20180809

Série de Mensagens Metanoia - Parte 1 - Pr. Edenir Araújo - Estabelecendo novos paradigmas - Culto de Celebração - 05/08/18


Estabelecendo novos paradigmas. Pv 23:7; Rm 12:2

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” Pv 23:7

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Você já ouviu falar da Lei de Murphy? O criador dessa lei foi um capitão da força Aérea Americana e seu nome era Eduard Murphy. No que consiste a lei de Murphy? Essa lei dizia que se uma coisa tem a mais remota chance de dar errada, assim acontecerá. De fato, me parece que algo de real existe nesse sentido.

Por que eu digo que algo de real existe nessa lei de Murphy? Pois bem...
Sempre que o telefone toca e você está no banho, geralmente quando você sai correndo do banheiro para atender a ligação, o máximo que você consegue é atender a ligação a tempo de ouvir a outra pessoa desligar.

Quanto mais coisas temos para passar no pão, menos pão temos.
Por falar em pão, a lei de Murphy diz que o pão sempre cai com o lado da manteiga virado para baixo e em cima de um fio de cabelo.

Você sempre encontra aquilo que não está procurando, e geralmente não encontra o que está procurando.

A fila sempre anda mais rápido do lado que você não está.
Você fica 15 dias sem lavar o carro e no dia que você lava chove.
Você sempre encontrará o que precisa na última gaveta que abrir.
O gás geralmente acaba na hora que você decide cozinhar.
A impressora sempre acaba tinta quando você tem um documento importante para imprimir.
Seu computador sempre funcionará bem na presença do técnico, assim que o mesmo for embora ele apresentará algum problema.
A barata voadora sempre voa em sua direção.

O que isso tem haver com a Bíblia?

Eu acho que a lei de Murphy em partes pode ser explicada nos dizeres de Jó em Jó 3:25:
“Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.” Jó 3:25
Aquilo que tememos, acaba vindo sobre nós porque de certa forma é o que ocupa a nossa mente. O medo é produto dos nossos pensamentos.

Assim, concordamos que isso pode acontecer, são fatos da vida. Todavia, a lei de Murphy não pode reger o nosso viver, pois ela não é maior do que a Palavra de Deus para nós. Por isso há a necessidade de se estabelecer um novo paradigma mental.

Em vez de pensarmos errado, vamos elevar os nossos pensamentos, alinhando os mesmos com os pensamentos do Senhor.

“8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Is 55:8-9

Deus se alegra na prosperidade de seus filhos!

“Porque Ele se Alegra, Ele tem o desejo, tem prazer em que sejamos prósperos.” Sl 35:27

Já viu pessoas que dizem:
“As coisas sempre dão erradas pra mim”.
“tudo o que eu faço da errado”.
“estou até com medo, pois quando as coisas começam a dar certo, logo algo ruim acontece”.

A síndrome de Hard

Hardy era personagem de desenho animado da série Lippy e Hard na década de 60,70. Seu lema era: “Eu sei que não vai dar certo... Oh dia, oh céus, oh azar...”. O leão Lippy que fazia dupla com ele era super animado, cheio de ideias mirabolantes. Hardy porém era o pessimismo em pessoa. Vivia resmungando e lamentando. Era um imã para as coisas que davam errado! Parece com alguém que você conhece, ou você está se enxergando nele?

Se você está se enxergando no personagem, ainda há tempo de mudar. Gente que reclama de tudo, fala mal de todo mundo, nunca está satisfeito com nada, acha que a vida no passado era melhor, que onde morava era melhor, que o emprego antigo era melhor, que ninguém valoriza ela, que nada que faz é reconhecido, que ninguém a ama, ninguém a quer... Ai! É triste! É o tipo de pessoa que acha que não vale a pena lutar, porque sabe que no final vai dar errado mesmo, que as coisas só tendem a piorar, que ninguém no mundo é bom, porque o ser humano é isso ou aquilo... Ui! É cansativo ouvir as mesmas lamúrias. A vítima acaba vitimando o pobre coitado do ouvinte! (Ninguém merece um Hardy no ouvido...) São pessoas que precisam despertar e ver que a vida vai muito além das adversidades que surgem. Problemas surgem na vida de todo nmundo, mas a reação que é interior a eles é o primeiro passo para uma solução.

Mais importante do que o que acontece conosco é o que acontece em nós!
Algumas expressões verbais de pensamentos errados que nos fazem cair:
Nada dá certo pra mim;
Tudo para mim é mais difícil;
Nunca acabo o que começo;
A vida não é fácil;
Não aguento mais essa vida;
Quero sumir, desaparecer;
Homens não prestam, são todos farinha do mesmo saco;
Mulheres são complicadas e difíceis de conviver;
Dinheiro não dá em árvore;
Vou enlouquecer;
De que adianta viver?
Não sou bom o suficiente;
Não vou conseguir;
Não vai dar certo;
Ninguém me ama, só estão comigo por interesse;
Ninguém se importa comigo;
Ninguém me respeita;
Não adianta tentar, no final eu sempre perco;
Nunca vou ter sucesso;
Não sou capaz de ser uma boa mãe;
Não sou capaz de sustentar um lar e minha família;
Sou doente e frágil;

Em vez de se lamentar e continuar proferindo essas palavras negativas, que tal inconformar-se? “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2
A síndrome de Hardy, na verdade é um condicionamento mental e interior que se tornou uma fortaleza na alma e muitas pessoas por conta de estarem presas a esses pensamentos. Pessoas que pensam dessa forma não prosperam e não podem desfrutar do favor de Deus.

Precisamos mudar a mente

Meu objetivo hoje é te ajudar a mudar sua mente renovando seu entendimento, pois seu sistema de crenças determinam quem você é os resultados que você alcança.

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...”. Pv 23:7

Creia corretamente, pense corretamente e você viverá corretamente. O oposto também é verdade: Creia incorretamente, pense de maneira errada e você viverá de forma incorreta.
Por que eu devo mudar meu sistema de valores e crenças? Por que eu devo pensar de maneira diferente?
A importância de mudar oos seus valores e crenças é que tudo acontece a partir do nosso interior. Na vida de um cristão tudo acontece de dentro para fora. Estabelecer uma nova base de crenças e valores no pacto da nova aliança é de fundamental importância para que novos resultados proveitosos e duradouros aconteçam.
O diabo quer te atrair para o KOSMOS caído
A principal estratégia do diabo é fazer você olhar para fora, para as circunstâncias receber informações de fora, fazer você pensar a partir dos seus sentidos, como aconteceu com Pedro em meio aos fortes ventos que o fizeram afundar.
“22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?” Mt 14:22-36
Atentar para as situações exteriores pode ser muito perigoso!
Os cinco sentidos, quando são colocados à disposição do diabo, só produzirão pensamentos caídos e de derrota. 1Jo 5:19 diz que esse mundo jaz no maligno, sendo assim, todas as informações do “kosmos” (sistema que rege o mundo) nos serão danosas.
Na contramão disso está o agir de Deus que quer te transformar de dentro para fora. É nesta hora que devemos tomar para nós a palavra de Paulo aos Romanos 12:2.
“4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas (logismos), 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.” 2Co 10:4-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...