Pular para o conteúdo principal

Os 3 atributos de Deus. Jo 3:16 - Pr. edenir Araújo - Culto de celebração - 18/11/11

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jô 3:16

Atributo é uma qualidade que marca a vida de alguém. Uma marca positiva.

Existem muitas motivações que levam as pessoas a igreja. Uns congregam porque entendem que isso é um dever de todo crente, outros dizem que é um mandamento do Senhor e deve ser obedecido. Outros ainda congregam ou fazem parte de uma igreja local, para serem abençoados, para prosperarem, e assim vai os tantos outros motivos que poderíamos enumerar.

Baseados no texto que compartilhamos, existem atributos em Deus, que devemos ter, para sermos identificados com ele. Quais devem ser os motivos que nos movem, que nos impulsionam na vida cristã?

No texto de João 3:16 existem alguns atributos que podem nos ensinar a parecer com Deus

1. Amor. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...

Quando eu digo que devemos ter o amor como uma marca, um atributo, é porque tudo na vida cristã é a partir do amor. Eu sei que você está acostumado a dizer que Deus é justiça, Deus é refúgio, Deus é paz, Deus é fogo. Tudo isso procede, é bíblico, mas existe uma definição que nos fala sobre a essência de Deus, sobre um atributo do seu caráter. 1Jo 4:16 nos diz que Deus é amor.
Paulo falando sobre o amor de Deus, nos ensina que a força do amor de Deus prevalecera para sempre. O amor deve estar na base, para a partir dele produzirmos obras. 1Co 13:1-13

Escrevendo aos gálatas, quando Paulo falou o fruto do Espírito, ele nos ensina que a primeira manifestação do fruto do Espírito é o amor. O amor é a porta que te introduz a outras manifestações.
Você pode pensar: "Eu não amo a igreja o suficiente, por isso não posso me considerar um cristão". Deixe-me dizer algo: O amor não é necessariamente um sentimento, embora também se manifeste dessa forma, amor é necessariamente decisivo, eu decido amar o que Deus ama e manifesto isso obedecendo a sua palavra e seus mandamentos. Devemos entender que o amor tem mais haver com a razão do que com o coração.

Algumas pessoas oram pedindo para Deus colocar amor nos seus corações, mas o amor já está em nós em forma de semente. precisamos semeá-lãs através das nossas ações pensamentos e palavras.

2. Disposição para dar. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...

Deus é generoso. A palavra Generosidade, deriva da palavra grega "aplotes", que significa "simplicidade", " sinceridade, franqueza, singeleza."
Nos parecemos com Deus quando ofertamos com generosidade, pois a pessoa generosa é alguém que decide sacrificar seus interesses em favor de seu próximo. Segundo disse um pastor chamado Willie George: Generosidade tem tudo haver com relacionamentos e não com coisas materiais. Esse é o Espírito de Deus, Espírito de generosidade!

Quando somos desafiados a ofertar e investir em alguém, ou na igreja de Cristo, devemos ter a consciência de que devemos fazer isso com espírito de generosidade. Devolvemos nossos dízimos e ofertamos por pessoas ou em pessoas. Não existiu maior investimento ou oferta do que a que Deus fez em cada um de nós quando deu seu filho Jesus. Deus investiu em pessoas e nós devemos amar a obra de Deus e dar por amor às pessoas.

Quem oferta na igreja, está ofertando em primeiro lugar, na pessoa de Cristo. Ofertamos também em seu corpo que é formado por todos os seus membros. Mas também um outro grupo de pessoas é alcansado pelas nossas ofertas, os perdidos. Não podemos ofertar com a mentalildade de que estamos investindo em uma organização, uma intituição jurídica. Devemos investir na igreja com a mentalidade correta. A mentalidade correta é: Quando estou ofertando, estou investindo em Jesus, nos meus irmãos e também nos perdidos que através da minha oferta serão alcansados.

Assim como Jesus transformou água em vinho, Ele também pode transformar nosso dinheiro em almas. O que você acha que Jesus quis ensinar quando ele disse: "19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam..." Mt 6:19-20
"E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos." Lc 16:9

3. Eternidade. ...para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jô 3:16

Quando temos a oportunidade de nascermos de novo, estava nos dando a oportunidade de produzir obras para a eternidade. Pensamos no retorno dequipo que estamos fazendo para Deus, a curto, médio e longo prazo. Esperamos que Deus nos prospere nessa terra, responda aos nossos anseios amanhã, e essa visão não está errada, mesmo porque a Bíblia nos garante experimentarmos a fidelidade de Deus nessa terra.
Mas diante da palavra que compartilhamos, devemos olhar adiante, pois a nossa vida deve ser uma semente para a eternidade. Não estamos servindo a uma instituição, mas a um Deus eterno.

Tudo o que fazemos, queremos fazer para durar. A melhor maneira de produzir marcas para a eternidade é investindo na igreja. Alguém me disse a algum tempo: Pastor a partir de hoje, todas as obras das minhas mãos repercutirão para a eternidade.
Existem pessoas que não conseguem ser constantes, não conseguem permanecer nos seus projetos e sonhos, não estão levando adiante o que se comprometeram a fazer. Certamente deve estar te faltando amor, disposição para oferecer e principalmente uma cosnciência de eternidade.

Hoje é dia de mudarmos isso, nos parecendo com Cristo, agindo como ele agiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder de crer e confessar. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Entendendo a fé...
1. A fé é um espírito (2Co 4:13)
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13
Veja que a fé não é questão de fórmula, mas de espírito. Paulo diz que temos o mesmo espírito de fé de Abraão, Moisés ou Davi. Sendo a fé um espírito, ela é contagiosa e por isso pode se espalhar. Você deve se lembrar do dia em que os doze espias foram enviados para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, eles voltaram e dez deles disseram:
“Não podemos conquistar essa terra. As muralhas são muito largas, os gigantes, muito altos, e nós somos muito pequenos”. Mas dois deles, Josué e Calebe, disseram: “Vamos conquistar a terra, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. Nm 14:9
Toda a nação acreditou nos dez espias e, por causa disso, morreram no deserto; mas, a respeito de Calebe, o Senhor disse que nele havia um espírito difer…

Destruindo os inimigos das nossas orações. Dn 10:12-13. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/08/16

"12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Dn 10:12-13
Por que temos tanta dificuldade para orar?
Eu creio que todos temos ideia de quanto a oração é importante pelo grau de dificuldade que sempre enfrentamos para orar. O nosso inimigo vai lutar de todas as formas para impedir que nossas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que vão tentar invalidar nossas orações, para que a nossa oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover então essas barreiras para o êxito na nossa oração.
Guarde essa verdade: O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você, pois sabem melhor d…

Ore até que algo aconteça! Is 62:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 24/07/16

“6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”  Is 62:6,7
Introdução
Toda ação sobrenatural de Deus é precedida de oração. As chuvas de bênçãos não caem sem que antes nossos joelhos se dobrem. Deus não sarará a nossa terra sem que primeiro seu povo se humilhe e ore fervorosa e perseverantemente. (2Cro 7:14)
Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento disse: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo.”
Muitos cristãos estão vivendo tempos de estiagem e sequidão, porque não oram. Alguém me disse: Pastor Edenir, em minha igreja a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Os irmãos andam muito ocupados para ocupar-se com Deus em oração.
Não pode…