20191114

Enxergando a vida com bons olhos. Mt 6:22-23. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 10/11/19


O que fazer quando nao se sabe o que fazer?
Como reagir aos gigantes parecem impossiveis de serem vencidos?
Para os momentos onde nao temos respostas, para os dias dificeis, decida enxergar com benignidadde. TENHA BONS OLHOS!

“22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mt 6:22-23

Jesus disse que os olhos precisam ser bons. Se os olhos forem bons, todo o ser será iluminado. Isso quer dizer que tudo está no olhar!
Pastor como eu posso ver com benignidade uma situação caótica como um câncer por exemplo?

Primeira lição importante:

Você não enxerga, você projeta!

Todas as coisas são puras para os puros. Mas para aquele que tem a mente corrompida, todas as coisas são impuras. Aí está o problema, pois ninguém enxerga, apenas “projeta”. O olhar natural é apenas projeção.

Somente na Graça de Deus a gente começa a ter a chance de projetar menos, e ver mais... É por isso que nossos mais veementes juízos são apenas nossas projeções.
Que sejam iluminados os olhos do coração—era o desejo de Paulo. Se algo é impuro, o é por causa do olhar daquele que vê—sintetiza o mesmo apóstolo.
Mateus 5:8 (Almeida Revista e Atualizada with Strong's Numbers)

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Mt 5:8

Coração (alma ou a mente, como fonte e lugar dos pensamentos, paixões, desejos, apetites, afeições, propósitos, esforços).

Enxergar Deus não é ver um ser celestial, ou anjos, ou a nuvem da glória de Deus. Pode ser isso também. Todavia, enxergar Deus é ver a sua bondade no dia a dia, principalmnte nas pequemas coisas.

“25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mt 6:25-34

Se uma pessoa so ve destruição e ruina, isso já está dentro dela.

História dos irmãos gêmeos (otimista e pessimista) que foram presenteados pelo pai.

Meu Deus, dá-me um bom olhar! Este mundo está cheio de olhar mau...mau-olhado. Ora, mau é pior que mal. O segundo designa o efeito. O primeiro define a essência.

Ele mandou olhar campos, lírios, pardais, o por do sol, sentir o cheiro dos ventos, discernir se vem chuva, ou calor... sem ansiedade. O bom olhar busca o melhor. O bom olhar não enxerga marcas ruins para sempre. O bom olhar espera sempre que o que perece ser, seja para o bem, e não para o mal. O bom olhar não tem medo das conseqüências de nada. O bom olhar enxerga com confiança. O bom olhar só gasta tempo apreciando aquilo pelo que ele pode expressar gratidão.

É fácil saber a qualidade das pessoas pelo olhar que elas têm da vida. Para quem não se impressiona com fachada, nada é mais revelador que o olhar... olhar é interpretação, é entendimento, é apreciação, é luz...muita luz... ou trevas, muitas trevas.

Segunda lição importante:

Toda maldade e medo está nos olhos de que vê!

E ainda há tanta gente no meio cristão querendo ver onde está o demônio! Garanto: não está atrás das cortinas de sua casa, nem ainda no despacho na esquina, nem tampouco na bruxaria feita contra você. Bem, para quem quiser saber, eu digo: o demônio está no olhar! Está no olhar de quem vê! Está na qualidade do olhar! O Diabo vê este mundo com os olhos dos homens... O Grande Olho do Diabo é a soma dos nossos olhares maldosos. Esta é a condenação: come e se alimenta do nosso pó...e enxerga com nossos olhos... Quanto pior o olhar, mais forte o diabo. Quem busca, encontra...até o diabo...se olhar querendo achar.

“E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.” Mt 14:26

Toda ação de julgamento e condenação vem de um olhar doentio.

O juízo temerário é proibido

“1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. 3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.” Mt 7:1-5

Como exercitar o olhar benigno?

Pela gratidão tudo é feito puro

Alguém pode perguntar: Como vou olhar com bons olhos para minha dor? É possível enxergar e agradecer por tudo o que acontece? Devemos saber que olhar os problemas com bons olhos não é a capacidade de interpretar todas as coisas e saber qual o benefício de cada uma delas. Olhar com bons olhos diante das dificuldades é confiar em Deus e saber que todas as coisas cooperam para o bem, mesmo quando não entendemos o porquê. E também deve ficar claro que a Bíblia ensina agradecer em todas as coisas e não por todas as coisas. O que é diferente.

Devemos olhar com bons olhos para as pessoas, para os acontecimentos, para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...