gostar mais de você do jeito que você é. Não esteja satisfeito com sua vida, pois você tem muitas áreas de melhoria, mas considere as coisas boas que estão em você. Não foque no negativo, mas valorize o que você tem de bom.

Veja quanta coisa boa você tem:
1.       Você veio para o culto hoje;
2.       Você deu bom dia para as pessoas hoje pela manhã;
3.       Você perdoou aquele que te ofendeu;
4.       Você pediu perdão para alguém que você ofendeu;
5.       Você devolveu aquele valor em dinheiro que o caixa te deu a mais de troco;
6.       Você não fala palavrão;
7.       Você deu uma oferta hoje;
8.       Você é trabalhador e esforçado.

Foque no positivo e aprenda a se valorizar.

Deus quer usar você apesar das suas limitações.
1.     
  Jesus te escolheu! Jo 15:16
“16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” Jo 15:16
2.       Jesus te escolheu com imperfeições! Mt 11:28
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mt 11:28
3.       Jesus vai te usar com imperfeições! 2Co 12:7
“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.” 2Co 12:7

Comece a dizer coisas boas a seu respeito, pois Deus quer usar você apesar das suas limitações!

Já existem muitas pessoas contra você, muitas circunstâncias contra você, NÃO SEJA CONTRA VOCÊ!!!

O menino e o eco

O que você diz, volta para você. Uma história diz que uma criança estava fazendo trilha com seu pai, quando caiu numa fenda. Então ela gritou: “Socorro!”. Então sua voz ecoou: “Socorro!”. Ele perguntou: “ Quem é?”. Sua voz ecoando retornou: “Quem é?”. Ele ficou furioso e disse: “Seu imbecil, pare de me imitar!”. Mai uma vez a voz ecoou: “Seu imbecil, pare de me imitar!”. Então ele perguntou ao seu pai: “Quem está me imitando?”. O pai disse: “Filho, não tem ninguém te imitando, isso é o eco da sua voz. Isso se chama eco, e também se chama vida. Tudo o que você emite, você recebe. É ASSIM NAS NOSSAS VIDAS.”
Diga coisas boas a seu respeito e você será cercado de bondade.   
Diga: Eu sou escolhido pelo Senhor! Eu estou sendo aperfeiçoado pelo meu Senhor! Deus me ama e me usa apesar das minhas fraquezas e imperfeições!

Você já pegou em uma Bola de golfe?

Você sabia que uma bola de golfe não tem a superfície lisa, mas sua superfície é cheia de ondulações, de imperfeições? Você pode até pensar: “Se a bola fosse lisa, ela iria mais longe”. Os engenheiros dizem ao contrário. Eles dizem que uma bola lisa e perfeita, viajaria metade do trajeto de uma bola com ondulações. Por causa das ondulações (imperfeições) a bola de golfe pode ir muito mais longe, pois terá menos contato com o ar.
Da mesma forma, Deus pode te usar e até mesmo usar sua imperfeições para te levar mais longe para a glória dele.

Estória da camponesa

Eu termino com uma estória de uma camponesa que sempre levava dois baldes cheios de água de um rio até sua casa, pendurados nos ombros por uma vara. No caminho, um dos baldes sempre se lamentava, pois estava rachado e parte da água que ele estava levando ficava pelo caminho, enquanto que O outro balde se gabava de seu excelente trabalho.
Num determinado dia, a camponesa ouviu do balde rachado: “Eu estou muito desanimado por causa da minha imperfeição, eu só estou empregando parte do meu potencial”. Então, para animar o balde rachado, porque estava com vergonha de sua imperfeição, perguntou a ele: “Você já viu como o seu lado do caminho está lindo coberto por tantas flores?”. O balde rachado respondeu: “Puxa, eu nunca tinha notado isso”. Então a camponesa explicou: “Como eu sabia que parte da água que você carregava, caia pelo caminho, eu resolvi jogar algumas sementes pelo caminho, para que a água caindo, pudesse regar essas sementes, dessa forma, através da sua imperfeição, hoje nós temos esse belo jardim”. Nos últimos dois anos, eu colhi flores por causa da sua imperfeição e decorei a minha casa. 

Preste atenção: Deus pode trabalhar através das suas fraquezas e imperfeições.   

"26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." 1Co 1:26-29

Geralmente as pessoas que Deus chama para realizarem grandes feitos, são pessoas que aparentam defeitos ou fraquezas.

Deus tem uma perspectiva diferente da nossa!

Todavia, Deus tem uma perspectiva totalmente diferente de nossa fraqueza. Enquanto imaginamos que Deus quer usar somente nossos pontos fortes, ignoramos que Ele quer usar também nossos pontos fracos para a Sua glória.

Nossas fraquezas não são um acidente, foi Deus que permitiu que fossemos criados assim, a fim de demonstrar o Seu poder através de cada um de nós.
Deus nunca fica impressionado com a força e auto-suficiência, pelo contrario, Ele é atraído por pessoas que são fracas e que principalmente admitem isso.

Como Deus pode me usar com todas as minhas fraquezas?


Coloque a couraça da justiça! Assim, Deus vai usa-lo não porque você  é justo por seus bons e perfeitos atos, mas porque Cristo é a Sua justiça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...