20190116

Faça da gratidão seu estilo de vida. Lc 17:11-19. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/01/19


Faça da gratidão seu estilo de vida

“11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? 19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.”Lc 17:11-19

Eu quero iniciar minha fala dizendo que esse texto é um dos mais importantes texto que eu já li na Bíblia. Isso por três razões:

1. É onde Jesus cura o maior número de pessoas ao mesmo tempo.
Isso me ensina que não importa o tamanho nem a quantidade de problemas, Deus é poderoso pra fazer uma obra coletiva no nosso meio.

2. É um texto que revela a maneira poderosa de Deus trabalhar através de processos. Deus ama processos. A cura foi progressiva e não instantânea.

3. è um dos textos mais importantes na Bíblia sobre gratidão.

A partir disso eu quero comapartilhar três cenas que eu creio podem nos ensinar muito.

1. Eles entraram em rota de colisão com Cristo

Em primeiro aqueles homens se colocaram no caminho de Jesus. Eles entraram em rota de colisão com Cristo. Jesus é o caminho, ele segue o seu caminho porque Ele é o próprio caminho. Mas aqueles homens decidiram entrar no caminho de Jesus.

Quando você decide vir para esse culto, você decide entrar em rota de colisão com Cristo. Você decidiu cancelar algo pra estar aqui. Eu ouso dizer que quando você estava em sua casa, decidido a vir para esse culto, Deus já esava te abençoando.

Vir pra este lugar é decidir pela vida de Deus.

Descobri hoje que o horário e o dia e horário onde as pessoas mais decidem suicidar-se é no domingo a tarde entre 18 e 19 horas. Isso porque já vem a segunda e os problemas vão recomeçar.

Glória a Deus porque você está aqui e vai sair deste lugar transformado!

2. Eles eram marginalizados e não hesitaram em estar com Cristo.
A lepra tipifica o pecado e o pecado afasta o homem de Deus. É isso o que aprendemos na Bíblia. Talvez alguém no nosso meio não se sinta a vontade pra estar com Deus por conta de alguma situação de pecado.

O diabo tem muito disso. Ele nos acusa dizendo que não podemos servir a Deus porque somos pecadores. E ele é muito discreto. Fala sempre na primeira pessoa.

Você pode se sentir frio e despreparado para estar com Deus ou ser usado por ele. E ai você pensa: Quem sou eu pra falar de Deus ou pra estar no meio dos meus irmão? Quem sou eu pra cear, pra comer deste pão e beber deste cálice?

A pergunta certa a se fazer nessas horas é:

33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 8:33-39

Deus não fica com raiva de gente que se aproxima com pecado, Deus se aborrece e entristece se você própximo dele não quer se libertar do pecado. Um coisa e bem diferente da outra.

Alguem disse que não vem pra geração por conta da condição depecado dele e sente que não será bem vindo. Isso na procede! Nós receberemos a todos se distinção ou acepção. Porém, necessário se faz uma postura diferentre na medida em que o tempo vai passando. 

3. Eles gritaram em alta voz!

A intensidade do seu grito fala da intensidade da sua dor, fala da intensidade da sua fome e sede por Deus.

Os americanos têm uma frase que eu gosto muito.

How intense do you want? Com que intensidade você quer?

Dependendo da sua necessidade, você vai se tornar extravagante disnte de Deus. Você vai perder a linha e se expor de maneira vexatória. Você vai se expor ao ridículo por conta da intensidade.

Gente intensa perde a compostura, se joga aos pés como fez Maria, Cai pelos cantos como fez Ana, sai da zona da mediocridade como fez Davi, cai ao chão sem se preocupar com o que vão dizer como fizeram os irmão no pentecoste, gritam pelo nome de Jesus como fizeram os leprosos.

Com que intensidade você quer a sua resposta?

Sabe porque você ainda não quebrou a compostura? Talvez seja por orgulho? 
O que vão falar a meu respeito? O que vão pensar? Como eu serei visto depois dessa exposição?

O pior ainda não aconteceu, e eu espero que não aconteça. Porém, alguns só vão intensificar o clamor quando o dia mal chegar.

Ex: mergulhar na piscina pra salvar seu filho

Ele não foram curados, receberam uma ordem. Eles pediram favor e receberam uma ordem. Que coisa estranha.

Alguém me pediu dinheiro dias atrás. Alem de não dar dinheiro eu dei uma ordem, um comendo. A pessoa se sentiu ofendida. Alguém me pediu pra orar por cura e eu disse procure um médico. A pessoa se sentiu ofendida. Deus me disse claramente que o problema seria resolvido por meio de um processo. 

Alguém pode pensar... Eu preciso de um favor e não de uma ordem.

Cristo deu uma ordem para quem na verdade precisava de favor.

Querer o favor de Deus ou de alguém sem obedecer é como caminhar numa esteira. Você se movimenta, mas não sai do lugar. 

Deus ama gerúndio!

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura.

Eles foram curados enquanto iam...

99% das coisas que Deus faz no mundo é um processo natural e 1% é milagre.  

Deus geralmente cuida da nossa saúde nos dando sono, comida, roupa, e remédios. Isso é um processo, mas se você ficar doente Ele pode fazer uma intervenção e quebrar o normal, e te curar.

No caminho da igreja eu te curo...
No caminho do curso eu te tranformo...
No caminho da leitura da Bíblia eu te liberto...
No caminho do perdão eu restauro os seus relaionamentos...

Mas as pessoas não gostam de gerúndio.
Condicionamento físico requer esforço, porém as pessoas querem cirurgia, plástica, remédios milagrosos, etc.

4. A gratidão é a chave que nos faz continuar na presença.

A gratidão fez com que aquele jovem voltasse para os pés do Senhor. A gratidão tem esse poder de valorizar as pessoas. A maior parte das vezes que alguém vai embora de casa, da igreja, ou abandona algum relacionamento, faz isso por ingratidão.
Estamos aqui hoje porque somos gratos ao Senhor e aos homens que Deus tem usado para nos abençoar.
Quem tem memória tem gratidão no coração

“12 Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? 13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. 14 Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo.” Sl 116:12-14

Gratidão é um sentimento, uma emoção, por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida. É o desejo de agradecer a outra pessoa por ter feito algo benéfico para nós.

O salmista Davi foi um homem que viveu com um coração sincero e totalmente grato diante de Deus. Mesmo passando por muitas adversidades não murmurou contra Deus. É muito fácil ser grato a Deus quando tudo vai bem na nossa vida. Porém, há momentos em nossa vida que as coisas não dão certo e muitas vezes colhemos os frutos amargos das sementes erradas que plantamos. Às vezes este sentimento de gratidão é testado por algumas situações e circunstâncias desfavoráveis.

Davi decidiu ser grato por tudo

Davi decidiu sempre demonstrar gratidão. E o que o ajudava a ser grato?

Podemos dizer que durante toda a sua vida, ele meditou nas coisas que Deus fazia (Sl 71:5,17). Numa certa ocasião, ele orou a Deus dizendo:

“5 Lembro-me dos dias de outrora, penso em todos os teus feitos e considero nas obras das tuas mãos. 6 A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta.” Sl 143:5

Davi não sofria de amnésia como hoje muitos sofrem. Ou seja, ele não era esquecido ou desatento. Ele pensava nos feitos do Senhor e isso o ajudou a desenvolver gratidão e contentamento.

A pior coisa que existe é quando nos falta reconhecer algo ou alguém que tanto nos ajudou. Pense por alguns minutos nas tantas vezes em que Deus te ajudou e supriu, te guardou e fortaleceu. Medite nos feitos do Senhor e seja cada dia mais grato a esse Deus maravilhoso.
Gratidão pelos irmãos

“Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus.” 1Co 1:4

A igreja de Corinto teve muitos problemas de relacionamento e confusões, mas mesmo assim Paulo sempre dava graças a Deus pelos irmãos. Os olhos dele não estavam postos nas circunstâncias difíceis, nem nas falhas dos irmãos, mas naquilo que Deus faria na vida daqueles preciosos irmãos. Pela fé, o apóstolo rendia ações de graças pela vida dos irmãos.

Aos Filipenses, o apóstolo também demonstrou a gratidão que sentia pela vida deles. Ele disse:

“Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós.” Fl 1:3

Muitas vezes lembramos apenas das coisas boas que aconteceram em nossa vida e das pessoas que de alguma forma nos fizeram bem. Damos graças a Deus por aquele irmão que orou por nós, por aquela irmã que nos presenteou com algo que necessitávamos, por aquele colega que nos indicou a um emprego, mas não damos graças a Deus pelas recordações que aos nossos olhos não são boas. Já falamos que em tudo devemos ser gratos a Deus, pois todas as coisas cooperam para o nosso bem.

Uma evidência de maturidade espiritual acontece quando alguém decide agradecer a Deus pelo próximo, mesmo aqueles trouxeram sofrimento ou de alguma forma me machucaram. Lembre-se sempre que o que não é bênção é lição.

Alguém escreveu uma carta de gratidão dizendo o seguinte: “Hoje eu quero agradecer a todas as pessoas que passaram em minha vida.
Acima de tudo, quero agradecer aquelas pessoas amargas, corruptas, egoístas, traiçoeiras, invejosas, torturadoras, manipuladoras, sem caráter, que cruzaram o meu caminho, pois com essas pessoas eu aprendi a lição mais importante da minha vida: O tipo de pessoa que não quero ser!”.

Agradeça por todos, porque o que não é bênção é lição!

“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Ef 5:20

Alguém escreveu uma carta de gratidão dizendo o seguinte...

“Hoje eu quero agradecer a todas as pessoas que passaram em minha vida.
Acima de tudo, quero agradecer aquelas pessoas amargas, corruptas, egoístas, traiçoeiras, invejosas, torturadoras, manipuladoras, sem caráter, que cruzaram o meu caminho, pois com essas pessoas eu aprendi a lição mais importante da minha vida: O tipo de pessoa que não quero ser!”.


Só existe um jeito para você começar a mudar a sua realidade, e só tem uma coisa que quanto mais você tiver e produzir, mais você atrairá: é a gratidão. A gratidão tira os seus olhos da falta e dirige o seu foco para a benção. Para você entender melhor o que quero dizer, atente para a seguinte estória:

“Um jovem estava triste e o seu mestre pediu-lhe que colocasse uma mão cheia de sal num copo de água e bebesse. O jovem estranhou, mas assim o fez – Qual é o gosto? – Perguntou o mestre. – Horrível – disse o aprendiz. O mestre sorriu e, depois de caminharem um pouco, disse-lhe que colocasse outra mão cheia de sal no lago de um riacho que passava ali perto. Quando o sal caiu no lago, o velho mestre ordenou: – Agora bebe a água do lago. Enquanto a água ainda escorria do queixo do aprendiz, o mestre perguntou: – Qual é o gosto? – Bom! – Disse o aprendiz. – Sente o gosto do sal? – Perguntou o Mestre. – Não – respondeu o jovem. O mestre então comentou: – A dor da vida é puro sal, nem mais, nem menos. A quantidade de dor na vida permanece a mesma, exatamente a mesma. Mas o tamanho da dor que se sente depende do recipiente em que for colocada. Então, quando você sofre por alguma razão, a única coisa que pode fazer é aumentar o sentido das coisas. Pare de ser um copo. Torne-se um lago!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...