20111127

O Significado do Batismo. Rm 6: 3-4 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 27/11/11

“3 Ou porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

O Batismo é uma das duas ordenanças de Jesus a sua igreja.

Existem duas ordenanças na Igreja que nos levam a celebração ou festa. Essas duas celebrações são a Ceia ou Santa Ceia e o Batismo. Todas as vezes que repartimos o pão e o vinho na Santa ceia ou batizamos os novos convertidos estamos lembrando e honrando o Senhor. A orientação ou ordem para o batismo e a celebração da Ceia é para todos os cristãos ou para todos que reconhecem que Jesus é Senhor.

No tocante a essas duas ordenanças, não temos a opção de Cear ou não, descer as águas ou não. É ordenança!

“19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28:19-20

A ceia nos serve para lembrar de Cristo, Jesus disse: “Fazei isso em memória de mim”, enquanto que o batismo é a oportunidade de nos identificar com Cristo. O batismo nos faz parecer com Cristo em sua morte e ressurreição.

O batismo é literalmente imergir ou mergulhar assim como fez Cristo quando foi batizado por João Batista. A imersão é necessária, pois tipifica o sepultamento do velho homem, não há sepultamento sem um total desaparecimento.

As águas do dilúvio e Mar Vermelho nos falam de águas de morte, pois sepultaram os homens pecadores que não se arrependeram. Agora veja que se a imersão tipifica a morte, ser levantado das águas nos fala de uma nova vida, nascida da água, talvez por essa razão Jesus tenha dito: “... quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Jo 3:4

Ser imergido representa a morte do velho homem, levantar-se dessas mesmas águas apontam para a vida.

Nascer em Cristo é nascer da água da vida, nascer do espírito é nascer e fluir em rios de águas vivas. “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Jo 7:38

Jesus disse em João 4:14: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."

Cumprir toda a obediência é cumprir o ide, fazer discípulos e batizar nas águas os novos convertidos.

Devemos fazer em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo porque a tríplice obra de todo crente é ir, discípula e batizar.

O batismo também nos fala de liberdade, pois onde está o Espírito Santo, há liberdade como disse o Paulo. Na nossa identificação com Cristo nos fazemos livres. Não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, mas para estar em Cristo Jesus é necessário estar com o Senhor seguindo os seus passos.

Jesus morreu e ressuscitou para vida eterna, e nós também ao descer as águas e levantarmos estaremos ratificando a nossa fé e confirmando a liberdade verdadeira que está em Cristo.

No batismo nós somos identificados com Jesus, na sua morte e ressurreição.

O batismo não tem poder para santificar ou purificar, mas deve trazer mais consciência de santidade. A pessoa tem de ser batizada não para ser salva, mas porque foi salva.

O batismo também nos fala de agradar nosso Pai celestial

O batismo é um memorial e também um start na vida do crente.

13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. 14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. 16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mt 3:13-17

“pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” 2 Pedro 1:17

No batismo de Jesus vemos a aprovação do Pai, a expressão Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo nos fala de sermos aprovados. Coisa do tipo: É isso ai filhão! Você é demais meu filho!

Não sabemos o que Jesus fez dos seus 13 aos 30 anos, nestes 18 anos não temos nenhum relato ao certo sobre onde esteve e o que fez Jesus, mas fica claro que o batismo de Jesus foi o start e princípio de seu ministério. Hoje ao descer as águas, Deus estará iniciando um novo tempo de bênção em sua vida.

Não descer as águas é retardar o que Deus tem para fazer em você, através de você e apesar de você.

Precisamos de revestimento da parte de Deus!

... porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.“ Gl 3:27

Nada pode impedir você de descer as águas do batismo se você crê em Jesus como seu Salvador e está arrependido dos pecados que você tem cometido.

Alguns dizem: “Não vou batizar porque tenho muitos pecados” ou “não estou pronto”. Isso é engano! Veja o que a Bíblia diz a respeito do batismo:

“Eu vos batizo com água, para arrependimento...” Mt 3:11

“Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecado...” Lc 3:3

Lembremos das palavras de Jesus: Os sãos não precisam de médicos e sim os doentes.”

Na igreja primitiva o batismo era seguido das seguintes expressões:

Confissão de fé:

“37 Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.” At 8:37

Voto de consagração:

“21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo...” 1Pe 3:21

Oração:

“16 E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.” At 22:16

Deus te abençoe e multiplique!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...