20200323

Ativando a fé em tempos de adversidade. Sl 34:4. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração On-line - 22/03/2020


“Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” Sl 34:4

Segundo o Dr. Joseph Murphy, pastor e cientista, os seres humanos nascem com apenas dois tipos de medos, o medo de altura e o medo de ruídos. Esses medos são perfeitamente normais e servem como um alerta da natureza para a autopreservação.

O medo normal é bom, porém, todos os demais tipos de medo foramadquiridos em certas experiências, ou nos foram transferidos pelos pais, parentes, mestres, e outras tantas pessoas que nos influenciaram quando ainda éramos crianças. O medo anormal é muito ruim e destrutivo. Abrigar constantemente pensamentos de medo resulta em estagnação, fuga e derrota. Medos anormais, alimentados na mente,produzirão uma horrível sensação de pânico e terror.

O maior inimigo do homem

Alguém já disse que o medo é o maior inimigo do homem. O medo está por trás do fracasso, dadoença, das relações humanas insatisfatórias. Milhões de pessoas tem medo do passado, do futuro, da velhice, das doenças e da morte.

Apenas um dado   

A maior parte dos medos que alimentamos na mente e no coração são apenas fantasmas. Você já experimentou muitas situações de medo que por fim não deram em nada. Por exemplo, você já deve ter tido medo de não ter dinheiro para pagar o aluguel, medo de não passar num determinado teste ou exame, medo de fracassar como Pai ou mãe, marido ou esposa, medo de não concluir a faculdade, medo de não pregar bem, medo de ser atacado por um bandido, medo de doenças, etc. Perceba que tudo isso passou e você ainda está vivo.

Minha proposta hoje aqui é: EXAMINE OS SEUS MEDOS, EXPONHA-OS À LUZ DA PALAVRA E DA RAZÃO e aprenda a rir dos seus medos! Se todas as vezes que o medo tentar te paralisar, você seguir essa oriantação básica, você será livre do medo.
Para cada situação de medo, Cristo nos diz:

“Não temas, crê somente!” Mc 5:36

A bifurcação no caminho

Nas palavras ditas por Jesus ao chefe da sinagoga, a lição é: Vença o medo crendo, vença o medo pelo poder da fé.

As adversidades sempre nos colocam numa bifurcação. Na caminhada cristã, sempre estaremos diante do caminho da fé e do medo. VOCÊ DECIDE COMO REAGIRÁ DIANTE DE TAIS SITUAÇÕES.

Fé e medo tem alguma coisas em comum...

Em primeiro lugar, eles fazem você acreditar em algo que não podemos ver, mas que certamente acontecerá. O que você pensa e sente, cedo ou tarde vai tomar forma e virá sobre você! Foi exatamente isso o que Jó disse.

“25 Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. 26 NÃO TENHO DESCANSO, nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação.” Jó 3:25-26

Se você teme o divórcio, ele ocupa sua mente e certamente isso virá sobre você. Se você teme perder o emprego, não vai demorar muito para você estar desempregado. Se em meio a essa pandemia, você teme o corona vírus, em breve ele se manifestará. É isso exatamente o que disse Jó.

O medo paralisa as bênçãos, o favor e a cura, etc. Já percebeu como algumas pessoas vivem todos os dias com medo de morrer. O medo é a ante-sala da derrota, é derrota antecipada.

Em segundo lugar, fé e medo, não são apenas pensamentos ou sentimentos, são espíritos. Sim! Todas as vezes que o medo se manifestar, pondere se o que está sentindo é apenas um pensamento ou sentimento.

“Porque Deus não nos deu ESPÍRITO DE MEDO; mas sim de poder, de amor, e de moderação.” 2Tm 1:7 (BL)

Tendo, porém, o mesmo ESPÍRITO DA FÉ, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13

Diante dessa exposição, você precisa decidir crer em Deus ou alimentar o medo.

Neste tempo de pandemia e histeria, é triste ver tantas pessoas se parecendo com Faraó, que temeu mais as pragas do que a Deus. O tempo agora é de temermos e nos voltarmos para Deus.  

O medo é como a gravidade, só te empurra para baixo

“22 Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco, e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho. 24 Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Â quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. 26 Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. 27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. 28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. 29 Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. 30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. 31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32 E logo que subiram para o barco, o vento cessou.” Mt 14:22-32

Nessa ocasião, Jesus andava por sobre as águas do mar da Galiléia. Os discípulos pensaram tratar-se de um fantasma. Quando Pedro viu que era Jesus, passado o susto, o mesmo se propõe ir ter com Jesus, andando sobre as águas. E Jesus lhe diz: "Vem". E Pedro desceu do barco e começou a andar pisando sobre as águas. Todavia, em dado momento, um vento mais forte soprou, e Pedro temendo, começou a afundar. O medo faz as pessoas afundarem. Em outras palavras, enquanto Pedro andava pela fé, manteve-se firme, mas quando temeuo mesmo fracassou. O mesmo acontece conosco. Diferente disso, é que se andarmos ou corrermos a carreira cristã, olhando firmemente para Jesus, jamais haveremos de fraquejar ou desistir da carreira. Jamais haveremos de parar no meio.

Outro texto que reforça o que estamos dizendo é Mt 25:14-30, essa passagem nos fala da maneira como os servos administraram os talentos do senhor que se ausentou.

“14 Também é como um homem que, ausentando-se do país, chamou seus servos e lhes entregou seus bens: 15 a um deu cinco talentos;* a outro, dois; e a outro, um, de acordo com a capacidade de cada um; e saiu em viagem. 16 O que havia recebido cinco talentos foi negociá-los imediatamente e ganhou mais cinco; 17 da mesma forma, o que havia recebido dois ganhou mais dois; 18 mas o que havia recebido um foi, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, o senhor daqueles servos voltou para acertar contas com eles. 20 Então, chegando o que havia recebido cinco talentos, apresentou-lhe mais cinco talentos e disse: Senhor, entregaste-me cinco talentos; aqui estão mais cinco que ganhei. 21 E o seu senhor lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel sobre pouco; sobre muito te colocarei; participa da alegria do teu senhor! 22 Chegando também o que havia recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; aqui estão mais dois que ganhei. 23 E o seu senhor lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel sobre pouco; sobre muito te colocarei; participa da alegria do teu senhor. 24 Por fim, chegando o que havia recebido um talento, disse: Senhor, eu sabia que és um homem severo, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não plantaste; 25 então, fiquei com medo e fui esconder na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Mas o seu senhor lhe respondeu: Servo mau e preguiçoso, sabias que colho onde não semeei e recolho onde não plantei? 27 Devias então entregar meu dinheiro aos banqueiros e, ao voltar, eu o teria recebido com juros. 28 Tirai dele o talento e entregai-o ao que tem dez talentos. 29 Pois a todo o que tem, mais lhe será dado, e terá com fartura; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 30 Lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.” Mt 25:14-30

William Taylor alega que o Novo Testamento traz 487 mandamentos de Jesus e que o mais repetido é "Não temais".

Ouvi a história de uma mulher que comprou uma planta e dia após dia dizia: essa planta não vai sobreviver... Até que um dia a planta morreu. Então ela foi orar e Deus disse, você matou a planta com seu medo e suas palavras... Então ela contou ao marido que de tanto dizer que a planta iria morrer, a planta morreu. O marido disse: Espero que você esteja dizendo coisas boas em meu favor.

Me lembro de uma ocasião em que ouvi de um médico: Edenir, você não vai mais ter os movimentos do braço... Eu havia me acidentado e perdido os movimentos do meu braço esquerdo. De pronto quando ouvi essas palavras, o medo entrou em meu coração, mas o Espírito da fé me levantou e então eu disse: Doutor, Deus já me sarou, já me restaurou em nome de Jesus.

A menina serva de Naamã

Eu vejo que em tempos de doenças e enfermidade, Jeová Rafa, O Deus que cura será a nossa provisão. Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, precisamos ser como aquela garota e também como o servo de Eliseu que ousadamente anunciaram o poder de Deus para Naamã.

1 Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso. 2 Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 4 Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel. 5 Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais. 6 Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. 7 Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo. 8 Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. 11 Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. 12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação. 13 Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. 14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. 15 Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.” 2Re 5:1-15

Não conhecemos o nome da menina nem temos muita informação a respeito dela, mas suas breves palavras a sua senhora trouxeram sanidade e fé em Deus a um poderoso capitão sírio. Deus a tinha colocado ali com um propósito, e ela foi fiel a esse propósito. Onde Deus colocou você? Não importa quão humilde ou pequena seja sua posição, Deus pode utilizá-lo para difundir sua Palavra de cura e livramento neste tempo de medo e caos. Procure as oportunidades para dizer a outro o que Deus pode, quer e fará!

Chegou a hora da decisão!

Você terá de decidir alimentar o medo ou a fé a partir de hoje. O medo pode ter nascido da mente por conta de um pensamento errado, porém, nos textos citados, Paulo diz que medo e fé são espíritos. Paulo também nos fala que precisamos manifestar fé tendo uma mente equilibrada (2Tm 1:7). A palavra “moderação” é “sophronismos” que significa admoestação ou chamado à estabilidade de mente, à moderação e autocontrole. Domine e vença o medo na mente e ele desaparecerá.

Durante todos os dias nós podemos acreditar que Deus está no controle ou ficar atemorizado com medo das tantas adversidades e desafios que nos rodeiam. Neste momento devemos decidir manifestar fé em Deus, na Sua poderosa Palavra, ou, doutra sorte, deixaremos o medo sufocar nossos sonhos. Não há neutralidade. Alimente o medo pensando negativamente e a fé te deixará. Ative a fé pensando corretamente e o medo se irá.

366 vezes a expressão “não temas”.

Por diversas vezes, eu ouvi pregadores dizendo que a expressão “não temas” aparece 366 vezes na Bíblia. Uma para cada dia do ano. Eu creio nisso porque Jesus disse que todos os dias temos uma porção de lutas e desafios (Mt 6:34), Ele também nos ensinou a orar pedindo o pão de cada dia. Pão é alimento que nos sustenta e nos dá forças. E o pão de cada dia são as promessas que o Senhor nos tem feito.

Dizem os estudiosos, que existem por volta de 32.000 palavras de promessas na Bíblia. Segundo a “Concordância Exautiva de Strongs”, a expressão “não temas” que no hebraico é “yare ocorre 305 vezes nas Escrituras, e quando associamos à soma, todos os equivalentes desse termo como uma promessa dos cuidados protetores de Deus para Seu povo, chegamos a 365 promessas de cuidado e livramento. Vamos colocar nossos corações nessa maravilhosa sentença “não temas”.

10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. 11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão.” Is 41:10-11

“Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” Sl 34:4

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amorlança fora o medo.” 1Jo 4:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...