20180216

O impacto da generosidade! Pv 11:24-25. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 11/02/18


“24 A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. 25 A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” Pv 11:24-25 (ARA)

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outrosalívio receberá. Pv 11:25 (NVI)

Observações sobre generosidade...

1.  Deus é GENEROSO e a Sua generosidade é desde o início!

A palavra generosidade significa: “Virtude de quem compartilha bondade”.

Sim! Generosidade é bondade compartilhada.

Podemos dizer também que “generosidade” vem de Gene ou Genese que significa “origem”. Por isso a história do homem começa em Gênesis. E como começa essa história? Começa com um Deus generoso dando o melhor de Si. Em Gênesis 1 e 2 podemos ver a extravagante generosidade de Deus para com o homem criando e coroando todas as coisas com a Sua bondade.

O ápice da generosidade de Deus para com o homem está em Gênesis 1:26: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”. Gn 1:26  

Deus é generoso por toda a Escritura!!!

Não pense que a generosidade de Deus se limita aos primeiros capítulos de Gênesis. A Bíblia inteira está repleta de textos expressando a bondade, a generosidade de Deus. O salmista no Salmo 68:19 disse: Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação.

Não temos muito tempo para compartilhar muitas escrituras, mas leia o que diz Filipensses 4:19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” Fl 4:19

Efésios 3:20 também nos ensina que: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós...”. Ef 3:20

A maior de todas as manifestações de generosidade está em João 3:16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”  3:16

2. Os filhos de Deus, tem a natureza do Pai Generoso.

Nós fomos criados num contexto de generosidade, permeados de bondade, feitos à imagem e semelhança d’Ele, portanto temos a natureza do Generoso. A generosidade é um despertar do real valor de quem somos. Deus é generoso e isso está em nossa gene.

Não apenas praticamos a generosidade, mas somos generosos. Somos por isso fazemos. Lembram-se do slogan dos biscoitos Tostines? Tostines está sempre fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque está sempre fresquinho? Cabe aqui uma pergunta: Você doa porque é generoso, ou é generoso porque doa? NÓS DOAMOS E OFERTAMOS PORQUE SOMOS GENEROSOS!

A prática da generosidade nos faz conhecer o amor de Deus. Em João 3:16 vemos que Deus ama e por isso dá. Ele amou o mundo e deu Seu Filho unigênito. Cristo amou a humanidade e por se entregou por nós, e...

16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. 17 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” 1Jo 3:16

Generosidade não é reciprocidade

Ser recíproco é o mesmo que ser grato. Agir por gratidão é quando eu ajo porque foram bom comigo. Gratidão é uma reação. Generosidade, lembre-se sempre, é iniciar a bondade. Não é uma reação é uma ação. É quando somos impelidos no espírito a doar, investir, ofertar, entregar de maneira livre e desmedida. Quando fazemos isso, estamos expressando Deus.

“25 A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” Pv 11:25 (ARA)

“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outrosalívio receberá. Pv 11:25 (NVI)

Se você quer viver uma vida abençoada, você deve aprender a viver uma vida generosa! O generoso dá além do que o outro espera, surpreende, toca o coração com a sua oferta. O generoso sempre nos constrange, amorosamente. Quando ele percebe nossa necessidade, se apressa em suprir o que está ao alcance dele. Você quer ser abençoado? Seja generoso. Fomos criados parecidos com Deus e uma das marcas do Pai é a generosidade.

A Bíblia diz que a mais bem-aventurada coisa, é dar do que receber. Deus espera que sejamos pessoas que contribuem, porque são generosas, porque se parecem com o Pai. A vontade de Deus é que Seus filhos se pareçam com Ele, porque dar faz parte da Sua natureza. O novo nascimento gera esse tipo de gente, que possui, mas não é possuída pelo que tem.

A generosidade é o nível mais elevado de vida, porque generosidade transcende e está acima da justiça. Justiça é dar a cada um, o que lhe é de direito. A generosidade é dar sem olhar para quem se está dando, é uma atitude completa liberdade. O generoso mostra que não é escravo do dinheiro, é o único que demonstra, claramente, que Mamon não é o Deus da vida dele.

No livro “A Dinâmica dos Dízimos e das Ofertas”, o pastor Claudio Ernani Ebert, diz que pessoas que não ofertam de maneira livre e não devolvem os dízimos correm o sério risco de não terem nascido de novo.  Eu creio nisso.   

3. A generosidade produz alegria, satisfação, saúde e longevidade.

25 A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” Pv 11:25 (ARA)

Podemos dizer que os generosos são mais alegres, saudáveis e vivem mais, por que alma no original é neplesh que significa mente, emoção, ser interior do homem.

Podemos dizer que as pessoas mais generosas são as mais felizes, saudáveis e resolvidas.

A ciência confirma que a prática da generosidade faz bem.

Cientistas descobriram que somos predispostos a doar. Descobriram também que quando alguém doa, uma parte do cérebro chamada hipotálamo produz um neuro-hormônio chamado “oxitocina”, hormônio da confiança, bem estar e amor. Logo após o parto há uma produção elevada de oxitocina, por isso a dor do parto é sobrepujada pela oxitocina. Isso anestesia a mamãe e fortalece ainda mais o vinculo com o recém-nascido.

Então veja, quando você oferta com generosidade, seu corpo recebe cura. Somos aliviados por uma sensação de bem estar. As pessoas mais felizes que conheço são as que dão deliberadamente. Comprovadamente, pessoas mais generosas são mais criativas e melhores na resolução de problemas, tem maior disposição de empatia e se comportam de forma mais ética.

Quer tornar a vida mais significativa e prazerosa? QueR fazer da família, igreja, empresa, locais melhores para se viver?

A minha sugestão é que comecemos agora uma epidemia de generosidade! Eu quero começar por mim!

Isso certamente nos levará a um nível de relação com Deus e o nosso próximo muito mais profundo e exitoso.

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outrosalívio receberá. Pv 11:25 (NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...