20110610

Firmes até o Fim. Hb 6:10-15 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 05/06/11

“10 Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos. 11 Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; 12 para que não vos torneis indolentes (preguiçosos), mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, (crêem e têm paciência) herdam as promessas. 13 Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14 dizendo: Certamente, te abençoarei e te multiplicarei. 15 E assim, depois de esperar com paciência (perseverar), obteve Abraão a promessa.” Hb 6:10-15

Esta carta ou epístola foi escrita para alguns cristãos que haviam perdido seu entusiasmo inicial pela fé (Hb 3:6,14; 4:14; Hb 10:23,35). Haviam deixado de crescer e progredir. Necessitavam ser novamente exortados a imitar a fé daqueles que os tinham precedido. Estes crentes estavam deixando de freqüentar as reuniões cristãs e de ser ativamente leais a seus líderes cristãos (Hb 13:17).

No Capitulo 10, verso 25, a exortação é para estarmos juntos nos cultos, nas células, reunidos com o corpo.

“não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hb 10:25

Nós precisamos nos estimular e nos corrigir para não perder o foco e para não sairmos do propósito do que Deus tem preparado para nós. O desejo de Deus é que nós venhamos mostrar o mesmo cuidado até o fim tendo a mesma dedicação e fervor que Jesus teve quando esteve entre seus discípulos.

“... e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” Jo 13:1b

Porque o mais importante na vida cristã não como começamos, mas como terminamos. O mais importante não é começar, mas chegar até o fim!

Deus não esquece o que fizemos, mas nós precisamos continuar fazendo o que nos foi proposto, até o fim!

Alguns ficam pensando... “ah... como era bom aquele tempo...”. Outros com espírito saudosista dizem: “Que saudades daqueles dias...”. “Eu fiz tanta coisa no passado...”

Guarde isso: Na vida cristã nenhum de nós deve viver do passado.

“13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.” Fl 3:13-14

Ainda que Deus não esqueça tudo de bom que fizemos e que vivemos e que estamos fazendo, devemos continuar fazendo com o mesmo zelo. Ele mostra que na caminhada cristã precisamos desenvolver algumas características como:

· constância,

· longanimidade

· perseverança.

A vida cristã é semelhante a uma maratona, mas muitos enxergam essa vida como uma corrida de 100 metros, onde o corredor sai na explosão e em questão de 10 segundos a prova acabou. Na maratona (42 Km) não importa a velocidade que o corredor sai no inicio, pois ele precisa poupar o fôlego, energia, pois nesta corrida, nesta caminha da fé, o mais importante não é a maneira como você começa, mas da forma que você termina. Nenhum de nós irá chegar ao final de nossa carreira sem perseverança e paciência. Você precisa levar em conta tudo que Jesus fez e suportou para que você não venha desfalecer. Nesta caminhada não se engane, pois vamos precisar de muita perseverança, muita constância, pois são muitos os que têm ficado ao longo do caminho para traz.

Quem pensa que a vida cristã é uma corrida de 100 metros, em breve vai pisar na língua. O mais importante não é sair como um louco no começo, embora a experiência do primeiro amor nos faz disparar, para Deus o mais importante é que você não canse, não pare e chegue até o fim!

Alguns são intensos só na largada, começam bem e com muita ênfase, mas depois ao longo do caminho desfalecem. Na vida cristã tem muita gente boa de arrancada. Pessoas empolgadas, mas devemos nos perguntar: como será daqui 1 ano? 5 anos? dez anos?

Neste texto de Hebreus, Deus reconhece o passado maravilho e um presente excelente, mas o desejo é que mostremos a mesma dedicação até o fim. Ele diz e não vos façais negligentes.

A ênfase desta mensagem é ensinar um princípio para toda a sua vida cristã. Não desistir, ir até o fim!

Muitos se entregam a Jesus por um momento ou ocasião, mas a verdade é que a decisão por Cristo é por toda a eternidade. Até o fim!

“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.” Hb 12:1-3

A Bíblia diz aqui que a vida cristã é uma proposta para a vida inteira. Para Deus o mais importante não é como começamos, mas se chegaremos até o final.

Uns tem pique, mas o importante é ter fôlego. Não importa quanto tempo de caminhada você tem, mas como será daqui para a frente. O autor aos Hebreus mostra que temos uma carreira a correr. Hb 12:1

A vida cristã de todo homem, consiste em três etapas:

· Porta

· Caminho

· Alvo

A porta é a experiência do novo nascimento, é rápido. O alvo, é o dia que alcançarmos o objetivo. Não será um processo, a hora que chegar chegou. O caminho é o problema. Todo o restante entre a decisão e o alvo se traduz neste caminho, onde a palavra diz que temos que correr a carreira com perseverança e constância.

“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta...” Hb 12:1

Nem todos terminam bem sua carreira, e a verdade a respeito da carreira Cristã é que só quem terminar bem receberá o galardão. Muitos podem fazer muito no começo, e desistindo no caminho, terminarão sem prêmio. Interessante é que Jesus ao enviar os 70 discípulos às cidades e aldeias para abrir as casas de paz, deu a seguinte orientação:

“Não leveis bolsa, nem alforge, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.” Lc 10:4

Não saudar ninguém pelo caminho, nos fala de não atentar para outras coisas que nos tirem o foco. O caminho precisa ser percorrido e não podemos desistir de seguir por ele. Muitos começam bem, mas logo desanimam. O que importa mesmo para Deus é chegar ao final.

Paulo escrevendo aos Gálatas, chama a atenção daqueles irmãos dizendo: “Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?” Gl 5:7

Paulo está indagando os irmãos dessa igreja: Vocês estavam tão bem, mas no meio do caminho vocês se desviaram! Essa é a história da vida de muitos!

Minha mensagem é Permanecer firmes até o fim.

“Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.” Mt 24:13

Em Lucas 14 Jesus ensina que a vida cristã tem começo meio e fim. Ele disse:

26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? 29 Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, 30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.

31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 32 No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.

Falamos muito sobre entregar a vida a Jesus, mas pouco sobre percorrer o caminho, que segundo Jesus e estreito e apertado. É melhor saber quanto custa do que começar e desistir.

Em Hebreus muitos estavam cedendo e desistido da fé. Hb 3:6 diz que somos casa de Deus.

6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.

14 porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;

No livro de Apocalipse 2:26 podemos ler: 26 Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

O fim pesa mais do que o começo!

Na vida cristã, nós precisamos continuar até o fim.

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gl 6:9

Este texto diz que só colherá quem não desfalecer. O escritor aos hebreus está dizendo que um bom passado e um bom presente, pode ser perdido e não valer nada se não permanecermos. Muitos de nós precisamos fazer da experiência de nascer de novo uma constante.

28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. 29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. 30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. 32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele. Mt 21:28-32

Muitos dos que hoje estão dizendo sim, aqui dentro da igreja, vão parar daqui um tempo e serão derrotados. Por outro lado muitos dos que estão agora lá fora perdidos no pecado, em algum momento se arrependerão, virão e correrão a carreira até o fim.

Mais importante não é a resposta que você dá no inicio, mas a constância e perseverança até o fim.

Geralmente as pessoas não pensam no fim. Americanos e europeus passam a vida pensando em uma aposentadoria, diferentes da maioria de nós. A vida cristã precisa ser vivida em função do fim. Nós fazemos parte de uma cultura que achamos que o fim não vem, assim a gente vive sem se preparar. Não gostamos de pensar no fim. Alguém já te ligou para te vender um plano funerário? Qual a sensação?

É impressionante a quantidade de textos na Bíblia e principalmente em hebreus que nos exortam a não desistir.

35 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Nós não podemos desistir agora, devemos dizer como Paulo Completei a carreira.

Deus não é injusto para se esquecer das nossa obras desde que continuemos fazendo. Ez 3:20

16 Ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim, dizendo: 17 Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte. 18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei: 19 Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma. 20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e praticar a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque não o avisaste, no seu pecado morrerá e não serão lembradas as suas ações de justiça que tiver praticado; mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

21 Mas se tu avisares o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma. Ez 3:16-21

Deus está dizendo que o justo que foi justo durante muito tempo, mas desistiu será esquecido. Eu não posso viver apenas do meu passado. A chave para não ser esquecido é continuar fazendo. Muitas vezes neste processo, nós desanimamos. Muitas vezes pensamos em parar e desistir. Deus sempre está disposto a nos animar.

Diz o testemunho de uma irmã que estava em missões no Chile, que um dia, numa viagem de ônibus, muito desanimada, ela percebeu que alguém com vestes estranhas e sandálias do tipo alpargatas sentou ao seu lado, essa pessoa começou a dizer: Não desista, continue mais por mais um momento.

A irmã pensou: Mais um desses profetas. Quando ela resolveu olhar para o lado a pessoa não estava mais ali. Ela então levantou-se e percorreu várias vezes o corredor do ônibus buscando encotrar a pessoa para pedir desculpas pela indelicadeza. Mas não encontrou. Quando retornou ao seu lugar, ouviu o Senhor falando ao seu espírito: Eu estive e estou aqui para te animar.

Jesus está conosco até a consumação dos séculos.

“...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mt 28:20b

“Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.” Is 41:13

“5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Js 1:5-9

Não se deixe vencer pelo desânimo: Esforça-te e têm bom ânimo! Há uma necessidade em se aprender os elemento de perseverança e constância.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 1Co 15:58

“Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.” Ap 22:12

Não pare agora, mesmo que você esteja se sentindo cansado, continue mais um pouco!

“Levantai-vos, e ide-vos, pois este não é lugar de descanso...” Mq 2:10a

Eu não creio em aposentadoria celestial, servir a Deus

Quero encerrar compartilhando o testemunho de um irmão muito usado por Deus nos Estados Unidos. Disse a sua esposa, que nos seus últimos dias de sua vida, já com 94 anos, esse irmão já velhinho passava a maior parte de seu tempo na cama. Não que ele estivesse doente mas cansado por conta da idade. Um dia, conta a esposa ele se levantou da cama como se estivesse em plena forma, e começa a olhar fixamente para algum lugar além do teto. Não havia alucinação, pois ele não estava sob efeito de medicamentos. Olhando para cima, ele estendeu a mão, e num gesto de cumprimento, começou a saudar irmãos que já haviam partido no Senhor há muitos anos, cumprimentou talvez uns vinte deles. Em algum momento disse a esposa, ele se cala e seu rosto se ilumina e então ele diz: “Combati o bom combate, acabei a carreira guardei a fé.” 2Tm 4:7

Certamente este homem viu Jesus, que estava no principio de sua vida cristã, mas agora estava no fim de carreira.

Talvez por isso o próprio Jesus tenha dito: “Eu sou o Alfa e o Ômega (princípio e fim), diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Ap 1:8

Ele estava no começo da sua vida cristã e está no fim da sua carreira, te esperando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...