20180111

Cercados pela bondade de Deus. Sl 65:11-13; 125:1-2; 139:5. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 07/01/17

Cercados pela bondade de Deus

11 Coroas o ano com a tua bondade, e por onde passas emana fartura; 12 fartura vertem as pastagens do deserto, e as colinas se vestem de alegria. 13 Os campos se revestem de rebanhos e os vales se cobrem de trigo; eles exultam e cantam de alegria!” Sl 65:11-13 (NVI)

“1 Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. 2 Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.” Sl 125:1-2

“Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.” Sl 139:5

Introdução

"A raiz do pecado é a secreta desconfiança de que Deus não é bom", escreveu Oswald Chambers.

Deus é bom. Ele é cheio de bondade e sempre se alegra em nos proporcionar coisas boas. A bondade de Deus enche a terra e traz salvação. Por causa da sua bondade, Deus enviou Jesus para pagar o preço por nossos pecados. No texto do Salmo 65:11, a bondade de Deus é uma cerca. Nós estamos cercados, rodeados pela bondade de Deus.

Em Jó 1:10, Deus havia cercado Jó e a sua casa de proteção. Nada de mal aconteceria a ele, a não ser que o Senhor o permitisse.

O diabo sabe melhor do que nós sobre Deus nos cercar com Sua bondade.
Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra.” Jo 1:10 (RA)

Não é verdade que, tal como uma cerca, tu o proteges de todos os lados, a ele, à sua família e a tudo o que lhe pertence? Não é verdade que abençoaste todos os seus trabalhos, de tal modo que os seus rebanhos cresceram enormemente por todo o país?” Jo 1:10 (BPT)

“7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. 8 Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. 9 Temei ao SENHOR, vós os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem.” Sl 34:7-9

Multiformidade da graça manifestada no seu cuidado

Os justos nos dias de hoje devem encontrar grande refrigério neste ensinamento bíblico onde podemos ver o Senhor protegendo seu povo, seja por meio de:

·         Uma coluna de nuvem

Na caminhada pelo deserto, o sol brilhava e aquecia demais os israelitas, mas uma coluna de nuvem era sombra permanente e protetora sobre eles. A coluna de nuvem os abrigava contra os raios do sol capazes de queimá-los. À medida que vamos atravessando este mundo efervescente, passaremos por provações, tribulações, épocas de problemas capazes de queimar-nos o coração, mas o Espírito Santo é como esta coluna de nuvem sobre nós. Sem a presença desta sombra protetora do Espírito Santo, que nos protege contra o sol tórrido deste mundo, não podemos viver uma vida bem-sucedida.

·         Uma coluna de fogo,

Uma coluna de fogo constituía proteção contra quaisquer inimigos que tentassem atacar os israelitas à noite. Quer se tratasse de inimigo representado por uma nação, quer se tratasse de feras do deserto, a coluna de fogo iluminava os israelitas; ninguém e nada poderia penetrar ali sem ser descoberto. O fogo do Espírito Santo que reside em nós afasta os espíritos maus, protege-nos contra os ataques de Satanás e permite que descansemos no regaço de nosso Pai celestial. É por isso que você precisa ter comunhão com o Espírito Santo.

·         Muito anjos. Sl 34:7 

·         Uma cerca em redor

Salmo 91 – O Salmo da proteção

Deus tem um grande cuidado pelos seus santos, a ponto de os próprios anjos receberem a incumbência de cuidar deles. No Salmo 91:11, a ordem é guardar em todos os seus caminhos. Podemos ler esse verso como: Porque aos seus anjos dará ordem para te guardarem por toda parte”.

O Salmo 91 nomeia muitas maneiras diferentes pelas quais Deus nos abriga. É empolgante perceber, por esse Salmo, que proteção não é apenas uma ideia na mente do Senhor — Ele está comprometido com isso. Proteção angelical é mais uma das maneiras únicas com que o Pai providencia essa segurança. Que ideia incomum adicionar seres apenas para nos refugiar. Ele deu ordens aos Seus anjos para nos guardar em todos os nossos caminhos.

“1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel. 5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, 6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. 7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. 8 Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. 9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 14 Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. 15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei. 16 Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.” Sl 91:1-16
Os limites da bondade está no campo da vontade de Deus

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

A cerca da bondade está nos limites da Sua vontade que é boa, perfeita e agradável.

“1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:1-2





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...