20190704

Serie de Mensagens Fé. Ative a fé e o medo será vencido. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 30/06/19


“Porque Deus não nos deu espírito de medo; mas sim [o] de poder, e de amor, e de moderação.” 2Tm 1:7

nós temos um chamado para vivermos pela fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Hb 11:6

Na contramão disso o medo. O medo é a fé contrária, é a fé negativa.

Durante todos os dias nós podemos acreditar que Deus está no controle ou ficar atemorizado com medo das tantas adversidades e desafios que nos rodeiam. Nessa hora, tomaremos a decisão de manifestar fé em Deus, na Sua poderosa palavra, ou, deixaremos o medo sufocar nossos sonhos. Não há neutralidade.

Ative a fé e o medo se irá. Alimente o medo e a fé te deixará.

O que você está ativando?

Fé e medo tem algo em comum, eles fazem você acreditar em algo que não podemos ver, mas que certamente acontecerá.

No texto de 2Tm 1:7, Paulo diz que o Senhor nos deu um esírito de poder, amor e moderação. nos fala que precisamos manifestar a fé tendo uma mente santa. (Moderação = 1) admoestação ou chamado à estabilidade de mente, à moderação e autocontrole. 2) autocontrole, moderação.)

O que você pensa, vai tomar forma e virá sobre você! Foi exatamente isso o que Jó disse.

Jó nos ensina uma preciosa lição

“25 Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. 26 Não tenho descanso, nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação.” Jó 3:25-26

Se você teme o divórcio, ele ocupa sua mente e certamente isso virá sobre você. Se você teme perder o emprego,não vai demorar muito para você estar desempregado. Se você teme a doença, em breve ela se manifestará. É isso exatamente o que disse Jó.

Será que Deus te criou para viver dessa forma???

O medo é um agente enfraquecedor da fé que atrai para o homem aquilo o que ele teme. Ele leva pessoas a tomarem decisões precipitadas que em menor ou maior grau podem comprometer suas vidas. Há pessoas que pelo medo de errar, não fazem o que sabem, anulando assim todo o seu potencial. Outras, por experiências negativas no passado, têm medo de confiar nos outros. Vivem uma vida sem relacionamentos profundos e, portanto, fora do plano de Deus. Há ainda aqueles que, por medo de fracassar, quando chamados a um desafio ou posição de liderança, fogem da responsabilidade. Os exemplos poderiam ser multiplicados aqui...

O mais sério é que uma pessoa dominada pelo medo pode chegar ao ponto de deixar de obedecer a Deus e sua palavra. Diante disso, o diabo tenta usar o medo contra nós, e se ele encontra um coração vulnerável, tem nas mãos a matéria prima para fazer acontecer o que aquela pessoa teme.

Penso que como pais, devemos tomar cuidado para não formar filhos medrosos. Isso pode acontecer através da superproteção, ou mesmo por declarações que acabam ministrando um espírito temeroso sobre eles (“o bicho papão vai te pegar...”, “uma hora destas um carro vai te atropelar...”, etc...).
Diante das circunstâncias, sua fé funcionará no positivo ou negativo. O medo é atrair o negativo. Você conhece pessoas que vivem com medo? Essas pessoas estão caminhando na direção errada, na direção oposta daquilo que Deus planejou para elas.

O medo é um espírito que te convida para as coisas ruins.

Deus não nos deu um espírito de medo! 2Tm 1:7

O medo é um espírito e pode influenciar para algo ruim. (Abrindo um parênteses, o medo é diferente de prudência. O medo é um espírito, enquanto que a prudência é uma consciência de consequência.)

O medo e a fé são espíritos.

“13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”.  2Co 4:13

Você terá de decidir alimentar o medo ou a fé a partir de hoje.

Alguém que sentindo uma dor constante no abdômen, poderá expressar medo dizendo: Meus pais morreram de doenças no abdômem, e certamente isso acontecerá comigo. Ou dirá: Eu tenho a saúde que Cristo me deu. Eu sou sarado e essa dor não pertence ao meu corpo.

Outra pessoa com problemas conjugais pode alimentar o medo dizendo: Meu casamento vai terminar em separação e divórcio. Ou manifestar a fé declarando: Meu casamento está nas mãos de Deus. Meu cônjuge é o melhor de Deus pra mim e eu vou lutar por esse casamento até o fim.

Alguém pode ficar com medo diante do desafio de ofertar pensando: Se eu ofertar esse valor, amanhã vou padecer necessidades. Ou alimentar a fé dizendo: Receba a minha oferta de amor e coragem Senhor, pois sei que coisas maiores o Senhor fará na minha vida e finanças.

O medo paralisa as bênçãos, o favor e a cura, etc. Já percebeu como algumas pessoas vivem todos os dias com medo de morrer.

O medo é a ante-sala da derrota, é derrota antecipada.

Não temas!

Algumas pessoas dizem que a expressão não temas aparece 365 vezes na Bíblia. Eu não sei se isso de fato procede, mas com certeza Deus tem um “Não temas” pra você hoje! Coloque a sua fé em Cristo e Ele afastará os seus medos e receios.

A covardia é o medo aceito; a coragem, o medo vencido. – Legouvé

Medo preocupação e pensamentos ruins permitem que coisas ruins aconteçam.

Eu conheço uma moça que há muito tempo diz : euvou morrer, eu nunca vou casar... Acredite, ela está solteira e sua vida cada vez está mais difícil. Me lembro de uma pessoa que disse que minha filha Larissa me daria muito trabalho quando completasse 15 anos. Quando completou 15 anos alguém me disse: Não tem algo errado com o cabelo dessa menina??

O medo é como a gravidade, só te empurra para baixo

22 Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco, e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho. 24 Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Â quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. 26 Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. 27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. 28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. 29 Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. 30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. 31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
32 E logo que subiram para o barco, o vento cessou.” Mt 14:22-32

Nessa ocasião, Jesus andava por sobre as águas do mar da Galiléia. Os discípulos pensaram tratar-se de um fantasma. Quando Pedro viu que era Jesus, passado o susto, o mesmo se propõe ir ter com Jesus, andando sobre as águas. E Jesus lhe diz: "Vem". E Pedro desceu do barco e começou a andar pisando sobre as águas. Todavia, em dado momento, um vento mais forte soprou, e Pedro temendo, começou a afundar. O medo faz as pessoas afundarem. Em outras palavras, enquanto Pedro andava pela fé, manteve-se firme, mas quando temeuo mesmo fracassou. O mesmo acontece conosco. Diferente disso, é que se andarmos ou corrermos a carreira cristã, olhando firmemente para Jesus, jamais haveremos de fraquejar ou desistir da carreira. Jamais haveremos de parar no meio.

Assim como você pode ativar o medo, você pode ativar a fé!

Declare as bênçãos dos céus sobre você hoje!!!

Eu sou grandemente abençoado, altamente favorecido e profundamente amado por Jesus!!!

Quero convidar você a fazer uma avaliação de sua vida e observar se há áreas que têm sido comprometidas por causa do medo. Se há, aprenda esta lição: coloque seus olhos no autor e consumador de sua fé. N’Ele está todo o recurso sobrenatural que você precisa para romper estes limites e entrar na herança que Ele prometeu entregar a você. Confie em seu amor. Afinal, o verdadeiro amor lança fora todo medo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...