20190523

Descanso, a melhor parte da vida Cristã. Lc 10:41-42. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 19/05/19


41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lc 10:41-42

Nós estamos entrando num novo entendimento sobre a como a graça está operando no nosso meio. Antes, nós estávamos preocupados com o que poderíamos fazer para Deus se manifestar, hoje estamos nos conscientizando do que Cristo fez de maneira completa e assim podemos descansar.

Quando temos essa revelação de que Jesus concluiu a obra e que precisamos apenas descansar, a fé torna-se relevante.

Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.” Is 53:11

No texto, Deus Pai vê o trabalho COMPLETO de Seu Filho Jesus Cristo e se satisfaz.

Saba -
1) estar satisfeito, estar farto, estar cheio, estar empanturrado 1a) (Qal)
1a1) estar farto (de comida)
1a2) estar farto, estar satisfeito com, estar cheio, ter a porção de alguém, ter o desejo satisfeito.

Deus ficou satisfeito com o trabalho de Seu filho.

“Está consumado...”. Jo 19:30

Comentario de Matthew Henry sobre “Está consumado”

A palavra de moribundo com que Jesus entregou seu espírito: Consumado é; isto é, os conselhos do Pai Enquanto a seus sofrimentos estavam agora cumpridos. Consumado é: foram cumpridos todos os tipos e as profecias do Antigo Testamento que apontavam aos sofrimentos do Messias. Consumado é: a lei cerimonial é ab-rogada; agora veio a substância e todas as sombras se dissipam. Consumado é: se deu fim à transgressão e se introduziu a justiça eterna. Seus sofrimentos estavam agora terminados, tanto os de sua alma como os de seu corpo. Consumado é: a obra da redenção e salvação do homem está agora completada. Sua vida não lhe foi tirada pela força; livremente foi entregue.

Isso quer dizer que agora podemos de fato crer receber o que Jesus conquistou pra nós.

Charles Trumbul escreveu no livro “Há vitória em Cristo” que “Cristo fez toda a obra e nós não podemos ousar oferecer-lhe ajuda”. Isso porque toda glória pertence a Ele e não podemos reinvidicar a glória que pertence a Ele.

A vitória é uma conquista ou é uma dádiva?

Se nossa vitória é conquistada então há trabalho e esforço próprio, porém se nossa vitória é dádiva, apenas recebemos pela fé o que nos é dado.

Se creres verás a glória de Deus!

38 Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra. 39 Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? 41 Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. 42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. 43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. 45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.” Jo 11:38-45

Veja que Jesus está dizendo que a fé é suficiente para vencer a morte, o mais forte dos nossos inimigos. Se a morte pode ser vencida pela fé, as outras lutas inferiores também podem. Aleluia!

Agora atente para a incredulidade de Marta, irmã de Lazaro. Cabe aqui perguntar: Porque Marta reagiu com incredulidade diante da orientação de Jesus?

Vamos entender melhor de onde veio a incredulidade de Marta...

38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. 40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lc 10:38-42

A nossa ansiedade traduz-se em incredulidade e vem da agitação do dia a dia.
Marta estava muito ocupada, muitos afazeres, muito esforço para agradar a Deus. Jesus a repreendeu por não descansar diante dele: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Isso foi uma dura!

A falta de descanso trouxe incredulidade diante do problema. Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Jo 11:39

A principal postura de um crente da nova aliança é o descanso

Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lc 10:42

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...