20101207

Dinheiro, um assunto espiritual. 2Co 9:6-11 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 05/12/10

6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; 9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. 11 enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus. 2Co 9:6

Dinheiro é um assunto espiritual, extremamente espiritual. Se estivermos debaixo dos princípios e direção de Deus no que se refere ao dinheiro estaremos debaixo da bênção, mas se não seguirmos a direção de Deus estaremos debaixo de maldição, debaixo da regência e governo de um suposto Deus chamado Mamom.

Nós crentes sempre tratamos a oração, a palavra, o louvor e adoração como assuntos espirituais, mas erramos quando não tratamos o dinheiro, os dízimos e ofertas como assuntos espirituais. O dinheiro é um assunto altamente espiritual.

A BÍBLIA É UM LIVRO DE FINANÇAS.

Muitos acreditam que a Bíblia trata pouco sobre dinheiro, isso não é verdade.

Preste atenção! Há no novo testamento 7957 versículos, dos quais:

· 215 versículos relacionados a fé

· 218 versículos relacionados a salvação

· 2084 versículos tratando de finanças

Porque Jesus ministrou 10 vezes mais sobre dinheiro do que salvação e fé, será que ele era um avarento?

Logo no seu primeiro sermão, Jesus buscou conscientizar o homem sobre a importância de se guardar o coração dos males conseqüentes do amor ao dinheiro. Saiba que o único espírito que diretamente disputa com Deus o coração do homem é Mamom. Mt 6:24

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mt 6:24

"Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". 1Tm 6:10

Muitos irmãos não gostam de falar ou serem tratados sobre dinheiro. Este sustentam uma vida oculta nas finanças. Quando isso acontece, há um indício de que o dinheiro pode ter se tornado um deus na vida desses irmãos.

Exemplos:

Pessoas que não aceitam cobrança, mesmo quando estão devendo?

Pessoas que estão devendo e não se importam em dar conta de seus débitos?

Maridos ou esposas que não compartilham com seus cônjuges o quanto ganham.

Você sabia que o dinheiro é a causa de boa parte das discussões entre casais?

Você sabia que o dinheiro é a causa de boa parte de brigas e separações entre amigos?

Esse assunto é muito importante e precisa ser tratado e conversado mesmo porque é nesta área onde mais temos problemas.

Enquete junto aos irmãos:

· Quantos estão enfermos aqui nessa noite?

· Quantos estão tristes com alguém porque foram magoados?

· Quantos estão desanimados?

· Quantos estão com problemas de ordem financeira???

Veja com seus próprios olhos que quase todos no nosso meio precisam de respostas na área financeira.

Nós crentes devemos tratar o dinheiro como assunto espiritual, não devemos ter receio de tratar sobre o mesmo. Como eu já disse no início dessa palavra, se estivermos debaixo da direção de Deus na administração do dinheiro, estaremos na bênção. Agora se mamom reinar nas nossas finanças e amarmos o dinheiro, estaremos fadados ao fracasso e maldição.

É por isso que antes de qualquer coisa, nós como crentes, precisamos saber que o dinheiro do crente no altar gera poder.

Por isso mamom está tão preocupado em desviar seu foco e roubar sua bênção. Por isso as casas Bahia, marabras, os grandes magazines, shoppings, agências de viagens, investem pesado nessa época do ano para desviar seus recursos.

Muito se fala em antecipar as compras de fim de ano. Assim, o consumidor consegue se planejar melhor, pois tem mais tempo para pesquisar preços e ainda escapa das lojas lotadas. Mas que tal ´atrasar` essas compras? Não dá para adiar a ceia de Natal. Mas o sonho da TV de LCD, do carro novo, da mobília nova sim. Televisores, videogames, computadores, automóveis e até roupas estão entre os produtos com maior queda de preços verificada nos meses de janeiro. Até 40% de desconto à vista.

A oferta do crente, colocada no altar segundo o texto de 2Co 9 gera poder!

Essa oferta gera poder de multiplicação e poder econômico na vida dos irmãos.

O mundo grita pelo seu dinheiro no fim ano, mas Deus grita pelo seu coração em todo o tempo!

Quando nós, aqui no culto de celebração, ou na célula pedimos uma oferta, não estamos tirando nada de ninguém, mas estamos dando para os irmãos a possibilidade de crescer economicamente. Pastores e líderes que tem medo de tirar oferta em suas igrejas ou células são egoístas. É muito importante mudar a nossa mente com relação a isso, pois aquilo que temos na mente pode estabelecer limites ou abrir caminhos novos no que se refere às suas finanças.

Precisamos ter plena certeza que se administramos as nossas finanças segundo o que nos ensina a Bíblia, teremos poder proveniente das nossas ofertas.

Hoje eu quero ser profeta de Deus sobre você e suas finanças! Pois você também hoje será levantado como profeta nessa área também!!!

Quando nos falta essa convicção, nós nos afastamos da condição de profeta. O crente que se parece com Jesus precisa ser profeta. A mulher samaritana disse a Jesus: “Senhor, vejo que és profeta.” Jo 4:19, o centurião romano disse: “Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.” Mt 8:8 Reconhecidamente Jesus era profeta.

Nós precisamos reassumir a nossa condição profética no que diz respeito às nossas finanças. Profetizamos salvação, multiplicação, metas, etc.

O profeta precisa liberar a palavra de Deus. At 4:29-30

29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo filho Jesus. At 4:29-30

Nós precisamos resgatar isso principalmente na área financeira em nossa igreja.

Hb 1:1 fala da palavra de Deus se manifestando, gerando vida.

No princípio a palavra profética estava na boca de Deus, por que Deus dizia: “Haja luz” e assim se fazia. Depois passou pra boca dos profetas, estes diziam: Assim diz o Senhor... e assim a palavra de Deus se cumpria. Depois ela foi para a boca de Jesus, e o Senhor anunciou as boas novas do Reino de Deus. Após a morte e ressurreição de Cristo, essa palavra foi para boca dos apóstolos e depois dos apóstolos essa mesma palavra está na nossa boca. Nós precisamos ter consciência disso. Quando liberamos palavra de Deus para semear e colher, Deus tomará essa palavra e fará aquilo para o qual ela for liberada.

Quando liberarmos a palavra de Deus sobre a semeadura e a colheita, a vida de Deus vai se manifestar.

Os profetas precisam falar com ousadia!!!

Vamos ler sobre o profeta Elias.

9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 10 Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d'água, para eu beber. 11 Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo. 12 Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13 Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15 Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 1Re 17:9-20

1Re 17 Essa história nos fala de três anos de escassez sem chover na terra. Deus então envia Elias para ser sustentado por uma viúva em sarepta de sidom. Veja que coisa, as viúvas é que deveriam ser sustentadas mas aqui Deus contraria o entendimento comum. Elias então se encontra com essa viúva e pede a ela água e pão. Ela então diz que não tinha pão, mas só tinha um pouco de farinha e azeite para preparar sua última refeição após a morte. Esse é o mesmo espírito que nos ronda hoje. As pessoas estão extremamente desanimadas e sem esperança. Estão se perguntando o que eu vou fazer para pagar minhas dívidas amanhã?

Então, Elias vira pra ela e diz, vai e pega essa farinha e esse azeite e faça um bolo primeiro para mim. Elias estava dizendo: Primeiro você precisa dar honra ao profeta! Se você honrar o profeta, receberá galardão de profeta.

Geralmente os crentes honrar suas necessidades e depois os profetas e a igreja.

Primeiro é o altar e depois as necessidades dos irmãos. O primeiro dinheiro de um salvo é para altar e depois apar a sua casa, carro, escola dos filhos etc.

Elias disse a viúva: Se você obedecer o que diz o profeta, Deus vai te honrar!!!

Ela fez conforme disse o profeta. Então aquela mulher comeu com seu filho, com sua família até o dia que o Senhor mandou chuva outra vez.

2 Consequências na vida do crente fiel a Deus nas finanças:

1. Consagrar seu dinheiro ao Senhor com alegria, manifesta o amor de Deus sobre você. 2Co 9:7

“porque Deus ama ao que dá com alegria.” V.7 Essa palavra no original deve ser melhor traduzida assim: “porque Deus manifesta o seu amor para os que dão com alegria.”

Veja bem, eu tenho 5 filhos, e amo a todos. Mas não manifesto meu amor de igual maneira a todos. Dependendo das obras que eles praticam, serão galardoados, premiados, ou disciplinados, corrigidos.

É assim com Deus!

Veja que Deus não faz acepção de pessoas, ama a todos de igual maneira, mas se agrada daqueles que obedecem. 34 Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; 35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo. At 10:34-35

2. Consagrar seu dinheiro ao Senhor trás a multiforme graça de Deus. 2Co 9:8

“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça.” v8

“Toda a graça” nos fala de um pacote. Que pacote? Isso é como ir ao supermercado e pegar um kilo de cada coisa. A graça é assim ela contém tudo o que precisamos. Toda a graça fala de salvação, libertação, cura, restauração.

Muitos estão enfermos no nosso meio porque ainda não consagraram suas finanças ao Senhor. A conseqüência disso é que estão deixando seu precioso dinheiro nos hospitais e farmácias.

Muitos casais estão com sérios problemas no relacionamento por que são infiéis ao Senhor nas suas finanças. Daí os problemas financeiros interferem no relacionamento.

2 casos interessantes na Bíblia

Houve um tempo em que Deus ascendeu a sua íra contra Israel. Em 2Sm 24:15 podemos ler: 5 Então enviou o Senhor a peste sobre Israel, desde a manhã até o tempo determinado; e morreram do povo, desde Dã até Berseba, setenta mil homens.

70000 homens morreram devido a desobediência. O mais interessante é que essa praga só cessou quando Davi foi para as terras de Araúna, comprou parte de sua posse e construiu um altar para oferecer sacrifícios ao Senhor. Somente depois de Davi oferecer ao Senhor a praga cessou. 2Sm 24:21-25

Salomão oferece o sacrifício e a glória de Deus desce sobre aquele lugar. 2Cro 7:1-3

Quantos sonhos você tem sonhado e não tem conseguido realizar? A multiformidade da graça vai se manifestar em sua vida quando a seu dinheiro for colocado no altar de Deus.

Se você está passando necessidade é porque Deus quer te abençoar. Se a igreja está em dificuldades é porque Deus quer abençoar a igreja. E Deus está me levantando como levantou Elias para profetizar sobre a sua vida a fim de que você prospere e o nome dele seja glorificado.

Quando nós na igreja temos necessidade é que Deus quer abençoar um grupo de pessoas na igreja.

Continua na próxima semana.

Um comentário:

  1. as pessoa tem que se dispertar sobre o assunto dinheiro na pregação de domingo dia 5 falou sobre o dinheiro as pessoa estão deixando se levar pelas compras no fim de ano pelo espirito de mamom no fim de ano as pessoa ganham mais e gastam mais alem do que ganha deixam se levar pelo espirito maligno de mamom.

    a biblia é um livro de finanças

    215 versiculos fala sobrefé
    218 v sobre salvação
    2084 v sobre finanças.

    o dinheiro é um asunto espiritual...
    e o asunto consumista quer satisfazer o nosso ego...
    mas Deus existe para nos ajuar e defender basta nós fazer a sua vontade ir contra o mundo ser o oposto do mundo amem.

    ñ deixe o espirito de mamom roubar suas finanças dizime seja fiel com Deus em toda situação amem...

    ResponderExcluir

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...