Pular para o conteúdo principal

O primeiro é de Deus! Pv 3:9-10; Mt 6:33 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 20/11/11

“Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda...” Pv 3:9

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6:33

Deus é cuidadoso com essa questão financeira. A oportunidade que temos de compartilhar algo sobre dinheiro nestes dias, é um sinal de que Deus quer nos abençoar financeiramente. A maneira como cada um lida com o dinheiro mostra quais são as nossas afeições, prioridades. O nível de bênçãos que vamos desfrutar está diretamente ligado à maneira como administramos nosso dinheiro.

Dízimos e primícias devem ser prioridades na vida do crente, pois normalmente onde gastamos primeiro o nosso dinheiro nos fala dos valores ou prioridades que temos. Por exemplo, o primeiro pagamento que você faz quando você recebe seu salário fala do que é importante para você. Muitos ofertam e dizimam, mas não fazem isso primeiro, fazem por último, e o pior, quando sobra.

Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro, ali estará também o nosso coração, será a nossa prioridade.

“...porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mt 6:21

Isso nos fala da necessidade de termos o Senhor Deus como o primeiro na nossa vida. Onde está o nosso coração?

Para compreendermos plenamente o princípio das primícias, precisamos observar o que a Palavra de Deus nos diz a respeito disso. E este princípio de ter Deus em primeiro lugar tem de ser descoberto diante dos nossos olhos, para que possamos fluir em vida no nosso relacionamento com Deus.

Existem algumas coisas que são exclusivamente de Deus e ele não aceita que ninguém toque no que é dele. Quando alguém toca no que é de Deus trás para si maldição.

A árvore do conhecimento do bem e do mal era de Deus, e porque o homem tocou nesta árvore foi amaldiçoado. O Tabernáculo é um outro exemplo, este tinha uma parte que poderia ser acessado pelo homem, mas também tinha uma parte que era exclusivamente de Deus e se alguém adentrasse neste lugar, o Santo dos santos, morreria ali mesmo.

O mesmo princípio se aplica ao dízimo, pois o dízimo é de Deus. O dízimo é de Deus e quando alguém toca no que é de Deus, torna-se maldito.

Duas verdades sobre as primícias:

1. O primeiro é de Deus

“2 Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu.” “12 apartarás para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR. 13 Porém todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.” Ex 13:2; 12-14

Por 16 vezes no velho testamento Deus diz que o primeiro é dele.

O animal puro era sacrificado e o impuro era redimido. Jesus era puro e primogênito, por essa razão foi sacrificado para que nós fossemos redimidos. Todo primeiro é de Deus!!! Jesus foi o dízimo de Deus. Deus não esperou ter muitos para oferecer, mas deu o primeiro.

Os primeiro frutos devem ser oferecidos a Deus. “As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.” Ex 34:26

Gn 4:3-5 nos fala da história de Caim e Abel.

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta...”

Porque Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Caim? Veja que está muito claro no texto, a diferença é que Abel deu a sua primícia, enquanto que Caim deu uma oferta apenas.

“Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” Pv 3:9-10

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6:33

2. Precisamos colocar Deus na posição dele para que ele seja o primeiro e cumpra as suas bênçãos em nossa vida.

Veja este outro exemplo em Josué 6:1.

18 Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais. 19 Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão para o seu tesouro.

Nas outras conquistas que viriam, os homens poderiam tomar os despojos, mas Jericó sendo a primeira cidade, era do Senhor. Neste evento da conquista de Jericó, um homem chamado Acã desobedeceu ao princípio “do primeiro para Deus”, trouxe maldição sobre Israel e pagou um alto preço.

1 Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.

Jericó foi conquistada, mas por causa deste pecado, o pecado de Acã tocar no que era primeiro, Israel perde a batalha em Ai. Mais adiante vemos Josué tratando do pecado de Acã:

19 Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá glória ao SENHOR, Deus de Israel, e a ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes. 20 Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim. 21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo. Js 7:19-21

22 Então, Josué enviou mensageiros que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido nela, e a prata, por baixo. 23 Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel, e as colocaram perante o SENHOR. 24 Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. 25 Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os. Js 7:22-25

Que morte horrível deste homem e de sua família. O seu pecado de tocar no que é de Deus, pode afetar sua célula, igreja, família. Foi assim com Davi quando ele mandou fazer o senso. 70000 mil morreram em Israel. O pecado tem poder de contaminar para baixo. 2Sm 24:1-25

Vamos ver já no Novo Testamento, a orientação de Paulo quanto a este princípio do primeiro.

1 Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. 1Co 16:1-2

Veja que Paulo está falando que quanto à coleta, isso deveria ser feito no primeiro dia ou seja; a oferta precisava ser feita no primeiro dia. Veja que cultuamos a Deus no domingo que é o primeiro dia da semana, mas ainda assim muitos nem se oferecem para cumprir este mandamento, fazem do seu primeiro dia o dia do descanso, do entretenimento, da diversão, menos do Senhor. O primeiro dia é do Senhor! Não somos adventistas do primeiro dia, mas devemos consagrar este dia ao Senhor. Se você não sente falta de cultuar ao Senhor no domingo, alguma coisa está errada. Eu não me lembro quando foi a última vez que me ausentei de um culto no domingo.

Adão tinha todas as árvores e pegou a que era de Deus. Você tem todos os dias, mas decidiu usar para você o tempo que é de Deus.

O dízimo verdadeiro só será dízimo se for o primeiro.

“30 Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. 31 Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. 32 No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR. Lv 27:30-32

Porque o primeiro deve ser de Deus:

1. Porque o primeiro e de Deus. O primeiro é posição de honra. Pv 3:9 O primeiro pedaço é o dele, não é assim na festa. Vídeo A torta de Deus.

2. Tudo aquilo que colocamos em primeiro lugar estabelece o seu poder em nossas vidas. Se Deus é o primeiro Ele vai reger sua vida. O primeiro determina governo em sua vida.

3. Sempre colocamos em primeiro quem mais tememos e respeitamos. Seu temor é testado na ordem de prioridades que você estabelece em sua vida.

4. A primeira porção tem uma bênção sobre ela. “E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.” Rm 11:16

Nós somos abençoados porque o primeiro que é Jesus foi a primícia.

5. Dar ou devolver o primeiro exige fé. Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.” Rm 14:23

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder de crer e confessar. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Entendendo a fé...
1. A fé é um espírito (2Co 4:13)
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13
Veja que a fé não é questão de fórmula, mas de espírito. Paulo diz que temos o mesmo espírito de fé de Abraão, Moisés ou Davi. Sendo a fé um espírito, ela é contagiosa e por isso pode se espalhar. Você deve se lembrar do dia em que os doze espias foram enviados para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, eles voltaram e dez deles disseram:
“Não podemos conquistar essa terra. As muralhas são muito largas, os gigantes, muito altos, e nós somos muito pequenos”. Mas dois deles, Josué e Calebe, disseram: “Vamos conquistar a terra, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. Nm 14:9
Toda a nação acreditou nos dez espias e, por causa disso, morreram no deserto; mas, a respeito de Calebe, o Senhor disse que nele havia um espírito difer…

Destruindo os inimigos das nossas orações. Dn 10:12-13. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/08/16

"12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Dn 10:12-13
Por que temos tanta dificuldade para orar?
Eu creio que todos temos ideia de quanto a oração é importante pelo grau de dificuldade que sempre enfrentamos para orar. O nosso inimigo vai lutar de todas as formas para impedir que nossas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que vão tentar invalidar nossas orações, para que a nossa oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover então essas barreiras para o êxito na nossa oração.
Guarde essa verdade: O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você, pois sabem melhor d…

Ore até que algo aconteça! Is 62:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 24/07/16

“6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”  Is 62:6,7
Introdução
Toda ação sobrenatural de Deus é precedida de oração. As chuvas de bênçãos não caem sem que antes nossos joelhos se dobrem. Deus não sarará a nossa terra sem que primeiro seu povo se humilhe e ore fervorosa e perseverantemente. (2Cro 7:14)
Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento disse: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo.”
Muitos cristãos estão vivendo tempos de estiagem e sequidão, porque não oram. Alguém me disse: Pastor Edenir, em minha igreja a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Os irmãos andam muito ocupados para ocupar-se com Deus em oração.
Não pode…