20170921

Tranformando tribulação em glória. Jo 16:33. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 17/09/17

33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." Jo 16:33

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória.” 2Co 4:17

Introdução:
           
A vida do ser humano, e em especial a do servo de Deus alterna-se em períodos de calmaria e de turbulência, passamos fases em que tudo vai bem, tudo que fazemos dá certo. Porém há outros momentos em que tudo vai mal, tudo dá errado, parece até que Deus esqueceu-se de nós. Diante de tais infortúnios, nos perguntamos: Por que passamos por tantas tribulações?

Há pessoas que dizem: “Depois que decidi ser um cristão, a minha vida passou por inúmeros problemas, muitas dificuldades, eu não entendo o porquê de tudo isso”.

Gostaria de compartilhar uma história que me fez parar e pensar mais um pouco nesse assunto.

Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma para Jesus. Durante muitos anos trabalhou com afinidade, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida. Muito pelo contrário: seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.

Uma bela tarde, um amigo que o visitara, e que se compadecia de sua situação difícil, comentou: - “É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado”.

O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava. Eis o que disse o ferreiro:

“Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isto é feito? Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada. Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente”.

O ferreiro deu uma longa pausa e continuou:

“As vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue aguentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria. Agora com relação as tribulações que tenho enfrentado, eu sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é: Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas perdidas”.

Depois de lermos essa estória, cabe-nos algumas perguntas:

Ø  Como devemos reagir às situações adversas?
Ø  O que fazer diante das aflições que nos permeiam?
Ø  De que forma sairemos vitoriosos das tribulações que tentam nos tragar?

Estas são perguntas que constantemente eu faço enquanto enfrento as dificuldades, e o que tenho aprendido é que:

As tribulações produzem para nós um eterno peso de glória. Agora se as tribulações são geradoras de bênçãos eu não devo desperdiçar as tribulações.

Todos os grandes homens de Deus tiveram de enfrentar tribulações!

Todos os grandes homens de Deus mencionados pela Bíblia sofreram situações de adversidades, foram perseguidos, sofreram ataques, etc.

·         Moisés teve de enfrentar Faraó
·         José teve de enfrentar infortúnios que envolveram a perseguição de seus irmãos, mentiras e injustiças.
·         Davi teve de enfrentar, leões, ursos, Golias, etc.
·         Elias enfrentou Acabe, Jezabel, a incredulidade do povo.
·         Os outros profetas também passaram por muitas tribulações.
·         Os discípulos e o próprio Jesus enfrentaram muitas tribulações.
·         Calebe e Josué enfrentaram muitas tribulações!!!


No primeiro sermão de Jesus, ele falou sobre perseguição, calunias, falso testemunho etc.

“10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.” Mt 5:10-12

Jesus também fez uma promessa a todos os crentes que seríamos todos afligidos. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Jo 16:33


A princípio algumas lutas são como muralhas intransponíveis, são para nós barreiras e obstáculos, gigantes invencíveis. Mas nós devemos olhar para estes desafios como fez Calebe e Josué. Diante do desafio de tomar posse da herança pela fé, eles disseram: 7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.” Nm 14:7-9

Devemos enxergar as tribulações como alimento e dizer: como pão devoraremos os nossos inimigos!!! Assim tomaremos as tribulações como alimento e nos fortaleceremos em cada uma delas.

Sua tribulação será transformada em glória, se você entender que a tribulação é...

Ø  Intransferível. Não se pode querer passar a bola. Mt 16:24 diz que cada um tem de levar a sua cruz.
Ø  Necessária. Para que haja crescimento, pois depois da provação virá a aprovação. Importa que sejamos aprovados.
Ø  Alimento. Te fortalecerá para vencer desafios ainda maiores. Nm 14:9b
Ø  Expositora de caráter. Quando a tribulação cresce, o teu caráter aparece.

Alguém disse:

“Todas as vezes que Deus prometer algo a você, colocando novos sonhos em seu coração, prepare-se para enfrentar tribulações, pois esse é o único caminho para a sua vitória.”

“Não há pessoa que alcance o topo da montanha sem antes caminhar pelo vale.”

“Quando a tribulação é grande, a fé também é; porque não somos provados menos do que a fé suporta.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...