20110919

O Poder do Memorial. Lm 3:21 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 18/09/11

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm 3:21

Nós sabemos que um dos mandamentos da Bíblia que as pessoas mais ignoram, é o mandamento de fazer memoriais que contem aos nossos filhos, a nossa família, a próxima geração, os feitos de Deus. É preciso que os nossos descendentes e as pessoas que conhecemos saibam quem Deus é, e o que Deus fez e o que pode fazer para que os feitos de Deus sejam lembrados e contados e continuem acontecendo. “Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.” Sl 9:1

Deus é um Deus de princípios e um de seus princípios é:

“Todos aqueles que o servem devem fazer memoriais dos seus feitos.”

A celebração da ceia ou “Santa Ceia”, é um memorial que nos lembra os feitos de Jesus. “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.” Lc 22:19

Contar os seus feitos é importante para lembrarmos o que Deus fez. Como na santa ceia, em todos os momentos de lucidez precisamos anunciar os feitos do Senhor.

Em Êxodo, vemos o próprio Deus estabelecendo a páscoa como memorial. Essa mesma páscoa que depois foi transformada em ceia foi memorial para anunciar e lembrar o povo de Israel sobre os grandes feitos do Senhor.

Este memorial lembrava a morte dos primogênitos do Egito e a libertação dos israelitas. O nome páscoa deriva de uma palavra hebraica, que significa a passagem do anjo exterminador. Na ocasião foram poupadas as habitações dos israelitas, cujas portas tinham sido aspergidas com o sangue do cordeiro pascal (Êx 12:11- 27).

Vamos ler Êxodo 12:14; 24

“Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” v. 14

Guardai, pois, isto por estatuto (Memorial) para vós outros e para vossos filhos, para sempre.” v. 24

Porque o Senhor criou este memorial?

26 Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? 27 Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou.

A visão de Deus é que o seu nome seja anunciado em toda a terra (Gn 1:28). Mas como isso iria acontecer? O sistema de Deus são os memoriais.

Na confecção da arca da aliança, O Senhor pediu para que dentro da arca fosse colocado o Testemunho ou memorial!

“Então porás na arca, o testemunho, que eu te darei.” Êxodo 25:16

O Maná (Memorial de provisão)

O maná nos fala do alimento diário que foi dado por Deus ao seu povo enquanto caminhavam no deserto durante quarenta anos! O alimento era diário, mostrando-nos que a cada dia nos dá o Senhor a sua porção!

A Vara de Arão (Memorial de autoridade)

A outra coisa que havia na arca era a vara de Arão. Certa vez começaram a questionar Moisés a respeito da autoridade de Arão como sumo sacerdote, mas quem havia dado esse cargo a ele era o próprio Deus. Então Deus mandou que cada tribo tomasse uma vara seca e colocasse em frente à porta da tenda da congregação. Durante uma noite a vara de Arão deu flores, folhas e frutos, e assim Deus mostrou que Ele havia escolhido Arão.

As Tábuas da Lei (Os 10 mandamentos + 503 Leis). (Memorial da palavra)

Por último tinha na arca as duas tábuas da velha aliança, que tinham sido escritas pelo próprio Deus. Eram estas Leis que guiavam o povo. Eram chamadas de Tábuas do testemunho, pois nelas Deus dava testemunho da Sua vontade. Não conseguimos discernir na carne qual a vontade de Deus para nossas vidas, mas quando lemos Sua Palavra tudo fica claro. Ela mostra o que é certo, o que é errado, o que devemos fazer o que não devemos.

Deus é um Deus de memoriais!

Memorial segundo a interpretação literal da palavra significa:

1. Algo relativo à memória; 2. Que faz lembrar. Um gatilho que dispara na sua memória os feitos de Deus.

Um memorial pode ser um fator de fortalecimento em meio a situações adversas.

Exemplos de memoriais:

Cartinhas do encontro com Deus, Fotografias, Objetos diversos, aliança, quadros, etc.

Nós precisamos aprender a levantar memoriais. Quando a Bíblia fala de ensinar ou trazer a luz os atos do poder de Deus manifestado, Deus na verdade está criando uma ocasião para propagar a sua glória através de memoriais.

Veja porque Deus se importa com memoriais:

1. Cativar seu pensamento. Lembranças santas. Deus quer lembrar você de seu poder e misericórdia, para conformar a sua mente com a mente dele, com a grandeza e soberania dele!!!

A nossas maiores lutas começam na região da nossa mente!

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas (engano) 5 e toda altivez (arrogância) que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão. 2Co 10:4-6

“1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra...” Cl 3:2

“1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:1-2

Leia Lamentações de Jeremias capítulo 3 e veja como este homem é cheio de Deus quando ele lembra ou faz um memorial das coisas que Deus fez e pode fazer.


“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm 3:21

Memoriais servem para cativar a mente segundo a mente de Cristo.

2. Ensino. Memoriais servem para nos ensinar!

Deus é um Deus de memórias e de ensino, nós podemos ver isso em toda a Bíblia.

Êxodo 16:32

“E disse Moisés: Isto é o que o Senhor ordenou: Dele enchereis um gômer (uma bacia), o qual se guardará para as vossas gerações, para que elas vejam o pão que vos dei a comer no deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito.”

Eu conheço uma igreja, onde memoriais foram expostos em uma sala dos milagres, onde cadeiras de rodas, muletas, óculos e muitos instrumentos ortopédicos estão expostos como memorial do que Deus fez, isso para ensinar sobre o poder de Deus!!!

Existem memoriais na sua vida?

Um irmão após ter sua filha curada de uma doença grave, deixou exposto em sua sala todos os objetos que antes a sua filha usava. Veja que este homem não estava idolatrando os objetos, mas usava estes como memoriais.

3. Memorial é uma maneira de provocar conversa!

Sempre haverá uma oportunidade para compartilhar sobre os feitos de Deus através de memoriais. A cicatriz nas costas de meu flho Davi de 9 anos, é um memorial que sempre me permite falar do grande milagre que Deus operou na vida dele.

Um irmão deixou um aparelho ortopédico exposto na sua sala, e todos os que entravam perguntavam, para que servia aquilo? Essa era a deixa para ele dizer sobre o milagre que Deus tinha feito na vida de sua filha.

Fazer memoriais do poder de Deus é uma odenança!!!

Faça hoje um memorial para lembrar do Senhor!!!

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm 3:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...