20190409

Aquietai-vos! Parte 1. Sl 46:10. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 07/04/19



Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.” Sl 46:10

Se existe algo com o que precisamos vigiar é em permanecermos no descanso. A inquietação e angústia na alma é um sinal de que estamos nos distanciando da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável (Rm12:2).

A exortação para o cristãos segundo Hebreus 4 é:

“Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado... Nós, porém, que cremos, entramos no descanso...” Hb 4:1-3a

Todos os que professaram a fé cristã, entraram no descanso.

Deus nos chamou para o descanso na fé

A vida cristã deve ser vivida no alivio da fé, da alegria e da confiança.

Nós não estamos isentos de problemas e aflições, porém devemos continuar crendo que por fim tudo dará certo.

Expressões do tipo: Estou cansado do meu casamento..., estou cansado desse trabalho..., estou cansado dessa igreja..., estou cansado dessa vida..., estou cansado de tudo e de todos..., pode ser um sinal de esgotamento na alma.

Eu não me refiro ao cansaço físico, pois este pode ser solucionado com algumas boas horas de sono e descanso, me refiro ao cansaço na alma, cansaço na mente.

O chamado de Jesus para você é para o descanso!

“28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11:28-30

Jesus nos convida a descansar n’Ele e viver a vida cristã de maneira aliviada.

Chamados para o descanso desde criação do homem

Deus criou todas as coisas e plantou o jardim do Éden em 5 dias, no sexto dia, Ele cria Adão. Em seguida, no sétimo dia o que Ele faz? Ele descansa com o homem. Depois da obra concluída e consumada, o homem é convidado a participar da obra de Deus entrando em seu descanso.

Como Adão, nós apenas cultivamos o que Deus já plantou, apenas participamos do descanso de Deus. O homem foi criado no sexto dia. Isso indica que o primeiro dia do homem foi o sétimo de Deus, ou seja, o dia do descanso. Isso certamente aponta para o princípio espiritual de que toda a obra de Deus em nós depende de aprendermos a entrar no Seu descanso.

Vamos observar outro texto das Escrituras que nos mostra esse mesmo princípio. Quando Deus livrou o povo de Israel da escravidão do Egito e os conduziu a Canaã, ele fez questão de mencionar que o povo não teria de fazer coisa alguma. Eles entrariam em casas que não tinham construído, poços que não tinham cavado e plantações que não tinham semeado. Eles iriam participar da bênção da obra completa de Deus, da obra consumada. (Dt 6:10-11)

“10 Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; 11 e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, 12 guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.” Dt 6:10-11

Deus fez toda obra na vida dos Hebreus quando os tirou da escravidão do Egito. O mesmo princípio se aplica à obra de Cristo. Se Adão já recebeu o jardim do Édem pronto e o povo de Israel herdou uma nação pronta, nós também recebemos uma salvação completa. Temos salvação quando descansamos no que Deus já fez por meio de Cristo. A maior de todas as bênçãos que recebemos é a salvação e ela é recebida quando descansamos. Pela fé!

Se a salvação é recebida assim pela fé, por que as outras bênçãos nos seriam dadas de outra forma? Todas as bênçãos são recebidas pelo descanso da fé. Deus deseja que vivamos no descanso porque a fé é o descanso. Por isso nos é dito que sem fé é impossível agradar a Deus! Hb 11:6

Entenda que sem o descanso da fé é impossível agradar a Deus.

Em Colossenses 2:6, Paulo diz:

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele. Cl 2:6

Como recebemos Cristo? Não foi pelo descanso da fé? Será que precisamos nos esforçar para guardar os mandamentos da lei para sermos salvos? Não! Será que tivemos de fazer penitências e procurar agradá-LO com boas obras? Certamente não! Nós tivemos apenas de crer com o coração e confessar com a boca que Ele é o Senhor. Paulo, então, diz que precisamos andar em Cristo da mesma forma que o recebemos, ou seja, crendo e entrando no seu descanso.

Todas as bênçãos são recebidas do mesmo modo que recebemos a salvação. É a ausência dessa simplicidade que nos leva a perder a bênção voltando para a justificação pelo esforço próprio. Não tivemos de fazer nada para ajudar o Senhor a fim de sermos salvos. Hoje, participamos da obra completa do Senhor. O jardim já estava pronto para o homem, Canaã foi entregue com tudo pronto e hoje desfrutamos de uma vida cristã que já está pronta. Nós participamos da obra completa do Senhor que foi concluída há muito tempo.

Fomos chamados para viver a vida cristã no descanso pois...

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” Rm 8:32

Veja que o Senhor diz ao profeta que a vitória não será por força e nem por poder humano.

“Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” Zc 4:6

O Espírito aqui é “ruwach” que é “vento”. Enquanto Deus trabalha o vento está soprando nos trazendo refrigério e descanso.

O poder de Deus é liberado quando entramos no descanso. O descanso é a expressão mais poderosa de fé...

“Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.” Is 30:15

1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” Sl 127:2

“Se o Eterno não construir a casa, a obra dos construtores não passará de frágeis cabanas. Se o Eterno não guardar a cidade, o vigia noturno não servirá pra nada. É inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhar como um alucinado. Você não sabe que ele gosta de dar descanso a quem ama?” Sl 127:1-2 (A Mensagem)

“Aos seus amados Ele o dá enquanto dormem”. Sl 127:2

Enquanto você descansa, Deus trabalha por você, suprindo as suas necessidades e lhe dando infinitamente mais do que você pensa ou sonha ter.

A orientação de Pedro para não perdermos a fé (descanso) é sempre lançar as nossas ansiedades sobre o Senhor.

“6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” 1Pe 5:6-9

Jesus Cristo disse instantes antes de morrer na cruz: Está consumado! Creia nisso! Tudo já está pronto. Já somos mais que vencedores no descanso da fé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...