20190510

Aquietai-vos! Parte 4 - Medo, o bloqueio do descanso. Sl 34:4. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 28/04/19


Na última quarta feira, eu e minha esposa estávamos indo de carro para Poá, quando percebi que o marcador de combustível estava na reserva. Quando aquela luz amarela acendeu, confesso que senti certo medo de ficar sem combustível pra continuar a viajem, uma vez que estava num trecho onde não havia postos de combustíveis.

A tranquilidade e o sossego da viajem, se foram quase que imediatamente por causa do medo. De fato, o medo nos rouba o descanso.

O medo de não ter dinheiro para pagar o aluguel, medo de não passar num determinado teste, medo de fracassar como Pai ou mãe, marido ou esposa, medo de não concluir a faculdade, medo de não pregar bem, medo de ser atacado por um bandido, medo de doenças, etc.

“Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” Sl 34:4

Alguém já disse que o medo é o maior inimigo do homem, pois ele nos rouba o descanso. O medo está por trás do fracasso, da doença, das relações humanas insatisfatórias. Milhões de pessoas tem medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte.

Fé e medo tem alguma coisas em comum...

Em primeiro lugar, eles fazem você acreditar em algo que não podemos ver, mas que certamente acontecerá. O que você pensa e sente, cedo ou tarde vai tomar forma e virá sobre você! Foi exatamente isso o que Jó disse.

“25 Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. 26 NÃO TENHO DESCANSO, nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação.” Jó 3:25-26

Se você teme o divórcio, ele ocupa sua mente e certamente isso virá sobre você. Se você teme perder o emprego, não vai demorar muito para você estar desempregado. Se você teme a doença, em breve ela se manifestará. É isso exatamente o que disse Jó.

O medo paralisa as bênçãos, o favor e a cura, etc. Já percebeu como algumas pessoas vivem todos os dias com medo de morrer. O medo é a ante-sala da derrota, é derrota antecipada.

Em segundo lugar, fé e medo, não são apenas pensamentos ou sentimentos, são espíritos. Sim! Todas as vezes que o medo se manifestar, pondere se o que está sentindo é apenas um pensamento ou sentimento.

“Porque Deus não nos deu ESPÍRITO DE MEDO; mas sim de poder, de amor, e de moderação.” 2Tm 1:7 (BL)

Tendo, porém, o mesmo ESPÍRITO DA FÉ, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”.  2Co 4:13

Você terá de decidir alimentar o medo ou a fé a partir de hoje. O medo pode ter nascido da mente por conta de um pensamento errado, porém, nos textos citados, Paulo diz que medo e fé são espíritos. Paulo também nos fala que precisamos manifestar fé tendo uma mente equilibrada (2Tm 1:7). A palavra “moderação” é “sophronismos” que significa admoestação ou chamado à estabilidade de mente, à moderação e autocontrole. Domine e vença o medo na mente e ele desaparecerá.

Durante todos os dias nós podemos acreditar que Deus está no controle ou ficar atemorizado com medo das tantas adversidades e desafios que nos rodeiam. Neste momento devemos decidir manifestar fé em Deus, na Sua poderosa Palavra, ou, doutra sorte, deixaremos o medo sufocar nossos sonhos. Não há neutralidade. Alimente o medo pensando negativamente e a fé te deixará. Ative a fé pensando corretamente e o medo se irá.

366 vezes a expressão “não temas”.

Por diversas vezes, eu ouvi pregadores dizendo que a expressão “não temas” aparece 366 vezes na Bíblia. Uma para cada dia do ano. Eu creio nisso porque Jesus disse que todos os dias temos uma porção de lutas e desafios (Mt 6:34), Ele também nos ensinou a orar pedindo o pão de cada dia. Pão é alimento que nos sustenta e nos dá forças. E o pão de cada dia são as promessas que o Senhor nos tem feito.

Dizem os estudiosos, que existem por volta de 32.000 palavras de promessas na Bíblia. Segundo a “Concordância Exautiva de Strongs”, a expressão “não temas” que no hebraico é “yare ocorre 305 vezes nas Escrituras, e quando associamos à soma, todos os equivalentes desse termo como uma promessa dos cuidados protetores de Deus para Seu povo, chegamos a 365 promessas de cuidado e livramento. Vamos colocar nossos corações nessa maravilhosa sentença “não temas”.

Vença o medo crendo

“Não temas, crê somente.” Mc 5:36

Nas palavras ditas por Jesus ao chefe da sinagoga, a lição é: Vença o medo crendo!

A maioria dos nossos medos não tem fundamento na realidade, eles nada mais são do que um conjunto de sombras sinistras nas nossas mentes, e sombras são desprovidas de realidade, são apenas sombras, nada mais que isso.

Na Bíblia encontramos a fórmula perfeita para livrar-nos do medo.

“Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” Sl 34:4

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.” 1Jo 4:18

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” Is 41:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sabedoria para prosperar em tempos de abundantes chuvas. Pv 1:1-7; 20-33. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 19/01/20

De 3 meses para cá, eu tenho descoberto uma fonte de vida inesgotável através da leitura do livro de provérbios. Eu penso que propositadam...