20190815

Como Deus trata com o pecador. 2Cro 33:1-13. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 11/08/2019


Como Deus trata com o pecador? 2Cro 33:1-16
“1 Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém. 2 Fez o que era mau perante o SENHOR, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel. 3 Pois tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, havia derribado, levantou altares aos baalins, e fez postes-ídolos, e se prostrou diante de todo o exército dos céus, e o serviu. 4 Edificou altares na Casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha dito: Em Jerusalém, porei o meu nome para sempre. 5 Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do SENHOR, 6 queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira. 7 Também pôs a imagem de escultura do ídolo que tinha feito na Casa de Deus, de que Deus dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre 8 e não removerei mais o pé de Israel da terra que destinei a seus pais, contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que lhes tenho mandado, toda a lei, os estatutos e os juízos dados por intermédio de Moisés. 9 Manassés fez errar a Judá e os moradores de Jerusalém, de maneira que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel.”
O cativeiro de Manassés e sua oração
“10 Falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não lhe deram ouvidos. 11 Pelo que o SENHOR trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos, amarraram-no com cadeias e o levaram à Babilônia. 12 Ele, angustiado, suplicou deveras ao SENHOR, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais; 13 fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR era Deus.” 2Cro 33:1-13
Muitas vezes evangelizando o não crente, ouvimos dele: “Eu sei que Jesus me ama, mas eu sou muito pecador para ser crente.” Em outro caso ouvi: “Primeiro eu vou deixar o vício da bebida, depois irei à igreja.” E muitos crentes nascidos de novo também são enganados, pois esses dias ouvi: “Não vou me batizar porque tenho muitos pecados” outros irmãos dizem: “é melhor eu ir para o mundo, pois não consigo abandonar o pecado.”   
Deus quer que você seja um crente vencedor, este é o seu chamado, e por essa razão o Senhor nos trouxe aqui! Saiba que o poder do pecado não é maior que o poder do amor que Jesus sente por nós.
Vamos entender melhor o amor de Deus para com o homem, entendendo melhor o texto de 2Cro 33.
Manassés tinha 12 anos de idade quando se tornou rei de Judá, e seu reinado durou 55 anos.
No texto aprendemos que ele fez o que era mau aos olhos do Senhor. A lista dos seus pecados é repulsiva, até mesmo para aqueles que não se preocupam muito com Deus. Manassés foi uma das maiores expressões de desobediência e falta de temor na Bíblia. Alguns estudiosos concordam em dizer que Manassés poderia ser classificado (se houvesse essa possibilidade) como o pior dos pecadores. Sua atitude desagradou muito a Deus, pois este homem errou e fez o povo também errar.
2Cro 33:1-16, é uma das mais tristes passagens sobre o povo de Israel.
Este é o relato do Rei Manassés, filho do Rei Ezequias, de seu pecado e do seu perdão.
Observando a conduta e declínio desse homem. O que Manassés fez para provocar a ira de Deus?
1.  Manassés prostrou-se diante dos ídolos. V. 3-4
2.  Destruiu os altares de Deus no templo. V.5
3.  Sacrificou seus filhos no vale de Hinom. V.6 Foi neste vale que os israelitas sacrificaram os seus filhos a Moloque nos dias de Manassés (2Rs 16:3; 2Rs 21:6; 2Cr 28:3; 2Cr 33:6). Jeremias predisse que este grande pecado traria um castigo severo sobre o povo e que o vale se tornaria conhecido por “vale da matança” (Jr 7:31-34; Jr 19:2, 6; Jr 32:35).
4.  Fez uma imagem de escultura. V. 7
5.  Induziu os outros a cometerem pecado. V.9
Qualquer um de nós ao ver um homem cometer tantos pecados, ainda mais sendo esse homem crente, diríamos: “Esse não tem jeito, certamente este vai queimar no inferno”. Geralmente essa é a nossa avaliação quando estamos diante de homens que estão mortos em uma vida de pecado.
Glória a Deus porque o Senhor se interessa pelo pecador e quer sarar suas feridas!
“... Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” Mc 2:17
“Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Sl 100:5
Deixe-me dizer, Paulo sabia da consciência de Deus para com o pecador e disse:
“1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, 2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. 3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” 1Tm 2:1-4
3 atitudes de DEUS para com o pecador
1. Atitude de Deus. Deus fala com o homem (Vontade absoluta de Deus)
“Falou o SENHOR a Manassés...” V.10
Veja o que o salmista Davi disse:
“...a Rocha de Israel a mim me falou...” 2Sm 23:3
“Havendo DEUS outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo.” Hb 1:1-2
Quando afirmamos que Deus fala, não significa que a voz de Deus seja necessariamente audível aos nossos ouvidos. Ouvir o Senhor no espírito é o que precisamos, pois Deus é Espírito. Jo 4:24
Quando não ouvimos o Senhor em nosso espírito, este Deus maravilhoso não desiste de chamar a nossa atenção, pois vemos o Senhor usando os seus homens para tentar chamar a nossa atenção. 2Cro 33:10
“Falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo...” V.10
“10 Então, o SENHOR falou por intermédio dos profetas, seus servos, dizendo: 11 Visto que Manassés, rei de Judá, cometeu estas abominações, fazendo pior que tudo que fizeram os amorreus antes dele, e também a Judá fez pecar com os ídolos dele...”. 2Re 21:10-11
Deus está usando pessoas para falar com você!!!
Que os nossos ouvidos estejam abertos para respon der ao Senhor como Samuel: “Fala Senhor que o teu servo te ouve”.

Em várias ocasiões Jesus Cristo disse:
“Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz à igreja.”
2. Atitude de Deus. Deus permitiu o mal sobre Manassés. V.11 (Vontade permissiva de Deus)
“Pelo que o SENHOR trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos, amarraram-no com cadeias e o levaram à Babilônia.” 2Cro 33:11
A restauração de Manassés começa na vontade permissiva de Deus. Certamente nenhum pai quer ver seu filho sofrer, mas o sofrimento em alguns casos é necessário para despertamento, arrependimento e restauração. Lembre-se: Se você é filho, será disciplinado pelo Pai!!!  
Deus tentou se fazer ouvir a Manassés, mas não conseguiu. Infelizmente o coração de Manassés estava muito endurecido pelo pecado e o poder que lhe fora concedido. Saiba meu irmão que em alguns casos o Senhor permite que o caos se instale na vida de pecadores desenfreados, que sem limites cometem todo tipo de torpeza diante de Deus.
No caso de Manassés, O Senhor não tinha mais o que fazer a não ser permitir que este sofresse a conseqüência do pecado cometido.
3. Atitude de Deus. Deus procura e restaura o arrependido. V. 12-13
“Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele...” 2Cro 16:9
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2Cro 7:14
Arrependimento significa: "mudança de posição”. Os homens transgridem a vontade de Deus e precisam voltar-se novamente para o Senhor em arependimento.
A palavra arrependimento é usada na Bíblia para descrever o começo de uma mudança espiritual genuína. O estudante de línguas W. E. Vine diz que o arrepender-se significa “mudança na mente ou no propósito de alguém”. No Novo Testamento arrependimento sempre envolve uma mudança para melhor quando uma pessoa se afasta do pecado e se dirige em direção a Deus. Jesus começou o Seu ministério público com o apelo:
“Arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus”. Mt 4:17
O arrependimento traz um resultado de boas obras, pois João Batista pregou aos religiosos de sua época dizendo: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 9 E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.10 E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Quando nos sentimos arrependidos por ter feito mal ou por termos sido apanhados, inicia-se então um processo de cura e restauração. Mas o verdadeiro arrependimento acontece no mais íntimo dos nossos corações e resulta numa mudança visível em nossas ações. Quando nos voltamos para Cristo e nos rendemos a Ele, Ele produz uma mudança real - não apenas uma máscara.
Não há, nisto tudo, uma lição para nós? Há, com toda certeza! Quando decidirmos passar uma boa porção da nossa vida perseguindo ativamente feitos perversos e licenciosos, não fiquemos surpresos se isso afetar tragicamente outros em volta de nós. Nossa recusa a fazer o bem influenciará outros, incluindo nossa própria família! O filho de Manassés Amon foi seu sucessor e também praticou toda sorte de maldição.
Ainda que possamos nos arrepender tardiamente na vida, não poderemos desfazer o dano que já causamos!
Alguns casos de pessoas arrependidas, mostram que embora estes recebessem perdão, a decisão tardia de arrepender-se não os livrou da conseqüência do pecado.
Sim, alguém poderá seguir nossos passos e afastar-se de seus pecados também. Mas centenas de outros jamais sequer saberão de nosso arrependimento e quase certamente nunca mudarão. E, quão partido nosso coração estará, se algumas das perdas forem de membros de nossa família, talvez até nossos próprios filhos! Agora é hora de pôr ponto final em qualquer má influência que possamos ter sobre outros. Tardio na vida pode ser tarde demais!
Olhando para a parábola do filho pródigo, podemos perceber o quanto aquele jovem sofreu. Não sofra por desobediência ou rebeldia diante do Senhor, não fuja ou tente se esconder, Ele te achou nessa noite. Volta logo, vem meu filho amado é a palavra do Senhor para você!  
É hora de arrependermo-nos de nossos pecados! Não esperemos estar com os porcos comendo lavagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...