Pular para o conteúdo principal

Sete canais da comunicação de Deus. Hb 1:1-2 - Ob. Vinicius Cano - Culto de Celebração - 11/12/11

“Havendo Deus outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo.” (Hebreus 1:1-2)

Deus em sua infinita bondade sempre se revelou à humanidade. Cremos em um Deus que fala conosco e com sua palavra criou todas as coisas. Contudo Deus em sua multiforme graça (1 Pedro 4:10) fala de muitas maneiras.

Quando Deus criou o homem, Deus se comunicava diretamente com o homem, sem restrição alguma. Mas com a queda do homem, Deus o lançou fora do Eden e de sua presença por um longo tempo. Deus volta a falar com homens que o buscam e no antido testamento vemos que Deus falou de muitas formas. Sabemos que a maneira mais clara que Deus usou foi atravéz de Jesus Cristo, seu Filho.

Gostaria de compartilhar Sete Canais da Comunicação de DEUS!!!!

1. A Natureza ou Criação – (Salmos 19:1)

“Os céus declaram a glória de Deus, o firmamento proclama a obra das suas mãos.” (Salmos 19:1)

Deus criou a natureza e a usa para falar com a humanidade. Em diversas situações Deus usou elementos da natureza para falar com a humanidade como por exemplo:

· O Dilúvio onde a chuva foi a manifestação da palavra de Deus anunciada a Noé. (Gênesis 7:17)

· A Sarça Ardente de onde o Senhor chamou a Moisés. (Êxodo 3:2)

· O Vento suave onde Deus falou com Elias. (1 Reis 19:11-12)

· A Estrela que anunciou onde estava Jesus aos magos. (Mateus 2:10)

· O Barro do oleiro para ministrar a Jeremias. (Jeremias 18:1-6)

· A Mula falou com Balaão. (Números 22:23-29)

· A Pomba que desceu sobre Jesus como símbolo do Espírito Santo. (Mateus 3:16)

· E outros muitos exemplos que poderiam ser lembrados.

Deus Comunica através da natureza!

2. Anjos – (Hebreus 1:14)

“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:4)

Com o tempo, Deus sentiu a necessidade de enviar mensageiros à terra para falar com o ser humano. A palavra anjo significa mensageiro.

A manifestação de anjos muito abundante no Antigo Testamento era para levar um recado específico de Deus para a salvação de seu povo e nunca para interesses individuais.

Vejamos alguns exemplos em que Deus mandou anjos para falar com pessoas:

· Abraão para anunciar o livramento de Isaque. (Gênesis 22:11-15)

· Ló para retirá-los de Sodoma. (Gênesis 19:1-15)

· Jacó quando lutou com o Anjo do Senhor no Vau de Jaboque. (Gênesis 32:24)

· Gideão quando o Anjo de Deus recebeu o seu holocausto e tocou sobre o sacrifício que incendiou como sinal de que Deus recebera a oferta. (Juízes 6:20-22)

· Hagar quando estava no deserto o anjo de Deus lhe falou. (Gênesis 21:17)

· Zacarias o sacerdote quando estava no santuário lhe apareceu um anjo anunciando o nascimento de João Batista. (Lucas 1:13-18)

· Davi viu o anjo de Deus com a espada na mão. (1 Crônicas 21:16-17)

· Isaías viu os serafins no templo e um dos serafins pegou a brasa de fogo e lhe tocou nos lábios. (Isaías 6:2-6)

· Ezequiel teve a visão dos querubins. (Ezequiel 1)

· Daniel viu e falou com anjos muitas vezes e quando foi lançado na cova dos leões Deus mandou seu anjo para fechar a boca dos leões. (Daniel 6:22)

· Jesus foi confortado por anjos no deserto quando foi tentado (Mateus 4:11) e quando estava no Getsêmani orando. (Lucas 22:43)

· Às mulheres no túmulo de Jesus os anjos anunciaram a ressurreição de Jesus. (Mateus 28:5)

· Maria para anunciar o nascimento de Jesus. (Lucas 1:28)

· Aos pastores anunciando o nascimento de Jesus. (Lucas 2:8-15)

Talvez você se pergunte se na Nova Aliança ou nos dias de hoje Deus ainda usa anjos para falar. Sim Ele usa anjos até hoje quando quer. Mas nós temos a presença do Espírito Santo em nossos corações que é maior do que anjos ou qualquer outra coisa. O apóstolo Paulo disse que se até um anjo vier e falar diferente do evangelho devemos recusar (Gálatas 1:8) e tomar muito cuidado com ilusões, pois “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).

Deus Comunica através dos anjos!

3. Sonhos e Visões – (Jeremias 23:28)

“O profeta que tem um sonho conte o sonho, mas aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha em comum com o trigo? diz o SENHOR.”
(Jeremias 23:28)

Os sonhos que temos enquanto dormimos sempre é motivo de preocupação quanto ao seu significado assim que acordamos. Realmente os sonhos muitas vezes são uma forma de Deus falar conosco nos preparando ou avisando do perigo. Para entender isso é preciso ter uma sensibilidade para discernir as coisas espirituais (1 Coríntios 2:13-14).

Quando o sonho é apenas uma imaginação fruto do cansaço e do sono pesado ou de preocupações preexistentes, falamos que é apenas um sonho natural que logo você já esquece. Porém quando o sonho noturno é algo maior do que nossa imaginação e externo, ou seja, você tem certeza que não estava pensando naquilo antes e veio à sua mente, então chamamos este sonho de uma visão espiritual.

Algumas características do sonho ou visão espiritual é que te incomoda profundamente, você não se esquece o que viu e também a nitidez dos detalhes.

Alguns personagens da Bíblia que tiveram experiências com Deus falando através de sonhos foram:

· José no Egito que interpretava sonhos e sonhou com o sol, a luz e onze estrelas significando que governaria sobre sua família (Gênesis 37:9)

· Jacó sonhou com uma escada onde os anjos de Deus subiam e desciam e ali edificou um altar chamado Betel ou casa de Deus (Gênesis 28:12)

· Paulo sonhou com um jovem macedônio pedindo ajuda e entendeu que Deus estava lhe chamando para pregar o evangelho na macedônia (Atos 16:9)

· Cornélio sonhou com animais num lençol para compreender que não havia diferença entre pessoas ou entre alimentos puros e impuros (Atos 10:3)

· O profeta Daniel interpretava sonhos e interpretou a visão do rei Nabucodonosor sobre os impérios mundiais e o fim do governo humano (Daniel 5:12)

Deus deixou bem claro para Jeremias (23:28) que o sonho comum deve ser falado apenas como sonho e a visão dada por Deus deve ser dita como palavra do Senhor. Além disso, não precisamos ajudar a Deus criando sonos e visões, pois Ele manda “fale a minha palavra com verdade”.

Deus Comunica através de sonhos!

4. Provações – (Romanos 8:28) e (2 Coríntios 4:17)

“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

“Pois a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.” (2Coríntios 4:17)

As provações são outra forma de Deus falar. Muitas vezes o Senhor vem falando e não ouvimos então, através de uma enfermidade ou luta Deus fala claramente conosco. (Jó 33:14-19) Alguns exemplos de pessoas que tiveram que passar por provações para ouvir a Deus foram:

· Jonas fugiu do Senhor para não obedecer ao chamado de Deus e passou por uma tempestade que foi lançado no mar sendo engolido por um enorme peixe então orou a Deus dentro do ventre do grande peixe e Deus lhe ouviu e mandou o peixe vomitá-lo. (Jonas 2:1)

· Davi havia pecado ao adulterar com Bete-Seba, tramando a morte de seu esposo Urias e mesmo assim não se arrependeu até que o filho que teve com Bete-Seba morreu e ele entendeu que havia pecado (2 Samuel 12:18)

· O rei Nabucodonosor era orgulhoso e se achava um deus mandando as pessoas adorá-lo e se prostar à sua imagem então teve que passar sete anos pastando como animal para então se converter e reconhecer que havia Deus e ele era apenas humano. (Daniel 4:33)

· Pedro quis andar sobre as águas mas ao olhar para as ondas e o vento forte começou a afundar na água e Jesus o segurou pela mão. (Mateus 14:28-31)

· Também Pedro após negar Jesus, o galo cantou e ele chorou de arrependimento. (Marcos 14.72)

Muitas vezes o homem prospera e se envaidece esquecendo-se do Senhor, então volta em lágrimas para perto de Deus. Creio que o Senhor prefere nos ver chorando junto com Ele do que rindo longe de sua presença.

Deus Comunica através das provações!

5. A Bíblia – (Hebreus 4:12)

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. (Hebreus 4:12)

Sem dúvida a Bíblia é a Palavra de Deus. Não apenas contém, mas é a própria e pura revelação da voz do Senhor para nós. Durante séculos a Palavra de Deus foi revelada e os servos do Senhor a registravam e guardavam com amor. Ela demorou 1.500 anos para ser escrita por cerca de 40 pessoas diferentes, em tempos e lugares diferentes nos idiomas hebraico, aramaico e grego. Devemos dar valor à Bíblia que temos em mãos, pois com muito esforço ela foi preparada para comunicar a vontade de Deus para nós. Por isso não podemos falar que a Palavra de Deus está longe, pois está “perto de ti na tua boca e no teu coração” (Romanos 10:6-8).

· Na própria Bíblia vemos que ela foi inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16)

· Deus falou com Moisés e escreveu a lei (Êxodo 6:2)

· Deus falava com os profetas e eles escreviam (I Pedro 1:20-21)

· Jesus leu as Escrituras no templo (Lucas 4:16-17)

· Jesus mandou que examinássemos a Bíblia (João 5:39)

· Jesus falou das Escrituras no caminho de Emaús (Lucas 24:27 e 32).

Deus Comunica através da Bíblia!

6. Espírito Santo – (Isaías 30:21)

“Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atráz de ti: Este é o caminho; andai nele.” (Isaías 30:21)

O Espírito Santo é a própria presença de Deus dentro do nosso coração hoje falando em nosso íntimo todo o dia nos lembrando das palavras de Jesus (João 14.26) e nos ensinando o que precisamos saber para vencer. Além disso o Espírito Santo é nosso conselheiro e consolador em momentos que sofremos (João 14.16).

Na Bíblia vemos os exemplos de pessoas a quem o Espírito Santo se revelou como:

· Sansão que recebia força sobrenatural do Espírito de Deus para vencer e defender o povo de Deus. (Juízes 14:6)

· Eliseu recebeu porção dobrada do Espírito Santo quando Elias foi levado aos céus. (2 Reis 2:9)

· A Igreja primitiva recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes em línguas de fogo sobre a cabeça dos crentes. (Atos 2:1-4)

· Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo tramando que teriam dado uma oferta maior para aparecer na igreja e morreram condenados por seu pecado. (Atos 5:1-10)

· Além disso, o Espírito Santo nos concede dons espirituais para falar conosco. (1 Coríntios 12:1-9) os frutos do Espírito para ministrar em nossas vidas (Gálatas 5:22-23) e principalmente o amor (1 Coríntios 13) que é o dom supremo, pois o próprio Deus é amor (1 João 4:8).

Deus Comunica através do Espírito Santo!

7. Deus usa você! – (Isaías 6:8)

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui. Envia-me a mim.” (Isaías 6:8)

Esta pergunta é permanente. Deus já se manifestou em muitas maneiras, já usou a natureza, sonhos, temos a Bíblia, o Espírito Santo e até os anjos quiseram anunciar a Palavra de Deus, mas o Senhor não o permitiu (1 Pedro 1:12) por que estava reservado para nós este serviço de ser a presença de Deus andando na terra.

Hoje nós somos o Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27), ou seja, somos a mão, os pés e a voz do Senhor na terra para manifestar a vontade Daquele que é o nosso Cabeça: Cristo (Efésios 4:15).

Como podemos ser instrumento para Deus falar com outras pessoas através de nós?

Através de simples gestos como o estender a mão ao próximo, ajudar um cego ou idoso, interceder por alguém, visitar um enfermo compartilhar o que tem, dizer palavras de conforto e até um bom dia pode ser uma forma de mostrar a presença de Deus em sua vida e comunicar esperança a quem precisa. Jesus disse que deveríamos vestir ao nu, alimentar ao faminto, saciar o sedento, visitar ao enfermo e ao prisioneiro (Mateus 25:35-40), cuidar do órfão e da viúva (Tiago 1:27), hospedar pessoas (Hebreus 13:2) e até um copo de água que darmos alguém estaríamos fazendo para Ele mesmo (Mateus 10:42).

Deixe Deus usar sua vida. Ele não apenas quer falar com você, mas também através de você manifestar seu amor ao próximo.

Deus Comunica através de você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder de crer e confessar. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Entendendo a fé...
1. A fé é um espírito (2Co 4:13)
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13
Veja que a fé não é questão de fórmula, mas de espírito. Paulo diz que temos o mesmo espírito de fé de Abraão, Moisés ou Davi. Sendo a fé um espírito, ela é contagiosa e por isso pode se espalhar. Você deve se lembrar do dia em que os doze espias foram enviados para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, eles voltaram e dez deles disseram:
“Não podemos conquistar essa terra. As muralhas são muito largas, os gigantes, muito altos, e nós somos muito pequenos”. Mas dois deles, Josué e Calebe, disseram: “Vamos conquistar a terra, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. Nm 14:9
Toda a nação acreditou nos dez espias e, por causa disso, morreram no deserto; mas, a respeito de Calebe, o Senhor disse que nele havia um espírito difer…

Destruindo os inimigos das nossas orações. Dn 10:12-13. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/08/16

"12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Dn 10:12-13
Por que temos tanta dificuldade para orar?
Eu creio que todos temos ideia de quanto a oração é importante pelo grau de dificuldade que sempre enfrentamos para orar. O nosso inimigo vai lutar de todas as formas para impedir que nossas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que vão tentar invalidar nossas orações, para que a nossa oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover então essas barreiras para o êxito na nossa oração.
Guarde essa verdade: O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você, pois sabem melhor d…

Ore até que algo aconteça! Is 62:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 24/07/16

“6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”  Is 62:6,7
Introdução
Toda ação sobrenatural de Deus é precedida de oração. As chuvas de bênçãos não caem sem que antes nossos joelhos se dobrem. Deus não sarará a nossa terra sem que primeiro seu povo se humilhe e ore fervorosa e perseverantemente. (2Cro 7:14)
Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento disse: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo.”
Muitos cristãos estão vivendo tempos de estiagem e sequidão, porque não oram. Alguém me disse: Pastor Edenir, em minha igreja a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Os irmãos andam muito ocupados para ocupar-se com Deus em oração.
Não pode…