20190725

A Fé Ativada Pela Palavra de Cristo! Rm 10:17. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 21/07/2019


“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” Rm 10:17

Introdução

O poder do Evangelho consiste em viver cada momento na presença do Senhor abundantemente, para isso, precisamos ter confiança de que todos os nossos pecados foram de fato perdoados. Segundo Isaias, o pecado separa o homem de Deus, afasta-nos das manifestações de poder do Senhor.

Muitos cristãos ainda se comportam como se a responsabilidade de manterem-se perdoados coubesse a eles por intermédio das obras que fazem. É por isso que muitos carregam um perpétuo sentimento de culpa e condenação, associado ao pensamento de que perderam a comunhão com Deus até que confessem todos os pecados.

Cartas de cristãos que não entenderam o perdão baseado na justificação de Cristo

Prezado pastor,

Nos últimos treze anos tenho sido um cristão em luta. Meu problema é que nunca estou em paz e sempre estou tentando ser bom — isto é, fazendo algo para ser melhor. Tenho muito medo de cometer erros. Faço faculdade e sou crente em Cristo. Eu sempre sinto muita ansiedade, culpa e condenação. Esses sentimentos invadem a minha vida cotidiana. Não posso executar uma tarefa, ler um livro, nem ensaiar minha música sem sentir que estou sendo julgado. Há vários anos aceitei a Cristo como meu salvador, mas sinto que tudo o que faço não é suficientemente bom para meu Senhor. É difícil para mim continuar frequentando a igreja, porque me sinto alguém inferior, não tão espiritual quanto alguns de meus irmãos. Na verdade, me parece que Deus gosta mais deles do que de mim.

Olá, pastor,

Sou cristã e estou numa busca desenfreada pela aprovação de Deus guardando várias regras legalistas. Algumas vezes por conta do sentimento de incapacidade de resolver esse problema, cheguei a pensar até em suicídio.

Boa tarde Pastor,

Eu quero ser usado com mais eficácia pelo Senhor, mas me sinto tão indigno, na verdade me sinto inútil. Tive uma conversão maravilhosa, e em vários sentidos sou uma “nova criatura em Cristo”. Mas só eu sei de fato o que vai em meu coração. Eu realmente tenho alimentado muita magoa e rancor de pessoas que suponho estão me fazendo mal. Oscilo entre períodos de paz e tranquilidade com outros períodos de desavenças e problemas relacionais. Sinto que minha saúde física está sendo afetada por conta disso. Sempre me arrependo ou sinto remorso pelos pecados e em seguida fico deprimido. Eu acho que o que me irrita, mais é não estar tendo vitória espiritual.

Caro pastor,

Meu nome é... e sou missionário. Deus tem-me usado para ganhar almas. Conheço todas as respostas, todas as Escrituras, e posso citar exatamente o capítulo e o versículo de centenas de passagens da Bíblia. Mas sinto que isso tudo está em minha cabeça. Estou convicto de que O Deus a quem sirvo nunca está contente comigo e certamente não se parece nada com o Deus gracioso e amoroso em que professo crer — e que anuncio a outros. Por que não posso praticar aquilo que prego? Sinto-me um impostor. Já passei por várias sessões de aconselhamento, e Deus realizou muitas mudanças em mim. Sei que preciso abandonar a falsa pessoa “espiritual” que tentei ser durante tantos anos. Mas tenho muito medo disso, porque não sei quem eu realmente sou e o que poderei vir a ser. É possível a pessoa estar aterrorizada e entusiasmada ao mesmo tempo? Essa é minha condição. Sinceramente tento ser amoroso, mas sou tão crítico e reprovador, tão duro com a minha esposa e meus filhos. A menor falha da parte deles fico com raiva e sinto que vou explodir. Então me sinto culpado e deprimido. Minha família é muito amorosa e sempre perdoa — mas isso só toma as coisas piores. E como se a mesma história sempre se repetisse.

Bom dia pastor,

Sou motorista e meu problema é que estou lutando para não cair em um pecado que me escravizou durante anos. Parece que quanto mais me esforço, mais caio. Quando fico exausto, e desisto de tentar, aí realmente me sinto condenado. Parece uma espécie de círculo vicioso.

Como podemos ver através desses relatos, muitos irmãos estão crendo de maneira errada a respeito do perdão de Deus. Mesmo pastores, pregadores e líderes, com títulos e credenciais eclesiásticas ainda estão confusos acerca do ensinamento do perdão.

Muitos irmãos, pastores, líderes, estão debaixo da acusação do nosso adversário.

“10 Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.” Ap 12:10

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.        Is 59:2

11 Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53:11

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Rm 8:1

Se você não entender que os seus pecados foram todos perdoados, dificilmente você receberá toda a graça que lhe está reservada.

Mudar a sua teologia é fundamental para que algo novo aconteça. Sua crença e valores determinam o que você vai experimentar.

Como entender o evangelho? Primeiro, é importante você entender que “evangelho” significa “boas novas” ou “boas noticias”.

O melhor jeito de entender o Evangelho puro e libertador é olhar o que os apóstolos pregaram na igreja primitiva. Vamos examinar o que Paulo, o apóstolo da nova aliança, pregou:

Em Listra, costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar. 9 Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado, 10 disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava.” Atos 14:8-10

Observe como o Espírito Santo descreve este homem aleijado:

·         Primeiro, ele estava sem força em seus pés.
·         Segundo, ele era deficiente desde o ventre de sua mãe.
·         Terceiro, ele jamais tinha andado.

O Espírito Santo usou três diferentes descrições para enfatizar que o homem não podia andar e estava enfrentando um problema aparentemente impossível de ser solucionada. No entanto, quando ele ouviu Paulo falando, ficou cheio de fé para ser curado! Ele ouviu a pregação, a pregação pela palavra de Cristo e isso ativou sua fé! Rm 10:17

Ouvir a palavra de “CRISTO” nos liberta

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” Rm 10:17

O homem de Listra ficou cheio de fé porque ouviu a palavra de Cristo! Algumas traduções da Bíblia constam que a fé vem pelo ouvir “a palavra de Deus”. Mas se você estudar a palavra original em grego para “Deus” aqui, verá que não está sendo utilizada a palavra Theos para “Deus”, e sim Christos, que é “Cristo”.

Somente quando Cristo é pregado a fé é transmitida

Você pode pregar qualquer texto do velho testamento, mas deve fazer isso sob a perspectiva de Jesus e de Sua graça. Sim, porque Ele estava lá. Afinal de contas, Cristo está oculto no Antigo Testamento e revelado no Novo Testamento.

Voltemos a mensagem de Paulo

Agora voltemos para a mensagem de Paulo e a pergunta que faço é: O que Paulo estava pregando? O que era tão poderoso a ponto de conceder tal fé àquele homem que o levou a crer na cura, mesmo em sua situação impossível? Com certeza Paulo estava pregando o Evangelho de Jesus, a mensagem da graça!

“Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste; 39 e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.” At 13:38-39

“38 Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados. 39 Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela Lei de Moisés.” Atos 13:38-39 (NVI)

“Quero que vocês saibam, meus prezados, que é por causa do Jesus ressuscitado que o perdão dos pecados pode ser prometido a vocês. Ele realiza, naqueles que creem, tudo que a Lei de Moisés nunca pôde realizar. Mas qualquer um que crê no Jesus ressuscitado é declarado bom e justo diante de Deus.” Atos 13:36-39 (A Mensagem)

A antiga aliança estava fundamentada na justificação pelas obras (obediência aos Dez Mandamentos). Você precisava ter um bom desempenho para ser perdoado. Mas a nova aliança da graça é fundamentada inteiramente na justificação pela fé (crer em Jesus Cristo). A exigência não está mais sobre você, e sim em Cristo.

Esta é a boa-nova: Todos aqueles que creem em Jesus recebem perdão de todos os seus pecados e são justificados de todas as coisas!

Temos um advogado junto ao Pai que intercede por nós

“Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós.” Rm 8:34 (NTLH)

“Quem pois é que nos condenaria? Ninguém o poderia fazer visto que foi mesmo Cristo quem morreu e ressuscitou por nós, e se encontra sentado no mais honroso lugar junto de Deus, ali intercedendo em nosso favor.” Rm 8:34

Para todo ato de pecado há duas manifestações:

1.      Jesus intercede por nós. Rm 8:34; 1Jo 1
2.      O diabo intercede contra nós. Acusador dos nossos irmãos - Ap 12:10

Voltemos ao homem de Listra

Podemos imaginar como o homem em Listra respondeu quando ouviu Paulo anunciando que ele poderia ser justificado de todas as coisas se apenas cresse em Jesus. Quando ele ouviu Paulo pregando sobre a boa nova de Cristo, a fé veio e encheu o seu coração. Com lágrimas em seus olhos, ele deve ter ignorado suas pernas defeituosas e rejeitado cada pensamento de enfermidade. Em lugar disso, ele deve ter acreditado com todo seu coração que se cresse em Jesus Cristo, seria perdoado de todos os seus pecados. Ao ouvir a mensagem certamente ele disse: Eu creio!!!

E naquele momento, ouviu uma voz forte dizendo: “Levante-se! Fique em pé!”

Era Paulo dando uma ordem a ele, e antes que tivesse tempo de hesitar, ele se viu saltando sobre seus pés com alegria e, pela primeira vez em sua vida, ele andou!

O evangelho da graça transmite fé, e quando você ouvir a mensagem da cruz, a boa nova da graça, diga: Eu creio!!! Observe que Paulo não precisou colocar as mãos sobre o homem para curá-lo. Não houve apelo, ninguém foi convidado para ir a frente para receber cura. A fé para ser curado veio sobre aquele homem simplesmente ao ouvir o evangelho de Jesus Cristo.

Quanto mais revelação você tem da obra consumada de Jesus, mais recebe uma liberação de fé para qualquer situação, mesmo as aparentemente impossíveis!

O texto não menciona o nome do homem de Listra, acredito que de propósito. Para que você seja esse homem ou mulher de Pirituba, do Jaraguá, de Franco da Rocha, de São Paulo, etc.

Coloque seu nome no texto, creia e viva o mesmo milagre que esse homem experimentou!!! 

Esse é o poder do ouvir, e ouvir o Evangelho de Jesus.

É desse modo que a fé surge! Quanto mais de Jesus nós ouvimos e cremos, mais de Sua graça recebemos.

Jesus perdoou todos os nossos pecados e venceu todas as nossas lutas quando nos justificou naquela cruz, creia nisso!

O homem de listra creu e foi perdoado e curado! Não sei quem você é e nem o problema que está enfrentando, mas sei que Jesus não mudou, pois nele não há sombra de variação, Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre será! Creia agora e seja perdoado de todos os seus pecados, curado de todas as enfermidades e completamente restaurado em todas as áreas de sua vida em nome de Jesus!

Cabe aqui o apelo que Paulo fez àquele homem:

“Levante-se! Fique em pé!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...