20190220

Série de Mensagens Você pode ser feliz! Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 03/02/2019


Você pode ser feliz!

Ser feliz! Esse é o grande anseio do homem. O filósofo Aristóteles dizia que tudo o que o ser humano faz é mirando a felicidade. Tudo o que fazemos, tem essa finalidade. Sem sombra de duvida, essa é a grande necessidade de todos nós. Porém, me parece que a felicidade está sendo banalizada. Em alguns casos, ser feliz se tornou uma utopia. Para muitas pessoas a felicidade não existe. Elas desistiram da felicidade.

A dinâmica da banalização da felicidade pode ser vista nos faróis e cruzamentos movimentados por toda a cidade de São Paulo. Sim! Quando alguém bate no vidro do seu carro e te oferece um panfleto do novo empreendimento imobiliário, geralmente você lê: “Venha ser feliz com a sua família no Condomínio dos céus”, ou “encontre a felicidade no residencial Happy Day”.

Os marketeiros sabem que as pessoas querem ser felizes. Por isso, a felicidade também é apresentada às crianças no “Mc Lanche Feliz”, que não deixa os pais muito felizes quando vão com seus cinco filhos ao badalado restaurante.

A indústria cinematográfica não fica atrás. Will Smith protagonizou um dos seus melhores papeis no filme “A procura da felicidade” que teve o nome traduzido exatamente do original “The Pursuit of Happiness”.

Mas pastor, qual é o problema disso? Qual o problema em querer ser feliz numa boa casa, ou ser feliz comendo um delicioso lanche, ou ainda assistir um ótimo filme com Will Smith? Nenhum problema com isso. O problema é descobrir que depois de adquirir uma nova casa, a infelicidade baterá à porta. Depois de comer o melhor lanche, ou as melhores comidas, a infelicidade ainda estará lá. Depois de experimentar entretenimento e muita diversão, a infelicidade será uma realidade.

E ai descobre-se que a felicidade não está nas coisas que se adquire. Não está nas coisas exteriores.

Onde está a felicidade?

Mais adiante podemos dar a tão esperada resposta.

A maioria das pessoas condiciona a felicidade a acontecimentos que precisam ocorrer no mundo externo. Aos bens que querem adquirir. É mais ou menos assim: o dia que eu comprar a minha casa ou me aposentar, serei feliz. Quando eu receber aquele aumento de salário, ou for promovido, então serei feliz. Quando eu casar, ai sim eu serei feliz. Quando minha saúde for reestabelecida eu serei feliz. Quando eu entrar na faculdade eu serei feliz. Quando eu trocar de carro eu serei feliz.

Essas pessoas tendem a achar que as condições devem melhorar para que elas se sintam felizes. Porém, não existe final feliz se na você for infeliz. 

A vida é como uma viajem

Veja que isso é como uma viajem. Você projeta a felicidade no seu destino, porém quando chega a ele, você percebe que a felicidade não estava lá. Já aconteceu isso com você? Você projeta a felicidade no destino e ai, alcançado o destino você não encontra a felicidade.

Essa coisa de viajem é muito parecida com a vida. Pois estamos sempre projetando a felicidade num determinado lugar pra onde estamos indo. Esperamos a felicidade vir no bem adquirido. Por isso, eu sugiro que você faça da sua vida um passeio. Sim! No passeio você desfruta de todo o trajeto, você aproveita cada momento, cada instante como se fosse o último. E de fato é.

Seja feliz agora!

O tema dessa palavra é “você pode ser feliz!”. Há uma dualidade nessa expressão “você pode ser feliz”.

1º “Você pode ser feliz” é uma sentença: Você está livre para ser feliz. Você não está preso à infelicidade, tristeza ou desânimo. Jesus te libertou das amarras da tristeza. Ele te deu uma nova vida de alegria e regozijo.

“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo 8:31b-32

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Jo 8:36

2º “Você pode ser feliz” é uma expressão de conscientização do poder que habita em nós. Poder para expulsar demônios que nos oprimem, para curar enfermos, para amar incondicionalmente e poder para nos fazer felizes.

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” At 1:8

O chamado de Deus para nós é: Seja feliz AGORA, VOCÊ PODE, com a vida que você tem nesse momento, aprendendo a valorizar o tempo presente antes que ele se vá. Se não for assim, NADA vai mudar. Veja bem, não estou te sugerindo conformar-se com o que tem hoje, ou alegrar-se com os seus problemas. O que eu estou te ajudando a enxergar é que se você olha e agradece pelas coisas boas que recebeu da vida, mostrando gratidão e colocando seu FOCO de atenção em cada uma delas, as portas vão se abrir para que outras coisas boas ocorram também.

Você sabe que foi chamado para ser feliz, tem poder para ser feliz, porém a pergunta que cabe aqui é...

VOCÊ QUER SER FELIZ AGORA?

A grande pergunta é: Você quer ser feliz agora ou vai ficar esperando tudo se resolver na sua vida para sentir-se realmente bem?

A vida cristã sem dúvida é um chamado para felicidade, e isso pode ser visto no texto de Mateus 5 a partir do verso 3. O primeiro assunto que Jesus trata de maneira pública com seus discípulos é sobre o chamado para a felicidade.

Como ser feliz
“3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” Mt 5:3-11

Veja que a felicidade está diretamente ligada ao nosso interior, às coisas que se passam dentro de cada um de nós.

Por isso posso afirmar que sou feliz por ter Jesus em meu coração. A frase do conhecido cântico: “Com Jesus no coração a gente é feliz” não é frase de efeito ou sugestão positiva, é uma realidade para os que são nascidos de novo. E se alguém me perguntar qual o segredo para se alcançar sucesso na vida cristã, eu responderei: Decida ser feliz. No casamento por exemplo, eu e minha esposa decidimos não ter razão pra sermos felizes. Viver a vida feliz é a chave para progredir e prosperar em todas as áreas.

Considere como verdade minhas seguintes afirmações:

Sou feliz quando prego, sou feliz quando oro e jejuo, sou feliz quando ensino, sou feliz quando discipulo e também quando aconselho. Sou feliz escrevendo, sou feliz viajando. Sou feliz ao lado de minha esposa e filhos, sou feliz quando estou com meus pastores, sou feliz até mesmo quando enfrento dificuldades e aflições. Mesmo aquelas coisas que me parecem sacrificais me trazem profunda alegria e felicidade. O sacrifício ou esforço que envolve prazer, deixa de ser sacrifício e esforço pra se tornar alegria.
Se para receber o galardão for preciso viver sofrer sendo infeliz, então não mereço receber recompensa nenhuma no céu, simplesmente porque tenho sido feliz o tempo todo.

Viver a vida cristã infeliz é pecado!

Tanto quanto mentir, odiar, roubar ou invejar, ser infeliz é pecado.

Aprendemos no texto de Deuteronômio 28 que há um juízo quando não servimos a Deus com alegria.

47 Porquanto não serviste ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, não obstante a abundância de tudo. 48 Assim, com fome, com sede, com nudez e com falta de tudo, servirás aos inimigos que o SENHOR enviará contra ti; sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te haja destruído.” Dt 28:47-48 (RA)

“Se vocês não servirem ao Eterno, o seu Deus, com alegria e dedicação total na prosperidade, terão de servir aos inimigos que o Eterno enviar contra vocês. A vida será fome e seca, trapos e miséria, e, depois, ele porá uma canga de ferro sobre vocês e acabará de destruí- los.” Dt 28:47-48 (A Mensagem)

Muitos servem a Deus, mas fazem isso sem alegria. Não são felizes. Encaram tudo como um peso, um grande fardo que aceitam levar apenas por obediência.

Eu acredito que aquele que faz com pesar não será recompensado, mas aquele que é feliz enquanto faz será grandemente recompensado. Ser feliz é um exercício. Podemos aprender a felicidade. Os bem-aventurados felizes homens e mulheres de Deus certamente serão recompensados.

A orientação do Salmista é:

“Servi ao SENHOR com alegria...”. Sl 100:2

E a sua oração é:

“Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.” Sl 90:14

Você deve ser feliz todos os dias, servindo ao Senhor com justiça, paz e alegria; qualquer coisa menos do que isso é medíocre. Não se contente com menos do que ser feliz sempre!

Todavia, não busque a sua felicidade fora do Senhor, não pense que o pecado pode te fazer feliz. O prazer do pecado que é mundano e passageiro, e é um gerador de estresse e infelicidade.

Você não é daqui, você é do céu! Busque a felicidade em Jesus!

Você não é desse mundo, você é do céu! A nossa alegria não é de origem terrena, é celestial. C. S. Lewis disse que “se existe em nós um anseio que não pode ser satisfeito por nada nesse mundo, essa é a prova de que nós não somos desse mundo”.

Nosso prazer e a nossa felicidade estão no Senhor, em servi-lo todos os dias, fazendo a sua vontade, cumprindo seu propósito eterno.

Gostaria de fazer uma afirmação ousada sobre a sua felicidade.

Ser feliz é um mandamento!

Ser feliz é um mandamento, e quando você entende isso, você está destinado à felicidade.

Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.” Sl 32:11

Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” Sl 37:4

Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja.

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” Fp 4:4

 “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom ; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” Sl 34:8

Devemos afirmar para termos o coração ativado pelo Senhor. O Salmo 40:8 diz:

“Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.” Sl 40:8

A versão King James diz:

“Tenho imensa alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua Lei está no íntimo do meu ser.” Sl 40:8

Deus ama a todos, mas expressa sua aprovação para com os felizes!

Deus ama a quem dá com alegria e também ama a quem obedece com alegria. Somente posso vencer o pecado quando sinto verdadeiro prazer e alegria em obedecer a Deus.

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade ; porque Deus ama a quem dá com alegria.” 2 Co 9:7

1 Coríntios 13 diz que se eu falar em línguas sem sentir nada, estou apenas fazendo barulho. Se eu entregar meus bens aos pobres por mera obrigação, Deus não aceitará. Se eu me dispor a morrer por alguém apenas porque mandaram, isso não procede do amor e será visto como hipocrisia diante de Deus. O amor é o transbordar do prazer em Deus. Não é o dever pelo dever, nem é fazer o certo porque é certo. Mas é o completo prazer na graça de Deus e em ser canal dessa graça. Hoje eu estou aqui para desafiar você a ser realmente feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...