Pular para o conteúdo principal

O Significado do Batismo. Rm 6: 3-4 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 27/11/11

“3 Ou porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

O Batismo é uma das duas ordenanças de Jesus a sua igreja.

Existem duas ordenanças na Igreja que nos levam a celebração ou festa. Essas duas celebrações são a Ceia ou Santa Ceia e o Batismo. Todas as vezes que repartimos o pão e o vinho na Santa ceia ou batizamos os novos convertidos estamos lembrando e honrando o Senhor. A orientação ou ordem para o batismo e a celebração da Ceia é para todos os cristãos ou para todos que reconhecem que Jesus é Senhor.

No tocante a essas duas ordenanças, não temos a opção de Cear ou não, descer as águas ou não. É ordenança!

“19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28:19-20

A ceia nos serve para lembrar de Cristo, Jesus disse: “Fazei isso em memória de mim”, enquanto que o batismo é a oportunidade de nos identificar com Cristo. O batismo nos faz parecer com Cristo em sua morte e ressurreição.

O batismo é literalmente imergir ou mergulhar assim como fez Cristo quando foi batizado por João Batista. A imersão é necessária, pois tipifica o sepultamento do velho homem, não há sepultamento sem um total desaparecimento.

As águas do dilúvio e Mar Vermelho nos falam de águas de morte, pois sepultaram os homens pecadores que não se arrependeram. Agora veja que se a imersão tipifica a morte, ser levantado das águas nos fala de uma nova vida, nascida da água, talvez por essa razão Jesus tenha dito: “... quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Jo 3:4

Ser imergido representa a morte do velho homem, levantar-se dessas mesmas águas apontam para a vida.

Nascer em Cristo é nascer da água da vida, nascer do espírito é nascer e fluir em rios de águas vivas. “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Jo 7:38

Jesus disse em João 4:14: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."

Cumprir toda a obediência é cumprir o ide, fazer discípulos e batizar nas águas os novos convertidos.

Devemos fazer em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo porque a tríplice obra de todo crente é ir, discípula e batizar.

O batismo também nos fala de liberdade, pois onde está o Espírito Santo, há liberdade como disse o Paulo. Na nossa identificação com Cristo nos fazemos livres. Não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, mas para estar em Cristo Jesus é necessário estar com o Senhor seguindo os seus passos.

Jesus morreu e ressuscitou para vida eterna, e nós também ao descer as águas e levantarmos estaremos ratificando a nossa fé e confirmando a liberdade verdadeira que está em Cristo.

No batismo nós somos identificados com Jesus, na sua morte e ressurreição.

O batismo não tem poder para santificar ou purificar, mas deve trazer mais consciência de santidade. A pessoa tem de ser batizada não para ser salva, mas porque foi salva.

O batismo também nos fala de agradar nosso Pai celestial

O batismo é um memorial e também um start na vida do crente.

13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. 14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. 16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mt 3:13-17

“pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” 2 Pedro 1:17

No batismo de Jesus vemos a aprovação do Pai, a expressão Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo nos fala de sermos aprovados. Coisa do tipo: É isso ai filhão! Você é demais meu filho!

Não sabemos o que Jesus fez dos seus 13 aos 30 anos, nestes 18 anos não temos nenhum relato ao certo sobre onde esteve e o que fez Jesus, mas fica claro que o batismo de Jesus foi o start e princípio de seu ministério. Hoje ao descer as águas, Deus estará iniciando um novo tempo de bênção em sua vida.

Não descer as águas é retardar o que Deus tem para fazer em você, através de você e apesar de você.

Precisamos de revestimento da parte de Deus!

... porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.“ Gl 3:27

Nada pode impedir você de descer as águas do batismo se você crê em Jesus como seu Salvador e está arrependido dos pecados que você tem cometido.

Alguns dizem: “Não vou batizar porque tenho muitos pecados” ou “não estou pronto”. Isso é engano! Veja o que a Bíblia diz a respeito do batismo:

“Eu vos batizo com água, para arrependimento...” Mt 3:11

“Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecado...” Lc 3:3

Lembremos das palavras de Jesus: Os sãos não precisam de médicos e sim os doentes.”

Na igreja primitiva o batismo era seguido das seguintes expressões:

Confissão de fé:

“37 Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.” At 8:37

Voto de consagração:

“21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo...” 1Pe 3:21

Oração:

“16 E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.” At 22:16

Deus te abençoe e multiplique!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder de crer e confessar. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Entendendo a fé...
1. A fé é um espírito (2Co 4:13)
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13
Veja que a fé não é questão de fórmula, mas de espírito. Paulo diz que temos o mesmo espírito de fé de Abraão, Moisés ou Davi. Sendo a fé um espírito, ela é contagiosa e por isso pode se espalhar. Você deve se lembrar do dia em que os doze espias foram enviados para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, eles voltaram e dez deles disseram:
“Não podemos conquistar essa terra. As muralhas são muito largas, os gigantes, muito altos, e nós somos muito pequenos”. Mas dois deles, Josué e Calebe, disseram: “Vamos conquistar a terra, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. Nm 14:9
Toda a nação acreditou nos dez espias e, por causa disso, morreram no deserto; mas, a respeito de Calebe, o Senhor disse que nele havia um espírito difer…

Destruindo os inimigos das nossas orações. Dn 10:12-13. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/08/16

"12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Dn 10:12-13
Por que temos tanta dificuldade para orar?
Eu creio que todos temos ideia de quanto a oração é importante pelo grau de dificuldade que sempre enfrentamos para orar. O nosso inimigo vai lutar de todas as formas para impedir que nossas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que vão tentar invalidar nossas orações, para que a nossa oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover então essas barreiras para o êxito na nossa oração.
Guarde essa verdade: O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você, pois sabem melhor d…

Ore até que algo aconteça! Is 62:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 24/07/16

“6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”  Is 62:6,7
Introdução
Toda ação sobrenatural de Deus é precedida de oração. As chuvas de bênçãos não caem sem que antes nossos joelhos se dobrem. Deus não sarará a nossa terra sem que primeiro seu povo se humilhe e ore fervorosa e perseverantemente. (2Cro 7:14)
Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento disse: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo.”
Muitos cristãos estão vivendo tempos de estiagem e sequidão, porque não oram. Alguém me disse: Pastor Edenir, em minha igreja a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Os irmãos andam muito ocupados para ocupar-se com Deus em oração.
Não pode…