20111228

Chamados para Governar. Gn 1:26-28 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 25/12/11

Eu gostaria de compartilhar com você uma breve palavra que fala a respeito da vontade de Deus para nós. Espero que através dessa palavra Deus possa nos dar uma direção segura a respeito do caminho que devemos seguir, mas principalmente nos conscientizar sobre a posição que devemos ocupar. Pois a posição determina a vitória ou derrota em nossas vidas.

O plano de Deus desde o início era que o homem fosse o governo da terra e ele rei do homem. Assim aconteceu no jardim do Éden. O homem governava sobre tudo; seguindo sempre os conselhos de Deus, até que o diabo plantou em seu coração o sentimento de auto-suficiência. Fez com que o homem acreditasse não precisar de Deus. Então o homem acreditou que podia viver sem Deus, acreditou que podia reinar sobre a terra e sobre sua própria vida. Mas isso era mentira e não deu certo. O homem caiu em ruína. Viu que sem o reinado de Deus, sobre sua vida, era impossível reinar sobre a terra de maneira eficaz e produtiva. Graças a Deus, pois nós que somos crentes em Jesus, temos a possibilidade de restaurar a nossa posição original. Que posição é essa?

A respeito da nossa posição em Deus podemos ler o plano original em Gênesis 1:26-27:

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Veja que desde o dia em que Deus criou homem, o propósito de Deus para o homem foi o governo. Porém o pecado originado em Adão, destituiu o homem dessa posição, por causa da queda, o homem entregou o cetro de governo nas mãos de satanás. Mas Jesus veio para restaurar o plano original de Deus. "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo." 1 Jô 3:8

Sabemos que Jesus é Rei, Jesus veio para ser rei da nossa vida! E nos dar, novamente, condições de reinar, dominar, governar sobre a terra, pois o Salmo 116:15 diz: "Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens."

Por isso Ele, não deixou que o proclamassem rei da terra.
"Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte." João 6:15

Ele veio para restaurar o plano original da criação. Teremos a chance de viver a promessa do Éden. Antes de irmos, definitivamente, para o seu reino, no céu, viveremos e governaremos aqui na terra com ele. Deus decidiu dar o governo da terra ao homem. O plano da redenção nos trouxe a oportunidade de ocupar novamente essa posição de serviço e governo.

"Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo." Rm 5:17
"e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" Ef 2:6

João na ilha de Patmus ouviu que nós fomos constituídos reis e sacerdotes para ao lado de Jesus governar a terra.
...e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. Ap 1:5a-6

Isaias 32 diz que:
1 Eis aí está que reinará um rei (Jesus) com justiça, e em retidão governarão príncipes (homens). 2 Cada um servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de águas em lugares secos e de sombra de grande rocha em terra sedenta. 3 Os olhos dos que vêem não se ofuscarão, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. 4 O coração dos temerários saberá compreender, e a língua dos gagos falará pronta e distintamente. 5 Ao louco nunca mais se chamará nobre, e do fraudulento jamais se dirá que é magnânimo. 6 Porque o louco fala loucamente, e o seu coração obra o que é iníquo, para usar de impiedade e para proferir mentiras contra o SENHOR, para deixar o faminto na ânsia da sua fome e fazer que o sedento venha a ter falta de bebida. Is 32:1-6

Veja que esta palavra se refere a Jesus, seu reinado e seus príncipes que reinarão com Ele. No verso 1 vemos que o Rei é Jesus, mas O supremo Rei não está sozinho em seu governo. O verso 1 também fala de príncipes, que a exemplo de Jesus após a sua ressurreição, reinarão também.

Os príncipes aqui, somos nós, e cada um de nós fomos chamados para governar, pois o texto de Isaias diz que os príncipes de Deus serão:

• Esconderijo contra o vento
• Refúgio contra a tempestade
• Ribeiros de águas em lugares secos
• Sombra de uma grande rocha, para refrigério dos cansados e oprimidos.

Os príncipes em retidão governarão com seu Rei, e implantarão um reino de luz. A conseqüência do governo destes homens será:

Os olhos dos que vêem não se ofuscarão, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. v.3
O texto diz que quando exercermos governo e liderança, as escamas dos olhos dos homens cairão, e os ouvidos destes mesmos homens estarão atentos. E o verso 4 diz:

“O coração dos temerários saberá compreender, e a língua dos gagos falará pronta e distintamente.”

Isso nos fala que assumir uma posição de governo, fará com que os homens entendam o propósito de Deus para eles, e a partir dai, estes homens serão curados para também testemunharem a respeito de Jesus.

O verso 5 e 6 diz que haverá distinção entre aqueles que servem e os que não servem. Os loucos deste mundo não serão mais ovacionados, os loucos que estão disseminando suas idéias na mídia, na política, na religião não serão mais adorados como deuses que governam para alimentar sua arrogância, mas serão discernidos e deixados de lado. Você já parou para ver quantos seguidores estão servindo aos loucos nessa sociedade.

As pessoas estão sendo governadas por loucos religiosos, políticos, esportistas, torcidas organizadas, formadores de opinião que na mídia escrita e televisiva, estão disseminando suas idéias adúlteras e profanas. O mais triste é que isso acontece porque os santos de Deus não assumiram a posição de governo de Deus deu a eles.

A parábola de Jotão

Juízes capítulo 9 também nos fala sobre este tempo de governo que Deus tem para nós. Veja que muitas vezes quando a nação de Israel se encontrava mergulhada em maldição por desobediência, bastava um homem se posicionar, um rei temente a Deus governar, para Deus restaurar toda a nação.

Antes só para contextualizar Juízes capítulo 9, gostaria de falar sobre um personagem dessa história, um homem chamado Gideão, um juiz valente que libertou Israel, este homem teve 70 filhos. Um destes filhos de Gideão chamado Abimeleque matou todos os seus irmãos menos um, chamado Jotão, que havia fugido e que agora em Juízes 9:7 aparece ao povo contando a seguinte parábola falando sobre o reinado de Abimeleque.

7 Avisado disto, Jotão foi, e se pôs no cimo do monte Gerizim, e em alta voz clamou, e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós outros. 8 Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. 9 Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? 10 Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. 11 Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores? 12 Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. 13 Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? 14 Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. 15 Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano. Jz 9:7-15

É claro que a princípio a revelação de Jotão através da parábola era a respeito da desgraça que estava por vir através do reinado de Abimeleque, mas aqui também tem uma interpretação para nós.

As árvores que estão pedindo governo são os homens sem direção, pois isso está dentro do homem, o homem precisa ser governado e na ausência de um governo santo, este mesmo homem está entrando debaixo de qualquer espinheiro que estão pregando a si mesmos oferecendo filosofias de demônios.
Descobrindo as necessidades dos homens:

1º As árvores foram à oliveira. A princípio quem tem de reinar são as oliveiras por que elas tem óleo. O mundo não tem óleo, por isso a oliveira foi procurada. Mas a resposta da oliveira foi frustrante, pois ela estava preocupada com a sua própria vida. Nós temos o óleo, mas estamos pouco preocupados em governar. A oliveira deveria reinar com o óleo.
A história destes homens sedentos vai mudar pois os príncipes que governam com retidão, ungidos reinarão e governarão
2º As árvores foram à figueira. A figueira não quis deixar sua doçura, “deixaria eu a minha doçura.”
3º As árvores foram à videira. A videira disse que não poderia deixar o seu vinho. Veja que o mundo está carente de alegria, pois só a videira pode proporcionar alegria verdadeira para essa humanidade perdida. Muitos estão se esvaziando do vinho de alegria porque não estão governando. Pra quê tanto poder, e fogo se não há governo.
4º As árvores foram ao espinheiro. O espinheiro de pronto reinou sobre o povo. Ofereceu de pronto a sombra. Que mentira é essa. O povo lá fora está no engano pois a igreja está omissa de seu papel. Nós precisamos assumir o nosso lugar, oferecendo óleo, doçura, alegria pois do contrário nada mudará.
Fomos chamados a governar, e não podemos mais perder tempo, pois tempo perdido é alma perdida.

Para encerrar gostaria de compartilhar a experiência de Pedro com Jesus descrita em João 21:15-17:

Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

A lição de Jesus para pedro e para nós é que se amamos o Senhor devemos exercer governo e cuidar das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...