20111204

Você depende de Deus ou do seu dinheiro? Mt 6:19-24 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/12/11

“19 ¶ Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”

Alguém disse que o dinheiro é como nitroglicerina; composto químico altamente explosivo. A mistura do oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e carbono, essa mistura resulta em nitroglicerina. Se mexer de maneira errada a nitroglicerina explode. Algumas realidades da nossa vida são assim, se a gente mexe de maneira errada, explode. O dinheiro com certeza é nitroglicerina pura. Alguém disse: “O dinheiro não aceita desaforo.”

Dinheiro é um assunto altamente espiritual, Jesus falou muito sobre dinheiro. Sobre os tantos assuntos que Jesus tratou em seu ministério de ensino, em primeiro lugar esta o Reino de Deus (Mt 6:33) e logo depois dinheiro.

Das 28 parábolas que Jesus contou, 16 estão diretamente ligadas ao assunto dinheiro ou riquezas.

No Novo Testamento, nós temos:

  • 218 versículos sobre salvação
  • 215 versículos sobre fé
  • 2084 versículos sobre dinheiro

Entre os doze discípulos ele escolheu um tesoureiro.

No primeiro sermão, Jesus já tratou sobre o dinheiro e os perigos de mexermos errado com o dinheiro.

Quando é que a gente mexe errado no dinheiro? R. Quando a gente deixa o dinheiro mexer com a gente.

Como isso é possível se o dinheiro é neutro? Isso é possível sim justamente porque o dinheiro não é neutro. O dinheiro tem poder de nos afetar como poucas coisas nos afetam. Jesus chega ao ponto de personificar o dinheiro ou as riquezas dizendo que este luta para atrair a nossa atenção. Jesus chega ao ponto de dar ao dinheiro o status de divindade. (Ilustração do copo descartável).

Jesus trata o dinheiro como um Deus rival. Para Jesus o dinheiro é como uma pessoa e tem por trás dele uma força espiritual. Isso é como se ele tivesse uma vida própria. Lidar com o dinheiro não é lidar com algo neutro.

Nosso tesouro atrai nosso coração!

Jesus disse que onde estiver o seu tesouro, nesse lugar estará seu coração. A luta de satanás é aproximar seu coração do dinheiro por uma razão obvia: Quanto mais próximo seu coração estiver das riquezas ou dinheiro, mais distante estará de Deus.

O pior é quando esperamos e acreditamos que o dinheiro nos pode dar aquilo que só Deus pode dar.

* Se eu juntar um pouco de dinheiro estarei seguro. Poupança, investimentos, trazem segurança. Os economistas dizem que devemos guardar dinheiro.

“10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento...” 1Tm 6:10-17

O dinheiro não diz: “Você é meu filho amado”. “Venha como está e eu te aliviarei”. Eu estou com você todos os dias até o fim”. “Creia em mim e ainda que você morra viverá”.

O dinheiro alimenta as fantasias e sonhos de muitos, pois estes dizem: “Ah se eu tivesse R$ 30.000,00.” E os que dizem: “Eu só preciso de 3,000.00 para pagar minhas contas.”

Vamos dizer como o Salmista:

1 ¶ Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. 3 Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. 4 É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. 5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. 6 De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. 7 O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. 8 O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. Sl 121:1-8

* Se eu juntar um pouco de dinheiro eu serei valorizado.

Por ventura interessa ser valorizado por você ter dinheiro, ou por quem você é? Jesus disse que o valor da vida não tem nada haver com os bens que você possui. Você tem de buscar o valor que vem de Deus, resultado de uma vida íntegra e reta, pois Jesus disse que seríamos reconhecidos pelos frutos que produzimos. Quantos ricos cheios de dinheiro e bens você conhece que tem problema de caráter?

* Se eu juntar um pouco de dinheiro eu terei poder.

O dinheiro tem poder só quando a pessoa se corrompe. O poder que podemos ter vem de conhecermos intimamente aquele que tem todo poder. Mt 28:18

* Se eu tenho dinheiro eu tenho independência.

Quantas esposas largam seus maridos porque agora arrumaram um bom trabalho e dizem: “Eu não preciso dele, pois tenho minha própria renda e me viro sozinha.”

Nós tivemos um caso em nossa igreja que um irmão muito precioso, que depois de ter recebido uma grande quantia em dinheiro abandonou a nossa congregação, não sei se fez isso para não dizimar ou porque simplesmente sentiu segurança neste mesmo dinheiro.

É por essa causa que muitos perdem a fé. Eles dizem eu não dependo de homem algum, mas em pouco tempo estarão abandonando a sua fé, pois não há como servirem a Deus sem servirem a homens.

Cuidado pois o dinheiro pode nos afastar das pessoas

Veja que quem tem muito dinheiro geralmente é egoísta e tem poucos relacionamentos. Estes sempre estão preocupados em não compartilhar dos seus bens e dinheiro com os “menos favorecidos”.

A equação é simples:

Ø Mais dinheiro = Menos relacionamento com pessoas. Mais tempo para objetos e bens.

Ø Menos dinheiro = Mais relacionamento com pessoas.

Veja que o diabo não vai fazer questão de que você o sirva aos pés dele, mas se você depender do dinheiro, isso já é suficiente para ele. Ele vai dizer: Você está se sacrificando muito pela obra. Você está ajudando muito os outros. Você poderia estar melhor financeiramente.

O dinheiro é um anestésico poderoso para paralisar o agir de Deus na vida de muitas pessoas.

Você conhece alguém que sempre está criando situações para ganhar dinheiro te vendendo alguma coisa? Alguns vivem para multiplicar suas finanças em cima das pessoas com que se relacionam. Querem ganhar alguma coisa em tudo. São aproveitadores de plantão, estes olham para a igreja como uma fonte de renda.

“Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel e por quatro, não sustarei o castigo, porque os juízes vendem o justo por dinheiro e condenam o necessitado por causa de um par de sandálias.” Amós 2:6

“5 dizendo: Quando passará a Festa da Lua Nova, para vendermos os cereais? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras, 6 para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sandálias e vendermos o refugo do trigo?” Amós 8:6

No mundo de Mamom as pessoas não valem nada, os relacionamentos não tem valor.

A falta de dinheiro nos aproxima das pessoas e de Deus. Bom é quando a falta de dinheiro nos aproxima de Deus e conseqüentemente das pessoas.

Ap 18:11-18 Caiu a Babilônia.

11 E, sobre ela, choram e pranteiam os mercadores da terra, porque já ninguém compra a sua mercadoria, 12 mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho finíssimo, de púrpura, de seda, de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, todo gênero de objeto de marfim, toda qualidade de móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore; 13 e canela de cheiro, especiarias, incenso, ungüento, bálsamo, vinho, azeite, flor de farinha, trigo, gado e ovelhas; e de cavalos, de carros, de escravos e até almas humanas. 14 O fruto sazonado, que a tua alma tanto apeteceu, se apartou de ti, e para ti se extinguiu tudo o que é delicado e esplêndido, e nunca jamais serão achados. 15 Os mercadores destas coisas, que, por meio dela, se enriqueceram, conservar-se-ão de longe, pelo medo do seu tormento, chorando e pranteando, 16 dizendo: Ai! Ai da grande cidade, que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura, e de escarlata, adornada de ouro, e de pedras preciosas, e de pérolas, 17 porque, em uma só hora, ficou devastada tamanha riqueza! E todo piloto, e todo aquele que navega livremente, e marinheiros, e quantos labutam no mar conservaram-se de longe. Ap 18:11-17

Nós precisamos ir na contra mão deste mundo comercial. Precisamos desenvolver nossos relacionamentos sem o na contramão do comércio.

16 Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Ez 28:16-17

Voltemos ao texto de Mateus 6:24

24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Precisamos associar Deus com as finanças e administrar nosso relacionamento com o dinheiro porque Ele é um Deus de prosperidade e quer nos prosperar.

“Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.” Dt 8:18

Há uma parte da oração do pai nosso, ensinada por Jesus que diz “pai que a tua vontade seja feita, assim na terra como nos céus”. Essa oração está em (Mt 6:9-13)

O diabo não quer que você seja próspero!

Satanás não quer que você prospere, porque se você como cristão prosperar, o reino de Deus também irá prosperar e avançar!

Tudo que Jesus conquistou para você na área financeira está na mão do ladrão quando você depende do dinheiro!!!

DEUS QUER NOS ABENÇOAR.

11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lc 11:11-13

“Porque Ele se Alegra, Ele tem o desejo, tem prazer em que sejamos prósperos.” Sl 35:27

O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”. Lc 4:18

“pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” 2Co 8:9

Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que sua alma goze do bem do seu trabalho, vi que isto também vem da mão de Deus...” Ec 2:24

“Sei que não há coisa melhor para eles do que se alegrarem e fazerem o bem na sua vida, E também que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo seu trabalho, é isto um dom de Deus.” Ec 3:12-13

“Então percebi uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu; esta é a sua porção.” Ec 5:18

Eu gostaria de finalizar citando o texto de Isaias 55:1-2

1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço (de graça), vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. 3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. Is 55:1-3

Em Cristo, desprendidos da ganância e do materialismo estaremos prosperando de uma maneira santa e agradável a Deus.

Deus te abençoe e prospere!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...